Gramado

Gramado-RS
banner

Bem-vindo a Gramado!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Gramado, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Gramado, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 15/12/1954. A localidade está em uma altitude de 825m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 26.945 habitantes. A área total de Gramado é de 242,9km², e sua densidade demográfica é de 110,93hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Gramado-RS é 95670-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Gramado, município de grandes riquezas situado no estado do Rio Grande do Sul, mais especificamente na Serra Gaúcha, na Região das Hortênsias.

Conhecida por muitas belezas, Gramado encanta a todos os visitantes, principalmente pela vasta riqueza natural, com exuberância sem igual. O município também é considerado como o maior pólo turístico do Rio Grande do Sul e ainda carrega o título de um dos mais importantes do Brasil.

Inúmeros eventos mantêm a fama de Gramado desde seminários, congressos, shows, espetáculos e encontros. Sem esquecer de citar os tradicionais festivais de cinema da América Latina realizados anualmente: o Festival Brasileiro e Latino de Cinema, neles são distribuídos os prêmios conhecido como Kikito.

No fim do ano também acontece um dos eventos mais importantes e que atrai milhares de pessoas ao município, o Festival Natalino, mais conhecido como Festa da Colônia ou Natal Luz.

Gramado também é muito famosa pela culinária, uma verdadeira terra de delícias, na cidade você pode se deliciar com vários tipos de iguarias, entre as mais pedidas estão: Sopas, Fondues, Doces finos e claro, o bom vinho.

A cidade conta com excelentes restaurantes, casas de café e muitos outros estabelecimentos extremamente preparados para receber a demanda de turistas.

Sem dúvida alguma uma das cidades brasileiras mais aconchegantes, dentre os vários pontos turísticos que essa maravilha pode nos oferecer estão:

Pórtico (Entrada Via Nova Petrópolis): Localizado na entrada de Gramado, construção em belíssimo estilo bávaro, perfeito para dar boas vindas aos visitantes. Inaugurado em 6 de janeiro de 1973

Pórtico (Entrada Via Taquara): Localizado na entrada da cidade, estilo normando. Inaugurado em 8 de Junho de 1991.

Belvedere – Vale do Quilombo: Linda paisagem que surpreende e enchem os olhos dos visitantes, mostrando o quanto Gramado é rico de belezas naturais.

Igreja São Pedro: Uma das maiores representantes da religiosidade da comunidade. Sua estrutura foi montada em pedra basáltica, arquitetura digna de aplausos. Inaugurada em 1942.

Igreja do Relógio: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) homenageia o apóstolo Paulo, seguidor de cristo. Considerada um dos cartões postais de Gramado, o relógio fica sobre um bouquet de hortênsias, beleza estonteante. Inaugurada em 5 de fevereiro de 1961.

Palácio dos Festivais – Cine Embaixador: Sede do Festival de Cinema de Gramado – cinema latino e brasileiro.

Rua Coberta: Promove eventos e apresentações, ligação da Av. Borges de Medeiros com a Rua Garibaldi, perfeita alternativa para quem deseja fazer compras e saborear deliciosos pratos, principalmente em dias de chuva.

Parque Knorr – Aldeia do Papai Noel: Situado bem no centro da cidade, nos jardins do Parque Knorr, local cheio de encantos e magia, lá os visitantes se deparam com a Árvore dos Desejos, Fábrica de Brinquedos, o Chalé dos Ursos e com a primeira casa da região, de 1940, inteiramente decorada com motivos natalinos, a casa do Papai Noel. Neste mesmo parque encontra-se o mirante, onde é possível apreciar a melhor vista do Vale do Quilombo.

