São Francisco de Assis

São Francisco de Assis-RS
banner

Bem-vindo a São Francisco de Assis!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em São Francisco de Assis, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

Informações de São Francisco de Assis

Roteiros do Brasil

Região Central

Microrregião Central

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

São Francisco de Assis geograficamente pertence a zona missioneira. No atual território assisense floresceu a terceira redução jesuítica em solo rio-grandense, fundada pelo padre Roque Gonzales, localizada a margem esquerda do rio Ibicuí, que recebeu o nome de Candelária do Ibicuí. Em 1801 foi criado o Forte de São Francisco de Assis e a esquerda do Rio Inhacunda. Em 1809 se deu início ao povoamento em torno do Forte, e três anos depois foi construída a primeira capela. Em 4 de janeiro de 1884, foi elevada a categoria de Vila e em 31 de março de 1938 passou a município.
Durante o processo de colonização os alemães e italianos integraram-se aos negros, portugueses e espanhóis, formadores da nossa atual miscigenação.

Significado do Nome

Em 1801 foi criado o Forte de São Francisco de Assis. O povoamento que ali surgiu, levou o seu nome.

Aniversário da Cidade

04 de Janeiro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sudoeste Rio-Grandense

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR/RS 277, RS 241, RS 546

Distâncias

434 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

MUSEU CÔNEGO HUGO

O Museu conta com aproximadamente 3.000 peças em fase de tombamento, divididas em quatro seções: Arqueologia, História, Ciências e Artes. Rua Pinheiro Rocha, 315 - Fone: (55) 3252-2747 das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min, de segunda a sexta-feira; visitas fora destes horários deverão ser marcadas com antecedência.

PRAIA DE JACAQUÁ

Está situada as margens do rio Ibicuí a 18 km da sede. Possui infra-estrutura para o lazer e prática de esportes. Aberto de dezembro à março. Informação fone: (55) 3252-2747.

ROTA CAMINHO DAS ORIGENS

Em Cada Paisagem Uma Nova História
Assim são os pequenos municípios que integram a Rota Caminho das Origens. Um conjunto de cenários de incrível beleza. Cidades que preservam a história e os costumes dos colonizadores: Italianos, Alemães, Portugueses, Poloneses, Africanos, Indígenas...
As influências e a herança cultural destes povos são visíveis na arquitetura, na culinária, no folclore, nas festas e nas manifestações religiosas.
A diversidade geográfica e cultural privilegia o turismo. A natureza, com seus rios, cachoeiras, grutas e trilhas ecológicas aliadas aos sítios paleontológicos e a saga missioneira, favorecem a formação de vários roteiros turísticos.
Escolha o seu e venha percorrer o Caminho das origens.
MUNICÍPIOS PARTICIPANTES: Bossoroca, Jaguari, Mata, Nove Esperança do Sul, Santiago, São Francisco de Assis, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul e Toropí.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de São Francisco de Assis.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (55) 3252-1414 - Fax: (55) 3252-1861

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (55) 3252-2747 - Fax: (55) 3252-1861
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (55) 3252-1177

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3252-1475

 

Cartório de Registros Públicos
Rua Carlos Gomes, 1607
São Francisco de Assis-RS
(55) 3252-1540
 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.sfa.rs.cnm.org.br

          www.sfranciscoassis.famurs.com.br

Comentários de São Francisco de Assis

Fazem 15 anos que saí de "São Chico", mas as lembranças que tenho desta cidade me acompanharão para sempre!Não poderei me esquecer nunca desse povo tão amigo que acolheu a minha família em seu seio.Me lembrarei sempre das tardes divertidas de brincadeiras na praça Manoel Viana e dos grandes colegas que tive na Escola Estadual São Francisco de Assis,que me presentearam com uma linda placa quando da minha despedida desta cidade em 1993.Hoje moro em Pará de Minas,Mg,cerregando todos os bons valores que aprendi com todos.Muito Obrigado.
Por: Francismar Calefi Mudesto

Meu caro: Sou filho de criação da terrinha a qual guardo bo- as lembranças de minha meninice e parte da juventude gozadas na pra ça, rio Inhacundá e nos campinhos de futebool da varzea. Além disso, deixei inúmeros amigos de infân cia, que muitos ainda vivem aí. Assim, quero manifestar minha alegria por ver o municipio relacio nado no rol dos lugares atrativos do Rio Grande. Um grande abraço de um assissense de coração. Thiau João Luiz
Por: joão luiz nunes leiria

vcs tinham q ter site com mais fotos da cidades videos a cidade e linda mis ñ tem muitas fotos ai
Por: dayane

