Garibaldi

Garibaldi-RS
banner

Bem-vindo a Garibaldi!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Garibaldi, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Garibaldi. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Garibaldi para programar a sua viagem.

A cidade de Garibaldi, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1900. A localidade está em uma altitude de 617m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 28.007 habitantes. A área total de Garibaldi é de 272,6km², e sua densidade demográfica é de 102,74hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Garibaldi-RS é 95720-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Garibaldi é uma cidade que fica no Rio Grande do Sul, cuja história é marcada pela diversidade, que certamente serviu para que o município pudesse ser o que é hoje. Durante a sua colonização, recebeu italianos, influências francesas, além de sírio-libaneses. Vale lembrar que antes de tudo isso, a região era habitada por índios. Isso tudo teve como resultado uma cidade muito rica, que vale a pena conhecer.

A cidade é muito conhecida pela produção de vinhos e espumantes, inclusive, desenvolveu o primeiro espumante brasileiro em 1913. É por isso que um dos passeios mais procurados que a cidade oferece é a Rota dos Espumantes: consiste em um roteiro com vinte vinícolas, em que os turistas podem observar de perto como acontece a produção dessas bebidas hoje, antes de chegarem ao consumidor.

A rota religiosa Ae Ternum é outro atrativo de Garibaldi, que aliás, tem a espiritualidade como uma característica marcante. O trajeto passa por igrejas e conventos, onde os visitantes podem admirar as belezas arquitetônicas da época da colonização, refletir e se conectar com o sagrado.

Você é daqueles que adora ambientes mais familiares, comida caseira, relembrar os doces que a sua avó fazia e fugir da rotina agitada recorrendo à simplicidade? Então, Garibaldi oferece um terceiro passeio que você vai adorar, é a Estrada do Sabor. Ela passa por propriedades familiares, com rotas, pomares e grandes jardins. Os turistas podem conhecer a história das famílias, aprender sobre ecologia, sobre vinicultura, comprar produtos caseiros ou simplesmente aproveitar o clima bucólico.

O Museu Municipal Garibaldi também vale uma visita. Além de ser uma construção bonita por si própria, ainda conta a história dos imigrantes italianos, com vários objetos típicos daquela cultura. Se você quer se sentir em uma verdadeira casa italiana, nesse museu alcançará esse objetivo, pois tudo é muito bem articulado para isso.

Em Garibaldi ainda há muitas lojas de roupas, sapatos e doces, reconhecidas pelos produtos de qualidade e bons preços que oferecem, portanto, o destino é ideal para quem quer fazer umas compras. Sem contar com os restaurantes e atrações noturnas. É uma cidade muito completa e agradável.

Informações de Garibaldi

Roteiros do Brasil

Roteiro: Caminhos Temperados - Charme e Cultura do Sul

"Capital do Espumante"

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Surge em 1870, a Colônia Conde D`Eu, em homenagem ao genro do imperador, casado com a Princesa Isabel.
O imigrante desembarcava no Rio de Janeiro,onde posteriormente seguia viagem ao sul a bordo de vapores precários. Na chegada em Porto Alegre, eram encaminhados em alojamentos superlotados,e após rumando até Montenegro. A ida até Conde D`Eu, poderia levar até 3 dias, através de estrada que muitas vezes não permitia a passagem de carroças, fazendo com que as pessoas tivessem que carregar suas bagagens, utensílios e alimentos nas costas por longos trechos.
Entre julho e agosto de 1870, chegaram cerca de 15 famílias prussianas, que aqui encontraram alguns portugueses e índios kaingangs. Esses imigrantes recebiam do governo ajuda para construir casa e ferramentas para iniciar a lavoura. Viviam da troca de víveres e tarefas diversas, além da construção de estradas onde eram remunerados pelo governo apesar do atraso no pagamento.
No ano de 1874, com a abertura de uma picada em Figueira de Mello, houve um aumento do fluxo de imigrantes,entre eles a vinda dos italianos, provenientes em sua maioria do norte da Itália.
Para os colonizadores o ínicio foi muito duro e difícil até conseguirem construírem suas casas e organizarem a suas culturas de trigo,milho, cevada, aveia, além da importantíssima videira. Forma se agrupando para realizar práticas religiosas, erguendo capelas, onde se encontravam para rezar, conviver, celebrar e amenizar a saudade da pátria longínqua.
Com o progresso da colônia, começou o processo de emancipação. Em 24 de abril de 1884, a Colônia Conde D`Eu, foi elevada à categoria de freguesia de São Pedro. Em 31 de outubro de 1900, a freguesia se emancipou e passou a chamar-se Garibaldi.