Informações de Gramado

 Roteiros do Brasil

Roteiro: Caminhos Temperados - Charme e Cultura do Sul

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Três homens importantes decidiram arcar com a responsabilidade de transferir a sede do 5º Distrito de Taquara, localizada na colônia Linha Nova italiana desde 1904, para onde é hoje Gramado, o que aconteceu pelo ato nº 139 de 17 de janeiro de 1913, assinado pelo Intendente de Taquara, Coronel Diníz Martinz Rangel.
Eram eles:
Major José Nicoletti Filho – Sub Intendente do Distrito
João Leopoldo Lied – Escrivão
Pedro Benetti – Comerciante
A transferência foi ocasionada pelo conhecimento de que uma estrada de ferro traria o trem de Taquara à Canela. Logo após a transferência da sede para Gramado, vieram os imigrantes e filhos de imigrantes italianos e alemães, embora em nossas terras já habitassem alguns poucos portugueses.
O trem, finalmente, deu seu primeiro apito em 1921. Gramado tinha uma comunidade laboriosa e crescia vertiginosamente com suas indústrias e forte comércio, até tornar-se uma Vila, em 1937. Quatro hotéis de madeira localizados no centro e mais Parque Hotel recebiam os veranistas. O trem voltava levando madeira, vinho e produtos de nossas colônias para outras cidades.
Alemães ilustres vieram da Alemanha para residir em Gramado e ajudaram a construir e embelezar a pequena Suíça Brasileira, como eles apelidaram a nossa Vila.
Em 1948, um grupo de homens acreditou na possibilidade de Gramado emancipar-se de Taquara. Organizaram a Comissão Pró-Emancipação, tendo como presidente o Sr. Osvaldo Seidl, vice presidente, Dr. Érico Albrecht, secretário professor Hugo Daros e tesoureiro Sr. Walter Bertolucci. A tentativa, por diversas razões, não deu certo. Gramado continuou crescendo. No dia 26 de setembro de 1953, reuniram-se novamente no comitê os representantes das agremiações partidárias locais, para o fim exclusivo de formarem uma nova Comissão Emancipacionista que ficou assim constituída: Sr. Walter Bertolucci – Presidente Professor Hugo Daros – Secretário Sr. Euzébio Balzaretti – Tesoureiro
Foi um movimento de vivo entusiasmo e firme objetivo. No dia 15 de dezembro de 1954, o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Dr. Ernesto Dornelles assinou a Lei número 2.522 que criou o município de Gramado.
O povo correu às ruas para festejar o grande acontecimento. Porém, não foi fácil realizar este sonho. Muitos problemas tiveram que ser enfrentados. Marcação de diversas terras, arrecadação de assinaturas, fatos confusos aconteceram, mas foram resolvidos por homens também determinados como o senhor Leopoldo Rosenfeldt, Remy Henrique Zatti, Arno Michaelsen, Alcides Arend, Reinaldo Baqui e tantos outros que se propuseram a trabalhar pela emancipação.
No dia 20 de fevereiro de 1955, houve a eleição para o primeiro Pleito e, o primeiro prefeito eleito foi o senhor Walter Bertolucci, pelo PTB e Leopoldo Rosenfeldt, vice prefeito pelo PRP.
A instalação do município foi no dia 28 de fevereiro de 1955, na Sociedade Recreio Gramadense, quando o Juiz de Direito da Comarca de Taquara, Dr. Jocerli Augusto Medeiros Pereira instalou, solenemente, a primeira Câmara de Vereadores, assumindo a presidência o senhor Arno Michaelsen.
 

Aniversário da Cidade

15 de Dezembro

Gentílico


População


hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Gramado é uma cidade muito mais que encantadora. O charme das ruas floridas os detalhes da arquitetura o aconchego da hotelaria o requinte da gastronomia a qualidade dos produtos e serviços a originalidade das colônias a hospitalidade das pessoas o cheiro da natureza enfim tudo em Gramado parece conspirar para que se viva momentos únicos de prazer.

Gramado é bela por natureza mas contou com a força dos alemães e italianos que colonizaram a região e ajudaram a torná-la muito mais do que charmosa. Em Gramado você encontra todos os motivos para se sentir bem e querer voltar sempre.

