Santo Ângelo

Santo Ângelo-RS
banner

Bem-vindo a Santo Ângelo!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Santo Ângelo, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Santo Ângelo, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1873. A localidade está em uma altitude de 281m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 77.330 habitantes. A área total de Santo Ângelo é de 676,6km², e sua densidade demográfica é de 114,29hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Santo Ângelo-RS é 98800-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Santo Ângelo

Roteiros do Brasil

Região Missões

Microrregião Rota Missões

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Santo Ângelo foi o último município dos Sete Povos das Missões a ser fundado, em 1706, pelo jesuíta Diogo de Haze, belga de nascimento. Mesmo com uma estrutura semelhante às demais reduções, o povo de Santo Ângelo prosperou muito economicamente, tornando-se, na época, o maior produtor de erva-mate e o mais rico. A derrocada do Sétimo Povo das Missões Orientais do Uruguai acontece pelas mesmas causas das outras seis reduções: o litígio formado com a demarcação estabelecida pelo Tratado de Madrid (1750) e suas consequências políticas.
Seus primeiros habitantes, descendentes de paulistas e imigrantes alemães, aproveitaram as pedras do antigo colégio e da Igreja Jesuítica para edificar suas casas e uma outra igreja no mesmo lugar da antiga, mas sem afetar o traçado urbanístico missioneiro. A Catedral Angelopolitana e a Viação Férrea são alguns dos atrativos que devem ser visitados.

 

 

Significado do Nome

 

É uma  referência a antiga redução de Santo Ângelo Custódio. O sétimo povoado missioneiro levava o nome de um santo alado (anjo), também conhecido como Santo Ângelo da Guarda. 

 

 

Aniversário da Cidade

22 de Março

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

O município é conhecido como Capital das Missões. O seu relevo é ondulado, o solo é roxo distrófico com textura argilosa, tipo  Santo Ângelo. Não se apresentam desertificações, cerca de 60% dos campos e 18% das matas são lavouras de trigo e soja, basicamente. Existem reflorestamentos com árvores nativas e exóticas, além de pinus e eucaliptos. Quanto à hidrografia, além  dos Rios  Ijuí  e Comandai, o município é cortado por diversos riachos e lajeados, destacando-se os riachos Itaquarinchim, que atravessa a cidade e São João que banha a periferia da cidade, além do Santa Bárbara, São José e Santa Tereza; e os Lajeados Atafona, Buriti e Pessegueiro, entre inúmeros outros córregos e pequenos cursos dágua.

Clima

Subtropical úmido

Temperatura Média

21º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Porto Alegre: RS-472

Localização

Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Limites

Ao Norte - Giruá, ao Sul - Entre-Ijuis, ao Leste - Catuípe, e ao Oeste - Guarani das Missões.

Acesso Rodoviário

RS-344 que por sua vez interliga-se com a BR 392 (Porto Xavier, fronteira da Argentina); com a RS-472 (Santa Rosa para o Médio e Alto Uruguai); com a BR 285 (Entre-Ijuis para as demais cidades do Estado e País).

Distâncias

450 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

Cascata do Comandaí

Na divisa com o município de Giruá, sua queda d´água é de 12m, sendo local para banho e camping.
 
Rio Ijuí

Na divisa com o município de Entre Ijuís. Local ideal para esportes náuticos.

Catedral Angelopolitana

Praça Pinheiro Machado, está localizada no mesmo lugar da igreja missioneira de 1707. Seu estilo imita a catedral da Redução de São Miguel Arcanjo, com traços renascentistas e barrocos. A fronteira está encimada por imagens dos santos padroeiros dos Sete Povos: São Borja, São Nicolau, São Luiz Gonzaga, São João Batista, São Lourenço Mártir, São Miguel Arcanjo e Santo Ângelo Custódio (Santo Anjo da Guarda). No seu interior encontra-se uma imagem em madeira do Cristo Morto, de origem missioneira, em tamanho natural, datando de 1740. - Horário: 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30.
 
