São Borja

São Borja-RS
banner

Bem-vindo a São Borja!

banner

Comece planejando a sua viagem para São Borja utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em São Borja e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em São Borja.

Informações de São Borja

Roteiros do Brasil

Região Pampa Gaúcho

Microrregião Fronteira Gaúcha

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

São Borja sob a invocação de São Francisco Borja, foi fundada pleo jesuíta espanhol Padre Francisco Garcia, no ano de 1682 e instalado efetivamente como povoado, com jurisdição própria, em 1690. Foi o primeiro dos Sete Povos Missioneiros, a ser organizado após a primeira fase das Missões Orientais, que haviam sido derrocadas pela invasão dos bandeirantes que as destruiram totalmente.
Povoada por índios reduzido, sob jurísdição social dos jesuítas e tutela política da Espanha, São Borja passou ao domínio português no ano de 1801, através da conquista do Território das Missões por Borges do Canto, Gabriel de Almeida e Manoel dos Santos Pedroso. Pela distribuição de sesmarias aos soldados e colonos portugueses, iniciou-se então o povoado de maneira efetiva.
Adminstrativamente São Borja pertenceu a Rio Pardo, do qual foi desmembrada por Resolução Provincial de 11 de março de 1833, assinada pelo então governador da província Manoel Antônio Galvão. Essa Resolução dava validade a tranferência do Alvará Imperial de 13 de outubro de 1817, o qual criava Vila de São Luiz Gonzaga - não instalada na época por precariedade de meios.
Em 04 de abril de 1834 era juramenta na Câmara Municipal de Rio Pardo, e logo eleito vereador da Câmara Municipal.
Em Termo Municipal de 21 de maio de 1834, foi instalada a Vila de São João, em 08 de maio de 1846, era então elevada à categoria de Paróquia sob a invocação, agora oficial, de São Francisco Borja. A Lei nº 185 de 22 de outubro de 1850, criava em São Borja sua primeira Comarca. Finalmente, em 21 de dezembro de 1887, era elevada à condição de cidade.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

21 de Maio

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical 

Temperatura Média

17,4°C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Porto Alegre: BR-472

Localização

Município da Microrregião Fronteira Gaúcha no Estado do Rio Grande do Sul

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 285, BR 287, BR 472

Distâncias

594 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

Cemmitério Jardim da Paz

Local onde estão sepultados os três mais eminentes filhos de São Borja e ex-presidentes da República: Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola. Lá também estão os restos mortais do Barão de São Lucas e do Republicano Abolicionista Apparício Mariense da Silva. Localiza-se no bairro Florêncio Aquino Guimarães, recebendo visitação diariamente, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h.

Cemitério Velho

Também chamado de Cemitério das Crianças e Cemitério Paraguaio, localiza-se no bairro do Passo, um dos mais antigos de São Borja. Visitação em horário permanente.
 
Cruz de Lorena

A cruz de barra dupla, ou Cruz de Lorena, conhecida no cristianismo, era símbolo de Jerusalém. O patriarca a oferecia em adoração e consolo do povo durante a quaresma. Devia assim proteger a comunidade contra tempestades, granizo e tormentas, também relacionada com a arte de curar. Seu nome se deu em homenagem a Godofredo de Boiullon, Duque de Lorena. O padre Ignácio Loyola, fundador da Compania de Jesus, adotou a cruz como símbolo das Reduções Jesuíticas, e os padres Luiz Ernot e Manoel Bertod, fundadores de São Tomé, encarregaram-se de trazê-la para as Missões em 1632. A Cruz de Lorena de São Borja localiza-se no trevo de acesso à cidade de Itaqui, recebendo visitação em horário permanente.