 

Clima

Temperado

 

Temperatura Média

16ºC

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Porto Alegre: RS-020 e BR-116

Localização

Município da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul

Limites

Caxias do Sul, Três Coroas, Canela, Nova Petrópolis e Santa Maria do Herval

Acesso Rodoviário

RS-020 e BR-116

 

Distâncias

115 km da Capital

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

 

Trilha das Cachoeiras

Venha participar de uma aventura ecológica no coração do Vale do Quilombo.
A bordo de um Land Rover você será levado ao interior do Vale com destino ao Refúgio Sperry – uma reserva natural particular orientada à preservação ambiental e atividades de integração com a natureza.
São 6 Km em estrada do interior com a paisagem das montanhas da mata e pequenas lavouras entremeadas por casas de madeira e muros de pedra típicos da região.
A partir daí caminhando em meio a mata nativa junto aos arroios riachos e quedas d’água você seguirá por trilhas em caminhos entre pontes de madeira e mirantes acompanhado por guia que irá descrever a flora e a fauna local. São cinco cachoeiras – a maior delas com altura de 45 metros onde está instalada a pequena usina hidroelétrica que abastece a propriedade.

Aldeia do papai Noel - Parque Knorr

Endereço: Rua Bela Vista 353
Bairro: Centro

Belvedere Vale do Quilombo

O vale do Quilombo pode ser visto no Belvedere na estrada que liga Gramado a Canela.
Para os que gostam de aventura uma boa opção de passeio pelo interior do Vale do Quilombo é conhecer o Refúgio da Familia Sperry. Num passeio de pela mata nativa você verá a beleza de cinco cachoeiras além de animais silvestres e uma flora inigualável

Endereço: Av. das Hortências
Bairro: Centro

Centro Municipal de Cultura

Reúne várias atividades de cunho cultural como o Museu Municipal Professor Hugo Daros o Teatro Elisabete Rosenfeldt com capacidade para 360 lugares a Biblioteca Municipal Museu de Artes e salas para cursos palestras oficinas teatrais artísticas e literárias. Ali também está instalada a Câmara Municipal de Vereadores a Secretaria de Educação e Cultura além do Arquivo Histórico Municipal.

Endereço: Rua São Pedro 369
Bairro: Centro
Segunda à Sexta – 7h30min às 12h e 13h30min às 22h
Sábados - 10h às 12h e 14h às 18h

Igreja do Relógio 

Horário de funcionamento: Segunda a Sábado 8h30min às 11h30min e 14h às 18h – domingos cultos às 9h.
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) foi inaugurada em 5 de fevereiro de 1961 e dedicada ao apóstolo Paulo seguidor de cristo. Seu relógio faz parte do dia a dia da cidade e sua localização sobre um bouquet de hortênsias é um dos cartões postais de Gramado
 
Endereço: Rua Martin Lutero s/n
Bairro: Centro

Igreja Matriz São Pedro
 
Inaugurada em 1942 é uma das maiores demonstrações de religiosidade da comunidade. A estrutura montada em pedra basáltica exibe arte nos vitrais com imagens sacras e em perfeita harmonia arquitetônica. A torre de 46 m de altura inspira uma prece a São Pedro o padroeiro

Horário de funcionamento: todos os dias 8h às 21h.
Endereço; Av. Borges de Madeiros 2659
Bairro: Centro

Lago Joaquina Bier
 
Idealizado por Leopoldo Rosenfeld possui 17.000m2 num espaço cercado de casas de veraneio hotéis e araucárias com até mais de 70 anos. Foi construído a pás e picaretas. O lago é embelezado com uma pequena ilha em seu interior.
Uma caminhada por suas margens é revigorante.
Em dezembro sua paisagem se modifica. O Lago se torna o palco para o espetáculo Nativitaten

Endereço: Rua Leopoldo Rosenfeld
Bairro: Centro

Palácio dos Festivais

Sede de exibição dos filmes participantes do Festival de Cinema de Gramado – cinema latino e brasileiro. No período do evento recebe artistas consagrados dos mais distintos lugares do mundo e lança no mercado filmes de curta média e longa metragem que concorrem ao Kikito.

