Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece São Jerônimo?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

São Jerônimo

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

 

São Jerônimo, uma cidade forjada pelo minério e a pecuária 

As atividades pecuária e mineradora foram o berço da riqueza de São Jerônimo. Às margens do Rio Jacuí surgiram as charqueadas, que processavam a carne dos gados abatidos nos campos do município. Aliada a prosperidade das estâncias, a exploração das jazidas de carvão mineral contribuiu para o desenvolvimento da cidade.

Originária de Triunfo, São Jerônimo foi elevada à categoria de município em 30 de setembro de 1861. Nesta data comemora-se o aniversário do município e, também, o dia de São Jerônimo, santo conhecido como tradutor da Bíblia do Grego e Hebraico para o Latim. Porém, a emancipação definitiva de São Jerônimo aconteceu em 02 de março de 1938, após atingir um grande desenvolvimento econômico.

A população de São Jerônimo é predominantemente de origem luso-brasileira, o que pode ser visto ainda hoje no centro da cidade e nos casarios de estilo açoriano-colonial, um verdadeiro patrimônio histórico da cidade.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

 

Gentílico:

jeronimenses

População:

20.283 Habitantes (IBGE 2000)

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Qualidade de Vida PDF Imprimir e-mail

São Jerônimo, apesar de ser um município com uma população numericamente pequena (perto de 20.000 habitantes), possui um bom IDH (0.79), que é mensurado a partir da análise de dados como pobreza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros fatores.

A atual administração do município busca estimular o conceito de qualidade de vida através da melhoria de serviços básicos como saúde e educação. A atração de novos investimentos (para a geração de novos postos de trabalho) também contribuirá para o aumento da qualidade de vida da população urbana e rural de São Jerônimo.

Algumas ações lançadas ou mantidas pela Administração Municipal para melhorar a qualidade de vida da população de São Jerônimo:

Consórcio de Saúde da Região Carbonífera
Iniciativa para melhorar o atendimento à população, proporcionando a cooperação mútua entre os municípios da Região Carbonífera para a troca de experiências produtivas.

Ampliação do atendimento à comunidade
O Sistema Único de Saúde de São Jerônimo oferece à comunidade atendimento freqüente com diversos profissionais de saúde, como pediatras, psicólogos, psiquiatra, nutricionista, médicos clínico-geral, ginecologistas e obstetras.

Projeto Qualidade de Vida
Desenvolvido em parceria com o curso de Educação Física da Ulbra São Jerônimo, este projeto estimula a prática da ginástica para o grupo de diabéticos, hipertensos, obesos e idosos.

Programa de Humanização do Pré-Natal (PHPN)
Sistema que oferece atenção integral às gestantes. Proporciona diversos benefícios para o bem-estar das futuras mamães e de seus bebês, tais como: exames laboratoriais, ultrassonografia, orientações sobre como lidar com o recém-nascido e acompanhamento da agenda de vacinas.

Atendimento Sócio-Familiar em Meio Aberto (ASEMA) - Projeto Criança Cidadã
Este projeto desenvolve as potencialidades das crianças e dos adolescentes em situação de risco pessoal e social. O ASEMA, através de atividades extra-escolares e de apoio sócio-educativo, contribui com o desenvolvimento dos seus assistidos, buscando a sua integração na família, na escola e na comunidade.

Casa de Passagem Nélio Steigleder
A Casa de Passagem de São Jerônimo tem por objetivo oferecer atendimento especial e especializado a crianças e adolescentes que sofreram agressão, abuso sexual ou negligência. O trabalho realizado neste espaço constitui um  serviço de retaguarda para abrigar temporariamente os menores que perderam a proteção no seio familiar.

Bolsa Família
Desenvolvido pelo Governo Federal, o benefício inclui o Auxílio-Gás, o Bolsa Escola, o Bolsa Alimentação e o Cartão Alimentação, atendendo famílias carentes do município. O Cadastro Único do Programa em São Jerônimo tem aproximadamente 2910 famílias cadastradas. Para receber o benefício, os filhos devem freqüentar a escola e a família deve manter o acompanhamento da saúde em dia, principalmente para as crianças e gestantes.

Clima:

• Clima: subtropical úmido. Temperatura média do mês mais frio de –3°C a 18°C e superior a 22°C para o mês mais quente, com precipitação superior a 1.200mm anuais.

 

Temperatura Média:

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Saia de Porto Alegre pela ponte do Guaíba. Logo após o posto da Polícia Rodviária Federal, entre à direita e pegue a BR 290. Siga até a altura do pedágio, localizado no trevo de acesso a Charquedas. No trevo, entre à direita na RS 401, passe por Charqueadas e siga até São Jerônimo.

Localização:

 

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

 

 

Distâncias:

Da Capital:

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

São Jerônimo é uma cidade ribeirinha e histórica, agradável para seus visitantes, com ares de interior e próxima à capital dos gaúchos.

Entre as atrações naturais, os mais aventureiros podem explorar as cachoeiras nas localidades de Quitéria e Morrinhos. Mas o maior atrativo fica com o rio Jacuí, que oferece praias agradáveis para os moradores e visitantes. O destaque é a praia do Encontro, que fica no encontro do rio Taquari com Jacuí, onde ocorrem anualmente eventos como: Garota Verão, Triatlon, lançamento da temporada de verão, torneios esportivos e canoagem, entre outras atividades.

O turismo cultural também é um atrativo de São Jerônimo, que teve como imigrantes principais os portugueses. Eles trouxeram suas tradições e suas casas no estilo colonial, com eira e beira. Esses casarões podem ser vistos ainda hoje, alguns em bom estado de conservação, espalhados pela cidade. Um desses casarões foi transformado na Casa de Cultura, que desenvolve atividades como oficinas e artesanatos, estimulando a produção local.

O turismo de eventos também atrai muitos visitantes, principalmente para a Festa de São Jerônimo, Ovelha Fest, bailes da terceira idade e Rodeios.

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA:

Rua Cel. Soares de Carvalho, 558
São Jerônimo
96700-000

E-mail:


Telefones:

(51) 3651.1744

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mails e Telefones:

 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS:

DELEGACIA DE POLICIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

Entre os jeronimenses ilustres, destacam-se: Carlos Maximiliano, Dagmar Dornelles, Emilinho Martins, Glaucus Saraiva, Josué Guimarães, Lígia Tricot, Patrícia Poeta, Plauto Cruz e Walter Spalding.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Distritos: Morrinhos, Quitéria e Gramal.


Conheça nossas opções de hotéis em São Jerônimo e pousadas em São Jerônimo para visitar São Jerônimo.

Promova a cidade de São Jerônimo no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!