Rolante

Rolante-RS
banner

Bem-vindo a Rolante!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Rolante, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Rolante.

A cidade de Rolante, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1954. A localidade está em uma altitude de 38m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 17.903 habitantes. A área total de Rolante é de 270,4km², e sua densidade demográfica é de 66,21hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Rolante-RS é 95690-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Rolante

Roteiros do Brasil

Região Serra Gaúcha

Microrregião Vale do Paranhana

 Capital Nacional da Cuca 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Pelo ano de 1888, iniciou-se o povoamento da sede de Rolante no município de Santo Antônio da Patrulha. De acordo com alguns historiadores, os tropeiros que levavam gado do Rio Grande do Sul para São Paulo se reuniam em Viamão para seguir a estrada geral de Cristóvão Pereira de Abreu, na direção do território paulista. 
Esse roteiro atravessava o território do atual município de Rolante. Por volta de 1734 e 1735, quando de sua abertura, a estrada geral de Cristóvão Pereira de Abreu apresentava precárias condições de trânsito, embora fosse utilizada pelos viajantes que se dirigiam para o Norte. Segundo informações, Ilha Nova, na área do atual campo de futebol do Avante, em Rolante, era um dos locais de pouso dos tropeiros. José Maciel Júnior, historiador, descendente da região, fala do nome Rolante.
A referência mais remota sobre a colonização de Rolante, segundo a Revista do Arquivo Público do Rio Grande do Sul (número 06 a 12) consta que a doação oficial de terras a açorianos, em Rolante, data de 1761,quando o Governador Ignácio de Madureira concedeu Terras a José Ferreira de Carvalho.
Segundo informações orais, em 1882 teve inicio a chegada dos primeiros imigrantes alemães, vindos das colônias velhas, que se dirigiam para Alto Rolante (hoje Distrito de Rolante). O historiador Ademir Rost diz que em 1908, Giácomo Lodi, Carlos Franzoni e Miguel de Carli, donos de uma Empresa Colonizadora, adquiriram terras ao nordeste de Rolante em local a 800 metros de altitude, loteando-o com o nome de Nova Trípoli. Segundo tradição oral, por volta de 1910, uma leva desses proprietários, na época da primavera, vieram acompanhados de um sacerdote católico para Nova Trípoli, onde construíram suas casas e uma Sociedade Italiana, que chegou a ter bandeira e hino próprios. Essas terras de Nova Trípoli, já não pertencem a Rolante, ficaram com Riozinho.

Significado do Nome

 

O nome Rolante proveio do fato de o arroio, que serve de divisa atualmente entre esse município e o de Santo Antônio da Patrulha ser impetuoso e violento no período de suas cheias, levando tudo de roldão.”

Gentílico

Rolantense

Aniversário da Cidade

28 de Fevereiro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

24º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Vale do Paranhana 

Limites

Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, Riozinho e Taquara.

Acesso Rodoviário

RS 239, RS 020, RS 474

 

Distâncias

91 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

ESTÁTUA DO TEIXERINHA

Inaugurada no dia 28 de fevereiro de 2008 na Praça Matriz, junto com o 53° aniversário de emancipação política de Rolante, a estátua de Teixeirinha tornou-se um ponto turístico para rolantenses e visitantes. A obra de arte é um marco histórico para a cidade e para o estado, pois homenagear o filho ilustre Vitor Mateus Teixeira, nascido na mascarada, é algo importante para a manutenção da tradição do município.

 

PASSO DOS TROPEIROS

Localizado no centro da cidade. É uma travessia pelo Rio Rolante por onde os tropeiros passavam por volta de 1737,conduzindo gado até o centro do país. Este local deu origem ao nome do CTG desta cidade.

CASCATA DAS ANDORINHAS

Percorrem-se trilhas no meio da mata fechada, com águas límpidas e local para acampamento a 300m da cascata. Situada na localidade de Mascarada, a 20km da sede do município, com acesso pela RS 239 e pela estrada municipal.

MORRO GRANDE

Está localizado à 841m. Nele se pode ter uma visão panorâmica da cidade de Rolante, bem como de todo Vale do Paranhana e Serra Gaúcha. É um local muito apreciado para a realização de vôo livre, pois no Morro Grande se encontra uma das melhores rampas naturais para a prática deste esporte. Local com infra-estrutura de banheiro e churrasqueira.