Sessões de Cinema: Sexta sábado e domingo às 20h30
Endereço; Av. Borges de Medeiros 2697
Bairro: centro

Pórtico Nova Petrópolis

Localizado na entrada de Gramado sua construção é em estilo bávaro visando dar boas vindas aos visitantes. Foi inaugurado em 6 de janeiro de 1973 além de ser uma bela construção possui jardins bem cuidados e floridos encantando os visitantes que sempre procuram através da fotografia obter uma lembrança de Gramado.

Endereço: RS 235
Bairro: Centro

Pórtico Via Taquara

Localizado na entrada da cidade pela via Taquara em estilo normando e inaugurado em 8 de Junho de 1991. É uma homenagem à colonização alemã.

Horário de funcionamento: terça a domingo - 9h às 16h
Endereço: RS 115
Bairro:  Centro

Praça das Comunicações

Palco de realização da Festa da Colônia é na Praça das Comunicações que se localiza a Casa do Colono onde você encontra produtos típicos produzidos no interior da cidade.

Horário de funcionamento: 9h30min às 18h30min
Endereço: Av. Borges de Madeiros
Bairro: Centro

Praça Major Nicoletti

A Praça Major Nicoletti é o ponto de encontro dos jovens aos finais de semana.
Uma boa pedida é saborear um churro feito na hora.
Recém remodelada a Praça foi um presente da Administração Pública à comunidade gramadense nas comemorações dos 50 anos de emancipação do nosso município.
Bancos ideais para um bate-papo Coreto para apresentações artísticas lago com cascata compõem este cenário.

Endereço: Av. Borges de Medeiros
Bairro: Centro

Rútula das Bandeiras

Situada na Praça Leopoldo Rosenfeldt presta uma homenagem simbólica aos Estados brasileiros através de bandeiras hasteadas no local. É onde se encontra também uma réplica do Kikito o cobiçado troféu que representa o “Deus do Bom Humor” entregue aos destaques do Festival de Cinema de Gramado.
Endereço: Praça Leopoldo Rosenfeldt
Bairro: Centro 

Rua Coberta

Cenário de eventos e apresentações a Rua Coberta que liga a Av. Borges de Medeiros e a Rua Garibaldi é mais uma ótima alternativa em compras e gastronomia para o turista principalmente em dias de chuva.

Endereço: Rua Madre Verônica
Bairro: Centro

Prefeitura Municipal

Cartão postal de Gramado e exemplo típico da arquitetura gramadense. Apresenta no alto o brasão do município esculturado em madeira policromada com acabamento em lambrequins e uma pintura bem harmoniosa resgatando as etnias locais. Nela funciona toda a malha administrativa e a Secretaria de Turismo. Abriga também o pavilhão de esportes utilizado para a prática desportiva e para a realização de inúmeros eventos.

Segunda à Quinta – 13h30min às 17h30min
Sexta – 8h às 11h30min e 13h30min às 17h30minEndereço: Av. das Hortências 2029
Bairro: Centro

hspace=0 EVENTOS

Veraneio na Serra

De: 15/01/2005 a 31/03/2005

Volta Ciclística Internacional

De: 11/03/2005 a 12/03/2005

Salão Internacional do Couro e Calçado

De: 15/03/2005 a 17/03/2005

Gramado Aleluia

De: 19/03/2005 a 27/03/2005

Festa da Colônia

De: 07/04/2005 a 17/04/2005

Festival de Dança de Gramado

De: 25/05/2005 a 29/05/2005

33º Festival de Cinema –Latino Americano

De: 15/08/2005 a 20/08/2005

Semana Farroupilha

De: 13/09/2005 a 20/09/2005

19º Natal Luz

De: 15/11/2005 a 06/01/2006

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Gramado

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (54)-3286.1580

hspace=0 220 Volts

 

 

 

 

hspace=0 Hospital Arcanjo São Miguel
Rua Madre Verônica, 396 - Centro
Fone: (054 )286-1155

hspace=0 Bradesco
Av. das Hortênsias, 1929 - Centro
Fone: (054 )286-1955

Banco do Brasil
Rua Garibaldi, 339
Rua Madre Verônica, 100
Fone: (054 )286-2611

Banco do Estado do Rio Grande do Sul
Rua Madre Verônica, 100
Fone: (054 )286-1379