Significado do Nome

Homenagem ao herói farroupilha Giuseppe Garibaldi.

Aniversário da Cidade

31 de Outubro

Gentílico

garibaldense

População

30.692 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Garibaldi é um município com características peculiares. Colonizado por imigrantes italianos, teve forte influência da cultura francesa, transmitida pelas congregações religiosas de origem francesa, responsáveis pela educação dos habitantes, durante décadas.

Clima

Subtropical

Temperatura Média

14,7 ºC 

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Porto Alegre: RS 446

Localização

Encosta Superior do Nordeste, na Serra Gaúcha 

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR/RS 453, RS 446

Distâncias:

Da Capital:

104 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Roteiro Estrada do Sabor

O vigor da colonização italiana sempre rendeu os melhores aromas, sabores, histórias e a paixão por conhecer a cultura que estabeleceu a atitude encantadora da Serra Gaúcha. E para oferecer aos visitantes o prazer de desfrutar a paixão pelas coisas da terra, seis comunidades - São Luís e Santo Antônio do Araripe, Linha Araújo e Souza, São Jorge, Santo Alexandre e Marcílio Dias desenvolveram o projeto Estrada do Sabor: um passeio entre vinhas e vales, passando por grutas e capitéis, oradas e porões, temperado de aventuras, histórias, trilhas, pescarias, locais para piqueniques e degustação de produtos coloniais elaborados com rigor técnico e produção limitada. Sem esquecer os bons vinhos da terra.Tudo produzido com matéria prima cultivada em cada propriedade. Quem nunca se imaginou vagando na carroceria de um trator pelos parreirais afora, colhendo uvas e respirando o viço da exuberante vegetação? Pois esta é uma das ofertas da casa de Jorge Mariani. Também, aos que preferirem gostosas caminhadas, saibam que a montanha mais alta de toda a região escolheu ficar junto à Estrada do Sabor. No alto dela tem um belvedere que mostra os quatro cantos do lugar. Com vistas para Garibaldi, Bento Gonçalves, Veranópolis,Carlos Barbosa, Monte Belo do Sul, Vale dos Vinhedos, os paredões da Linha Eulália e tudo o mais que a vista puder alcançar.Para saborear são oferecidos: pães, queijos, embutidos e frutas; degustação de vinhos, licores e sucos ecológicos.
Fone (54)462-2627/459-1107/9999-9752.

Passeio de Maria Fumaça

O passeio turístico é uma grande atração na Serra Gaúcha. São 23 quilômetros de percurso com 1h30min de duração, entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Durante o passeio, a festa é comandada pelo coral típico, pela dupla que toca a tarantela e pelos gaúchos.
Os turistas são recepcionados na estação de Bento Gonçalves, com um saboroso vinho e uma deliciosa degustação de queijos. A recepção em Garibaldi acontece ao som de música italiana e gaúcha, enquanto todos degustam um saboroso espumante. Em Carlos Barbosa, um show de música italiana marca o momento em que todos se encontram e confraternizam embalados pela música. Alguns passageiros dizem adeus, enquanto outros embarcam no passeio de retorno.
Os passeios ocorrem às quartas e aos sábados, sendo que, em alguns meses, há saídas extras. É necessário fazer reserva.

