Porto Lucena

Porto Lucena-RS
banner

Bem-vindo a Porto Lucena!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Porto Lucena, informações e fotos da maravilhosa Porto Lucena. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Porto Lucena, recomendadas por internautas.

A cidade de Porto Lucena, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1955. A localidade está em uma altitude de 114m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.376 habitantes. A área total de Porto Lucena é de 230,9km², e sua densidade demográfica é de 31,94hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Porto Lucena-RS é 98980-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Porto Lucena

Roteiros do Brasil

Região Missões

Microrregião Rota do Rio Uruguai

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Com a instalação de um pequeno porto, inicia-se o povoamento das terras do atual município, no raiar do século XX. Sua denominação primitiva era Pedro Álvares Cabral. Com o decorrer dos tempos, houve alteração no nome, passando então, a ser denominado Porto Lucena. No povoado, que aí se formou foi erguida a Capela de Nossa Senhora dos Navegantes. Situado sobre o rio Uruguai, em seu curso alto, Porto Lucena, deve grande parte do seu progresso,a exploração de madeiras e agricultura desenvolvida. Colonos alemães, italianos, poloneses e nacionais, muito contribuíram para o desenvolvimento das terras, graças a esses elementos, o povoado em 1938, foi elevado à vila e finalmente em 1955, a categoria de município. Foi desmembrado de Santa Rosa.

Significado do Nome

Ao que tudo indica, em homenagem a Lucena, um dos primeiros moradores do lugar.

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR/RS 472, BR 392

Distâncias

560 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

MUSEU MUNICIPAL

Acervo arqueológico, indígena e histórico Rua Tiradentes, 264 - Centro das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h, de segunda a sexta-feira
 
ROTA YUCUMÃ

A Rota é repleta de atrativos naturais, fauna e flora exuberantes, tendo Derrubadas como município pólo, que abriga o Salto do Yucumã. O atrativo tem 1.800m de extensão e é a maior queda d’água em sentido longitudinal do mundo. Municípios participantes da Rota: Ajuricaba, Alecrim, Alegria, Augusto Pestana, Barra do Guaritá, Boa Vista do Buricá, Bom Progresso, Bozano, Braga, Campina das Missões, Campo Novo, Cândido Godói, Catuípe, Chiapeta, Condor, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Crissiumal, Derrubadas, Dr. Maurício Cardoso, Esperança do Sul, Horizontina, Humaitá, Ijuí, Independência, Inhacorá, Jóia, Miraguaí, Nova Candelária, Nova Ramada, Novo Machado, Panambí, Pejuçara, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Redentora, Santa Rosa, Santo Augusto, Santo Cristo, São José do Inhacorá, São Martinho, São Valério, Sede Nova, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três de Maio, Três Passos, Tucunduva, Tuparendi, Vista Gaúcha.

ROTA DO RIO URUGUAI

Conhecer a região é descortinar um pedaço da Europa incrustado no interior gaúcho, suas cidades crescentes, campos, serras e balneários oferecem possibilidades de passeios por uma das mais belas e variadas paisagens do Rio Grande do Sul. A Fronteira Noroeste, conhecida por ser o berço nacional da soja e das colheitadeiras automotrizes, organiza-se para receber turistas do país e de todas partes do mundo, através de um Projeto Turístico desenvolvido pela Rota do Rio Uruguai, que reúne 21 Municípios localizados entre as ruínas de São Miguel e o Salto de Yucumã no rio Uruguai. Fazem parte da Rota os seguintes municípios: Alecrim, Alegria, Boa Vista do Buricá, Campina das Missões, Cândido Godói, Doutor Maurício Cardoso, Giruá, Horizontina, Independência, Nova Candelária, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, São José do Inhacorá, Senador Salgado Filho, Santo Cristo, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi. Informações nas prefeituras dos municípios envolvidos.

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal

hspace=0 E-mail [email protected]

hspace=0 Fone/Fax: (55) 3565-1300

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (55) 3565-1300 - Fax: (55) 3565-1323
Email:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (55) 3565-1414 / 1277

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3565-1415

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.portolucena.famurs.com.br

Comentários de Porto Lucena

FIQUEI MUITO CONTENTE POR ACHAR ESTE PORTAL CONHEÇO PORTO LUCENA MOREI NA PONTE BOA VISTA FUI INTEGRANTE DO CONJUNTO OS INDIGENAS NOS ANOS DE 76 A 80 EU PEDRO E O GURI E ANCELMO WAGNER E O ROQUE SCMIT. AGORA MORO EM SINOP MT VAI UM ABRAÇO A TODOS OS CONTERRANEOS E MUITA SAUDADE.
Por: PEDRO DIAS PEDROZO

Ola fiquei super feliz de encontrar minha terra natal, pois me mudei de la ainda criança e tenho vontade de saber mais sobre ela!
Por: cris

Porto Lucena é uma cidade pequena e encantadora, tem varios lugares lindos é uma cidade calma, é pra que gosta de calmaria... eu adoro viajar pra la nas minha ferias, ar limpo ,passaros cantando quando acorda e não tem nada melhor do que tomar um banho de rio... afinal é so indo la para ver a maravilha que é bjus
Por: juliane francieli renner

muito bonita esta cidade.Foi em Porto Lucena que conheci uma pessoa Especial
Por: gabriel AGM