Itaú
Av. Borges de Medeiros, 2468 - Centro
Fone: (054 )286-1460

Meridional do Brasil
Av. Borges de Medeiros, 2581
Fone: (054 )286-1308

Caixa Econômica Federal
Rua Garibaldi, 308
Fone: (054 )286-1899

HSBC Bamerindus
Av. Borges de Medeiros, 2841
Fone: (054 )286-2039

 

Créditos

Informações e fotos

Sites: www.citybrazil.com.br

         www.gramado.rs.gov.br

Comentários de Gramado

Não conheço! Mas por pouco tempo...kkkk Pretendo ir ao mais breve possível... E pelas fotos não vou me arrepender... Namoro um gaucho e ele mora aqui em Minas Gerais..Estamos pretendendo ir nas férias... Q sonho!!!
Por: Priscilla

É LINDO VALE MUITO A PENA CONHECER PRINCIPALMENTE NO NATAL LUZ
Por: simone

OLA,GRAMADO E UMA CIDADE MUITO MARAVILHOSA..GOSTARIA DE TER LIVROS COM FOTOS DAS DECORAÇOES NATALINAS,ESTAVA AI EM 14 A 16/11/2008.ADOREI PARABENS.....
Por: ILSA KORB HAMISCH

Em Gramado eu vi e utilizei o Sanitário Público mais limpo e asseado que alguém possa imaginar. Em todas a vezes que fui a Gramado (04) deixei no livro de notas à porta do Sanitário os meus elogios e tenho recebido correspondência da Secretaria de Turismo de Gramado agradecendo meu gesto. Isto é uma amostra de Gramado. Imagine o restante. Um primor. Uma coisa fantástica. Acho que sou um paulista apaixonado pelo Rio Grande e pela Serra Gaúcha. Bah... tchê!
Por: João Pedro Barufi

Com certeza uma dos lugares mais bonitos que ja conheci ,e tambem onde ficou um grande amor,paixao eterna,,,,
Por: janaina bastos

Tive o grande prazer de conhecer essa linda cidade,me apaixonei pela sua beleza natural.Tudo la é encantador,fascinante,umpovo educado,um dia voltarei la.
Por: Ivaneide Fernandes

É uma cidade linda, adorei minha estada nessa terra maravilhosa com povo educado, receptivo e cordial. Pretendo ir mais vezes.
Por: Tereza Cristina Vidal Menezes

Cidade linda e acolhedora, aluguei um carro, e passamos dias maravilhosos eu e minha família...
Por: Laura Vidal

Gramado!!! Das cidades que conheci, a mais linda. Pessoas polidas, muito elegantes e com capital de educação turística impressionante. Amei conhecer Gramado, suas paisagens naturais belíssimas, paisagismo arquitetônico perfeito,(do urbano ao rural),enfim tudo lá é requintado e charmoso.
Por: ELMA DA PENHA HORTOLANI

eu gostaria de saber se gramado é mais bonito que campos do jordão, qual é realmente a suiça brasileira. campos ou gramado.
Por: jairo ricardo

Já estive em Gramado e posso afirmar que é a cidade + linda que já conheci. Tudo em Gramado é mágico. É fantástico o visu!!!!!
Por: Manoel Bomfim

Conheço, já fui várias vezes. Algumas com grupos de alunos de 8ª Série em final de ano, outras só com marido e filhos e com o Lions Club de Pinheiro Machado/RS.
Por: Ângela Maria Régio Marques

A cidade mais linda que já visitei!Cada canto é maravilhoso,o povo hospitaleiro e alegre.A cidade é tão limpa e organizada com se fosse uma vitrine.O Natal Luz encanta e torna a viagem inequesivel. EU AMO Gramado!Sonho em voltar.
Por: Tânia Martins

eu nao ha comheço mais final do ano de 2010 conhenhecereie,pois he o meu sonho.essa cidade deve ser maravilhoza!!!!!!!
Por: eliane marques

