Canguçu

Canguçu-RS
banner

Bem-vindo a Canguçu!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Canguçu, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Canguçu.

A cidade de Canguçu, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1857. A localidade está em uma altitude de 386m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 49.481 habitantes. A área total de Canguçu é de 3.520,6km², e sua densidade demográfica é de 14,05hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Canguçu-RS é 96600-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Canguçu

Roteiros do Brasil

Região Costa Doce

Microrregião Sul

Canguçu - Capital Nacional da Agricultura Familiar

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As Sesmarias

A área urbana de Canguçu, no período de 1780 - 1799, foi denominada, Rincão do Tamanduá, fazendo parte da área de mais de doze léguas de sesmarias, situado na Serra dos Tapes, sendo proprietário, o nobre português,Capitão-Mor Dom Paulo Rodrigues Xavier Prates.
De 1762 a 1777 houve violentos choques entre espanhóis e portugueses, visando ambos, ao domínio de que hoje constitui o Rio Grande do Sul e República Oriental do Uruguai. Praticamente cessou a instituição de novos povoados, preferindo os que para o sul vinham, estabelecer-se nos núcleos anteriores, e destes, em especial nos mais resguardados de investidas castelhanas.
Após o término dessas lutas, foram concedidas sesmarias para a região onde hoje está constituído o município de Canguçu. Por volta de 1793 os sesmeiros Paulo Rodrigues Xavier de Prates e João Francisco Teixeira de Oliveira, que até então viviam disputando a posse do Rincão do Tamanduá, visando solucionar o litígio, doaram o sítio para a construção de uma Capela. A 26 de dezembro de 1799, cento e quarenta moradores da região dirigiram ao Governador Sebastião Xavier da Veiga Cabral da Câmara, uma petição requerendo a concessão do rincão para erigir a capela e fundar a povoação. A 30 do mesmo mês e ano era a permissão concedida, com a ressalva de que enquanto não se formasse uma irmandade legalmente constituída, coubesse ao cura e a dois homens bons do lugar, a administração dos ditos terrenos.
Seguindo este critério, seis dias após a petição, ou seja, a 10 de janeiro de 1800, era lançada a pedra fundamental da capela de Nossa Senhora da Conceição, sendo seu primeiro cura o Padre Pedro Rodrigues Tourem.
Ergueram-se as casas quase que imediatamente, e logo florescia uma povoação de tamanho considerável e bem organizada. Tais foram
os méritos, que a capela curada era em doze anos levada à categoria de freguesia. Tal se deu por Carta régia do príncipe regente D. João, assinada a 31 de janeiro de 1812, sendo a décima sétima freguesia da capitania. Havia então, no Rio Grande do Sul, apenas quatro municípios, sendo que a freguesia de Canguçu fazia parte de Rio Grande, passando somente em 1830 ao de Piratini, do que se constituiu distrito.
Canguçu localização e significação indígena do nome:

