Arvorezinha

Arvorezinha-RS
banner

Bem-vindo a Arvorezinha!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Arvorezinha, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Arvorezinha.

A cidade de Arvorezinha, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1959. A localidade está em uma altitude de 750m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.400 habitantes. A área total de Arvorezinha é de 278,3km², e sua densidade demográfica é de 37,37hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Arvorezinha-RS é 95995-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Arvorezinha

Roteiros do Brasil

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Este aconchegante município, entre a serra e campo, localizado na região alta do Vale do Taquari, encanta pelo cenário bucólico, paisagens e bosques de extraordinária beleza. A natureza predomina em grande parte de sua área, com grandes extensões de erva-mate, araucárias, figueiras entre outras árvores nativas. Isso proporciona ao homem o contato direto com este santuário ainda intocável, num relevo formado por campos nativos, coxilhas, vales profundos e chapadões das mais varadas formas.
Na bela paisagem que circunda o interior, ainda se encontram diversas espécies de animais selvagens e aves nativas entre as quais se destacam o bugio, o tamanduá, o quati, a anta, além do tucano, do sabiá, do papagaio, da caturrita e da codorna entre tantos.
Mas os traços da colonização tamém estão presentes em diversas comunidades do interior, onde os descendentes de imigrantes italianos deixaram uma riqueza arquitetônica de rara beleza e merece ser apreciada. Por outro lado os portugueses também deram sua constribuição nas dezenas de fazendas propicias para serem aproveitadas para o turismo rural.
Depois de Alto da Figueira, o nome atual originou-se em 1938, pelo fato de já existir outra localidade com esta denominação. Depois de muita discussão sem ter chegado a um consenso, alguém olhou para a igreja matriz situada no alto de um morro e disse ...Veja aquela arvorezinha de figueira, que tal colocar o nome de Arvorezinha para este lugar?...A sugestão foi logo aceita e a pequena árvore, hoje bem maior, ainda permanece no mesmo lugar como querendo testemunhar o crescimento do município.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS


Subindo a montanha a 750 metros de altitude (IBGE) chegamos à Arvorezinha. Um cenário mágico de filme de distantes aldeias italianas? Um cartão postal no arco da montanha, ou uma terna tela de Guignard?

 
Arvorezinha é uma cidade de 10.547 hab.(Est.Oficial do IBGE 01/07/2005), clara e perfumada, ao pé dum majestoso morro manchado de hortênsias. No seu cume, uma bela igreja histórica e uma figueira (que lhe dá o nome) velam a saga e os sonhos de uma cultura portuguesa, italiana e outras, comprometida profundamente, com seu desenvolvimento em múltiplas direções.


Esse pedaço temperado de América vem alcançando ao mundo, incansavelmente, sua qualificada produção em erva-mate, cerâmica, basalto, agropecuária, além de diferenciados doces caseiros. Já a paisagem de Arvorezinha não precisa dizer a que veio. Épica e grandiosa, recostada no peito da floresta atlântica, se abre em trilhas ecológicas, peraus, bosques singulares e se oferece como provisão ao habitante do século XXI, faminto de equilíbrio e beleza.
 
À porta da montanha um povo acolhedor espera o visitante para o largo abraço. Dentro das casas e da alma os fogões estão acesos. E sabores especiais são servidos com o aroma de pátria distante e presente.
 
Tanto a administração quanto a cultura do município estão empenhados em responder aos anseios da comunidade, em intercâmbios amplos e eventos memoráveis. Festa da Erva Mate , Natal no Morro, entre outros.
 
