Tapes

Tapes-RS
banner

Bem-vindo a Tapes!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Tapes, informações e fotos da maravilhosa Tapes. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Tapes, recomendadas por internautas.

A cidade de Tapes, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1913. A localidade está em uma altitude de 7m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 14.771 habitantes. A área total de Tapes é de 805,3km², e sua densidade demográfica é de 18,34hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tapes-RS é 96760-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Tapes – Rio Grande do Sul

Confira opções de lazer para aproveitar os seus dias neste município gaúcho.

Localizada no estado do Rio Grande do Sul, a cidade de Tapes fica no litoral da Lagoa dos Patos, o que contribui muito para o seu desenvolvimento turístico. Distante 108 km de Porto Alegre, capital gaúcha, o acesso à cidade acontece via BR-116 e RS-717. A grande atração de Tapes são as suas lindas praias de água doce, pois quase 80 km da cidade são banhados pela Lagoa dos Patos. Estes balneários, com destaque para o do Rabello e o Municipal, são muito agradáveis. As figueiras garantem sombra, enquanto os calçadões são repletos de quiosques e bares que servem petiscos e bebidas.

Com seus bons ventos e suas águas tranquilas, o local atrai os adoradores de windsurf e kite, além de famílias e grupos de amigos em busca de diversão e tranquilidade. Outro passeio recomendado aos turistas são os passeios de barco pela região.

Entre os pontos turísticos da cidade de Tapes se destacam a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, que fica em frente à Praça Rui Barbosa, na Avenida Assis Brasil. Outro passeio interessante é pela Casa da Cultura Rui de Quadros Machado, que abriga o Museu Municipal e a Biblioteca Levino Chaves Martins, o seu horário de funcionamento é das 8 h às 12 h e das 13 h às 17 h, durante os cinco dias da semana. O Museu Municipal reúne fósseis, móveis, instrumentos musicais, jornais antigos, obras de artistas locais, foros e outros objetos que foram doados pela comunidade ao longo dos anos.

As duas praias mais indicadas são a Praia do Balneário Municipal, com suas águas rasas e suas areias brancas. O local é excelente para a realização de motonáutica e regatas. Fica na Rua João Athaliba Wolf. A Praia dos Pinheirais, no Camping dos Pinheirais, possui infraestrutura de acampamento, mata nativa e areias brancas. No verão, é comum a prática de esportes náuticos como canoagem, jet ski, vela e windsurf, entre muitos outros. Ela fica no Bairro Pinvest e sua extensão é de cerca de 6 km.

Informações de Tapes

ROTEIROS DO BRASIL

Região Costa Doce

Microrregião Centro Sul

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Tapes foi habitada inicialmente por índios tupi-guarani, atraídos pela fertilidade do solo e pela abundância das pastagens da região, Em 1808,imigrantes açorianos, estabeleram-se na área, instalando estância e charqueadas, que foram a base da economia local por algum tempo.
Posteriormente decorrentes da própria configuração geográfica, desenvolveram-se a pratica da agricultura e pecuária, que constiturem atualmente duas das principais fontes de economia atual. Mesclada com a cultura indígena,os açorianos seguidos de imigrantes de diversas partes da Europa, desenvolveram aqui suas tradições, usos e costumes.

Significado do Nome:

 

 

Aniversário da Cidade:

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

 

Clima:

Subtropical 

 

Temperatura Média:

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Metropolitana de Porto Alegre

Limites:

 

Acesso Rodoviário

BR 116, RS 717

 

Distâncias:

95 Km da Capital

hspace=0 TURISMO:

Principais Pontos Turísticos:

-Igreja de N.Senhora do Carmo

  -Localizada na Av. Assis Brasil, em frente a Praça Rui Barbosa. Informações fone: (51) 3672-1493.

-Lagoa dos Patos

  -É a maior em toda a América do Sul(perde apenas para o Lago de Maracaibo,na Venezuela). Tem 265 quilômetros  de comprimento,60 quilômetros de largura e 7 metros de profundidade.O nome estaria ligado aos índios que habitavam a região do Rio Grande do Sul,conhecidos como "patos". No extremo sul,a Lagoa dos Patos é ligada ao mar por um estreito canal e sua água é salobra. A lagoa tem como municípios da costa: Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, Camaquã, São Lourenço do Sul, Turuçu, Pelotas, Rio Grande, São José do Norte, Tavares, Mostardas, Palmares do Sul, Capivari do Sul e Viamão.

CASA DA CULTURA RUI DE QUADROS MACHADO

Abriga a Biblioteca Levino Chaves Martins e o Museu Municipal. Rua João Ataliba, 559. Horário: das 08h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Informações fone: (51) 3672-1788.

