Informações de São Pedro do Sul

São Pedro do Sul

portal férias

Roteiros do Brasil

Região Central

Microrregião Central

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

São Pedro do Sul, no século XVIII, pertenceu ao povo de São Miguel. Com a conquista das Missões pelos portugueses, em 1801, a estância São Pedro foi dada como forma de pagamento. Sessenta anos depois o Rincão de São Pedro passava a formar o 3º Distrito de Santa Maria. Entre as atrações naturais destacam-se as jazidas de madeira que podem ser vistas em uma faixa de leste a oeste em todo o município. Com aproximadamente 200 milhões de anos, as jazidas resultam de um processo de substituição de moléculas de madeira por moléculas de sílica. Outros pontos para conhecer são as Praias do Julião e a do Passo do Angico.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 287, VRS 305

Distâncias

333 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

MUSEU PALEONTOLÓGICO E ARQUEOLÓGICO WALTER ILHA

Rua Fernando Ferrari, 164 - possui um centro de divulgação, preservação e pesquisa dos patrimônios fossilíferos e arqueológicos. O seu acervo é um repositório de tipos que são tratados cientificamente, estando distribuídos em três grandes coleções: Paleontologia, Arqueologia e Mineralogia - Horário: 8h às 11h30min e 13h às 17h aos sábados e domingos - agendar a visitação pelo fone (55) 3276-1511.

SÍTIO ARQUEOLÓGICO DA PEDRA GRANDE

Localizado a 13 Km da sede - A Pedra Grande é considerada o maior monumento petroglífico do Estado, com consideráveis quantidades de inscrições.
 
SÍTIO PALEOBOTÂNICO DA ERMIDA

Localizado a 12 Km da sede - Na Ermida o visitante poderá caminhar entre os troncos petrificados de quase 2 milhões de anos atrás, que se confundem com troncos de vegetação atual em meio à beleza local.

BALNEÁRIO DO PASSO DO JULIÃO

Localizado junto ao Rio Toropi, a 18 Km da sede.

ROTA CAMINHO DAS ORIGENS

Em Cada Paisagem Uma Nova História
Assim são os pequenos municípios que integram a Rota Caminho das Origens. Um conjunto de cenários de incrível beleza. Cidades que preservam a história e os costumes dos colonizadores: Italianos, Alemães, Portugueses, Poloneses, Africanos, Indígenas...
As influências e a herança cultural destes povos são visíveis na arquitetura, na culinária, no folclore, nas festas e nas manifestações religiosas.
A diversidade geográfica e cultural privilegia o turismo. A natureza, com seus rios, cachoeiras, grutas e trilhas ecológicas aliadas aos sítios paleontológicos e a saga missioneira, favorecem a formação de vários roteiros turísticos.
Escolha o seu e venha percorrer o Caminho das origens.
MUNICÍPIOS PARTICIPANTES: Bossoroca, Jaguari, Mata, Nove Esperança do Sul, Santiago, São Francisco de Assis, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul e Toropí.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de São Pedro do Sul

hspace=0 pmsps@via-rs.net

hspace=0 Fone: (55) 3276-1163 - Fax: (55) 3276-1085

Serviço de Informação ao Turista: Fone/Fax: (55) 3276-1085
E-mail:
pmspedro@via-rs.net

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (55) 3276-1211

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3276-1095

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.spdosul.famurs.com.br

             www.saopedrodosul.rs.cnm.org.br


Promova a cidade de São Pedro do Sul no Férias. Envie-nos mais informações para impulsionar sua cidade no turismo brasileiro!