Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Gravataí?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Gravataí

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Microrregião Porto Alegre e Delta do

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A História de Gravataí começa oficialmente em abril de 1763, com a fundação da Aldeia de Nossa Senhora dos Anjos, no entanto, o contexto de sua introdução na História do Rio Grande do Sul, é um pouco anterior a esta data e não podemos ignorá-lo. Como a Coroa Portuguesa estava expandindo seus domínios ao sul do continente americano, costumava povoá-lo concedendo cartas de sesmarias a quem já habitava estas terras. Foi o caso de Pedro Gonçalves Sandoval, natural de Lima, no Peru, que recebeu a primeira sesmaria, pois já habitava o chamado rincão de Gravataí, nos campos de Viamão, hoje Viamão. Ainda na mesma época, o capitão João Lourenço Veloso também recebia autorização de posse das terras que habitava no mesmo rincão, mais a nordeste, próximo ao morro ltacolomi. Parte destas terras seria comprada pela coroa portuguesa para assentamento da então Aldeia dos Anjos. Era o primeiro arranchamento da aldeia, transferido posteriormente para as atuais terras centrais de Gravataí. A fundação da Aldeia dos Anjos está inserida no ambiente de disputa ibérica pela posse do território ao sul da América.
Portugal e Espanha, desde tempos pré-coloniais, abancavam um no território de outro. Chegavam assim, ao Tratado de Madrid, de 1750, estipulando que Portugal devolveria a Colônia de Sacramento, fundada em território espanhol em troca dos Sete Povos das Missões, mais a nordeste. Para ocupar a região trocada, os portugueses trariam colonos do arquipélago dos Açores, conjunto de nove ilhas no meio do Oceano Atlântico, que estava superpovoado. O Tratado não se efetivou, pois os índios que habitavam os Sete Povos, negavam-se a sair de suas terras, ocorrendo a Guerra Guaranítica.
Em conseqüência desse conflito, milhares de guaranis fugiram para o território português, concentrando-se nas imediações do Rio Pardo, atual Santa Maria. Deste contingente de refugiados, cerca de mil índios guaranis foram trazidos pelo Capitão Antônio Pinto Carneiro para as proximidades do Rio Gravataí, em 1762, iniciando o povoamento da emergente Aldeia dos Anjos. Portanto, a Aldeia já existia de fato antes de sua fundação oficial. Coma confusão gerada na região missioneira, os colonos açorianos foram ocupando outras áreas Vale do Rio Jacuí, litoral norte e o Vale do Rio Gravataí. As primeiras concessões de terras em território gravataiense, por açorianos, datam de 1772. A Aldeia dos Anjos teria seu período de apogeu a partir de 1772, com a chegada de José Marcelino de Figueiredo, Governador da Província de São Pedro, que urbanizou o aldeamento, construindo escolas, olarias e moinhos. Em 1795, foi desmembrada da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Viamão e, em 1806, elevada à categoria de Freguesia, ou seja, distrito de Porto Alegre. Outra data significativa para os destinos da antiga Aldeia dos Anjos, foi 1880, pela Lei de 11 de junho, emancipando-se de Porto Alegre, ganhando a condição de Vila, passando a chamar-se, Vila de Nossa Senhora dos Anjos de Gravataí. As últimas décadas do século XIX, registraram um significativo desenvolvimento para a cidade, sobretudo, a partir do cultivo da mandioca, sendo inclusive a farinha, exportada para outras partes do país e também para o exterior, através do Passo das Canoas. A farinha de mandioca garantiu desenvolvimento econômico para o município até a primeira metade do século XX. Na década de 30, assumiria o governo do município o Dr. José Loureiro da Silva, configurando nova fase desenvolvimentista para Gravataí. Entre as suas principais realizações, estão à implantação do sistema de energia elétrica na cidade, o alargamento e calçamento das primeiras ruas, a construção da faixa ligando Gravataí a Porto Alegre, e o projeto urbanístico atual do centro da cidade.
Novo marco na História municipal viria nas décadas de 60 e 70, com a instalação das primeiras indústrias e a criação do Distrito Industrial e construção da FREE-WAY, com acesso à Gravataí.
Outra grande conquista para o município, foi a instalação do Complexo Industrial da General Motors, uma das indústrias mais bem estruturadas do mundo. O anúncio da sua instalação foi feito dia 17.03.1997, data que ficará como marco de desenvolvimento do município, visto que esta grande empresa veio juntar-se ao Parque Industrial de grande porte e ao comércio bastante desenvolvido da cidade. Gravataí já se encontra numa situação privilegiada como um dos maiores e mais importante municípios da Região Metropolitana. 