-Colônia de Pescadores

  -A Colônia de Pescadores Z 43 de Tapes,situada as margens da Lagoa dos Patos,além de acolher ao turista e visitantes com belas paisagens,o mesmo pode comprar peixes frescos da lagoa.

 
MUSEU MUNICIPAL

Objetos doados pela comunidade, foros, obras de artistas locais, jornais antigos, instrumentos musicais, móveis e fósseis. Rua João Athaliba Wolf, 559 - Centro (51) 3672-1788  ramal 210 das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, de segunda à sexta-feira. 

PRAIA DO BALNEÁRIO MUNICIPAL

Área com areias brancas e águas rasas, local apropriado para realização de regatas de optimist e motonáutica. Localizada na Rua João Athaliba Wolf.
 
PRAIA DOS PINHEIRAIS

Situada no Camping dos Pinheirais, com infra-estrutura do acampamento, numa extensão de 6 km de orla de areias brancas e mata nativa. Durante o verão pode-se praticar esportes náuticos como: jet ski, canoagem. windsurf, além de velejar. Localizada a 6 km da sede, no Bairro Pinvest.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro à Dezembro:

 

hspace=0 Informações Úteis:

Prefeitura Municipal de Tapes

 


Créditos:

Site de Fotos e Informações:

-www.tapes.rs.gov.br

-http://wp.clicrbs.com.br

 

 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone/Fax: (51) 3672-1788

Serviço de Informação ao Turista: Fone/Fax: (51) 3672-1877
E-mail: [email protected]

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0 Hospital - Fone: (51) 3672-1213

hspace=0

 

hspace=0 Rodoviária - Fone: (51) 3672-1078

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:         www.tapes.rs.gov.br

                 www.tapes.com.br

                 www.flickr.com.br

Comentários de Tapes

tapes cidade maravilhosa...lugar bom pra se morar e educar os filhos, prais,natureza,tranquilidade. belezas que muita gente nem sabe que vai encontrar.por isso não deixa de nos visitar.
Por: leila azevedo

Tenho a felicidade de conhecer a cidade de Tapes desde 1980 quando fui acampar com meus colegas do Ensino médio. Ficamos no antigo Camping Municipal. Na décado de 90 também fui várias vezes pescar na lagoa e no Rio das Capivaras, que é bélissimmo - fica a cerca de 2 KM depois do camping União. A Lagoa é linda, o Por do Sol e a Lua nos fazem "viajar" pelas suas exoberâncias. Desde 1997 tenho uma casa de veraneio em Tapes, é o meu agradável refúgio. Vale a pena ir em Tapes o ano inteiro, sempre tem ativadades integradoras, mas a mais bela, sem dúvidas, é a Lagoa dos Patos!!!!
Por: José Roberto Borges

amooooooooooooo de paixão minha terra sagrada,onde eu me criei onde era feliz e não sabia onde tinha tudo e não me dava por conta onde tinha familia e amigos
Por: Adriana Da Rocha Sabino

Escolhi esta cidade para morar pois é um paraíso... A tranquilidade é perfeita.Não troco esta praia por outra.
Por: Anadiesca Silveira

Particpei durante muitos anos do Carnaval de Rua de Tapes.Maravlhoso.Tapes realmente é a Namorada da Lagoa.
Por: Maria do Carmo Penz

eu amo, tapes morei fora um tempo . mais voltei para este paraiso. a lagoa é algo maravilhoso.
Por: ieda alves.

Minha querida cidade natal,já faz anos que sai daí mas ainda visito sempre que posso.Pois gosto de rever minhas origens,terrinha aconchegante e hospitaleira,quem sabe algum dia ainda volto!
Por: sonia

eu adoro muito tapes,por que eu nasci la.hoje eu moro em porto alegre,mais sinto muita falta da minha cidade.eu adoro as praias de tapes.
Por: verônica r.o

sou natural de TAPES e me orgulho muito disto, mesmo morando em porto Alegre a quase 40 anos. UM ABRAÇO A TODOS OS TAPENSES.
Por: wolmir moretto

tapes é o paraiso aqui na terra.pois é o lugar que toda a minha famila gosta e gostariamos de morar.
Por: gilberto antonio da silva

A cidade de Tapes situada a beira da Lagoa dos Patos é uma das belezas do RS. As figueiras centenárias e o vento gostoso da lagoa emolduram um cenário especial.
Por: Marly Gomes

já morei em tapes 1979 na vila borges. gosto muito da lagoa,hoje moro em guaíba.
Por: wolney ciro de souza salgueiro

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tapes
Fundação:
1913
Altitude:
7m
População:
14.771 habitantes
Área:
805,3km²
Densidade Demográfica:
18,34hab/km²
CEP:
96760-000

Envie seu comentário sobre Tapes

banner