Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Esteio?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Esteio

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

João Palma da Silva, publicou em uma crônica dos municípios, publicada em 18.10.1966 no Correio do Povo: 1872 - ainda no período de costrução do trecho da estrada de ferro Porto Alegre - São Leopoldo, havia um mato com o nome Capão dos Esteios, após veio a se modificar para ser chamado Mato do Esteio, isto na época em que Saturnino Mathis Velho transferiria a terra para seus sucessores no século passado. A ponte ferroviária era então chamada Ponte dos Esteios (sobre o Rio Sapucaia), tendo sido instalada uma parada, Estação Esteio, para o abastecimento de água da locomotiva.
Devido a seu crescente progresso e ao descontentamento com o tratamento dispensado pelo município de origem, com a sede administrativa ao futuro município, teve início um movimento, que a princípio não foi recebido com muita importância.
Na ocasião, foi marcada uma reunião preparatória para 27 de Novembro do mesmo ano, para tratar do plebiscito que foi conseguido pela lei número 2.116 de 24 de Setembro de 1953. A realização do mesmo se deu em 8 de Dezembro de 1954, sancionada pelo governador Ernesto Dornelles, desmembrando Esteio da Feitoria do Linho e do Cânhamo, atual São Leopoldo.
Em 20 de Dezembro de 1954, foi realizado o pleito para a escolha da sua primeira administração, sendo eleito prefeito Luiz Alécio Frainer. No dia 28 de Fevereiro daquele ano, foi realizada a reunião para a instalação do município de Esteio.

Gentílico


Significado do Nome

Uma das versãos, diz que principal sustentáculo da ponte sobre o Arroio Sapucaia era um esteio de madeira de lei, sendo esta utilizada como ponto de referência para os que vinham para cá. E ainda outra dizia que no local onde hoje é a Refinaria Alberto Pasqualini, abrigava um depósito de esteios, na época obrigatórios para a colocação dos trilhos da ferrovia em construção.
      Os primeiros habitantes de Esteio eram na maioria pessoas modestas, e de aspirações também modestas, mais felizes quando se erguia uma nova casa ou se abria uma nova rua. Aos poucos, os antigos barracões tornaram-se confortáveis

População

87.087 Habitantes

Aniversário da Cidade

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Graças à sua posição privilegiada na região metropolitana e ao empenho de um povo orgulhoso de suas raízes, Esteio possui uma vocação natural para o crescimento. Casa de excelentes indústrias e de um pólo comercial forte, a cidade conquistou o 3° melhor Índice de Desenvolvimento Socioeconômico do Rio Grande do Sul (IDESE 2009). A marca, alcançada em apenas 54 anos de emancipação, é um reflexo dos elevados indicadores de educação, renda, saneamento e saúde da maior vitrine de agronegócios da América Latina. Aqui, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável caminham juntos, consolidando uma cidade modelo, boa para morar e viver, trabalhar e crescer.

Clima

Subtropical.

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR


Localização

 

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 116, RS 118

Distâncias

16 km da Capital.

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

CINEMA E TEATRO

Localizado junto a Funcate, na rua Pe. Felipe, 900. Fone (51) 3473-0414.
 
MUSEU HISTÓRICO

Localizado na rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134, o Museu tem a entrada franca, sendo aberto de 2ª à 6ª, das 9:00 às 17:00. Fone: (51) 3473-1712.

PARQUE DE EXPOSIÇÕES ASSIS BRASIL

É o local onde é realizada a Expointer, a maior feira de exposições agropecuária da América Latina e reúne cerca de 20 mil pessoas por dia. Acontecem no local exposições de animais com leilões diários, negociações e vendas, equipamentos industriais e agrícolas, feiras de artesanato. Informações fone: (51) 3473-1388.

hspace=0 EVENTOS

 

Em mensagem a Assembléia dos Representantes em 1899, o Presidente do Rio Grande do Sul, Borges de Medeiros, anunciava sua intenção de realizar uma exposição de produtos agrícolas, pastoris, fabris, trabalhos científicos, literários e artísticos, ainda em 1900, em Porto Alegre para estimular o desenvolvimento do setor agropecuário e da indústria gaúcha.
      A data escolhida foi 15 de novembro, e o local foi os campos da Redenção mas sua realização somente ocorreu em 24 de fevereiro do ano seguinte, nascendo assim, a Exposição Estadual, embrião da Expointer.
      O crescimento da Exposição Estadual fez com que o local de sua realização se tornasse pequeno, exigindo maiores e melhores inalações para expositores. Em 1951 a feira ganhou um novo espaço: o Parque Menino Deus.
      No final da década de 60 este parque também já era pequeno para o evento que ano a ano crescia, ficando assim o governo do estado incumbido de achar o novo local. Cabanheiros uruguaios e argentinos também mostravam interesse em participar da feira, uma vez que criadores gaúchos vinham participando de feiras semelhantes naqueles dois países.
      De oito áreas selecionadas, a Fazenda Kroeff, em Esteio foi escolhida. Dos seus 300 Hectares, 64 entraram no negócio.
      Em 1970 as instalações no Parque Assis Brasil estavam prontas e a Exposição Estadual foi inaugurada e em 1972 a feira passou a ser internacional, chamando-se Expointer e contou com participantes de outros estados e expositores da Holanda, França, EUA, Inglaterra, Alemanha, Uruguai, Argentina, Dinamarca, Bélgica, Áustria, Suécia e Chile. 
      As três esferas com as cores do Rio Grande do Sul foram doadas aos gaúchos pelo governo da Alemanha Ocidental, em 1974. As estruturas se construíram como a marca da Expointer e integram a logomarca da Prefeitura de Esteio.
       Hoje a Expointer é a maior feira agropecuária da América Latina.
 
 
 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Esteio

hspace=0 acessesteio@terra.com.br

hspace=0 Fone: (51) 3473-0011 - Fax: (51) 3473-0601

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (51) 3459-1855 - Fax: (51) 3458-6615.
E-mail: smde@esteio.rs.gov.br

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (51) 3458-1500

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (51) 3473-2867

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.turismo.rs.gov.br

              www.esteio.rs.gov.br


Conheça nossas opções de hotéis em Esteio e pousadas em Esteio para visitar Esteio.

Promova a cidade de Esteio no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!