Significado do Nome

O nome da cidade tem origem numa espécie de bromélia conhecida como Gravatá. Em Tupi-guarani, Gravatahy que significa Rio (Y) dos Gravatás.

Aniversário da Cidade

08 de Abril

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Classificada como uma das cidades que mais cresce no Brasil, Gravataí destaca-se no cenário econômico combinando crescimento e ampliação da qualidade de vida. Servida por três estradas estaduais e uma federal* está localizada no coração do Mercosul, a 22 quilômetros de Porto Alegre e 15 minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Cosmopolita ao mesmo tempo em que mantém a paisagem bucólica das pequenas aldeias onde os cidadãos se conhecem pelo nome, Gravataí consegue crescer sem deixar de lado os valores sociais que dão esteio aos grandes pólos de desenvolvimento. Atraídas pela qualificada mão-de-obra grandes empresas têm optado por instalar aqui seus modernos parques industriais. Além de forte vocação industrial, com destaque ao pólo automotivo, os setores do comércio e serviços têm crescido oferecendo opções de compras aos moradores.

Clima

Subtropical

Temperatura Média

29º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Porto Alegre: RS-118

Localização

Município da Microrregião Delta do Jacuí do Estado do Rio Grande do Sul.

Limites

Dois Irmãos, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Taquara

Acesso Rodoviário

BR 290, RS 118, RS 030, RS 020

Distâncias

22 Km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Atrativos Culturais

Igreja Matriz Nossa Senhoras dos Anjos

O prédio começou a ser construído em 1772, em estilo barroco português. Aberta diariamente das 8h às 19h e localizada na Rua Cônego Pedro Vagner, 717, no Centro Informações pelo fone: (51) 3488-1738.

Colégio Dom Feliciano

Primeira escola particular do município. Mantido pelas irmãs do Imaculado Coração de Maria, o Colégio possui um arco que liga a escola de um prédio ao outro, sobre a av. José Loureiro da Silva. o nome é uma homenagem ao Bispo Dom feliciano, primeiro Bispo do estado e décimo brasileiro. Hoje na Praça que leva seu nome há um monumento em sua homenagem.
 
Prédio da Prefeitura Municipal

A sede da prefeitura, construída em estilo eclético, guarda características do neoclássico e do moderno. Adquirido em 1894 para a instalação da intendência municipal, o prédio foi reformado em 1996. Endereço: Av. José Loureiro da sSlva, 1350/Centro.
 
Capela Santa Cruz

Construída para abrigar uma cruz, feita pelos índios, a capela era local de adoração e preces dos habitantes do povoado de Gravataí. Em 1909 a capela estava em ruínas, e com donativos da comunidade foi iniciada a sua reconstrução, concluída em 1944. Endereço: Rua Otávio Chiavaro, 40/Centro.
 
Museu Municipal Agostinho Martha

Seu acervo é composto por peças que contam a história colonial da região do Vale do Rio Gravataí, destacando-se a moenda de cana, o tear manual, bem como todo o complexo artesanal da tecelagem. O Museu possui uma sala com móveis da região dos Açores, em Portugal. No local também está o Arquivo Histórico Municipal. Na terceira quarta-feira de cada mês, ocorre o Sarau no Museu. Endereço: Av. José Loureiro da Silva, 1360/Centro. Informações: (51) 3484-2733
 
Casarão dos Fonseca

Conhecido também como Solar das Magnólias, foi conhecido em 1877, e possui características da arquitetura colonial portuguesa, trazida pelos colonos açorianos. Em estilo sobrado, na arquitetura do casarão destacam-se o telhado, feito de telha canoa com beiradas, e as janelas em estilo guilhotina. O local está em estudo para restauração e será a futura sede da Casa dos Açores do RS. Endereço: Rua Adolfo Inácio Barcelos, esquina com a Rua Bernardino Fonseca/Centro
 
Casarão dos Bina

Em estilo português datado de 1882, o casarão faz parte de uma propriedade rural com cerca de 40 hectares, denominada Sítio do Sobrado. O porão da casa abrigou uma senzala com grande número de escravos. Atualmente abriga a Fundação Municipal do Meio Ambiente. Na última sexta-feira de cada mês ocorre o Seresta no Casarão. Endereço: Rodovia RS 030, km 32.