CASACATA DA COLÔNIA MONGE

Localizada na Colônia Monge, com acesso por meio de estrada de chão, há possibilidade de camping e trilhas ecológicas.
 
PRAÇA DA MATRIZ

Localizada no centro da cidade de Rolante, na Av. Getúlio Vargas ao lado da Igreja Matriz. Local muito arborizado e com fontes dágua. Freqüentado especialmente por famílias, que aos finais de semana, utilizam desta beleza natural para tomar chimarrão.

GRUTA DE SÃO CRISTÓVÃO

Localizada no Caminha das Pipas, localidade de Boa Esperança. Na gruta há uma imagem de São Cristóvão com 1,50m. Local utilizado para a prática de rapel.
 
CASCATA DAS TRÊS QUEDAS

Localizada na Boa Esperança, seu acesso é por meio de trilhas ecológicas.

VIVEIRO PAPA-MEL

O Projeto constitui-se em um viveiro onde é preservada a flora típica de nossa região. O Viveiro possui estufas de conservação onde são produzidas mudas de diversas espécies nativas para serem plantadas em locais desmatados pelo homem.

MOTTOS OF-ROAD

Aventureiros em busca de novos caminhos trilham por meio de rios, pedreiras e muita natureza com suas motos of-roads.

PARQUE MUNICIPAL DE EXPOSIÇÕES VITOR MATEUS TEIXEIRA

Possui infra-estrutura para lazer e camping.

TÚMULO DO TROPEIRO

Localizado na localidade de Ilha Nova. Antigamente essa região era passagem de tropas de gado conduzidas por troperiros que saiam do Sul ao centro do país. O túmulo do tropeiro é um local onde está sepultado um desses viajantes.

ROTA LITORAL NORTE GAÚCHO

Os atrativos abrangem o ecoturismo e o turismo de aventura, com o treking e o rapel na Serra gral, incluindo trilhas e cachoeiras na Mata Atlântica, além de sol e mar na faixa litorânea, esportes náuticos e observação de aves na Lagoa do Peixe.
Não deixe de ver:
--> o processo de fabricação da rapadura, da cachaça e dos cobertores de lã, da mesma forma como eram fabricados no século passado, além da gastronomia que valoriza o pescado, passando pelo tradicional churrasco gaúcho e também a cachaça e a rapadura; -> o cordão lagunar com mais de 40 lagoas, muitas delas interligadas e pertencentes a rota de aves migratórias e o parque das dunas paralelas à faixa litorânea.
Municípios participantes: Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Xangri-lá.
 

hspace=0 EVENTOS

 Março

- Kuchenfest e Festival do Chopp - A Kuchenfest e o Festival do Chopp ocorreram no Parque Municipal de Eventos. O objetivo das festas é promover a cultura alemã e reunir todos os povos que compõem o município.
Cuca feita na hora, chope, bailes e várias atrações levaram 20 mil pessoas à Kuchenfest, Festival do Chopp e Projeto Danças em Rolante. A festa conta com a apresentação de bandas municipais de baile e de rock, além de vários shows de nível estadual. Com um final de semana cheio de sol, calor e noites agradáveis, a festa proporciona atrações para as crianças gratuitamente no Parque Inflável coordenado pelos monitores do Projeto Segundo Tempo , para os idosos com apresentações de danças típicas e bailes.

8/03/2013 – Sexta-feira

10h – Abertura do Parque da Kuchenfest
13h30min – Baile da Terceira Idade com Três Xirus
Ingresso 1kg de alimento não perecível.
18h – Inicio da Cobrança de Ingressos
19h – Baile com a Banda Porto do Som
20h30min – Baile com a Banda Flor da Serra
22h – Show Nacional com TCHÊ GAROTOS
0h – Show Nacional com ACÚSTICOS E VALVULADOS
01h30min – Baile com a Banda Toque de Mágica
05h – Encerramento
*Janta Típica no Restaurante do Parque servido pelo CTG

 

 

09/03  -  Sábado
09h – Abertura do Parque da Kuchenfest
10h – Show de Viola e Encontro de Músicos promovido pela AMIP e Caboclão Murici
15h – Inicio da Cobrança de Ingressos
15h30min – KUCHENFEST INFANTIL com Show de Humor com o Palhaço Teteco
17h – Baile com o Grupo Bochincho
19h – Baile com a Banda Passarela
21h – Baile com a Banda Festerê
22h30min – Show Sertanejo Universitário com GUSTAVO ORTÁCIO
0h - Show Nacional com ARMANDINHO
01h30min – Baile com a Banda Champion
05h – Encerramento
*Almoço e Janta Típica no Restaurante do Parque servido pelo CTG

