Esmeralda

Esmeralda-RS
banner

Bem-vindo a Esmeralda!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Esmeralda, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Esmeralda.

A cidade de Esmeralda, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1963. A localidade está em uma altitude de 956m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.160 habitantes. A área total de Esmeralda é de 1.282,3km², e sua densidade demográfica é de 4,02hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Esmeralda-RS é 95380-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Esmeralda

Roteiros do Brasil

Região Serra Gaúcha

Microrregião Rota das Araucárias

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Esmeralda, quando Vila denominava-se São João Velho. São João por ser o Santo Padroeiro, e Velho por ser o sobrenome do doador do terreno da praça - Antônio Joaquim Velho. Joaquim José Velho, faleceu solteiro em 03/09/1867 com testamento em sua fazenda São João (Esmeralda).
Durante a administração do Sr. Irineu Nery da Luz (1973-1976), na Praça 27 de Novembro (hoje Praça Dr. Orly Labarthe Alves), foi erguido um símbolo em homenagem ao Dr. Antônio Dias Fernandes, em forma de anel estilizado.

Significado do Nome

Pelas pesquisas, concluímos que a primeira denominação desta região foi fazenda São João. Mais tarde, passou a chamar-se Vila Esmeralda, pois o médico que atendia a localidade (por volta do ano de 1900). Dr. Antônio Dias Fernandes, quando atendia os doentes, dizia: Quando um dia mudarem o nome de São João Velho, troquem por Esmeralda, devido a beleza de seus campos ondulados, suas matas abundantes e seus pinheiros verdejantes e também porque é esta pedra preciosa verde, que é a esmeralda do meu anel.

Aniversário da Cidade

27 de Novembro 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A paisagem da cidade, é formada por campos e pinheirais, que sempre impressionou os viajantes da região. o pequeno município de Esmeralda ainda guarda o encanto dos campos, onde se desenvolve a principal fonte de renda local: a criação do gado de corte. Esmeralda também vive da agricultura e de pequenas casas de comércio que integram o panorama tranqüilo e calmo da cidade.

Clima

Subtropical 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Nordeste Rio-Grandense

Limites

 

Acesso Rodoviário

RS 456

Distâncias

302 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

MUSEU PÚBLICO E HISTÓRICO DE ESMERALDA

Utensílios domésticos, objetos de uso pessoal, objetos decorativos, regionalismo, máquinas, bandeiras, iconografia e arte sacra. Av. São João, 1391 - Centro - Fone: (54) 3354-1222 / 1231

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Esmeralda.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone/Fax: (54) 3354-1222

Serviço de Informação ao Turista: Fone/Fax: (54) 3354-1222 ramal 280
E-mail:
administraçã[email protected]

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (54) 3354-1196

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Endereço: Av. Castelo Branco, 1066

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.esmeralda.famurs.com.br

             www.cnm.org.br

             www.panoramio.com

Fotos colaboração: Delmar Picoli.

Comentários de Esmeralda

Eu sou esmeraldense, e aki ´-e muito legal!! pequena ma smuito bacana
Por: Ari

NASCIDO EM ESMERALDA,CIDADE PACATA,ORDEIRA,ABENÇOADA P/NATUREZA,SEU POVO GENTIL E HOSPITALEIRO,LEMBRO DA MINHA INFANCIA COM MUITO CARINHO,ESTANDO HOJE MORANDO EM CAXIAS DO SUL.ABRAÇOS
Por: PEDRO DENACIR BORGES DA CUNHA

A cidade de Esmeralda é a melhor e mais atraente dos campos de cima da Serra, acolhedora e um povo maravilhoso, humilde e hospitaleira, que saúdade da minha terra Natal, um beijo a todos! filho de Mario Lopes de Matos residente nos Gregórios, residindo atualmente em Porto Alegre!!
Por: josé odilon fernandes de matos

Esmeralda é mesmo um tesouro, não apenas por sua natureza privilegiada, mas por sua gente simples e hospitaleira. Esmeralda habita as melhores lembranças e sentimentos de minha vida. Em nome de meus pais, Selma e Napoleão Rodrigues... Nossa suadade a todos...
Por: LARA DENISE DE MEDEIROS RODRIGUES

Sou filho desta querida cidade do meu amado Rio Grande.Nasci neste pago, em 1949.Adoro esta linda cidade, principalmente pela sua beleza natural, com seus lindos campos e planicies.Fazem muitos anos que não retorno, mas está muito viva em minha lembrança.Moro há 34 anos em São Paulo, mas minhas raízes continuam nesta querida cidade. Danilo Luiz Caramori, filho de Orestes Caramori.
Por: Danilo Luiz Caramori

Saudades de minha infância na casa de meu avô João Adil de Lima e minha Avó Etelvina , ali ao lado da igreja, de minhas tias Aldacy e Solecy, do Tio Mundo, do Tio Beco, da prima Leila, do primo José Adil, do Tio Nicanor, Tia Nonoca e dos dias inesquecíveis ao lado dessa família que tanto amo e sinto saudades.
Por: Walter Adil de Lima

a saudade do meu querido povo de esmeralda e de mais ja mais vou te vesquecer pago santo onde nasci um abraço a este povo the especial golf maik vitelmo cachoeirinha rs
Por: vitelmo jb da cunha

Eu sou Esmeraldense resido a muitos anos na Bahia, fiquei feliz ao ler as mensagens dos internautas sobre Esmeralda - Um deles o Walter Adil eu o conheci bem pequeno em Campinas SP. O Waltinho é filho de meu Irmão por adoção. Também tenho saudade do meu tempo de criânça em esmeralda
Por: Nelson Moereira Boeno

Vivi desde meu 1º ano desta vida até os 18 anos em Esmeralda onde ficaram BONS AMIGOS, dos quais muitos não vi mais, para minha tristeza. O bom da VIDA é que haverá sempre o reencontro entre almas queridas..... Como diz Zé Mendes, para Tí Esmeralda, serei sempre criança. És sim minha Querência Amada...Abraços!
Por: josé edemilsin amarante de andrade

Essa cidade tem verdes campos, pinheiros bonitos, estradas de chão esburacadas.
Por: luca

esmeralda é uma cidade linda pois eu sei por que eu moro aqui . pena que ñ tem praia mas mesmo assim é linda!!!!
Por: bete

Que saudade da minha terra natal, dos verdes campos de cima da serra. Com certeza, o ar é puro e a natureza é perfeita, além da comunidade ser acolhedora e recebem bem os turistas, um abraço ...José Odilon!!!
Por: JOSÉ ODILON MATOS

A cidade mais importante e atrente dos campos de cima da Serra. A população carinhosa e hospitaleira, um abraço minha terra natal !!! Odilon Matos
Por: josé Odilon Matos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Esmeralda
Fundação:
1963
Altitude:
956m
População:
5.160 habitantes
Área:
1.282,3km²
Densidade Demográfica:
4,02hab/km²
CEP:
95380-000

Envie seu comentário sobre Esmeralda