Jaguari

Jaguari-RS
banner

Bem-vindo a Jaguari!

banner

As melhores pousadas em Jaguari podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Jaguari, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1920. A localidade está em uma altitude de 112m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 12.590 habitantes. A área total de Jaguari é de 685,3km², e sua densidade demográfica é de 18,37hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Jaguari-RS é 97760-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Jaguari

Roteiros do Brasil

Região Central

Microrregião Central

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A Cidade de Jaguari, localizada na região central do estado, tem seu nome originado na língua dos índios Guaranis, primeiro povo a habitar o local, no século XVII. A colonização começou em 1888, com a chegada dos primeiros imigrantes italianos, que no ano seguinte fundaram o núcleo colonial de Jaguari. Além dos italianos, imigrantes alemães, húngaros, poloneses, russos e portugueses também vieram, contribuindo para a diversidade cultural e o progresso da região. Em 1920, Jaguari se emancipava pelo Decreto Estadual nº 2627, de 16 de agosto.

Significado do Nome

Em guarani, JAGUAR-HY significa Rio do Jaguar.

Aniversário da Cidade

16 de Agosto

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 287

Distâncias

402 Km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

OBELISCO

Construído em 1923 em comemoração ao Centenário da Independência do Brasil. Ostenta no seu topo uma Bandeira Brasileira. Localiza-se junto ao trevo de entrada Norte. Informações pelo fone: (55) 3255-1559.

PRAÇA WALDER DE OLIVEIRA LOPES

Local onde está exposta a máquina locomotiva utilizada pelos italianos, e que simboliza o início da era da indústria madeireira.

NÚCLEO DE ATIVIDADES HISTÓRICAS DR. JOSÉ MANOEL SIQUEIRA CORETO

Objetos, fotografias, documentos, imigração italiana. Rua 7 de Setembro, 315 - Fone:(55) 3255-1807 - das 8h às 11h30min e das 13h15min às 17h, de segunda a sexta-feira.

GRUTA FONTANA FREDA

De natureza privilegiada. O visitante pode comprar lembranças e provar a água mais pura do interior do município. Faz parte da rota das Belezas Naturais - Nostra Colônia (Núcleo Fontana Freda).

CASA DO IMIGRANTE ITALIANO

Visita à casa de pedra dos proprietários, construída há 60 anos, além da exposição de móveis e equipamentos antigos. Local onde você compra produtos esotéricos e lembranças da região. Faz parte da rota das Belezas Naturais - Nostra Colonia (Núcleo Chapadão). Fone: (55) 9991-7003.

BALNEÁRIO FERNANDO SCHILING

Principal ponto de atração turística do município, atraindo muitos turistas nos meses de verão. Localiza-se na Avenida Circular Antonio Schiling. Informações fone: (55) 3255-1559.

PESQUEIRO CHAPADÃO

A propriedade conta com dois açudes para a prática da pesca. O visitante ainda pode comprar cachaça, vinho e suco de uva, fazer piquenique e passear por uma trilha ecológica. Tranqüilidade e diversão em contato com a natureza.

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

V. F. Rio Grande do Sul (1919-1975)
RFFSA (1975-1996)
ALL (1996-2006)
JAGUARI
Município de Jaguari, RS
Ramal de São Borja-km 641,030 (1960)   RS-0256
Inauguração: 13.05.1919
Uso atual: arrendado à ALL   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1935 
 
Histórico da Linha
: O ramal de São Borja, partindo da estação de Dilermando de Aguiar, na linha Porto Alegre-Uruguaiana, foi aberto em 1919 até a estação de Jaguari, e somente 17 anos depois chegou a Santiago, para finalmente alcançar São Borja em 1938, onde se encontraria com a linha Itaqui-Uruguaiana-São Borja. Os trens de passageiros, sempre partindo de Santa Maria, trafegaram pelo menos até 1982 na linha, que como linha cargueira, está ativa até hoje, operada pela ALL.
 
A Estação: A estação de Jaguari foi inaugurada em 1919, como ponta de linha do ramal, condição que ostentou até os anos 1930. Em 11 de julho de 1935, foi entregue um novo prédio para a estação, quando foi aberto o prolongamento da linha. Até pelo menos 1981 ainda são reportados trens de passageiros até São Borja e passando por Jaguari. O prédio é utilizado pela ALL, atual concessionária da linha. (Fontes: Guias Levi, 1940-1981; Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Alfredo Rodrigues; Sandro Andretta).

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Jaguari

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (55) 3255-1559 - Fax: (55) 3255-1478

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (55) 3255-1396 - Fone/Fax: (55) 3255-1559
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (55) 3255-1114

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (55) 3255-1394

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:       www.jaguari.famurs.com.br

               www.pmjaguari.com.br

               www.flickr.com.br

                   www.estacoesferroviarias.com.br

Comentários de Jaguari

A primeira vez que estive em Jaguari tinha 11 anos. Terra de meus antepassados (avós, tio-avós, etc). Hoje estou com 59 e moro em Florianópolis, mas a beleza de Jaguari sempre me encanta quando passo por lá. Cidade bem cuidada e preservada. Parabéns!
Por: Ennio Gomes

tenho 10 discos gavados hoje vivo em sinop cidade com 120 mil abit norte do mt tenho um program de tv rancho brasil logo entr em rede sinop cuiába e rondonopolis mt medeu saudades vendo imagem da minha terra nasci na manguerinha pert da barragem seguidamente rodo os amigos mateadores em dvd no meu programa um abraço
Por: ze araujo natural desta santa terra

esta cidade e um pedacinho do paraiso,morei um ano la e tenho parentes e simplesmente maravilhosa.
Por: adriana carvalho

