Santo Augusto

Santo Augusto-RS
banner

Bem-vindo a Santo Augusto!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Santo Augusto, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Santo Augusto, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1959. A localidade está em uma altitude de 528m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 14.964 habitantes. A área total de Santo Augusto é de 417,7km², e sua densidade demográfica é de 35,82hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Santo Augusto-RS é 98590-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Santo Augusto

Roteiros do Brasil

Região Missões

Microrregião Rota do Yucumã

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A primeira concessão de sesmaria para o Barão de Antonina, foi aproximadamente 1815, no Rincão de São Jacob. A segunda concessão para o Barão de Ibicuí, mais quatro áreas para a família Rodrigues da Fonseca, em 1831. Estes tiveram posse e moradia efetiva.
No ano de 1835, Chagas Demétrio recebe e forma a Fazenda São Jacob, instalando casa e senzala, onde se originou a família Demétrio Machado, ainda hoje ocupantes da área.
Em 1918 aconteceu a primeira colonização envolvendo área de matos da Fzenda Tapera dos sucessores de João Batista Chagas, feita pelo agrimensor Aquiles Couto e vendidas para Abel Espelet, que comissionou Pompílio Silva, para vender lotes coloniais.
Em 1928 foi escolhido o nome de Santo Augusto para substitui o de Boca da Picada e, o lugar passou à vila, desmembrando-se do distrito de Campo Novo, passando a ter administração própria.

Gentílico

Santo-augustense

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Noroeste Rio-Grandense

Limites

Campo Novo, Coronel Bicaco, Palmeira das Missões, Nova Ramada, Chiapetta e São Valério do Sul.

Acesso Rodoviário

RS-155

Distâncias

451 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Centro de Cultura Prof. Benedito de Castro- Museu Municipal

O acervo compõe-se de ferramentas agrícolas, materiais de uso doméstico, documentos, fotos, etc. Exposição permanente e temporária. Travessa Meniono Deus, Praça da Matriz CEP: 98590-000 - (55) 3781-1424 e-mail: [email protected] das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira

Rota Yucumã

A Rota é repleta de atrativos naturais, fauna e flora exuberantes, tendo Derrubadas como município pólo, que abriga o Salto do Yucumã. O atrativo tem 1.800m de extensão e é a maior queda d’água em sentido longitudinal do mundo. Municípios participantes da Rota: Ajuricaba, Alecrim, Alegria, Augusto Pestana, Barra do Guaritá, Boa Vista do Buricá, Bom Progresso, Bozano, Braga, Campina das Missões, Campo Novo, Cândido Godói, Catuípe, Chiapeta, Condor, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Crissiumal, Derrubadas, Dr. Maurício Cardoso, Esperança do Sul, Horizontina, Humaitá, Ijuí, Independência, Inhacorá, Jóia, Miraguaí, Nova Candelária, Nova Ramada, Novo Machado, Panambí, Pejuçara, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Redentora, Santa Rosa, Santo Augusto, Santo Cristo, São José do Inhacorá, São Martinho, São Valério, Sede Nova, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três de Maio, Três Passos, Tucunduva, Tuparendi, Vista Gaúcha.
Informações sobre a Rota: Consórcio da Rota do Yucumã
Fone:(55) 3784-1300
Avenida Ipiranga, 1544
CEP: 98760-000

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Santo Augusto.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (55) 3781-4496

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Sociedade Hospitalar Bom Pastor
Endereço: Rua Independência, 73
Fone: (55) 3781-1012
Horário de Recepção: 24h
 
Sociedade Hospitalar Nossa Senhora Aparecida
Endereço: Rua Independência, 30
Fone: (55) 3781-1196
Horário de Recepção: 24h

hspace=0

hspace=0 Estação Rodoviária
Endereço: Rua Ernesto Nicoli, 46
Fone: (55) 3781-1361
Horário de Recepção: Das 07h às 22h30, segunda a sábado e das 16h às 22h30, domingo

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      http://www.santoaugusto.rs.gov.br/

              http://www.flickr.com/

Fotos colaboração: Guilherme Bonnes.

