São José dos Ausentes

São José dos Ausentes-RS
banner

Bem-vindo a São José dos Ausentes!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de São José dos Ausentes, fotos, informações, os principais hotéis de São José dos Ausentes, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de São José dos Ausentes

 

Roteiros do Brasil

Região Microrregião Campos de Cima da Serra

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O desbravamento da fazenda teve seu início no ano de 1729, quando Souza e Faria abriu o Caminho dos Conventos.
A Fazenda dos Ausentes foi o maior latifúndio do Estado, abrangendo uma área de mais de mil quilômetros quadrados.
Do primeiro caminho de tropeiros que cruzavam os Campos de Cima da Serra e da passagem de alguns Jesuítas que fugiam das Missões ficaram vestígios nos colossais mangueirões de pedra. Hoje são museus de pedra ao ar livre e estão entre as construções mais antigas do Estado.
São José dos Ausentes está situada no extremo nordeste do Rio Grande do Sul, separada de Santa Catarina pelas muralhas e contrafortes dos Aparados da Serra, sendo o Pico do Monte Negro, com seus 1403 metros de altitude , o ponto mais alto do Estado.
A viração da costa ou cerração é fenômeno quase diário da cidade, sendo que, na riqueza de seu manancial hídrico, brotam as nascentes do Rio das Contas e do Rio das Antas, afluentes na formação das bacias do Guaíba e Uruguai.
Emancipado em 1992, o município de São José dos Ausentes é considerado um postal dos Campos de Cima da Serra, abrigando as mais altas nascentes de águas claras do Estado. Aproximados 100km de paredões (muralhas) da Serra Geral, os capões que guardam segredos, as araucárias topetudas e a vegetação da quina dos peraus barbados de musgos multicoloridos formam a paisagem local.
As taipas levantadas por antigos sesmeiros das vetustas mangueiras de pedras e divisas de fazendas bordadas de musgos brancos, e as tronqueiras e palanques crinudos de musgos amarelo acinzentados, cernes das mais nobres madeiras da variada vegetação serrana, compõem um poema vivo à espera de um recitador.

Significado do Nome

Ausentes fica explicado pelo fato de os primeiros donos não assumirem a Fazenda que, por duas vezes, foi leiloada, devido à ausência dos seus proprietários ou à inexistência de sucessores.  

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

ausentino

População:

3.290 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Que tal aproveitar o friozinho? É a principal característica desse roteiro singular. É também a oportunidade de desfrutar a natureza local. Atrações irresistíveis. Venha se deslumbrar com a opulência da natureza. Opções não faltam.

Clima:

Frio e umido 

Temperatura Média:

18º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Nordeste Rio-grandense 

Limites:

Bom Jesus, Cambará do Sul,Jaquirana, Timbé do Sul, Morro Grande, Nova Veneza e Bom Jardim da Serra 

Acesso Rodoviário:

BR/RS 285 

Distâncias:

Da Capital:

233 Km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Fundação Museu Waldemar dos Santos Boeira


Cânion Pico do Monte Negro

Este é o ponto mais alto do Rio Grande do Sul. O pico, com 1.403 metros, fica na borda do Cânion Monte Negro, a 45 km do centro da cidade, com acesso pela estrada municipal Silveira e passando por dentro de uma fazenda. É possível chegar de carro bem perto, o que facilita a caminhada. Para os aventureiros de plantão este é um verdadeiro tesouro. Há inúmeros locais para serem explorados e para se tirar fotos. É possível realizar caminhas pela borda dos paredões e algumas pousadas-fazendas próximas realizam cavalgadas nos cânions. O acesso ao ponto mais alto exige preparo físico. É necessário estar munido de água e ótimo fôlego. A subida íngreme e a altitude exigem muito do aventureiro, mas a vista recompensa. Do alto é possível ver as fendas dos cânions. Mais informações: (54) 3234.1006

Cachoeirão dos Rodrigues

Localiza-se no 2º distrito do município de São José dos Ausentes, a 33km da sede, com acesso pela estrada municipal Silveira.

Desnível dos Rios Divisa e Silveira

Estes dois rios correm paralelamente, e em certo ponto dos seus cursos, forma-se uma cachoeira entre ambos, com uma queda de mais de 30 metros. Localiza-se na Fazenda Potreirinhos, no 2º distrito do município de São José dos Ausentes, a 32km da sede, com acesso pela estrada geral Silveira.

Mangueirão de Pedre do Chapadão

Este mangueirão de pedra foi erguido no ciclo do tropeirismo e está entre as construções mais antigas do Rio Grande do Sul. Localiza-se na Estrada do Chapadão, a 33km da sede do município, com acesso pela estrada geral Chapadão/Várzea.

Cascata do Perau Branco

Com mais de 30 metros de altura, no leito do rio Sepultura, estão localizadas duas estátuas esculpidas pelo tempo e o vemto, em pedra, parecendo duas sentinelas a guardar os segredos e os encantos do lugar. Localiza-se no rio Sepultura, a 38km da sede do município, com acesso pela estrada geral Várzea.

Rota dos Campos de Cima da Serra

As sete cidades que compõe este fabuloso roteiro são o destino ideal para quem procura uma viagem diferente dentro do brasil, com natureza exuberante, cercada de fazendas e pousadas rurais onde os turistas descansam tranqüilos e com uma deliciosa gastronomia campeira que só a culinária gaúcha serrana tem.
Neste roteiro você encontrará atividades variadas como ecoturismo, cavalgada e turismo rural, prática de esportes radicais, bucólicos Hotéis para sua lua-de-mel e programas para famílias com crianças e pra grupos de terceira idade.
Em cada recanto você encontra características únicas: cascatas de água límpida, festas típicas e as delícias da comida regional. A arquitetura e a cultura refletem a predominante colonização portuguesa, espanhola e italiana e o comércio é repleto de produtos locais.
Municípios Participantes: Bom Jesus, Cambará do Sul, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Vacaria.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS AUSENTES

E-mail: [email protected]

Telefones: (54) 3234-1100

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Telefones: (54) 3234-1100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.ausentesonline.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de São José dos Ausentes

Cada vez que vamos para os campos de cima da serra encontramos uma natureza maravilhosa... Tudo é lindo, os cânios, as fazendas, o povo é acolhedor, as cachoeiras... vale a pena conhecer...
Por: Helenira Santos & Júlio César

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São José dos Ausentes

Envie seu comentário sobre São José dos Ausentes