Atrativos Naturais 

Parque Ambiental

Situa-se no centro da cidade, possuindo uma área de 29 mil m², abrigando diversas espécies de fauna e flora. Localiza-se na Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, s/nº, entre as paradas 79 e 80.

Pampa Safari

Parque de 320 hectares aberto à visitação motorizada, com passeio entre as diversas espécies animais criadas em liberdade. Possui área de lazer, museu ao ar livre. Visitações aos sábados e domingos, das 09h30min às l7horas. Endereço: RS 020, Km 11, nº 5680. Informações pelo fone: (51) 3488-1824.

Morro Itacolomi

Localizado na região da Serra Geral, tendo acesso pela RS 20, parada 84. O Morro Itacolomi é um dos marcos da cidade de Gravataí, constando inclusive no brasão da cidade. Endereço: acesso através da RS 020 (parada 84). Informações (51) 9682-6123/9905-4526.
 
Prainha de Morungava

Situada na parada 96 da RS 20, é uma bela área de lazer e camping, possui campo de futebol, mesas, churrasqueiras, lago com pedalinho, trenzinho, lancheria. Funciona de terças a domingos. Informações pelo fone: (51) 3486-1074.
 
Fazenda do Tio Pedro - Centro de Lazer

Local com piscinas, canchas de esportes, churrasqueiras, restaurante e lancheria panorâmicos.Funciona de terça à domingo, acesso pela parada 96 da RS 20.Informações pelo fone: (51) 9979-7173 e 3365-3498.
 
Cascatinha Morungava

Formada por duas cascatas. O local possui infra-estrutura com lancheria, restaurante, churrasqueiras ebanheiros. Funciona diariamente das 8h às 19h. Localiza-se na Estrada da Cascata, 1800, com acesso pela parada 101 da RS 20. Informações pelo telefone: (51) 9982-9771.
 
Rio Gravataí

É a principal alavanca do desenvolvimento da região. Seu manancial abastece uma população de cerca de 1 milhão de pessoas. suas águas são utilizadas na indústria, nas lavouras, na criação de gado e nas atividades de lazer e recreação. No século XIX, o rio transportava a farinha de mandioca produzida na cidade para Porto Alegre, através do Passo da Canoas.

hspace=0 EVENTOS

Paixão do Senhor

Data: 25 de Março

Corpus Christi

Data: Móvel

Dia da Padroeira

Data: 02 de Agosto

Dia de Finados

Data: 02 de Novembro

Aniversário da Cidade

Data: 08 de abril

Emancipação

Data: 11 de Abril de 1880 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal Gravataí.

hspace=0 arte@gravatai.rs.gov.br

hspace=0 (51) 3488-5161 - (51) 3484-8500

hspace=0 220 Volts

hspace=0 Correios
R. Aapio Gomes, 1518- Centro
Tel: (51)-3484-2060

hspace=0 Hospital Dom João Becker
Endereço: Rua Dr. José Loureiro da Silva, 1561
Fone: (51) 3484-1515
Horário de Recepção: 24h
 
Pronto Atendimento 24 Horas
Endereço: Rua Dr. Luiz Bastosdo Prado, s/nº

hspace=0 Estação Rodoviária
Endereço: Rua Osvaldo Aranha, 748
Fone: (51) 3484-3775
Horário de Recepção: das 6h às 20h

 

Créditos

Informações e fotos

Sites: www.turismo.rs.gov.br

         www.gravatai.rs.gov.br

         www.cmgravatai.rs.gov.br

         www.terragaucha.com.br

         www.wcams.com.br

         www.ondehospedar.com.br

         www.flickr.com.br


Conheça nossas opções de hotéis em Gravataí e pousadas em Gravataí para visitar Gravataí.

Promova a cidade de Gravataí no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!