Túmulo de MAria do Carmo

Santa profana, Maria do Carmo era uma prostituta conhecida na comunidade, com um belo físico e bom coração, mas dada à bebida. Teria sido morta mais ou menos durante a Guerra do Paraguai, pelo último dos seus amantes, um militar graduado. Com o tempo, espalhou-se a fama de santidade. Mulheres, especialmente, procuravam a sua sepultura e, em troca de promessas feitas e graças alcançadas, deixavam aos pés de sua sepultura garrafas de cachaça e maços de cigarros. Muitos anos após, já solidificada na tradição popular a sua fama de santa, foi construído, pelo Coronel Serafim Vargas, um túmulo em alvenaria, alvo, que recebe até hoje romarias de seus devotos e fiéis. Acesso pela Rua Arthur Oscar.

Estátua do Padroeiro

A estátua do padroeiro de São Borja, São Francisco de Borja, foi esculpida pelo irmão Brasanelli, em madeira de cedro retirada matas locais. Conforme August Saint Hilaire, o irmão Brasanelli teve grande cuidado com as medidas da figura, tendo que esculpi-la de joelhos para facilitar o deslocamento da imagem em dias de procissão. A estátua localiza-se no trevo de acesso às cidades de Santiago e São Luiz Gonzaga, recebendo visitação permanente. Maiores informações pelo fone: (55) 3431-4455 ramal: 279.

Granja São Vicente

O local pertenceu ao ex-presidente João Belchior Marques Goulart.

Museu da Estância e Museu Ergológico

Na sede do Grupo Amador de Arte Os Angüeras está o Museu de Estância, um dos únicos museus erológicos do Brasil. Rua João Palmeira, s/nº Visitação: das 8h às 11h30min e das 13h30min as 17h30min, de segunda a sexta-feira.

Museu Getúlio Vargas

Na casa onde morou o Ex-Presidente do Brasil, está localizado um museu que contém objetos pessoais e históricos que lembram momentos importantes da trajetória política de Getúlio Vargas. Av. Presidente Vargas Visitação: das 8h às 17h de segunda a sábado.

Mausoléu Getúlio VArgas

No meio da Praça XV de Novembro, no centro da cidade, está o Mausoléu projetado pelo arquiteto Oscar Niemayer. Esta obra foi inaugurada na passagem dos 50 anos do falecimento do grande estadista brasileiro. 

Cais do Porto

Distante a 6 km da sede. No lugar onde há o mas bonito pôr-do-sol da região, encontramos uma completa infra-estrutura com bares que servem o típico peixe frito. É um local moderno, situado junto ao antigo porto onde havia a travessia de balsas. Informações fone: (55) 3431-3168.

 

hspace=0 EVENTOS

Aniversário do Município

Data: 21 de Dezembro

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de São Borja

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone:(55) 3431-4455 - Fax: (55) 3431-1505

Serviço de Informação ao Turista: Fone/Fax: (55) 3431-4455
E-mail: [email protected]

hspace=0 220 Volts

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (55) 3431-1650/2205

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3431-1760

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.saoborja.rs.gov.br

Fotos Colaboração: Daniel

Comentários de São Borja

Bela e tradicional cidade de São Borja, com seu turístico bairro do Passo, onde pode-se degustar um dourado frito com paladar sem igual. Seus Centros de Tradições Gaúchas, como Boitatá, Tropila Crioula, onde as crianças desde cedo apreendem as lidas campeiras. Tenho saudade de minha terra.
Por: João José Camargo de Moura

"...P/mim não existe nada melhor do q minha cidade qrida, faça chuva ou sol aqui td vale apena, mtos foram e não voltaram, mas mtos qrem voltar e não podem, são borja é simplismente minha casa, meu porto seguro, amo minha cidade e p/qm não conhece, vale apena conhecer..."
Por: Valnice

eu,adoro esta terra pois nasci nela sou natural dai.vim para porto alegre mas o tempo que da eu estou por aí,visitando meus irmãos que ai estão.o ponto que mais gosto é o centro e o caís do porto no b do passo e a ponte Internacional...
Por: marcelo angelo de almeida filho

olá pessoas.. sou de Pelotas,bem longe, mha namorada mora ai em são borja.. muito legal esta cidade,apesar de passar quase dez horas em um onibus.. mas vale a pena acreditem e conheçam mais uma cidade dos gaúchos. valeuuu tiamo feh
Por: kris