Artesanato

Um povo vive e transcende o tempo através de sua produção cultural....sua identidade pode ser lida nos artefatos que produz, na maneira como cria, na habilidade que tem para transformar e domar a matéria dando-lhe expresão. Esta é a proposta da Casa do Artesão, resgatar técnicas, materiais, temas que permeiam a cultura da cidade resignificando o seu conteúdo.
Rua Dr. Carlos Barbosa, 77.
Fone: (54) 3462-3483.

Vale dos Vinhedos

Vale dos Vinhedos, entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, possui uma paisagem fascinante. Um espetáculo da natureza onde as cores identificam cada estação e se somam aos sons e aromas cantados e dançados nos fetejos que acontecem durante o ano.
Além da cultura do vinho, se pode conhecer os hábitos, a religião, a gastronomia, as manifestações culturais, que caracteriza a formação da região de colonização italiana e experimentar a magia do vinho.
Maiores informações através da Secretaria Municipal de Turismo, pelo fone (54) 3462-2627.

Rota dos Espumantes

Na rota dos espumantes, o visitante pode apreciar os mais famosos e deliciosos vinhos, espumantes brasileiros, além de conhecer as adegas e suas técnicas de elaboração, passeando pela cidade que se destaca pelo charme de sua arquitetura histórica, beleza da paisagem e simpatia do seu povo.
Informações sobre a Associação Rota dos Espumantes
Endereço; Av. perimetral, 897, Bairro Garibaldi.

Rota Religiosa

Desde o início do desenvolvimento do ser humano, o homem sempre sentiu necessidade de buscar o entendimento da vida e da morte. A religião lhe ensinou a depositar mistério nas coisas e tornar visível o que se percebe secretamente. Aprendeu da lição, a ler a sua essência, a escutar seu íntimo. Encontrando-se, decifrou suas angústias, a explicação para suas dúvidas, para seus temores, um sentido para sua existência e uma justificativa para sua mortalidade, pois lhe abriu um espaço onde ele pode encontrar um sentido em outras vidas.
A religião permitiu ao homem a compreensão do conceito de símbolo, o ensinou a estabelecer uma relação com a vida numa dimensão bem além da aparência, lhe permitindo encontrar o sagrado. Ensinou-lhe a identificar-se como um ser distinto da natureza porque mais que matéria é espírito. O seu papel e importância podem ser lidos no jogo de volumes da arquitetura da Igreja Matriz, na trama, nas cores, nas formas de seus vitrais e nos espaços que se alojam no nosso íntimo, ecoando em nosso ser. No falar silencioso do Convento e Capela de São José colocando-nos em contato com nossa fragilidade, preparando nosso espírito para comungar na Ermida, a crença da reza, da materialidade da promessa, da graça alcançada, da descoberta de mais significados que nossos olhos podem enxergar.

Igreja Matriz de São Pedro

Construída em 1924, em estilo arquitetônico neogótico, a Matriz acolhe os fiéis com sua belíssima estatuária e luminosos vitrais que produzem uma atmosfera celestial preparando-nos para a devoção diante do Santo Sudário, uma das quatro réplicas em tamanho original existente no Rio Grande do Sul.
Praça da Matriz. Visitação: das 8h às 18h30min - Fone: (54) 3462-1153

Ermida Nossa Senhora de Fátima

Em 1953 foi dada a benção solene à Ermida Nossa Senhora de Fátima. A edificação obedece à forma sextavada e com fechamento feito por seis águas. A estiagem da época motivou a sua construção, onde duas horas após a celebração da missa de inauguração, começou a chover. A imagem de Nossa Senhora, que se encontra no altar da igreja, foi entalhada em madeira e doada por Portugal. Devido à data da aparição de Nossa Senhora de Fátima ser dia 13 de maio, todos os meses neste dia são celebradas missas em sua homenagem.
Visitação: das 8h às 18h. Rua Ernesto Alves
Fone: (54) 3462-1153.

