Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece São José do Norte?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

São José do Norte

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Costa Doce

Microrregião Sul

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

São José do Norte é uma cidade rica em tradições históricas, com vestígios da passagem dos índios Carijós, seus primeiros habitantes. Por sua posição estratégica, figurou por duas vezes na história do Brasil, como fator de unidade nacional. No período de 1763 a 1776 quando, por quase 13 anos, serviu de Trincheira da Nacionalidade, resistindo e impedindo o avanço dos espanhóis, até a expulsão do incômodo invasor. A segunda passagem histórica aconteceu em 16 de julho de 1840, quando na ruas da Vila Invicta, os farrapos de Bento Gonçalves foram repelidos pela tropa legalista comandada pelo coronel Antônio Soares de Paiva na mais sangrenta batalha da epopéia farroupilha. Seus habitantes orgulham-se dos visitantes ilustres que por lá passaram, entre eles Dom Pedro I e Dom Pedro II, e das personalidades, como o Almirante Tamandaré e a poetisa Delfina da Cunha, que nasceram nessas terras. Colonizada por casais de açorianos, foi ali que o governo de São Paulo, antes do povoamento do território gaúcho, determinou a instalação de um posto de vigilância para impedir o avanço de conquistadores espanhóis. Hoje o município é reconhecido também pelo cultivo da cebola, que figura como sua principal atividade econômica.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

São José do Norte é uma pequena cidade do século XVIII, palco de batalhas na Revolução Farropilha,localizada no litoral sul do Rio Grande do Sul,  na restinga entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico. Na foz da Lagoa dos patos existe uma estrutura construída no final do século XIX, que delimita a entrada da Logoa. Esta estrutura chama-se Molhes tem uma extensão de 4,5Km mar a dentro. Ela é toda feita de blocos de granito, cada um com mais de 20 toneladas. A raiz do Molhe Leste é poit para prática de surf.  Suas praias são desprovidas de qualquer tipo de poluição e suas águas muito piscosas.

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Litoral sul do Rio Grande do Sul 

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR/RS 101, BR 392, RS 734

Distâncias

310 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

IGREJA MATRIZ DE SÃO JOSÉ

Praça Intendente Francisco José Pereira. Informações fone: (53) 3238-1773 - Sua construção iniciou-se em 1840 e foi concluída em 1860.

CENTRO HISTÓRICO
 
Entre diversos prédios históricos destacam-se o Solar do Imperador, Prédio do Museu, Igreja Matriz, Casa Primo e outros.
 
CAMINHO FARROUPILHA

A Costa Doce, uma das mais belas regiões do Rio Grande do Sul, constituída por um complexo lagunar que inclui o Lago Guaíba, o Rio Camaquã, o Canal São Gonçalo e as Lagoas dos Patos, Mirim e Mangueira, foi cenário do principal acontecimento político-militar do Rio Grande do Sul, no século XIX, a Revolução Farroupilha (1835-1845). Prédios e sítios em Guaíba, Camaquã, São Lourenço, Cristal, Piratini, Pelotas, Rio Grande e José do Norte são testemunhas da riqueza gerada pela indústria do charque, motivo básico do conflito, e de episódios dos combates entre farroupilhas e os soldados do Império do Brasil.

MUSEU INSTITUTO HISTÓRICO GEOGRÁFICO

História do município, objetos pessoais, armas, fotografias, objetos indígenas e objetos dos primeiros colonizadores do município Rua General Osório, 127 - Centro Visitas mediante agendamento fone: (53) 3238- 1502.

CAMINHOS DA FÉ

Uma viagem inspirada pela fé. Diferente de uma simples excursão, quem trilha este caminho, tem como objetivo ir em busca de harmonia, paz espiritual, equilíbrio interior e elevar o pensamento à Deus.
É a oportunidade de conhecer monumentos erguidos pela fé religiosa. Uma ocasião especial para despertar em si, a esperança, a caridade e a espiritualidade que o momento proporciona.

MOLHES LESTE

Distante 14 km da sede. Refúgio de lobos e leões marinhos, e local para pesca com vara e prática de surf. Informações fone: (53) 3238-1773.

PRAIA DO MAR GROSSO

Situada no Molhe leste local. Apropriada para pesca, lazer e surf.

CAMINHO FARROUPILHA, CULTURA E TRADIÇÃO GAÚCHA

A Costa Doce e o Pampa Gaúcho, duas das mais belas regiões do Rio Grande do Sul, foram cenários do principal acontecimento político-militar do Sul do Brasil, no século XIX, a Revolução Farroupilha (1835-1845). Reunindo cultura, belas paisagens e diversão, a Costa Doce e o Pampa Gaúcho oferecem um passeio único com seus visitantes: um roteiro integrado que fará o visitante se emocionar pela saga farroupilha. No roteiro as estâncias, museus e charqueadas abrem as portas para receber os turistas, oferecendo passeios temáticos, a vivência nas lidas campeiras e, principalmente, o acesso a informação de dados sobre a história do Rio Grande do Sul.

PARQUE NACIONAL LAGOA DO PEIXE

O parque não dispõe de infra-estrutura ideal para receber turistas. A visitação ocorre, principalmente, por estudiosos e observadores de aves. É possível visualizar a baleia Branca, entre os meses de julho e outubro, migrando para Santa Catarina. Não é permitido acampar na área do parque. Está localizado nos municípios de Tavares (80%), Mostardas (17%) e São José do Norte (3%). Foi criado com o objetivo de proteger ecossistemas litorâneos e espécies de aves migratórias que dependem da unidade para o seu ciclo vital, como também para fins científicos, culturais e recreativos. O perímetro do Parque é de 160 km. Apresenta vasta planície arenosa, resultante das extensas e numerosas restingas que barram as lagoas costeiras. A cobertura vegetal é campestre, e o Parque ainda apresenta dunas, banhados salgados e dunas marítimas. Bioma: campos sulinos.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de São José do Norte

hspace=0 gabex@saojosedonorte.rs.gov.br

hspace=0 Fone: (53) 3238-1400 - Fax: (53) 3238-1535

Serviço de Informação ao Turista: Fone/Fax: (53) 3238-1729
E-mail: fcostamilan@hotmail.com

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (53) 3238-1427

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (53) 3238-2124

 

Horários de saída de Lancha e Balsa

 

Horários de saída de Lancha

 

Segunda à Sábado

 

Rio Grande

07h – 21h (com intervalos de 30 minutos)

21h – 24h (com intervalos de 1 hora)

 

São José do Norte

06h – 20h (com intervalos de 30 minutos)

20h – 23h (com intervalos de 1 hora)

 

Domingos e Feriados

 

Rio Grande

07h – 24h (com intervalos de 1 hora)

 

 

São José do Norte

06h - 23h (com intervalos de 1 hora) 

 


 

Horários de saída da Balsa

 

Segunda à Sábado

 

 

Rio Grande

07h – 13h – 16h

 

São José do Norte

08h – 14h – 17h

 

Domingos e Feriados 

 

Rio Grande

08h – 17h

 

São José do Norte

09h – 18h

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.saojosedonortevirtual.com.br

              Sr. Luiz Augusto

Fotos colaboração:popeye <xandibarra@hotmail.com>

 


Conheça nossas opções de hotéis em São José do Norte e pousadas em São José do Norte para visitar São José do Norte.

Promova a cidade de São José do Norte no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!