Saudades desta cidade maravilhosa.Um grande abraço a todos.Filho do comandante Antonio de Almeida fuz.navais.22.02.09|Fernando
Por: Fernando Braga Santos

Minha mae nasceu em Sao Borja, meus avos maternos viveram e morreram ai, conheco e tenho boaslembrancas de minhas visitas a esse lugar
Por: Sandra Aires Flores

Sou filha da terrinha , são borja é a cidade mais linda do mundo, moro no rj , mas nada como minha terra.
Por: leila da lapa

eu conheco sb morei ai agora moro em sc sai dai por falta de emprego se tivesse uma oportonidade nao sairia dai por nada adoro essa cidade.
Por: micael catiano santos da silva

É uma cidade maravilhosa para se morar, morei 13 anos nela e aprendi muito sõ borja eu te amo♥
Por: fernanda da silva gonçalves

sou nascida e criada em sao borja hoje moro em brasilia mas nunca deixei de amar sao borja e de dizer q tenho orgulho de ser delá e de ser gaúcha!T adoro sao borja!!
Por: fernanda mattos ávila

Morei minha vida em São Borja, agora estou morando em um lugar muito previlegiado, que é SC, BC, mas nunca vou tirar de minha memória essa terra acolhedoura, mais que em qualquer outro lugar, é maravilhosa!
Por: Andreia Alves

Sao Borja Terra Maravilhosa ... Terra dos Presidentes.... Ja morei em sao borja e sinto muita saudade, porem, qdo sinto saudade entro no site para relembrar as coisas belas q ha nela....
Por: Jaqueline de Souza

odoro minha tarra natal tenho muita saudades de minha infancia na terrinha de jetulinho do g homen que mudo onosso pais
Por: regis darosa lencina

pra min são borja é o paraiso onde nasci lá aprendi tanta coisa legal que tenho certeza que não aprenderia em outro lugar. quando eu morava lá nos dias de semana ia passear no centro e no final de semana ia ao cais do porto apesar da cidade ser pequena tem lugares maravilhosos para visitar. por isso digo quem te conhece nunca te esquece.........
Por: william dos santos souto

Sou de são borja , estou morando aqui no rio fazem 22 anos, sinto muitas saudades daí,um abração
Por: LEILA DA LAPA

Essa cidade e uma das mais belas do Rio Grande do Sul,podendo oferecer ao seus visitante total conforto e boas vindas.Sou d sao borja mas moro em curitiba,vou a essa cidade sempre q posso.venham conhecer a nossa cidade e veram o q temos a oferecer.
Por: natiele ferroni

''sou filha desta maravilhosa cidade... e um ptimo lugar para passar as ferias.....
Por: betty

não conheço São Borja mas tenho interesse em conhecer, tenho tbem um objeto que talvez seja de importancia para o museu dos presidentes, um disco gravado a carta do discursso do nosso ilustre presidente Getulio Vargas, gostaria de doar
Por: salvatina da silva farias

eu amo sao borja,sou samborjense de coraçaõ.mas hoje moro no espirito santo. na cidade de vila velha,mas jamais esqueci esse torrão que está pra sempre no meu coração. saudades e abraço.
Por: joao rosauro dos santos pereira

bom dia meus amigos conterraneos desta querida terra que é meu querido são francisco de borja meu querido são borja sou filho desta terra minha familia é rocha trilha meu pai é desta terra foi motorista do dotor jango e meu avo capataz do jango dirceu trilha hoje ele moro em jacarepagua onde era o sitio do jango com 9 7 anos tala forte .....quero deichar meu abraço ãos conterraneos de são borja e ãos amigos e parentes que morão ai familia bacin familia rocha e a todos desta querida terra moro em porto alegre grande abraços a todos adoro esta terra maior terra que é são borja terra dos maiores presidentes do brasil janguinho getulinho e brizolinha abraços a todos josé rocha trilha
Por: josé rocha trilha

sou saoborjense, amo minha cidade, é um lugar muito bonito para se passear, porém não temos oportunidades de emprego por ser uma cidade essencialmente agropecuarista. eu, meus 3 filhos e marido moramos há 2 anos em alvorada, queremos voltar algum dia, mas enquanto este dia não chega, vamos matando a saudade pelas fotos da internet.
Por: márcia tanaka

eu ja morei em sao borja pois nasci nesta bela cidade que sao borja é quero que todos saibam que sao borja é de mais sempre vou nas ferias da escila. hoje estou morando em itapema-sc mas sao borja e muito mais melhor que itapema beijos e vizite sao borja
Por: janice