Distante 212 km de Porto Alegre, o município se constitui de uma área de 271,643km² (IBGE) e do alto da montanha, sinaliza equilíbrios cósmicos e sociais num contexto político de integrações, em que o visitante é o grande convidado a conhecer e participar de sua história e projetos. E fraternalmente, como manda a Erva Mate, a amorosa deusa desse chão gaúcho

 

Clima

Subtropical

 

Temperatura Média

 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

 

Localização

Vale do Taquari no Estado do Rio Grande do Sul

Limites

 

Acesso Rodoviário

RS-332

Distâncias

203 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Arvorezinha possui inúmeras riquezas, atrativos que despertam o interesse de turistas de todas as regiões do Estado. Os ervais que representam uma das principais culturas locais, somam 12 milhões de pés, numa área de seis mil hectáres.
As riquezas naturais também estão localizadas no Perau de Janeiro, localizado a 26 quilômetros da cidade, nas minas de basalto e no Parque das Araucárias.
Na arquitetura, a Igreja São João Batista, tombada pela patrimônio histórico, representa um resgate da colonização, mantendo as características e traços da época em que os primeiros imigrantes habitavam a região. Os milenares ladrilhos artesanais portugueses, que eram usados em pisos de cozinhas e varandas, hoje adornam o interior de casas do município.
A Cerâmica Fachineto é uma empresa que, além de produzir, tem a preocupação com a história local. Na própria empresa existe um museu contando sua história e da cerâmica, através de um acervo de fotos e maquinário antigo. Também uma chaminé antiga, de 25 anos, foi desativada e transformada numa capela em homenagem à Santa Catarina.
Na gastronomia, a culinária típica italiana e os doces caseiros são atrativos que estarão muito bem representados durante o evento.
Um ponto turístico muito visitado pelos turistas, um cenário muito admirado e fotografado, é o Morro da Matriz, onde acontecem as edições do tradicional evento Natal do Morro.

Os Ervais de Arvorezinha sabem segurar no seu largo verde a remota e quente mão de um índio solidário. E garante esse mate decisivo que aquece as madrugadas e as agendas do mundo.
A indústria da Erva-mate marca o primeiro lugar na economia do município. A planta plenamente adaptada ao solo e ao clima não requer correção de calcário, ela própria dispõe dessa capacidade. È absoluta. Seu cultivo perfaz uma área de 6 mil hectares. O nosso solo é conhecido como “Oásis” no mundo, propício para a produção natural de erva-mate, suave, presente que a natureza nos brindou.
Esse erval 12.000.000 ( Doze milhões ) de pés é um dos orgulhos de Arvorezinha. E atravessa a montanha carregando a magia dos rituais gaúchos.

O Moinho está aqui singelo, comovente em sua solidão artesanal. Poderoso em sua sabedoria milenar. Ele guarda a garra do imigrante, subindo e descendo as montanhas plantando e colhendo em suas encostas.
Esse moinho, patrimônio da região está situado a 14 Km do Centro de Arvorezinha, na Linha 4ª. Até chegarmos nele atravessamos a beleza exuberante dos vales e matas e os milagres da agricultura italiana.
Cúmplices olhamos esse moinho quase mitológico como um surpreendente personagem de resistência na cena veloz do século. E mesmo sem ser imigrante o visitante há de sentir saudade, uma vaga saudade de um tempo de vagarezas, terno e inaugural.

Este Perau grandioso excepcionalmente, nos janeiros se veste de musgos brancos. Sim, sob o sol dos verões o Perau tem pele de luar. É quase de seda, escala encostas de pedras e eternidade, afia vertigem de encantamento, mergulha no fundo da grandeza da terra e fica, perdidamente apaixonado por esse Deus de pedra guardando a água pura do planeta.
Tudo é possível neste monumental Perau de 207 m de altura onde podemos morar provisoriamente.
Cabanas aguardam o visitante. A paisagem é ficcional e está apenas a 19 km do Centro de Arvorezinha, localidade de Linha Torres Gonçalves.

 

Principais Pontos Turísticos

O Moinho está aqui singelo, comovente em sua solidão artesanal. Poderoso em sua sabedoria milenar. Ele guarda a garra do imigrante, subindo e descendo as montanhas plantando e colhendo em suas encosta...