Prédio da Ex-Gare da Viação Férrea

Av. Brasil - Datado de 1918, por mais de 50 anos serviu de ponto de embarque e desembarque da população da era do trem. A sua implantação contou com a supervisão do engenheiro e então cadete do Exército, Luiz Carlos Prestes. No local ainda se encontra a caixa d´água de ferro, de fabricação belga, como testemunha muda dos áureos tempos da maria fumaça e do episódio Prestes, um idealista que deixou Santo Ângelo no comando da famosa Coluna, já como chefe revolucionário - Horário: 8h30min às 11h30min e 14h às 17h de segunda a sábado e 8h30min às 11h30min aos domingos.

Centro Municipal de Cultura Santo Ângelo Custódio

Rua 3 de Outubro, s/n. Possui sala para exposição, miniauditório e oficinas de arte. Em área contígua, ainda se encontra o Teatro Municipal Pe. Antônio Sepp, com 800 poltronas. Horário: 8h30min às 11h30min e 14h às 17h de segunda a sábado.
 
Prédio da Prefeitura Municipal / Acervo Tumambaé

Rua Antônio Manoel. Construção em estilo eclético com forte influência neoclássica, tombado pelo Patrimônio Histórico Cultural do município em 1993. Horário: 8h30 às 11h30 e 14h às 17h de segunda a sexta.Informações: (55) 3312-0100
 
Rua da Redução

Atual rua 3 de Maio, originária da entrada principal da Redução Jesuítica, mantendo os mesmos padrões da época.
 
Museu Municipal José Olavo Machado

O Museu está dividido em 3 salas com exposições permanentes: 1) Cultura Guarani-Período Pré-jesuítico; 2) Redução Jesuítica-Guarani (San Angel Custódio); 3)Repovoamento-História de Santo Ângelo, contendo objetos de cada período histórico. Há também uma Sala de Exposições Temporárias e a Sala Usos e Costumes do Gaúcho. Rua Antunes Ribas, s/nº - 98801-630 (55) 3312-0170 / 3312-0175 (agendamento prévio para grupos) Visitação:9h às 12h e 14h às 17h, de terça-feira a domingo.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

FenaMilho

A Feira Nacional do Milho nasceu em 1952, quando um grupo de lideranças da região decidiu organizar um evento com o objetivo de divulgar a produção agrícola, industrial e comercial, de diversas localidades, que se revezariam na realização da festa. A 1ª Fenamilho foi organizada em Ijuí em 52, seguida por Santa Rosa no ano seguinte. Santo Ângelo abraçaria o projeto em 1954, através da administração do prefeito Odão Felipe Pippi. É um evento bianual, com feira exposição de produtos agropecuários, hotrifrutigranjeiros, maquinaria agrícola e produtos industrializados de pequeno, médio e grande porte, além de artesanato. Paralelamente ocorrem simpósios, seminários, shows culturais e feira de animais de raça, além, ainda , de concorrido e movimentado rodeio. A partir da 7ª edição, que ocorreu no ano de 1995, busca a integração com países do Mercosul, passando à Fenamilho Internacional.

Procissão de Cristo Morto

Acontece na sexta-feira santa, com a participação  da comunidade local e regional, além de turistas advindos dos mais variados locais do país e exterior. Os participantes saem das três Paróquias da cidade: Santo Antônio. Sagrada Família e do Anjo da Guarda (Catedral Angelopolitana ) e se encontram no caminho para juntas percorrerem as ruas centrais da Cidade, carregando a imagem do Cristo Morto, até chegarem à Catedral Angelopolitana, onde é realizada a encenação da paixão de Cristo relacionada ao tema da Campanha da Fraternidade.

Semana Cultural

Realizada anualmente desde 1993, na semana que envolve o dia 12 de agosto, rememora a data de fundação da Redução de Santo Ângelo Custódio no dia 12 de agosto de 1706. São realizadas atividades ligadas às várias áreas artísticas, englobando palestras, espetáculos de dança e música, teatro, exposições e oficinas.

Projeto Canto dos Livres – Festival da Musica Missioneira

O festival tem como característica principal a valorização da música Missioneira, através de sua temática histórico-cultural e dos ritmos que a caracterizam, como a chamarrita, a vaneira, e a milonga.. Tem no Folclore e na Música Nativista  do Rio Grande do Sul seu principal vínculo de motivação, promoção e divulgação . Sua principal característica tem a ver com a temática que aborda: a cultura missioneira, com suas lendas, música, etc. è composto de duas fases, Local que prestigia os músicos de Santo Ângelo e a Fase Estadual  que valoriza os artistas do Estado do Rio Grande do Sul.

