Palmitinho

Palmitinho-RS
banner

Bem-vindo a Palmitinho!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Palmitinho, informações e fotos da maravilhosa Palmitinho. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Palmitinho, recomendadas por internautas.

A cidade de Palmitinho, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1965. A localidade está em uma altitude de 516m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 7.350 habitantes. A área total de Palmitinho é de 144,4km², e sua densidade demográfica é de 50,90hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Palmitinho-RS é 98430-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Palmitinho

Roteiros do Brasil

Região Hidrominerais

Microrregião Águas e Pedras Preciosas

Capital do Suíno 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Fundado por migrantes italianos e lusos portugueses - no ano de 1926 - Vindos do interior de Caxias, Guaporé, Nova Roma e Taquari.
Foi às margens do rio Guarita que o professor Julio Ugarte y Ugarte, sob convênio com o governador do estado do Rio Grande do Sul Walter Só Jobim, realizou a Colonização Guarita, um projeto de colonização para onde se deslocaram um total de 602 pessoas.
Sua emancipação politica se deu no dia 22 de Maio de 1966.

Gentílico

Palmitinhense

Significado do Nome

O nome Palmitinho teve origem de uma das várias espécies de Palmeiras. Também pela quantidade de palmitos pequenos existentes na região.
Dizem os pioneiros desta região que foram plantadas seis destas palmeiras em frente ao primeiro oratório da sede do município, daí o nome do lugar num diminutivo afetivo: Palmitinho.
Por haver muitas Palmeiras no local onde acampavam os viajantes, originou-se o nome.

 

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A economia do município de Palmitinho é basicamente agrícola, formada por pequenaos agricultores. A pecuária é integrada com criadores de suínos e aves.

Clima

Subtropical

Temperatura Média

19º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Noroeste Rio-grandense

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 158/386, BR/RS 472

Distâncias

442 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Reserva Indígena do Guarita

O povoamento da Terra Indígena do Guarita começou com a presença de 110 kaingang em 1880. Em 1917, a área foi demarcada com 23.183 hectares. Em 1987, a terra passou a ter a área atual (23.406 hectares). A terra dos índios é organizada em 11 aldeias kaingangs e duas guaranis. Em toda a área, há 12 escolas de ensino fundamental com aproximadamente 2 mil alunos.
A mata nativa compreende uma área em reflorestamento e proteção permanente. Entre as espécies, destacam-se a grápia, o angico-vermelho, a cabriúva, o louro e o umbu. Ainda restam 45% de cobertura de floresta original na Terra Indígena do Guarita. A fauna apresenta espécies em que se destacam veado, capivara, anta, paca, onça, bugio, porco-do-mato, jaguatirica, gato do mato; entre as aves, há tucano, perdigão, nhambu entre outras.

 

Rio Guarita

É um rio brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. É um afluente do rio Uruguai, o qual vai à Bacia Platina e, daí, por seqüência, ao Oceano Atlântico.
Entre muitos municípios que estão nas suas margens, podemos citar Palmitinho, Vista Gaúcha, Pinheirinho do Vale e Barra do Guarita.

hspace=0 EVENTOS

- Facipal

- Semana Farroupilha

 Maio

22 - Dia do Município  

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Palmitinho

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (55) 3791-1123 / 1133

 

hspace=0

 

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0

 

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3391-1195

 

 
OFÍCIO REG. E ANEXOS
RUA DUQUE DE CAXIAS, 375
PALMITINHO-RS
TELEFONE: (55) 3791-1213

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.palmitinho.famurs.com.br

               http://www.palmitinho.rs.gov.br/

Comentários de Palmitinho

nasci nessa cidade maravilhosa e hoje moro em mato grosso gostaria de saber ender email de meus familhares uma prima neil santos albarelo é professora seu marido tambem carlos abraços para equipe da escola que fiz magisterio elisete
Por: Elisete Agustini

sou suspeita para falar pois meu marido naceu nesta cidade linda adorei as fotos pois sou de SP desejo muito em breve conhecer este paraiso
Por: SANDRA MORAES DOS SANTOS AGOSTINI

ESSA É A CIDADE MAIS LINDA DO BRASIL INTEIRO. ESSA É A CIDADE AONDE EU NASCI,E,É POR ISSO QUE EU TENHO ORGULHO DE SER GAÚCHA.
Por: LUANA QUEIRÓZ ALBARELLO

VOU FALAR TAMBEM QUASE A MESMA COISA QUE A MINHA IRMA LUANA QUEIRÓZ ALBARELLO,EU NASCI NESTA CIDADE LINDA,MARAVILHOSA, TUO DE BOM,EU TENHO ORGULHO DE SER GAÚCHA.
Por: JAQUELINE QUEIRÓZ ALBARELLO

não conheço a cidade mas ouvi falar muito dela pois minha mãe mora nela diz que é um luga lido com pela paisagem e pretendo visita-la no mês de novembro.
Por: darci mauro moura baldez

muito linda éssa cidade queria muito uma hora dessas poder conhecela,minha esposa é natural desta cidade é muito linda mesmo
Por: EDUARDO CONCEIÇÃO RODRIGUES

cidade brilhante saudades morei 25 anos la e continuo com residencia em palmitinho
Por: geraldo

Palmitinho é minha cidade natal,morei la por 7anos,mas sempre que posso vou visitar meus parentes.Eu amo demais essa cidade ela é linda e muito gostosa pra passar umas ferias bem sossegada.Palmitinho é tudo de bom.
Por: angela reis

Ainda nao conheço, conheço taquaruçu do sul, porem tenho um amigo (padre) desta cidade que acho deve refletir muito bem a cordialidade e amabilidade do povo desta cidade.TTK Brasilia/DF
Por: JOSE ANTONIO DE OLIVEIRA

Legal voltar a ver como está a cidade...morei em Palmitinho mais ou menos dos 5 aos 10 anos...hj tenho 24 moro em São Marcos...gostei de ver como cresceu a cidade...vlw
Por: Marcos Polesso

bom, eu INFELISMENTE AINDA não morei em Palmitinho, mas amo esta cidade mais que qualquer lugar do mundo, passo todas as ferias ai e foi nesta cidade que nasceram as pessoas que mais amo! BEIJOS para a Daniela Argenta
Por: Franciele Pereira

tenho uma forte ligaçao afetiva com"palm" memorias de infancia de uma tarde de tempestade do lago nem sei se ainda existe um lago lá sera que viver em palm me traria boas surpresas bem de todo modo sera sempre agradável visitar palm!
Por: eliane da costa

Não conheco esta cidade mas queria muito conhecer, pelas fotos que olhei gostei da cidade.
Por: adejane Abido

A MAIS LINDA CIDADE, COM SUA PRAÇA MARAVILHOSA,A IGREJA NÃO TEM IGUAL,PALMITINHO É DEMAIS,AMO ESSA CIDADE!!!!
Por: DIANA DUARTE

conheci esta cidade em 2009. é linda, povo hospitaleiro e feliz
Por: jeani

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Palmitinho
Fundação:
1965
Altitude:
516m
População:
7.350 habitantes
Área:
144,4km²
Densidade Demográfica:
50,90hab/km²
CEP:
98430-000

Envie seu comentário sobre Palmitinho

banner