Esta cidade é muito acolhedora, há muita hospitalidade, o carnaval é maravilhoso, e a cultara é bem marcante na cidade, as tradições gauchas estão muito conservadas pelo povo! Enfim vale apena visitar!
Por: Leticia

Sempre morei em São Borja , á 3 anos moro em Bento Gonçalves , mas amo minha São Borja!!
Por: carla almeida

Sou Samborjense, com muito orgulho. e filha de um dos mais ilustres o poeta e compositor Telmo de Lima Freitas, aprendi a amar a minha terra, mesmo estando distante, sempre que posso volto pra matar a saudaes dos amigos e do rio Uruguai, abraço
Por: Ione Terezinha Leirias Freitas

Morro em Brasilia. Amo minha cidade que e São Borja. Que saudade.
Por: Rosalda Antunes Teixeira

Sou cria dessa terra colorada de fronteira e morro de saudades daí< pois moro há quaze 3 anos em Bento Gonçalves na serra e é muito diferente daí, o bom é que tem muitos empregos!!
Por: Charles Rodrigo Garcia.

Sou de sao borja e adoro minha terra natal só deveriam as autoridades valorizar os pontos turisticos estou morando em bento gonçalves mas sinto falta dos amigos
Por: vivian lencini

a cidade é muito bonita tem varios pontos turisticos o que eu mais gosto é o cais do porto devian postar mais fotos da cidade pois ela é muito bonita.
Por: ana julia pires

sou de floripa mas fui visitar são borja e é o paraiso adorei e pretendo voltar de novo .parabéns aos gaúchos admiro muito.
Por: cristina do amaral batista

Sou natural deJaguari RS . Morei nesta bela cidade nos anos 1950,1951 e1952, onde fiz bons amigos entre os quais os irmãos Mario e Caio Escobar; Mussum e David e Miguel Theophilo. Mais Padão, Coruja, Garrafa, Touco,Beiço, Aluizio Sarmanho, Flelisbino Aquino,Irio Andrade, morador lá no Passo,Volivar Munhoz a maioria parceiros de pelada de Futebol, sob a batuta do treinador Manoel Santino Machado cunhado do Centro médio do Gremio Portoalgrense Clóvis Touguinha.Sou paraquedista do Exercito resido na Cidade do Rio de Janeiro de l954.Toda vez que vou a Jaguari dou chagadinha em São Borja que por sinal está linda e progressista. No dia 10-l0-2010 Domingo, por ocasião de um vôo pela Aerolineas Argentina Buenos Aires-Porto Iguazu, quando tive felicidade de avistar Uruguaina, Itaqui e São Borja, Haja coração para aguentar a emoção.A manhã estava com sol radioso.Detalhe deu para ver ponte que não conhecia.Esta hora da madrugada estou passando em revista o SITE da Prefeitura. A INTERNET faz milagre. Meus sinceros votos ao povo Samborjense ele merece. Em tempo tenho um amigo de infancia que emprersario no municipio chama-se ORESTES SAICOSKY
Por: Luiz João Membri Petuco

que saudade da minha terra nasci e cresci em sao borja ,mas faltou trabalho , hoje moro no litoral norte gaucho mas quando posso tirar ferias vou ai rever a minha cidade,saborear aquele peixe no cais o sabor nao existe igual a linguiça a bolacha dagua saudade eu tenho e muita ;;;;;;;;;;;;;
Por: josi matos

tenho orgulho de ser sãoborjenjse sempre que posso estou indo para ai matar a saudade dos familiares e dos amigos que deixei ai hoje resido em santa catarina mas nem se compara com a terrinho do coração
Por: fabiana nunes

eu me criei em são borja vim pra potro alegre fazem quinze anos e tenho muita saudade de são borja pois fazem 11 anos que não vou pra lá.
Por: marcia