 

10/03 – Domingo

09h – Abertura do Parque da Kuchenfest
09h – Saída para o 1º Cuca Bike (Passeio Ciclístico)
10h – Encontro de Grupos de Danças Folclóricas
13h – Inicio da Cobrança de Ingressos
14h – Baile com a Banda Céu e Cantos
16h – Baile com a Banda Vanera
18h – Show com a Banda MEGA LOUCOS

19h15min – Entrega da Premiação do 22º Festival de Voo Livre
19h30min – Show Sertanejo com a dupla LUCAS E FELIPE
22h – Encerramento
*Almoço Típico no Restaurante do Parque servido pelo CTG
** Todos os dias animação com a Banda Imigrante (Banda Típica Alemã)

- Festival de Vôo Livre - Na localidade de Morro Grande, que está localizado à 841m de altitude. Nele se pode ter uma visão panorâmica da cidade, bem como grande parte do Vale do Paranhana, Campos de Cima da Serra e Região das Hortênsias. No mês de março, paralelo a Festa da Cuca, realiza-se através do Clube de Vôo Livre MG 10 o Campeonato de Integração e Campeonato Gaúcho de Vôo Livre. Segundo os praticantes deste esporte, o Morro Grande possui uma das melhores rampas naturais do RS para salto.

 Abril 

- Trilha 4 X 4 - Verdadeiras máquinas 4X4 de todo Estado virão à Rolante,  para desbravar caminhos em meio à natureza Rolantense.  O evento terá 40 quilômetros de trilhas em contato com a natureza e, como os jipeiros gostam, com muito barro, lama e água.
Em outras edições do evento, mais de 230 jipeiros do Vale dos Sinos, Paranhana, diversos lugares do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina participaram da Trilha. A expectativa dos organizadores é que aumente a participação para cerca de 300 jipeiros.

- Moto Off-Road - vários aventureiros irão se reunir em Rolante em busca de novos caminhos e trilhas por meio de rios, pedreiras e muita natureza com suas motos Off-Road. Maiores informações: 51 3547 1389 c/ Tuchê.

 Junho

- Festivale - O Festival de Teatro do Vale do Paranhana, Festivale, no município de Rolante, no Salão Paroquial Cristo Rei.
O Festivale busca, através da apresentação de espetáculos entre concorrentes e convidados, despertar o uso da criatividade e da razão. Paralelamente ao Festival ocorrem debates e oficinas teatrais.
O evento busca, também, estimular novos interessados no desenvolvimento da arte como meio de crescimento do cidadão que alcançará maturidade e discernimento no enfrentamento das dificuldades cotidianas, usando a cultura como instrumento de superação de problemas e realização pessoal, social e humana. O Festival divide-se entre trabalhos adultos e infantis, objetivando-se com isso atingirmos todo o conjunto da comunidade. Dá-se ênfase ao público infantil e juvenil, buscando o despertar cultural destas faixas etárias da população, criando no Vale do Paranhana um novo pólo regional de produção teatral.

 Agosto

- Festival do Vinho - O evento será realizado na localidade da Boa Esperança e é promovido pela diretoria da Juventude da Sociedade Católica desde a sua primeira edição. Os vinhos coloniais oferecidos no baile são produzidos na Boa Esperança e conhecidos em diversos lugares do país pela excelente qualidade.

- Cavalgada no Caminho das Pipas - O evento, coordenado pelo CTG Passo dos Tropeiros, com o apoio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e Turismo e da 22ª Região Tradicionalista. Para participar da cavalgada os peões e prendas interessados devem registrar-se junto à entidade.

 Novembro
    
- Rolantchê e o Rodeio Crioulo Internacional é realizado no Parque Municipal Vitor Matheus Teixeira, RS 239, Neste evento, também é realizado a Expoaper, Exposição de Cavalos Crioulos, a Exposição de indústria e Comércio e a Feira de Produtos Coloniais e Artesanato. Também há concurso de danças tradicionais gaúchas e outras modalidades como declamação, trova, intérprete vocal, concurso de gaita ponto e teclado, etc. O parque conta com infra-estrutura para acampamento.