Comentários de Santo Augusto

lugar onde vivi ate meos 10 anos e nao troco por lugar algum eu amo esta cidade.....um grande abraco a todos os moradores e boas festa..........da familia moura ou melhor dizendo da familia do machao
Por: franciele costa de moura

SANTO AUGUSTO.... EU AMO TER NASCIDO LÁ.. PESSOAS LEGAIS... DOMINGÃO COM A FAMILIA... CIDADE SIMPLES.... UMA BELEZA PRA SE VISITAR NAS FÉRIAS.... ADOOOROOO STO AUGUSTO...
Por: Luciana

que cidade bela fdfdfdfdffdfdffdfdffdffdfddfdfdfdffdfdffdffdf
Por: rodrigo

SOU DE SÃO BORJA E CONHECI SANTO AUGUSTO ANO PASSADO E ME APAIXONEI PELA CIDADE. CIDADE LIMPA,COM UMA PAISAGEM AO REDOR DE TIRAR O FÔLEGO, PESSOAS BONITAS E EDUCADAS...GOSTARIA DE MORAR LÁ...QUEM SABE UM DIA!!!!
Por: JOSÉ ANTONIO SOARES DA SILVA

Santo Augusto: Simplesmente "minha terra querida... os teus feitos redundam sucesso... pátria amada até morrer."
Por: Flavio Rodrigeus

sou natural de santo augusto deve estar linda a minha querida terra natal gosto muito da igreja matris parabens pelo saite
Por: ezequiel bueno do espirito santo

Ali em Santo Augusto viveu o líder Pompílio Silva hoje denominado o CTG Centro de Tradições Gaúchas. Terra Natal da ilustre professora Vera Cardozo, sobrinha neta de Po´mpílio Silva. Nossa admiração.
Por: Pedro Martim Kokuszka

Vivi quase toda a minha infância nessa cidade, naquele tempo ainda não era Município. Vim para porto alegre em 1955, e aqui querenciei. O que dizer de Santo Augusto agora, senão que é uma cidade bonita, bem limpa e também bem administrada. Não sei quem é o prefeito atual, me parece o Dodi, guri que conheci; éramos vizinhos de porta. Se for ele o atual meus parabaéns pela boa administração. Quero voltar ai quando lançar o meu livro ano que vem. Curto muito essa cidade. Meu tio, Faustino Ribeiron de Lima, já falecido era um homem muito conhecido do lugar. Granjeiro e ervateiro, ajudou muita gente daí. Pena que sequer lembraram o nome dele para uma ru: unico fato abominável. No mais é uma cidade gostosa e ótima para se viver.
Por: Vanildo Ribeiro Schavinski

Tive aí muitos amigos, pois me criei morando na casa de meu tio Faustino Ribeiro de Lima, ele que me deu estudos e a quem tudo devo. Já falecido, mas ainda lembrado por tudo o que fez por essa cidade, embora o reconhecimento ainda não tenha sido feito. Elegeu muitos políticos como pompilio Gomes Sobrinho, Hermes Pereira de Souza, Luciano Machado e outros. Foi Presidente do PSD por muitos anos. Um homem honrado, íntegro e respeitado por todos, pela sua conduta, intelig|ência e pelos seus atos em favor da cidade.. Ficou a sua lembrança, apenas, aos amigos que o conheceram e conviveram com ele. Faço questão de usar este espaço de memorial, para agradecer, "in memoriem" e de público, tudo o que ele fez em, vida, por mim. Os homens passam mas as boas açoes persistem pelo tempo. Porto Alegre,30/12/2010. UM FELIZ ANO NOVO A TODOS OS SANTO-AUGUSTENSES.
Por: Vanildo Ribeiro Schavinski

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santo Augusto
Fundação:
1959
Altitude:
528m
População:
14.964 habitantes
Área:
417,7km²
Densidade Demográfica:
35,82hab/km²
CEP:
98590-000

Envie seu comentário sobre Santo Augusto