AMO MINHA SAO BORJA NAO TEM UM DIA EM QUE EU NAO PENSE NELA, HOJE MORO EM SAO LEOPOLDO MAS UM DIA SE TUDO DER ÇERTO VOLTO PARA QUERIDA E AMADA SAO BORJA ABRAÇO A MEU PAI VALDIR E MINHA MAE ERODI , MEUS IRMAOS JOAO E JULIANA BJUS PRA TODOS
Por: alexandre andrade moreira

ADORO MINHA CIDADE, JA FAZ ALGUNS ANOS QUE NÃO VOLTO A MINHA TERRA, ATUALMENTE MORO EM CANOAS A MAIS DE 14 ANOS. SAUDADES...
Por: ALINE MINUZZI BARBOSA

Sou casada com um saoborjense e ja visitei a cidade tres vezes! Sou apaixonada por la! Sugiro como passeio os mu seus, a ponte internacional e o porto.
Por: marcilei

São Borja! Querida! Acolhedora terra de amigos de pessoas do bem.Saudades sinto muitas de ti e sempre que posso vou pra aí encontrar minha familia, dar um abraço nos amigos !!!Mesmo com a distância me vejo no Roteiro(PortoAlegre-São Borja)
Por: suelen dos santos

sou sao borjense,nasci neste rincao,me orgulho muito, quando estou de ferias vou sempre visitar minha amada terra,atualmente morro em cuiritiba,pr,sou militar ea assim que me aposentar ,estarei voltando de mala e cuia para minha amada terra,tenhosaudes de tudo que ai fazia nos tempo de guri,conto as historias para meus filhos, falta somente tres anos para me aposentar, e se deus quiser estarei ai morando para sempres. um abraço a todos os sao borjense. viva onosso rio grande do sul.
Por: leonidas cogo

oi eu sou natural de sb.morava no bairro do passo(jockei club).hj moro em sao paulo mas;adoro ;amo a cidade de sao borja.pena q falta emprego ne.
Por: eurico escobar

sou sao borjense,me orgulho muito da minha cidade e do nosso lindo rio grande, atualmente moro em curitiba,pr,asim que me aposentar volto novamente para minha querida cidade,este ano farei o carnaval em sao borja.me orgulho muito de ter nascido neste berço sao borjense, e a unica cidade que deu dois presidentes. um abraço.
Por: leonidas cogo

é simplismente a terra mais querida do mundo para mim meu berço querido adoro em especial o cais do porto
Por: katia lemos

sou cria dessa terra,mas não resido ai desde 1982...quando posso vou passear !
Por: ROZALINO LENCINA GOMES

SOU NATURAL DE SÃO BORJA APRENDI COM MEU A AMAR ESTA TERRA MATEI AS SAUDADES DAS MINHAS RAIZES, OBRIGADO!!!
Por: FRANCISCO PROENÇA

uma cidade muito linda que precisa de muito investimento e de pssoas comprometidas com a cidade que ja deu muito orgulho nao so para o mas brasil tamben para o mundo com dois presidentes e muitos outros gauchos da fronteira que tiverao a coragen e a honestidade gaucha e sanborgense.toda hospitalidade e cultura de uma cidade que tem em seu povo uma riquesa de tradiçao e luta por seus ideais curta sao borja e entenda por ela é chama a terra dos presidentes.
Por: jose iura da silva de olivaira

sou apaixonado pela minha sidade gende ospitaleira gente que resebe agente de brasos aberto
Por: adair

Sou filho de São Borja, da familia Benites Belmonte depois do Quartel fuip/Porto Alegre, hoje estou em Florianópolis SC, a saudade é grande, amo minha terra,parte da minha familia e amigos estão aí. ate breve.
Por: Antonio Roque Benites Belmonte

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Borja

Envie seu comentário sobre São Borja

banner