- Canguçu está incrustado na Serra dos Tapes a qual forma junto com a Serra Herval a região fisiográfica gaúcha Serras do Sudeste. Serras divididas pelo rio Camaquã que limita ao norte o município e que se constituem dos solos mais antigos do Estado, como parte do Escudo Rio-Grandense de formação no Período Arqueano.
Caa- guaçu era uma alusão a milenar mata grande que encobriu primitivamente a encosta da Serra dos Tapes voltada para a Lagoa dos Patos e que daria o nome a ilha de Canguçu, mais tarde chamada de ilha da Feitoria como parte da estância Feitoria depois de adquirida por esta.
Os primitivos habitantes de Canguçu foram os índios Tapes, tapuias, guaranizados e subordinados aos guaranis e que deram seu nome a região onde Canguçu se assenta. Vestígios deles ainda são encontrados nos traços de habitantes do Posto Branco, Canguçu Velho e Herval.
Canguçu o 22 o município gaúcho a ser criado e distrito de Piratini
na Revolução Farroupilha.
Canguçu foi o 22º município gaúcho a ser criado, por desmembramento do de Piratini do qual foi o distrito de1831-57 e o de mais perigo e mais farrapo durante a Revolução Farroupilha , segundo Francisco Pedro de Abreu ou Moringue.
Então Canguçu teve grande participação e projeção. Pois as tropas que integraram a Brigada Liberal de Antônio Neto que o apoiaram em 10 set 1836 na vitorioso combate do Seival e no outro dia na proclamação da República Rio-Grandense, era constituída por canguçuenses na proporção de cerca de ¼.
Ao ser instalada a República Rio-Grandense em Piratini, em 6 novembro de 1836 quem carregou o pavilhão tricolor pela primeira vez foi o canguçuense Major de Lanceiros Joaquim Teixeira Nunes – o Coronel Gavião, considerado pelo General Tasso Fragoso como a maior lança farrapa e que se tornou célebre no comando do Corpo de Lanceiros Negros Farroupilhas. Personagem abordado com grandeza e simpatia na minisérie A Casa das Sete Mulheres pelo ator Douglas Simon ao que fornecemos a seu pedido diversos subsídios sobre este grande guerreiro farrapo.
Canguçu foi palco de dois combates denominados de Canguçu, respectivamente em 25/26 de outubro e 6 de novembro de 1843 e nos locais Pedra das Mentiras e Cerro do Ataque, nos fundos do atual Colégio N. S. Aparecida em ambas as margens do arroio. E ambos combates vitórias imperiais de Chico Pedro.
Foi em Canguçu que o maior cronista farrapo – Manoel Alves da Silva Caldeira, veterano farrapo, escreveu cartas-depoimentos aos historiadores Alfredo Varela Alfredo, Ferreira Rodrigues, Alcides Lima e a Piratinino de Almeida que lhes permitiram resgatar expressivamente a memória do Decênio Heróico.
A vila de Canguçu em momentos difíceis da Revolução abrigou por diversas vezes Bento Gonçalves da Silva até agosto de 1843,conforme se concluiu de ofício do Barão de Caxias ao Ministro da Guerra.
Isto até que Canguçu fosse ocupado pela Ala Esquerda do Exército ao Comando de Caxias, de setembro de 1843 em diante. Comandou a referida Ala Esquerda o célebre guerrilheiro farrapo, Francisco Pedro Buarque de Abreu , o futuro Barão de Jacuí, cuja vida e obra resgatamos pioneiramente em Porto Alegre Memória dos sítios Farrapos e da administração do Barão de Caxias.Brasilia:EGGCF,1989.
Canguçu foi criado município junto com Passo Fundo e por sugestão do simbolista farrapo Major Bernardo Pires, autor do desenho da Bandeira da República Rio - Grandense, e desde 1891, adotada como a do Rio Grande do Sul, conforme estudamos em Autoria dos símbolos do Rio Grande do Sul subsídios para a sua revisão histórica tradicionalista e legal.Recife:UFRPE, 1971.
 

Significado do Nome

A denominação de Canguçu deriva da palavra indígena Caa-guaçu, significando mata grande ou mato grosso, de igual forma que já foi denominada primitivamente a região onde se situa a célebre Avenida Paulista em São Paulo, bem como outros locais, segundo se conclui ou lê-se em descrições mais antigas.

Aniversário da Cidade

27 de Junho 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

21º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sudeste Rio-Grandense

Limites

Encruzilhada do Sul, Amaral Ferrador, Cristal, Cerrito, Morro Redondo, Pelotas, São Lourenço e Piratini.

Acesso Rodoviário

BR 392 - 471 e RS 265

Distâncias

266 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

MUSEU HISTÓRICO CAPITÃO HENRIQUE JOSÉ BARBOSA

Seu acervo contém armaria, pinacoteca, brinquedos, adornos, louças e metais, arqueologia, arquivo, utensílios de uso campeiro, objetos religiosos, fotografias e jornais. Praça Dr. Francisco Carlos Santos, 240 (53) 3252-1699 ramal 227 das 8h30min às 11h30min e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

PESQUE E PAGUE

Distante 20 Km da sede.

AFLORAMENTO ROCHOSO

Com altitude de 350m, com córrego dos dois lados. Distante 12 Km da sede.

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

V. F. Rio Grande do Sul (1952-1963)
CANGUÇU
Município de Canguçu, RS
Ramal de Canguçu - km 1.134,720 (1960)   RS-3063
Inauguração: 01.10.1952
Uso atual: n/d   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1952 
 
Histórico da Linha: Embora algumas fontes afirmem que o tráfego regular dos trens de passageiros do ramal de Cangussu tenha sido aberto em 1951, somente encontrei o primeiro horário de trens no ramal em 1953. O ramal, que seria parte de uma linha que ligaria Pelotas a Santa Maria, num trajeto mais curto do que o existente até hoje, partia da estação de Pelotas, na linha Bagé-Rio Grande, tinha 72 quilômetros e terminava na estação de Canguçu. Pelo menos no início dos anos 1960, tinha trens partindo não mais de Pelotas, mas de Rio Grande. O percurso no ramal durava 3 horas e 10 minutos. Como a linha alternativa acabou por não sair, o ramal foi fechado em 31/3/1963.
 