Cemitério Público Municipal

História da cidade através dos personagens, identificando suas crenças, valores, sua inserção na sociedade, seu papel e importância sócio-política e econômica. Visitação guiada: das 8h às 18h.
O cemitério situa-se na Rua Buarque de Macedo acesso norte da cidade. Fone: (54) 3462-2627.

Museu e Arquivo Histórico Municipal

Prédio construído em duas etapas, primeiro piso em 1884 e o segundo em 1892, fazendo parte do patrimônio histórico. É por si um símbolo, identificado com o impulso de preservar o passado, de conservar e construir nossa identidade. O museu possibilita conhecer peças sacras, estátuas e gravuras religiosas. O espaço nos faz compreender que os objetos se expandem muito além da sua aparência, pois são inscrições portadoras de nossas marcas e, porque vivem além de nós, imortaliza-nos.
Visitação: de terça à sexta das 8h30min às 11h30min e das 13h às 17h, sábado das 12h às 18h e domingo das 9h30min às 14h.

Rotas das Cantinas

A Rota das Cantinas é um convite que resgata histórias de famílias que herdaram a arte em fazer da uva o centro de toda uma cultura. Uma paisagem deslumbrante, emoldurada por vinhas e colinas, rodeada de aromas e de uma arquitetura ímpar.
Para maiores informações sobre a Rota, contatar a Secretaria de Turismo de Garibaldi, através do telefone (54) 3462-2627.

Vôo ao Passado

O imponente Douglas DC-3 vai faze-lo vivenciar todo o charme da época de ouro da aviação-de-carreira. Será uma rara opoturnidade de voar num clássico da aviação disponivel em poucos países do mundo.
As saídas são quinzenais com passeios de um ou dois dias partindo de Porto Alegre com destino a Garibaldi. Poderão ser feitos também vôos panorâmicos por Garibaldi e região.
Maiores informações pelo telefone (54) 3462 2627 - Secretaria de Turismo, Industria e Comércio.

Rota do Vale dos Vinhedos

Um encantador vale localizado entre as divisas dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, destaca-se por suas colinas encobertas por parreirais, num cenário característicamente favorável a um solo e clima que influenciam positivamente na tipicidade do vinho. Hoje, um dos maiores produtores de uvas viníferas do Brasil, elabora vinhos de excelente qualidade, reconhecidos mundialmente pelos prêmios conquistados, principalmente em países da Europa. O Vale dos Vinhedos caracteriza-se por suas cantinas familiares, de vinhedos próprios, onde é possível conhecer todo o processo que envolve o vinho e as marcas culturais deixadas pela imigração italiana. Além disto, encontra-se uma rica culinária elaborada pelas próprias mamas, em ambientes simpáticos e acolhedores.

Passadas- A Arquitetura do Olhar

Mascates, tropeiros, religiosos, artesãos, ferreiros: italianos, franceses, sírio-libaneses...O florescimento do comércio em uma das principais estradas do sul do País, a Buarque de Macedo, fez com que o centro de Garibaldi se tornasse rico e luxuoso. Grandes casarões de alvenaria, em um total de trinta e quatro prédios, construídos nos meados de 1900, ornamentados com os mais delicados detalhes: flores, frutas, compoteiras, rostos e corpos, destacando-se as figuras femininas e infantis, fazem do roteiros uma mágica volta no tempo, a serenidade da infância.
Dentre os prédios, destaca-se a Mansão Mazzini, que na década de 20 foi considerado um dos mais charmosos do Rio Grande do Sul; a Prefeitura Municipal; o Museu Municipal, que foi a antiga Societá Italiana di Mutuo Socorso Stella DItália, que preserva a história da cidade e do comécio local. Ressalta-se também a Igreja Matriz São Pedro, construída em estilo neogótico e ornamentada com obras de diversos artistas anônimos, além de possui um dos único Órgãos de Tubos do Rio Grande do Sul.
O passeio pode ser feito a pé ou de Tim-Tim - caminhão GMS 1942 adaptado para trasnporte de turistas. Informações e reservas podem ser feitas na Secretaria Municipal de Turismo pelo fone: (54) 3462-2627.