Amo essa cidade de São Francisco de Assis, apezar de não ser natural dai, amo como se fose minha terra natal, é um povo hospitalheiro uma gaúchada muito buena, Obrigada São Frncisco amo todos meus amigos que moram ai!!!!
Por: Thaiani

um vista otima pelo jeito ainda irei pessoalmente conhecer
Por: cristiane

são francisco é uma cidade pacata do interior com muitos lugares bonitos cascatas,museu,praças e etc...são francisco é uma cidade para qm deseja paz de espirito...é lindaa moro nela
Por: dara

Minha cidade natal, muito tranquila onde se encontra paz e tranquilidade, quando criança o que eu mais gostava de fazer era ir até a prainha do posso da pedras, quando adolecente nos jogos do ginasião, o trevo na entrada da cidade também me tras lembranças, passear nos eucaliptos proximo do cimiterio, ir nos bailes no toroquá, ficar no calçadão. Tenho saudades de tudo que passei nessa cidade! Hoje moro na capital POA, vivo numa correria só, tenho dó da minha filha que não está tendo a mesma oportunidade que eu de crescer numa cidade sem assaltos, roubos, poluição, Drogas.
Por: Carla Fabiana Salles dos Santos

sou filho de sao chico ,com muito orgulho estudei na escola afonço_ rodrigues no, G E salgado filho. sou filho de gelasio pereira, meu pai ,construiu muitas casas em,sao chico. Sinto saud, das barrancas do inhacunda, das casda d tatu no cerro pelado.Pescar traira, na sanga da tia benta juntar pedras no arroio do rosario ,prça uma das mais bonitas do brasil.E etc. etc! !1
Por: antoniogilberto da rosa pereira

...meu são chico, berço onde nasci e criei-me até longos anos...terra onde revirei minha infãncia...canto onde corria atrás de uma bola...praça onde conquistei meus amigos...rios onde matei minha sede...cantos escuros onde se podia namorar com segurança..enfim!!! "meu são chico"...talvez demoraste um pouco para seu crescimento, mas não é sua culpa...isto fez com que muitos, inclusive eu...tiveste que partir p/ outras querencias ou até para outros estados como meu caso, assim as chances de crescimento pessoal são imprescendiveis para nossa nova familia que o futuro nos deu, é meu são chico, nem por isso quero te esquecer, afinal ai deixei meus familiares, meus amigos e principalmente no teu solo fértil meu "velho PAÍ descança"!!! por isso meu são chico!!! VC faz e sempre fará parte da minha história...de rizos mas também das tristezas!!! como torço para que vc meu são chico cresça, assim seu desenvolvimento chegando fará com que muitos dos teus filhos não tenham que te abandonar e assim viver das lembranças do passado e com uma dor forte no peito por nem ao menos poder enterrar os seus que como familiares se vão...amigos também!!! mágoa??? talvez sim...mas só as lembranças do meu passado enchem meu coração, saudades dos meus irmãos, meus amigos, e principalmente do "meu velho" que aí me criou e é aí que ele descança... pelo menos em PAZ!!!...isto é o que espero é claro!!! meu são chico...ufa!!! que saudades!!!
Por: negro

sou natural de sao chico agora moro em bento gonçalves adorei rever minha cidade estou com muita saudade adoro essa cidade.............
Por: tatiana alexandre tolfo

eu sou natural de alegrete pois vim para cá e eu adoro morar nessa cidade eu vou sentir saudade se eu algun dia eu ir embora. vou sentir saudade....
Por: eduardamuller

sai de sao chico faz,6 anos e sempre q tenho oportunidade venho visitar minha cidade natal, pois tenho orgulho de ser franciscana,hoje moro em bento gonçalves, mas tenho muita saudade dessa cidade.....
Por: tatyana alexandre tolfo

SOU NATURAL DE SAO CHICO,AMO ESSA TERRA .ATUALMENTE MORO EM CANOAS .MAS SAO CHICO ESTA NO MEU CORAÇAO.
Por: CLARICE GOETTENS

eu adorei esta bela cidade a melhor que ja fui! eu gostei muito do museu com mais de 3000 mil peças eu adorei
Por: cristian anchieta

Sou nascido, e criado em sao chico. ate 1970, fiilho de gelazio perira, e de julia da rosa , A rua Carlos gomes nas , proximidades ,antiga chacara branca, antes da sanga da tia benta,A pra, MANOEL VIANA, AS BELESAS, DO RIO INHACUNDA, E MUITAS GRUTAS E CASCATAS DE UMA , BELEZA INFINITA!!
Por: antoniogilberto da rosa pereira

sou natural de sao chico amo essa cidade ,meu sonho e voutar para sao chico.atualmente moro em canoas mais meu coraçao pertence a sao chico.
Por: clarice goettens

faz 08 anos que sai de são chico., mas sempre que posso vou para ai ver minha familia que é toda dessa terra linda. hoje moro em são paulo mas penso muito em voltar para são francisco e construir minha vida, meus negócios nessa terra abençoada por deus, e natureza de belezas sem iguais. saudadesssssss de são chico!!!
Por: tiago cogo da silva.