Gostei muito das fotos do municipio.Recordei de minha infânçia nesta cidade.Estão todos de parabéns.(sou filho do ex-comandante dos fuz.navais ANTONIO DE ALMEIDA SANTOS)dec de 70. Espero contacto, e novas fotos> assim que poder estarei enviando fotos antigas da cidade.
Por: Fernando Braga Santos

Já morei nesta cidade em 1989 gostaria d fotos + visiveis da cidade p/ guardar d lembranças..
Por: elisandra

OI!NASCI EM PORTO LUCENA E MOREI AI ATÉ MEUS 12 ANOS HOJE MORO EM JARDIM MS E TENHO 25ANOS.MINHA AVÓ E 2TIOS MEUS MORAM AI..SAUDADES DE PORTO LUCENA BEIJOS FAMILIA WANDSCHEER
Por: LILIANE DANIELA PEREIRA

Porto Lucena é demais!!!! Bonita, limpa e segura, venha passar as férias em nossos acampamentos e você verà!!!
Por: Rosemeri

Nossa q alegria...adorei este portal...matei um pouquinhoa saudade de minha terra natal,morei ai na infancia,mas lembro de muitas coisas desta cidade...dos banhos de rio..da escola e da pracinha...apesar de morar pouco ai...tenho um enorme carinho por essa cidade...Sugestão..postem mais fotos...Abraços a meus conterraneos
Por: Angelica

eu morei ai em 89 ate 96.tive momentos maravilhosos ai.cidade acolhedora. sou paulista minha avo era gaucha.a familia mais acolheu_ me foi a familia zanata;em especial a elizete,devo muito a ela. hoje sou pastor evangelico ,amo o querido rio grande,em especial porto lucena.
Por: claudiney m s

Morei aí eté 1990 um dia Voutarei a visitar esse Lugar pois estou com Saudades.
Por: cacio

Eu adoro Porto Lucena.... Nasci e cresci nessa linda cidade.Ótimo lugar para curtir as férias.
Por: Bruna kofahl

Moro no Rio de Janeiro gostaria de saber como chego em Poto Lucena indo de aviao. qual a cidade que tem aeroporto perto saindo daqui do Rio espero resposta obrigado Robson
Por: Robson Mendes

Fico feliz de saber que minha cidade natal esta sendo divulgada na net, nasci em P. Lucena em 68 meu pai era da Marinha e servia ai, hoje morro no Rio de Janeiro mais sinto uma vontade enorme de voltar e rever onde tudo começou, tenho vários tios e primos em São Borja. Se possivel me informe sobre hotel e transporte do Rio para P. Lucena. Obrigado
Por: Ricardo Lemos de Souza

Nasci e me criei aí neste município que aprendi a amar, sou filho de Ito e Julia Schmitt, hj resido na capital porto alegre mas sempre que posso volto para visitar minha terra querida um abraço a todos os porto lucenenses
Por: Luiz Carlos Schmitt

COMO PORTO LUCENENSE EU E MEU FILHO ADORORAMOS PASSAR NOSSAS FÉRIAS AI. MEU FILHO É APAIXONADO PELA NATUREZA E PRINCIPALMENTE PELO RIO URUGUAI.
Por: CELONIR T BERNADI

Com certeza quem nasce ou já morou em P. Lucena nâo consegue esquece-la. Nasci e morei na Lª Entre Rios, hoje moro em Brasili/DF, tenho muita saudades todos os anos nas férias tenho que ir ver a terrinha, é um lugarzinho lindo que faz bem para a alma.
Por: olivia

Atualmente moro em Viamão. Porto lucena é minha cidade natal, saudades!! Cidade maravilhosa!!
Por: CLAUDETE ELAINE SORGEN

ADORO MINHA CIDADE NATAL. VOLTO UMA VEZ POR NAS FÉRIAS VISITAR PARENTES. O RIO URUGUAI ME VIU CRESCER. AH! QUANTO SAUDADES DOS BAILES DO INTERIOR.
Por: VILMA PADOVANI

CLARO QUE CONHEÇO PORTO LUCENA,MOREI NELA A 11 ANOS!SEMPRE QUE POSSO VOU PARA LÁ,ADORO ESSA CIDADE!
Por: ALICE CRISTINA

Nasci e me criei em Porto Lucena.Adora a cidade sou filho do pescador Donato de Almeida.
Por: tarcisio

OI MORO EM PORTO LUCENA UMA CIDADE TRANQUILA DE SE MORAR COM BELAS PAISAGENS EO RIO URUGUAI QUE E UMA BELEZA DE SE VER
Por: THAIS

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Porto Lucena
Fundação:
1955
Altitude:
114m
População:
7.376 habitantes
Área:
230,9km²
Densidade Demográfica:
31,94hab/km²
CEP:
98980-000

Envie seu comentário sobre Porto Lucena

banner