Romaria Penitencial Nossa Senhora da Salete

Evento religioso genuinamente penitencial, onde não é permitido nenhum tipo de comércio. Repete-se todos os anos sempre no terceiro domingo de setembro com uma procissão matutina dirigindo-se do centro da cidade ao Santuários Nossa Senhora da Salete, cuidadosamente preparado junto ao bosque das cercanias da Escola Apostólica da sagrada Família, localizada a 3 Km da sede.

Festa do Colono e Motorista

Promoção que se caracteriza por vivenciar alguns usos e costumes tradicionais dos primeiros colonizadores do hoje distrito de Buriti que tem a sede onde é realizada a 20 km da cidade por via pavimentada, excetuando-se de pequeno trecho ensaibrado. Com edições todos os anos sempre na semana coincidível com a passagem do dia 25 de julho, a mesma cumpre uma programação em que não faltam o baile de coroação das soberanas, baile em homenagem ao Colono e Motorista, culto ecumênico, desfiles de carros alegóricos, espetáculos esportivos, shows artísticos e culturais, quermesses, feira de artesanato e produtos coloniais, etc...

Natal Luz

Evento de condicionamento popular com a magia de cobrir a cidade de Santo Ângelo quase por inteira de luz e de cor durante todo o mês de dezembro de cada ano, tornando-a mais iluminada e enfeitada paras tradicionais festas do Natal e do Ano Novo. O realce fica mesmo por conta do cenário alegre e feliz que é feito das ruas e praças, locais que se tornam prediletos da população para se conciliar com o calor das quentes noites do verão missioneiro.

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Santo Ângelo.

hspace=0 [email protected]  

hspace=0 Fone: (55) 3312-0100 -  Fax (55) 3313-3636

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (55) 3313-6321/0170 - Fax: (55) 3313-3636
E-mail: [email protected]

hspace=0 220 Volts

hspace=0

hspace=0 Hospital Militar
Endereço: Rua Marechal Floriano, 2368 - Fone: (55) 3313-2333 - Horário de Recepção: das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30.
 
- Hospital Santo Ângelo
Endereço: Rua Antônio Manoel, 701 - Fone: (55) 3313-2000
 
- Hospital Santa Izabel
Endereço: Av. Brasil, 740 - Fone: (55) 3312-1092 - Horário de Recepção: 24 horas diariamente. Postos de informações turísticas.

hspace=0

 

 

hspace=0 Estação Rodoviária
Endereço: Rua 7 de Setembro, s/nº - Fone: (55) 3312-2450 - Horário de Recepção: das 5h30 às 23h30, diariamente.

- Aeroporto Sepé Tiaraju
Endereço: Rodovia RS 218 km13 - Fone: (55) 3313-6617 - Horário de Recepção: 9h às 12h e das 14h às 17h30 segunda a sexta.

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:   www.santoangelo.rs.org.br

           www.turismo.rs.gov.br

           www.portalmunicipal.org.br

           www.flaviogago.org

Comentários de Santo Ângelo

Ola pessoa gostaria de saber o custo de 1 semana ne uma pousada ai d santo angelo por favbor gente veja isso pla mim quero passar o natal ai mais preciso de um comdominio bem baratinho ta um grande abração ai pra vcs
Por: marcelo

SOU APAIXONADA POR ESTA CIDADE POIS NASCI NELA E COM MUITO ORGULHO,QUANDO OUÇO ESSE NOME SANTO ANGELO FICO MUITO FELIZ,BEIJOS TATI,ESTOU RESIDINDO AGORA EM SANTA MARIA.
Por: tatiane de oliveira

amo santo angelo mimha cidae natal...levo santo angelo dentro do meu coração
Por: rosangela

Ooiee..Essa cidade é muito linda eu morro nela.. Eu recomendo .. venha ver a ctedral.......
Por: Michelle