Cidade linda com muitas belezas, com ótimos atrativos.
Por: Neiva Bolzan Perassollo

É COM GRANDE ORGULHO QUE DEIXO ESTE COMENTARIO,NACI NA LOCALIDADE DA BARRAGEM INTERIOR DE JAGUARI HOJE MORRO EM PORTO ALEGRE MAS TODOS OS ANOS ESTOU VISITANDO OS GRANDES AMIGOS E FAMILIARES QUE AI RESIDAM E FICO ONRADO EM FALAR DESTA LISDA CIDADE DAS BELEZAS NATURAIS
Por: Hermes Fernando Barcellos Dos Santos

Sou de Canoas RS e estive em Jaguari há alguns anos onde tomei banho no rio jaguari. Era um balneário. Lembro-me de ter visto, encravado no morro, uma espécie de resteurante ou hotel e isto não aparece nas fotos. Afinal, de que se trata aquela construção que a primeira vista parecia uma embarcação construida de pedra. Um abraço a esta cidade muito acolhedora.
Por: Ariovaldo Carlosso

me criei, desde pequeno em Jaguari fui ao grupo escolar muita festa participei ... Cidade mara vilhosa meu vô Sérgio nos criou muito bem e aí em Jaguari me senti muito bem a vontade ok
Por: carlos menezes

Filho de Jaguari, matando a saudade nessa manhã linda na capital e com certeza mais linda ainda ai, entre campos, rio, e montanhas . Parabéns pelo site. Abraço ao vereador Eudo Tambara, Edgar Carijo, ex colegas do Colégio Comercial ano de 1973, com certeza já, preparando o melhor carnaval do Estado como sempre.
Por: Vilmar Vargas

essa barragem vista ja andei por santa catarina praias bombinhas por exemplo jaguari posso diser com serteza naõ p em beleza natural ate um dia chegarei ai a minha mamae era natural da serra do cavera poriso a minha estima a essa regiâo
Por: artidor does santos

Essa cidade é muito linda, é uma cidade pequensa mais aconchegante aonde ttodos te acolhem muito bem, os carnavias dess cidade são incrivel é muita festa muita ,musica e o principal muitaaaaaaaaaaaa diversão............... Uma cidade maravilhosa, muito obrigada Jaguari
Por: Michele

muito boa cidade para se visitar nas férias uma pena que não tem oportunidade de emprego mas em si a cidade tem varios aspecto bons um deles e a tranquilidade de se morar numa cidade do interior com colonizações fracesas , hungara e entre tantas outras italiana e alemã venha passar as férias em Jaguari cidade das belezas naturais voce não vai se arrepender.
Por: victor Martinetto

adorei essa cidade,e muito bela e bom de viver.Parabens
Por: izaias amaral

sou natural desta querida cidade e tenho orgulho desta cidade. moro na praia de atlantida sul/osorio mas vou uma vez por ano na minha cidade natal/ abraço atodos os amigos
Por: joao helio gonçalves soares

muito bonita a minha cidade parabens.por isso venha nos visitar que nao vao se arrepener.
Por: raul g

sou natural desta cidade si dai aus 5 anos mas tenho vagas lembrensas gostaria de ver mais foto desta cidade , e da prainha da construçao da ponte meu pai era fiscal da obra le se chamava olibio hoffmann trabalhava na firma dnos sei que ele deixou muintos amigos ai goataria de ter contato com eles.
Por: olibio livi hoffmann

SOU NATURAL DE JAGUARI MORO EM PASSO FUNDO MAS TRAGO NO CORAÇÃO AS RECORDAÇÕES DESTA BELA CIDADE PELO MENOS UMA VEZ POR ANO VOLTO LÁ PARA MATAR A SAUDADE DE PARENTES E AMIGOS
Por: LUCIA GUERRA BATHAGLINI

Para min, Jaguarí é uma das melhores e mais belas cidades da região.
Por: Rafael Pereira

Nasci em Chapadão e amo Jaguari em dezembro devo ir visitar minha família estou com saudades de todos e de tudo
Por: Elaine Crivellaro

conheçam as grutas de Jaguari e nova Esperança do sul sao lindas.
Por: francisco nunes

Eu nasci em jAGUARI é muito boa cidade o povo é muito receptivo e as melhores festas é o carnaval e o grito.
Por: Cristiano zanini Fava (choco)

me orgulho muito de ter morado em jaguari e um otimo lugar vale apena conferir .
Por: elieser padilha moraes

amo minha cidade natal. Nasci ai e vim embora ainda criança, mas todo carnaval volto pra jaguari e fico na casa de minha familia pois tenho boas amigas que tb sao apaixonadas pelo carnaval. Ja trouxe até uma amiga da Australia pra conhecer Jaguari. Parabéns.
Por: Lavinia

Essa foto da barragem é do Rio Jaguari em São Paulo, nada a ver com Jaguari-RS
Por: jose parise

JAGUARI UNA DE LAS MAS BELLAS CIUDAD DEL INTERIOR DEL RS ,CON SU BELLEZA NATURAL,EL LINDO CERRO DEL OBELISCO EL CERRO CHAPADAO EL RIO EL PUENTE DEL TREN HISTORICO...LA IGLESIA MATRIZ,EL VIEJO ENGENHO MAUA LA PLAYITA...BIEN GENTE SON TANTAS LAS COSAS LINDAS Q SOLO CONOCIENDO, LOS INVITO A CONOCER MI TIERRA NATAL.
Por: AMILTON REUTER MACHADO.

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jaguari
Fundação:
1920
Altitude:
112m
População:
12.590 habitantes
Área:
685,3km²
Densidade Demográfica:
18,37hab/km²
CEP:
97760-000

Envie seu comentário sobre Jaguari

banner