O Perau nasceu para encantar e se deixar descobrir e vamos andando pela farta mata nativa de pitangueiras, erva-mate, canelas, soitas, cedros, guaviroveiras, cerejeiras e tantas mais e sonhando sua preservação.
O Arroio Figueirinha, aurora rasteira, em curvas vai descendo os montes de pedra, para logo se jogar fundo no abismo de 70 e 80 m de altura, se esticando num leito de 15 m de largura, e coberto pelo poncho das espumas.
Esse Perau, com águas do frescor dos primórdios tem duas grandes cachoeiras e dois poços e esta localizado na comunidade de Barro Preto. Entrada de acesso por Fontoura Xavier. E um vigoroso patrimônio da região e guarda, na sua carne mineral, a força de um símbolo de nossas lutas continentais, o facão. Para teu deslumbramento é a natureza que assina a obra. Vale conhecê-l

 

 

Museu Histórico Municipal

Fotos, utensílios domésticos, móveis, eletrodomésticos, materiais odontológicos e hospitalares, peças de vestuário antigo, materiais de barbearia, religiosos, indumentária campeira antiga, iluminação antiga, processo de erva-mate rudimentar, documentos de famílias antigas e livros antigos com a história do município.
Av. Getúlio Vargas, 117
(51) 3772-2227
Aberto de terça a sexta, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Rota Vales e Montanhas

O Vale do Taquari reúne diversos atrativos e diferentes culturas: portuguesa, alemã e italiana, com sua rica gastronomia e costumes. Municípios participantes: Anta Gorda, Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vila Nova, Forquetinha, Ilópolis, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Mato Leitão, Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, Sério, Tabaí, Taquari, Teutônia, Travesseiro, Vespasiano Corrêa, Westfália.

Informações sobre a rota:
Amturvales
RS 386, Km 346 (Unishopping Lajeado)
CEP: 95900-000
Fone: (51) 3748-1363

Parque das Araucárias

Esses pinheiros sul-americanos com suas mãos em taças, aparando o sol e a neve gaúcha, elegantes, vigilantes da paisagem, merecerão um parque.
Sob eles o homem fará, mil vezes as pazes com a natureza, bem como, acordos com alegria, jogando futebol, curtindo a piscina e o lago. Ainda desfrutará de camping com churrasqueiras ou a saborosa gastronomia de um restaurante panorâmico.
Tudo isso ambientado em uma bela paisagem de 125.000m², que está situada na estrada Linha Gramado, a 300 metros do trevo central de acesso a cidade de Arvorezinha.

Maiores contatos podem ser obtidos através do fone (51) 3772-1231 

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Arvorezinha

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (51) 3772.2227

hspace=0

hspace=0

 

 

 

 

hspace=0 Hospital Beneficente São João Batista
Endereço: Av. Daltro Filho, s/n.º
Fone: (51) 3772-2200
Horário de Recepção: 24 horas

hspace=0

 

hspace=0 Estação Rodoviária
Endereço: Rua João Dorigoni Filho, 587
Fone: (51) 3772-2465
Horário de Recepção: diariamente, das 05h30 às 22h30

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:   

Comentários de Arvorezinha

morei em arvorezinha ate os 13 anos de idade hoje eu moro em ponta grossa .arvorezinha é uma cidade muito boa de morar uma cidade com muito lazer é otima.
Por: jucelio zanchin

BELA CIDADE ARVOREZINHA CONVIDO A TODOS PARA CONHECER.EU VIVIA EM ARVOREZINHA.HOJE FICO COM SAUDADE DE IRR PARA LA.SEMPRE VOU QUANDO POSSO.ABRACOS
Por: ENEDI FATIMA S

Morei em Arvorezinha quando tinha 6 anos, na época só tinha a igreja,o salão paroquial , um armazém que o nome do dono era João Borel e um colégio.Gostaria de receber no meu email fotos mais ampliadas de Arvorezinha, hj estou com 66 anos, moro em Vacaria
Por: Eva Tarigo

é uma cidade muito linda eu nasci nesse lugar.Se eu pudesse moraria nesse lugar.Minha familia é desse lugar e tenho familiares morando ai.
Por: jesica da silva borges

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Arvorezinha
Fundação:
1959
Altitude:
750m
População:
10.400 habitantes
Área:
278,3km²
Densidade Demográfica:
37,37hab/km²
CEP:
95995-000

Envie seu comentário sobre Arvorezinha

banner