Adorei a cidade muito organizada,limpa, pessoas educadas enfin tudo de bom...
Por: José Orlando

Tive a felicidade de morar em Gramado,amo esta cidade,tive,que me mudar,porque iria me casar.Gramado tem muita influência em meu trabaho.Tudo que sei sobre turismo aprendi com essa gente maravilhosa e culta,se eu pudesse voltaria correndo! Beijos e saudades...
Por: Delma P. Martins P. Galvão

Gramado é lindo!! Uma linda cidade para se divertir e curtir momentos inesquecíveis!! Eu estive lá. É DEMAIS!!
Por: Renata Marroques

gramado encantos de lindos olhares neste lindo planeta de montãnhas florestas campos e serrado as veses fico imaginando sera que existe o outro lado..valdoci
Por: valdoci gomes

Que cidade mais linda... como Deus em sua sabedoria suplema concedeu tamanha beleza! Parabéns!
Por: Maria Patricia

esta cidade é verdadeiramente maravilhosa e muito linda.... tem vários lugares diferentes e espetaculares,para se curtir, boas férias.
Por: Juciara Pimentel

Tive a felicidade de conhecer a cidade mais linda do mundo sou um mineiro de coraçao gaucho,muito obrigado Gramado.sou de Agua Boa cidade do nodeste mineiro
Por: jose afonso junior

tudo e muito lindo se eu podese visita eu ia mais minha comdiçao nao deixa mais vcs estao de parabems
Por: benilde menezes de lima

ESSA CIDADE E UM SONHO FUI UMA VEZ E PRETENDO VOLTAR . PARECE ATE Q E UM LUGAR FORA DO BRASIL DE TAO LINDO ,QUEM NUNCA FOI NAO SABE O Q ESTA PERDENDO ,CORRA VA LOGO...
Por: SANDRA ROSELI

infelizmente ainda não conheço Gramado mais se Deus quiser terei essa oportunidade ainda este ano e com certeza vou adorar esta cidade quer deve ser o máximo.
Por: omar cavalcanti gomes junior

Não existe uma única palavra para descrever gramado, todos os elogios são poucos...Amo este lugar e seria para mim enorme satisfação envelhecer nestas terras....
Por: Mailyn Volpe Barufi

Estive ai em outubro de 2009 no Hotel Continental p/ uma convenção da empresa onde eu trabalho pena q foram 2 dias.Pela volta q andei ai, desejei muito +,a cidade é maaaaaaravilhosa,aconchegante,limpa,receptora,D++++mesmo torço p/ q eu volto.A + bonita viagem q ja fiz. Peço a vcs q vai ler esta,e me mande as fotos + lindas q vcs puderem p/ mim no meu e mail, pois chorei quando formataram o computador e não salvaram minhas fotos q tirei c/ tanto entusiasmo,amor carinho e cuidado p/ mostrar,p/ família e amigos.Perdeu todas, me de essa alegria,p/ q eu possa recordar esta cidade tão linda,ficarei grata desde já se puderm me atender,bjs.
Por: veralucia

Tão maravilhas são as criações divina,e asim tem ignorantes que não creem em Deus.E só olhar estas maravilhas que tem em gramados,para termos a ceteza que são obras divinas.deixo um forte abraço a todos os catarinenses. Parabéns pela linda e maravilhosa Gramados
Por: MARLENE Ap. Duarte

Bom, parabens a todos os moradores desta bella city, eu vim do japan so para conhecer esssa lindaq city, e eu fiquei encantado com toda a sua belleza!!!
Por: Renatto Simoes Nakashimma

Estou pensando seriamente em me mudar p Gramado, num fui, mas quero morar ai. Quem sabe ainda este ano.
Por: evanilde aparecida zampronho ferronato

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Gramado
Fundação:
15/12/1954
Altitude:
825m
População:
26.945 habitantes
Área:
242,9km²
Densidade Demográfica:
110,93hab/km²
CEP:
95670-000

Envie seu comentário sobre Gramado

banner