Amo!!! cidade de gente bonita, cidade de gente atenciosa, cidade de gente boa...............
Por: PEDRO ALBERTO

eu nasci em santo angelo amo essa cidade , mas morro ha 23 anos em sao gabriel do este ms amo o sul mas n volto p ai e muito frio
Por: alessandra

esta cidade é maravilhosa!!! tem a catedral angelopolitana que com a nova reforma ficou muito bonito...tem lojas de lembrancinhas, tem museu, tem praças, tem lojas de camisetas para levar para quem ficou... gostei muito deste passeio e o melhor é que nesta cidade agente ve cada coida interessante que é muito legal de ver... vou voltar mais vezes... ADOREI!!!
Por: samara

MEU COMENTÁRIO SOBRE CIDADE SANTO ANGELO ESSA CIDADE MAIS BONITA.
Por: jonas moraes da rosa

Ainda nao conheço essa cidade só ouço falar, mas as fotos aqui postadas já deu p preceber que essa cidade tem seus encantos.Parece tranquila e muito bonita.Um dia vsitarei essa cidade com ceteza!!!!!
Por: li oliveira

Conheci a cidade quando fui nomeado para trabalhar no Banco do Brasil. Foi para mim uma grata surpresa e, foi la que passei a melhor fase da minha vida. Lá fiz amizades que ainda hoje conservo e não quero morrer sem voltar a percorrer suas ruas e recordar-me desses tempos de tanta felicidade.
Por: Cleber Santos da Silveira

Eu sou santoangelense, residente em Blumenau-SC. mesmo vivendo em uma das cidades mais bonitas, organizadas e arborizadas (a maior em areas urbanas preservadas), sempre adoro voltar e visitar minha terra querida. recomendo santo angelo, assim como pontos especiais como o Clube Gaucho, a Cascata do Comandai e o Parque das Oliveiras. bem como uma noite muito movimentada, com otimos bares e um povo muito bacana e festeiro.
Por: Gustavo Padoin

as fotos sao lindas em janeiro estarei ai na cidade onde mora o meu amor bjs
Por: renata

qualquer dia volto, terra que nasci.LINDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: viviane da silva cardoso

Olá pessoal! Santo Ângelo é simplesmente maravilhosa. Cidade de pessoas fantásticas, hospitaleiras, com ótimos restaurantes, bastante lojas, comércio bem variado, boas danceterias...é uma infindade de coisas boas. Sou natural de Santo Ângelo, resido a 14 anos em Porto Alegre, mas sempre que tem um feriado ou uma folga, me vou para a capital das Missões. Vale muito a pena conhecer. Estará correndo o risco de ficar por lá. Um forte abraço a todos.
Por: Dirceu Manica

simplesmente linda essa cidade amei d +++++++++++++espero um dia voltarbjs
Por: dayse

santo angelo, é cidade maravilhosa e estou me preparando para morar nela,e junto com ela crescer! Vale apena conhecer
Por: janice

Não conheço Sto Ângelo, mas me disseram que é linda!
Por: Kirke

Venho por meio desta parabenizar e site. Infelizmente por forças maiores e de trabalho hoje moro no Rio de Janeiro. Mas muitas lembranças boas guardo desta cidade maravilhosa e de povo hospitaleiro. Espero um dia fazer parte novamente desta grande família parabens para todo esse povo de Santo Angelo, felicidades e um abraço do tamanho do Rio Grande do Sul TCHÊ!
Por: Marcos Ricardo Perkoski

Prezados Missioneiros, Cada vez que lembro dessa marivolhaso Cidade, me bate no peito uma enorme saudede. Sou missioneiro mas moro e trabalho no mato grosso. Essa terra é minha querência, pois nasci e creci nessa região campeira. minha vontade é tão grande de ir embora daqui e sentir o vento missioneiro soprar em meu peito para apagar tanta saudede que sinto. Um grande abraço aos missioneiros e até bréve quem sabe Deus. atenciosamente joel
Por: Joel Garcia de Souza

nos ja visitamos a cidade de Santo Angelo a cidade e maravilhosa porque possui belezas variadas.um beijaô de quem admira a cidade!
Por: Tais e Raquel

eu nasci em santo ângelo,atualmente moro em sâo paulo e morro de saudades dessa cidade linda.
Por: vanderlei

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santo Ângelo
Fundação:
1873
Altitude:
281m
População:
77.330 habitantes
Área:
676,6km²
Densidade Demográfica:
114,29hab/km²
CEP:
98800-000

Envie seu comentário sobre Santo Ângelo