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Rolante.

hspace=0 [email protected]  

hspace=0 Fone: (51) 3547-1188 - Fax: (51) 3547-1064

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (51) 3547-1188 - Fax: (51) 3547-1064
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0 Hospital - Fone: (51) 3547-1300

hspace=0 BANCO DO BRASIL - Av. Getúlio Vargas, 159 - Atende de Seg. à Sex. das 10h às 15h.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL- R. Pedro Schneider, 250 - Fone: (51) 3547-1117/1728 - Atende de Seg. à Sex. das 10h às 15h.

 

hspace=0 Rodoviária - Fone: (51) 3547-1234

 

 

TABELIONATO REGISTRO CIVIL E ESPECIAL
RUA CONCEIÇAO 364 - CENTRO
ROLANTE-RS
Telefone: (51) 3547-2500

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.portaldolitoral.net

             www.rolante.famurs.com.br

             http://www.prefrolante.com.br/

Fotos, colaboração: Geovani Ademir

Fotos colaboração:Paulo Garcia <[email protected]>

Comentários de Rolante

EH mtoooooo marah ROLANTE melhor cidade do RS amooooooooooo!!!!!!!!!!
Por: MONYQUE(AH LOURAA)

Rolante eh bem bonito!!!! Eh uma cidade boa pra quem gosta de verde!!!! Mas eh bem vazio nao tem muito o que se fazer para quem mora aqui em rolante eh um puco monotono!!! Mas para quem vem de fora eh quer sossego eh um otimo lugar!!!!!
Por: taiana

muito bonita a cidade estive ai em 2004 meu pai e natural de rolante hoje moramos em rebouças pr .A familia de meu pai é`de alto rolante,um abrço a todos os rolantençes.
Por: daniel i dietrich

Fiquei deveras emocionado e ao mesmo tempo orgulhoso de ver na história de Rolante a participação do meu avô paterno Miguel De Carli na criação deste município, juntamente com Giácomo Lodi e Carlos Franzoni.
Por: Júlio Cezar De Carli

Fiz um passeio de moto com amigos,tanto gostei da cidade que,no outro dia, retornei com minha esposa e minha filha para passarmos o dia.
Por: luciano

ADORARIA CONHECER ESTA CIDADE SOU FACINADA POR CACHOEIRAS E CASCATAS ESSA CIDADE DEVERIA APARECER MAIS NA MIDIA PARABENS PELO CUIDADO E PRESERVAÇÃO DE TUDO!
Por: CARMEN PEDROSO

rolante e cidade tranguila para morar e tambem para passeiar nos pontos turistico,da cidade se voce não conhece venha nos fazer um visitas.para conhecer melhore saber que eu estou falando averdade tudo bom atodos feliz natal e um ano repleto felicidade e muita paz.
Por: Maria Loreci da silva

acho muito linda esta cidade o rio e um explendor de aguas limpas e transparentes predento voltar pra poder explora tudo de melhor que rolante tem
Por: laura

AMO MORAR EM ROLANTE ESSA CIDADE MARAVILHOSA!!!!POVO GUERREIRO E HOSPITALEIRO POR ISSO POSSO DIZER COM MUITO ORGULHO AMO ROLANTE!!!!!!!
Por: clarice rodrigues da luz

eu ja morei em rolante e eu amo essa cidade por isso quero voltar a morar ai e tudo de bom esses rios e a cidade mais maravilhosa que eu ja vi
Por: gislaine aline correia

eu ja morei em rolante e eu amo essa cidade por isso quero voltar a morar ai e tudo de bom esses rios e a cidade mais maravilhosa que eu ja vi
Por: gislaine aline correia

nossa que lugar lindo acho que vou passar ai as minhas próximas férias !
Por: michel braga

rolante cidade lind, lugar onde passei minha infancia e adolescencia,com um povo trabalhador,hoje nao morro mais em rolante estou morando em outro estado,mas acompanho pela internet esta cidade linda.sempre digo que o criador passou por rolante e deixou a metade da beleza ai.parabens rolante parabens ao povo que trabalha para que a cidade amanheça sempre bela. saudadesssssssssss
Por: noeli hahner

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Rolante
Fundação:
1954
Altitude:
38m
População:
17.903 habitantes
Área:
270,4km²
Densidade Demográfica:
66,21hab/km²
CEP:
95690-000

Envie seu comentário sobre Rolante

banner