A Estação
: A estação de Canguçu foi inaugurada em 1952, como estação terminal do ramal do mesmo nome. Há datas outras também para a chegada dos trilhos à cidade: 16/10/1948 (arredores da cidade) e 09/07/1950 (conclusão das obras do ramal). As datas, portanto, são conflitantes. Pelos guias, somente a partir de 1952 havia trens para a cidade. O prédio da estação dispunha de hall, armazém para bagagens e encomendas, sabitários para homens e senhoras, agência, telégrafo, quarto para telegrafista e buffet. A cidade, bem antiga, esperava pela linha já havia muitos anos. De lá a linha deveria seguir até Santa Maria, encurtando sobremaneira o percurso entre essa cidade e Pelotas. Em Canguçu chegavam trens procedentes de Pelotas, durante os anos 1950, e de Rio Grande, nos anos 1960. Como o prolongamento não saiu, durou pouco o ramal. Em 1963, ele foi todo erradicado e suas estações fechadas. O prédio hoje está totalmente alterado e ocupado por uma cooperativa de laticínios (2002). Foram construídos anexos. (Fontes: Guias Levi, 1940-1981; Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, 2002).
 

hspace=0 EVENTOS

 Janeiro

21 à 23 - XLV FESTA CAMPEIRA
Local: sede Campeira do CTG
Horário: diurno
Entidade Organizadora: CTG Joaquim Paulo de Freitas
Fone: (53) 252-2464
Provas camepiras tertúlias gastronomia e apresentações artísticas.

 Julho
 
23 à 25 - FESTA DO COLONO MOTORISTA E PRODUTOR RURAL
Local: Parque de Exposições
Horário: diurno
Entidade Organizadora: Secretaria Municipal de Cultura e Esportes
Fone: (53) 3252-9500
Feira em geral apresentações artísticas gastronomia e bailes.

 Setembro

12 à 20 - SEMANA FARROUPILHA
Local: diversos
Horário: diurno
Entidade Organizadora: Secretaria Municipal de Cultura e Esporte
Fone: (53) 252-9500
 
 
Outubro
 
29 à 30 - FECICAN FEIRA DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA
Local: Ginásio de Esportes do Clube Cruzeiro
Horário: 14h às 23h
Entidade Organizadora: ACICAN
Fone: (53) 252-1170
[email protected]> Exposição-feira de artigos em geral e shows.

 Novembro - a definir

01 à 30 - CANTO DOS CARDEAIS
Local: Ginásio Municipal de Esportes
Horário: a partir das 19h
Entidade Organizadora: Secretaria Municipal de Cultura e Esporte
Fone: (53 ) 252-9527 Fax: (53 ) 252-1272
[email protected]
Shows da cultura gaúcha e concurso de novas canções e talentos.

 Dezembro

08 - FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Local: Ginásio Municipal de Esportes
Horário: a definir
Entidade Organizadora: Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Canguçu

hspace=0 [email protected]

hspace=0 Fone: (53) 3252-9500 - Fax: (53) 3252-1272

Serviço de Informação ao Turista: Fone: (53) 3252-1699 - Fax: (53) 3252-1272
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0

hspace=0 Hospital - Fone: (53) 3252-1100

hspace=0

hspace=0 Rodoviária - Fone: (53) 3252-1472

 

Tabelionato e Ofícios dos Registros Especiais
Rua Julio de Castilhos, 1025 - Centro
Canguçu-RS
Fone: (53) 3252-1288

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:     www.cangucu.famurs.com.br

             www.flickr.com.br

             www.prefeituracangucu.com.br

             www.cangucu.rs.cnm.org.br

             www.estacoesferroviarias.com.br

Comentários de Canguçu

ta tudo muito bom, Mas falta o principal: A escola que estudei. Grupo escolar Irmãos Andrades e a minha, professôra Zenni e a Diretora Neusa Amaral.
Por: Olavo de Oliveira