Passeio da Estação

A presença da Estação Férrea, a harmônica concepção do passeio somado as cores e aroma das flores, a delicadeza da brisa a acariciar a face, confere ao lugar uma atmosfera especial. O clima nostálgico brinca com nossa imaginação possibilitando vivenciar experiências distantes do nosso cotidiano numa combinação de encantamento e memória onde se pode encontrar os vínculos afetivos e históricos da cidade
Maiores informações, junto à Secretaria Municipal de Turismo, pelo fone (54) 3462-2627.

Passeio da Barragem

História, natureza, tranquilidade e descanso. Esta é a definição para este espaço projetado às margens da Barragem de Garibaldi. A melancolia dos trilhos, ponte de pedra,a pinguela em madeira e a sombra das árvores oportunizam momentos únicos, especialmente ao final das tardes de verão.
Maiores informações junto à Secretaria Municipal de Turismo, pelo fone (54) 3462-2627.

Roteiro do Comércio

A possibilidade de percorrer as ruas, fazendo parte de seu cenário, interagindo com seus habitantes, e com eles partilhar o prazer de estar em contato com o riso das crianças, dividir os rumores, os hábitos, o burburinho dos bares e botequins, sentir o cheiro do café, dos doces, do pão, são as experiências oferecidas pelo Roteiro do Comércio
Os estabelecimentos comerciais que se somam lado a lado em toda a extensão da rua nos presenteiam com um atendimento que prima pela simpatia, pela educação, pela diversidade e qualidade de produtos e artigos.
Maiores informações junto à Secretaria de Turismo, através do fone (54) 3462-2627.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Junho

29 - Dia do Padroeiro São Pedro

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI

E-mail:

Telefones: (54) 3462-8200

Sites: http://www.garibaldi.rs.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Telefone: (54) 3462-8235   

Email: [email protected]

Terminal Rodoviário de Garibaldi-RS

Telefones: (54) 3462-2088

Email: [email protected]

Site: http://www.rodoviariagaribaldi.com.br/

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DOS REGISTRO PÚBLICOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (54) 3462-1511 / 1253/ 3608

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.serragaucha.com.br

www.valedosvinhedos.com.br

www.gdirs.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Garibaldi

Amo essa cidade ,nasci ai e vim para poa com 11anos,tiva ai so duas vezes neste tempo todo, meu sonho e me aposentar e ir embora pra i Garibaldi e a cidade mais linda e hospitaleira que eu conheçi amo tudo ai......
Por: justina gonçalves rosa

Garibaldi, roteiro turístico. Terra dos espumantes. Por ali passa o trem maria fumaça que sai de Carlos Barbosa com destino a Bento Gonçalves. Imperdível esse passeio pela serra gaúcha.
Por: Pedro Martim Kokuszka

Esta cidade é um encanto Ao mesmo tempo em que é tranquila, tem tudo o que se precisa. Suas casas antigas, vínicolas, o centro... Tudo é um charme. À noite, há um bar muito conhecido, o Bar Joe, que é referência na região e estado. Vale a pena conhecer!
Por: Anelice

mE APAIXONEI PELA CIDADE EMUDEI PRA CÁ, CIDADE CALMA LIMPA,COM PAISSAGENS MARAVILHOSAS, SEMPRE COM FLORES, GENTE BONITA E EDUCADA, OA TEMPERATURA SEMPRE AGRADAVÉL, ENFIM VALE A PENA VISITAR E CURTIR OS AROMAS E RESTAURANTES COM DELICIOSA COMIDA IATALIANA E OS MELHORES VINHOS COM UVAS CULTIVADAS AQUI MESMO.
Por: simone da silva dias

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Garibaldi
Fundação:
1900
Altitude:
617m
População:
28.007 habitantes
Área:
272,6km²
Densidade Demográfica:
102,74hab/km²
CEP:
95720-000

Envie seu comentário sobre Garibaldi

banner