Sou filho da capital Porto Alegre, mas faz 9 anos que moro em São Chico, cidade tranquila, trabalho de segurança nos eventos desta cidade, que quiser vir conhecer a cidade, me procurem aqui, posso ser o guia turistico! Abraços
Por: Marcos Souza

sao chico terra maravilhosa,cidade boa para viver.meu coraçao pertence a sao chico.um dia volto para essa linda cidade.
Por: clarice goettens

Sou bancario de Lajeado 120 KM de POA, gostaria de conhecer São Chico como é conhecida. Cidade agraciada pela natureza exuberante de povo acolhedor. Vi alguns videos do balneário de Jacaquá vou incluir em meu roteiro para o verão de 2011.
Por: Paulo Antônio Augsburger

Nasci nessa maraviliosa cidade, me formei no 1ºgrau e após tive que ir morarar em Alegrete, mas deixei muitos amigos dentre deles um grande amigo e irmão Valdevi de Lima Maciel. Tive minha infancia banhando-me no inhagunda, ferias nas praias do jacagua e tantas outras recordações que em breve irei pessoalmente recorda-las principalmente da usina velha onde meu avô, trabalhou por muitos anos, ele se Chama Assis Vargas(Cavalo Velho), até qualquer dia, um grande abraço a todos os FRANCISCANOS.
Por: Hamilton A. Vargas

Sou natural de São Francisco de Assis,cidade maravilhosa,ótima para morrar,descançar,curtir a família,morrei durante 17 anos nesta cidade,hoje morro a 8 anos em porto alegre e não consigo deixar de sentir saudade de lá,além de um povo muito hospitaleiro a cidade tem ótimas opções de passeio,praia,balneario,cachoiras,praças,e além de ótimas festas,recomendo p/quem não conhece que visite tenho certeza que iram adorar.
Por: Marla

SÃO CHICO TERRA LINDA,CALMA PARA SE VIVER,MOMENTOS Q GUARDO D MINHA INFÂNCIA,SAUDADES DE MINHA ADOLESCÊNCIA INESQUECÍVEL,APESAR DE ESTAR LONGE A MAIS DE 8 ANSO NUNCA DEIXO DE LEMBRAR DESTE PARAÍSO,MEU CORAÇÃO CONTINUA EM SÃO CHICO,PASSE O TEMPO QUE PASSAR...
Por: MARLA DE PAULA

ESTIVE DE FERIAS EM JANEIRO EM SAO FRANCISCO DE ASSIS PASSEI OTIMOS DIAS NESSA CIDADE MARA VILHOSA FINAL DO MES VOLTAREI A SAO CHICO.PORQUE AM DEMAIS ESSA CIDADE E MINHA FILHA ADORA TAMBEM.
Por: clarice goettens

são francisco de assis é um cidade hospitaleira mesmo,morei 20 anos lá,e é uma cidade muito tranquila,famosa pelos bugios,querencia do bugio,pessoal q se ajudam,e muito bonito os portais dela,convido a todos ha conhecer pelas quelas banda d lá,vai valer muito apena mesmo,pois é um cidade q enkanta todos q a visitam,venham confirir sao francisco,,,sempre vai estar no coraçao
Por: leticia silveira

Minha querencia amada que saudade que sinto de ti, lugar bom de viver.
Por: Lídia Chimelo

S.Chico me trás inúmeras lembranças boas da mi nha pré-adolescência e com amigos que, alguns já falecidos, vivemos intensamente nos campos de várzeas, rios Ibicui e Inhacundá e bailes de clube e CTG nEGRINHO DO PASTOREIO assim como jogos de salão na praça. Tudo, hoje, parece que foi muito efémero mas com uma grande intensidade de vida e relações. Um grande abraço. João Luiz Leiria
Por: joao luiz nunes leiria

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Francisco de Assis

Envie seu comentário sobre São Francisco de Assis

banner