Informações de Lençóis

Lençóis

portal férias

ROTEIROS DO BRASIL

Região

"Capital das Lavras""Vila Rica da Bahia"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A cidade de Lençóis surgiu em meados do século XIX com a descoberta de muitas jazidas de diamantes na região da cidade de Mucugê. A tradição oral, levantada não se sabe por quem, dá conta de que, por volta de 1844  um personagem, de existência não confirmada, chamado Casusa Prado e o seu escravo teriam vindo do Mucugê para descobrirem diamantes. Segundo o relato, o escravo extraiu muitas gemas e seu senhor o mandou o pagem vendê-las em Chapada Velha. Ali, o homem foi preso sob a alegação de ser um ladrão de estrada (é razoável supor que foi torturado para revelar a origem das lavras). No entanto, a notícia teria disparado uma "corrida do diamante" rumo a esta Lavra nova. Desse modo, diz-se que quem chegasse por último poderia ver, de cima da serra, os tetos das barracas estendidas lá em baixo, como se fora uma cidade de lençóis. A notícia da descoberta propagou-se e para a localidade onde seria Lençóis afluíram logo aventureiros de toda a parte da Província (atual estado da Bahia): seja gente de condições baixas, seja gente de linhagem e de grandes recursos, inclusive numerosa escravatura, mas todos com o mesmo ideal.

Significado do Nome:

Diz-se que quem chegasse por último poderia ver, de cima da serra, os tetos das barracas estendidas lá em baixo, como se fora uma cidade de lençóis.

Outra versão, consta (não se sabe onde) que o nome da cidade de Lençóis vem dos lagedos por onde o rio passa espumando, serra abaixo. Diz-se que se parece um lençol bordado ou rendado. Essa visão era obtida, principalmente, pelas pessoas que chegavam por cima da serra do Sincorá.

Aniversário da Cidade:

20 de Maio

Gentílico:

lençoense

População:

 11.300 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Por ser a porta de entrada da Chapada Diamantina, e à 394m de altitude, a cidade de Lençóis é famosa por ser o principal destino turístico da região. Tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1973, possui casarões que guardam a memóriade sua época áurea. Os amantes da natureza têm Lençóis como um destino obrigatório. Conta também com o Parque Nacional da Chapada Diamantina. A tradição e a cultura também imperam no local, tornando a cidade um grande centro para turistas. Se voce é adepto do ecoturismo, não pode deixar de conhecer Lençóis

Clima:

semi-árido

Temperatura Média:

30ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pelas Rodovias: BR-381 e BR-122

Localização:

Centro-Sul baiano

Limites:

Andaraí, Palmeiras, Iraquara e Bonito

Distâncias:

-Brasília/DF - 2.911 km

-Rio de Janeiro/RJ - 1.608 km

-Salvador/BA - 418 km

-São Paulo/SP - 3.369 km 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Reduto do ecoturismo, Lençóis se abre em meio a uma natureza extravagante, que se descortina em um dos contrafortes da Serra do Sincorá, diante da opulência de serras e morros, como o estonteante Pai Inácio, que abre a uma vista panorâmica de toda a região.Vales e planícies da flora serrana, com exuberantes bromélias, orquídeas e sempre-vivas, colorem a paisagem em um bonito contraste com espécies típicas da caatinga. Grutas, canyons e uma imensidão de cachoeiras, cercadas pela vegetação nativa de Mata Atlântica, completam o cenário local.m

Principais Pontos Turísticos:

-Parque Nacional da Chapada Diamantina

  -Foi criado em 1985, para proteger e preservar a área. Infraestrutura adequada ao turismo de aventura.

-Serrano

  -Antigo garimpo originou a cidade e é formado por rochas coloridas e grandes crateras, que se transformam em deliciosas bacias, ideais para banho.

-Salão de Areias

  -A 1 km da cidade, este é o passeio para todas as idades. Chega-se até uma boca de gruta, onde formações rochosas multicoloridas propiciam, por decomposição, areias de diversas cores que são utilizadas para o artesanato.

-Poço Halley 

  -É um grande poço formado pelo rio que corre mansamente, a 2 km da sede.

-Cahoeirrinha

  -Descendo entre os rochedos, essa queda d’água tem a água cristalina e é um excelente banho, ficando a poucos metros do serrano.

-Cahoeirrinha da Primavera

  -Originada do rio Grisante, essa cachoeira despeja suas águas em terreno de pedras, dando um tom ferruginoso. Fica a 3 km da sede.

-Ribeiro do Meio

  -É um poço maravilhoso com uma corredeira que passa por sobre lajes escorregadias, foi transformada em um “tobogã natural, a 4 km da sede”.

-Cachoeira do Sossego

  -Situada a 7 km da sede, esta maravilhosa cachoeira está num canyon formado pelo rio Ribeirão, cercada por muita área verde.

-Gruta do Lapão

  -Distante 2 km da sede, esta gruta é formada por rochas coloridas de grande beleza e possui fendas que se direcionam a profundos abismos.

-Praia Zaidã

   -De areias alvas e com muita área verde ao seu redor, essa praia fluvial fica no rio São José, próxima à entrada da cidade - a mais ou menos 800 metros da sede.

-Rio Mucugezinho

  -A 4 km da sede, esse rio corre em alguns trechos sobre lajes, formando tobogãs e crateras, como o Poço do Diabo, onde o banho e o mergulho são ideais.

-Matriz de Nossa Senhora do Rosário

-Residência da Família Sá

  -Onde hoje funciona a Prefeitura Municipal - revelam parte da riqueza das famílias tradicionais.

-Museu Afrânio Peixoto

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Religião do Jaré

  -Religião de matriz angolana, uma superposição de valores indígenas e africanos. Seu culto acontece nos terreiros e suas rezas e carurus, nas casas dos populares.

-Maio

  -Dia 20 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LENÇÓIS

Endereço: Rua Nossa Sra. da Vitória, 01 - CEP: 46960-000

E-mail: 

Telefones:  (75) 3334-1261

Site:  www.lencois.ba.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

TERMINAL RODODVIÁRIO DE LENÇÓIS

Endereço: Avenida Senhor dos Passos, s/n - Centro - CEP: 46960-000

Telefone: 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail: 

Telefones:

Sites:

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-http://pt.wikipedia.org

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

-http://www.jornalfolhadoestado.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Promova a cidade de Lençóis no Férias. Envie-nos mais informações para impulsionar sua cidade no turismo brasileiro!