Manoel Viana

Manoel Viana-RS
banner

Bem-vindo a Manoel Viana!

banner

As melhores pousadas em Manoel Viana podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Manoel Viana, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 113m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.206 habitantes. A área total de Manoel Viana é de 1.402,4km², e sua densidade demográfica é de 4,43hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Manoel Viana-RS é 97640-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Manoel Viana

Roteiros do Brasil

Região Pampa Gaúcho

Microrregião Fronteira Gaúcha

A Pérola do Ibicuí

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Da necessidade de se ter um local apropriado para a passagem de cavaleiros e carreteiros, meios de transporte da época, face ao intercâmbio comercial entre as regiões das Missões e da Fronteira escolheu-se uma localidade como sendo a mais adequada, chamada de Passo Novo do Ibicui. O povoado conservou este nome até a criação da vila, chamada de Manoel Viana.
A primeira residência lá construída foi de Inácio Cortes da Silva, seguida de Dorico Marques, Madalena Camargo Saldanha e Mario Brites, entre outros. O povoado tinha poucas famílias até meados de 1945, quando teve início a construção da ponte General Osório sobre o Rio Ibicui. Inaugurada em 1950, esta representa um passo decisivo para o desenvolvimento desta localidade, por ser um elo de ligação rodoviário de vários municípios, desencadeando um considerável crescimento da população. O local era favorecido pelas excelentes condições geográficas, com solos férteis banhados por grandes bacias hidrográficas como Ibicui, Itu, Miracatu, Piraju e Taquari.
A partir de então começam a se estabelecer no local agricultores, pecuaristas, comerciantes, além de se instalarem indústrias, tornando a região cada vez mais desenvolvida.
O Rio Ibicui desempenha função econômica fundamental para Manoel Viana e para os outros municípios por ele banhados.
Suas águas são canalizadas para a agricultura, com destaque para a lavoura arrozeira. O município usufrui deste rio também para a pecuária, para as atividades de pesca e extração de areia, garantindo trabalho à um grande número de pessoas.
Este rio também é conhecido como Rio das Peleias- metáfora que o poeta Guilherme Schultz Filho utilizou para batizar o rio, por causa da série de episódios bélicos ali desenrolados ao longo dos séculos da formação da história gaúcha. Entre os cursos do Rio Ibicui e Ibirapuitã viviam os índios Minuanos. Do seu canto teve origem o termo Gaúcho, que significa Gau- cantar triste, e quinchua Che gente.

Significado do Nome

Numa homenagem e reconhecimento por serviços prestados pelo intendente Manoel Viana, a Vila passou a usar seu nome.

Aniversário da Cidade

20 de Março

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Manoel Viana é hoje um município muito próspero, graças a fertilidade e a capacidade hídrica de seus solos, destacando-se as culturas anuais do arroz, da soja, do milho, do sorgo e do trigo, sendo a pecuária também bastante desenvolvida.

Clima

Subtropical 

Temperatura Média

24°C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Porto Alegre: RS-377

Localização

Sudoeste Rio-grandense

Limites

Alegrete, Itaqui, Maçambará e São Francisco de Assis

Acesso Rodoviário

RS-377, RS-176

Distâncias

468 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Rio Ibicuí

É um rio brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.
É um afluente do rio Uruguai, que dali vai à Bacia Platina e, daí, por seqüência, ao Oceano Atlântico.
Ibicuí, significa terra de areia na língua Tupi-Guarani, um rio com 290 km de extensão, que divide, entre outras, a cidade de Uruguaiana e Itaqui. É formado pela junção do rio Ibicuí-Mirim, cuja foz fica em Cacequi e pelo rio Santa Maria.

Praia  do Ibicuí

Conhecida pelas suas areias brancas, água sem poluição e mata nativa. O local possui um camping com infra-estrutura.

hspace=0 EVENTOS

Aniversário do Município

Data: 20 de Março

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Manoel Viana.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (55) 3256-1122 - Fax (55) 3256-1130

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (55) 3256-1222 - Fax: (55) 3256-1130
E-mail: [email protected]

hspace=0 220 Volts

hspace=0 ACC I Manoel Viana 
End: R. Franklin Bastos de Carvalho, 652
Fone: (55) 3256-2545 

hspace=0 Hospital - Fone: (55) 3256-1140

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3256-1242

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.manoelviana.famurs.com.br

             www.manoelviana.rs.gov.br

             www.cnm.org.br

Comentários de Manoel Viana

moro em joinville-sc,mas sou natural de uruguaiana-rs,gostaria de passar as férias neste local,devido ter ouvido falar muito bem deste local,principalmente pela praia que fizeram. dezembro de 2009 eu vou para manoel viana para conhecer,depois vou para uruguaiana.
Por: ernesto

Olá, estava vendo as fotos e achei muito bonita a cicade, vou ir trabalhar ai nester verão.
Por: carlos eduardo fernandes

Mtop massa melhor praia de agua doce do mundooo ........ pesca lazer banho
Por: Marcelo

Conheço Manoel Viana.È o segundo ano que estou indo.O pessoal é bastante hospitaleiro.A infra instrutura do balneário é muito legal.Vale a pena visitar Manoel Viana.
Por: Vera Amaro

sou de M. Viana, moro em P. Alegre a 23 anos. Amo M. Viana, a praia é belíssima, a praça é tranquila,pode-se passear a noite com segurança. Muitas lojas com roupas maravilhosas, vários mercados e farmácias. Para mim M. Viana é minha cidade do coração.
Por: Marisa Roselaine Martins Vessozi

eu moro em manoel Viana, sou um pouco suspeito em falar da cidadezinha, mas é um dos melhores lugares para morar, um lugar pacato, hospitaleiro e com uma vasta area para turismo
Por: Erney B. de Freitas

CIDADE FANTASTICA ESTAREI AI NO NATAL ABRACOS A TODOS
Por: mano

Conheço faz 20 anos muitas ferias passei ai . Tenho parentes e muitos amigos . Faz 9 anos que não vou na cidade tenho saudade . Muitos mergulhos no rio ibicuí . Abraço a todos , breve voltarei .
Por: Cristiano Meirelles

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Manoel Viana
Fundação:
1993
Altitude:
113m
População:
6.206 habitantes
Área:
1.402,4km²
Densidade Demográfica:
4,43hab/km²
CEP:
97640-000

Envie seu comentário sobre Manoel Viana

banner