Embreve estarei ai em escurção com os academicos de Biologia do Tocantins, Este lugar e lindo e perfeito para nosso obijetivo,ate breve.
Por: ROBERVANIA

CANGUÇU QUE SAUDADE ! FOI O MELHOR FIN DE SEMAMA DA MINHA VIDA . MUITAS SAUDADES . PAT....
Por: ESTELA

Morrei em Canguçu durante 23 anos agora trabalho e morro em São José do Norte mas assim que der volto para Canguçu pois é minha cidade natal, adoro essa cidade e sinto muita falta de todos amigos que deixei ai!!!!!!!!!
Por: Lissandra

canguçu um dos melhores lugares d mora adorroooooo d verdad to sintindo muita falat de la eh bom msmu espero voltar p la em seguida
Por: marlize

Canguçu-RS, a "Princesa dos Tapes", a Capital da Agricultura Familiar, o maior minifundio do Brasil, 2º produtor de tabaco do RS, um Município hospitaleiro c um povo humilde e trabalhador, população e produção eminentemente rural c decendência e forte colonização de origem européia(Alemão, Italiano, Português, Espanhol) e também Afro. Uma cidade progressista onde não se vê mendigos, famintos e onde a criminalidade não prospera. Cheguei nesta terra em 1972 e estou feliz aqui, principalmente pela qualidade de vida. Aqui é o lugar, quem conhece jamais esquece.
Por: Jaques dos Santos Oliveira

VISITEI DEZENAS DE VEZES A CIDADE DE CANGUÇU E TENHO GRANDES AMIGOS QUE NELA RESIDEM. É UMA CIDADE MUITO LINDA COM BELAS PAISAGENS E UM POVO MUITO ACOLHEDOR. MOMENTOS INESQUECIVEIS DA MINHA VIDA. DEUS ABENÇOE SEMPRE A CIDADE E SEU POVO. RADIALISTA CARLOS ROBERTO - RIO GRANDE RS.
Por: CARLOS ROBERTO SILVA

Olá senhores (as) de Canguçu ! Boa tarde ! Eu não conheço está cidade maravilhosa ,infelizmente,digo isso porque concerteza esta região é muito legal,para morar e tudo enfim. Bom ! Eu tenho uma amiga virtual,que eu soube,reside aí. Ela se chama " SÔNIA MARIZA " que por sinal é gente fina.OK ! Um dia destes quem sabe,posso conhecê-la...."CANGUÇU " Tudo de bom e um abraço à todos....Bye Bye !!!!!
Por: Edson Alves

cangucu cidade onde naci lugar melhor nao a para morar
Por: jose antonio lopes

CANGUÇU UMA CIDADE MUITO IMPORTANTE MINHA TERRA NATAL EU TENHO MUITO ORGULHO DE DIZER EU SOU CANGUÇUENÇE
Por: valdenei

OLA canguçuençes.que saudades minha terra natal,mesmo morando a trita anos em porto alegre nao deixo de visitar,CANGUÇU GENTE BOA BARBARIDADE // LOURA GEYER DA ROSA.
Por: loura geyer da rosa

Nossa cidade esta cada vez mais linda, nasci e fui criada ate meus 11 anos em canguçu, resido em POA a 26 anos, e tenho muita saudade de minha terra natal. Agradeço aos meus conterraneos que postam as fotos, assim anemisso a saudade que tenho.
Por: Simone Braga da Silva

Moro em Corrente/PI, deste de 1990, saí de Canguçu em 1979, desde de que cheguei no Piauí, não voltei mais a minha querida terra, mas se Deus quiser voltarei e matarei a saudade que sinto dos amigos e parentes que aí vivem. Fui criado pelo Sr. Osmar Goulart e a Dona Bertildes, meus pais adotivos e eternos, que Deus os Tenha na Paz Divina, por que são anjos colocados nesse paraíso para criar e cuidar de pessoas carentes e necessitas que um dia passaram por Canguçu.
Por: ademir (Bolão)

Sou de Santa Vitoria do Palmar, mas meu pai nasceu em canguçu, então minhas férias quando eu era criança sempre foram inesqueciveis, desejo retornar um dia, muitas saudades!!!!
Por: Edmar Soares Quintana

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Canguçu
Fundação:
1857
Altitude:
386m
População:
49.481 habitantes
Área:
3.520,6km²
Densidade Demográfica:
14,05hab/km²
CEP:
96600-000

Envie seu comentário sobre Canguçu

banner