Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Arroio do Sal?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Arroio do Sal

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Litoral Norte Gaucho

Microrregião Litoral Norte Gaucho

HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1938, um grupo de pescadores tinha como local para pesca e acampamento as margens de um arroio que atravessava as dunas e onde existia grandes arvores que serviam de abrigo. Não havendo sal para a conservação dos peixes e mariscos, a solução foi ferver a água do mar afim de se obter o sal. Em 1944 fixaram-se os primeiros moradores com choupanas à beira-mar. A madeira vinha da serra, transportada em canoas através da Lagoa Itapeva e depois puxadas por carretas de boi até as margens do arroio.

Significado do Nome

Os pescadores iam na época do peixe e depois voltavam para suas casas. Numa pescaria faltou sal e então os pescadores pegaram a água do mar e ferveram até evaporar e sobrar apenas o sal para salgarem seus peixes e mariscos que na época existia em abundância. Eles faziam isso a beira de um arroio que atravessava as dunas onde existia grandes árvores que serviam de abrigo para os acampamentos assim surgiu o nome Arrioio do Sal.

Aniversário da Cidade

25 de abril de 1988

CARACTERÍSTICAS

Clima

Subtropical

Temperatura Média

19ºC

COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Metropolitana de Porto Alegre no Estado do Rio Grande do Sul

Limites

Torres, D. Pedro de Alcântara, Três Cachoeiras, Capão da Canoa e Oceano Atlântico.

Acesso Rodoviário

BR 290, BR 101, BR 453 e RS 389

Distâncias

Distância de Porto Alegre: 165 km

TURISMO

Arroio do Sal dispõe de 04 colônias rurais e 60 balneários a maioria deles com infra-estrutura hoteleira e alguns camping, a gastronomia apresentada por bares e restaurantes é típica da região do Litoral Norte e seus principais balneários são Bom Jesus, Figueirinha, Areias Brancas, São Pedro, Rondinha, Balneário Atlântico e a sede Arroio do Sal. Com 27 km de costa marítima é maior do Litoral Norte, ótimo para pratica de alguns esportes como vela, jetsky, paddle, pesca, futebol, windcar, surf entre outras modalidades

Principais Pontos Turísticos

 

BALNEÁRIO ATLÂNTICO

Está localizado na parte norte de Arroio do Sal, com acesso no km 70 da RS-389 (Estrada do Mar). Nesta localidade, em uma área de aproximadamente 20 hectares, muito próxima ao Parque Natural Municipal Tupancy, registra-se a ocorrência de dunas móveis com raras associações florísticas (vegetação de restinga) e de pelo menos um canteiro de SAMBAQUIS. Trata-se de um mosaico representativo da antiga condição paisagística da
Zona de Restinga.

RESTINGAS

As RESTINGAS são formações arenosas litorâneas produzidas pela acumulação de sedimentos transportados pelo mar. Caracterizam-se por depósitos arenosos onde se encontram campos ralos de gramíneas, matas fechadas, campos de dunas, banhados, bem com as diversas comunidades biológicas que ocupam esses ecossistemas.

SAMBAQUIS

SAMBAQUIS são sítios arqueológicos formados principalmente por restos de carapaças de moluscos, pinças de crustáceos, fragmentos ósseos de peixes, mamíferos, aves e répteis, esqueletos humanos, artefatos, vestígios de fogueiras e outros sinais de atividades antrópicas.

PARQUE ECOLÓGICO TUPANCY

Distante 11 Km da sede pela RS 389 no Balneário Tupancy. Abriga parte da Mata Atlântica com variada avifauna e flora preservadas. Acesso gratuito. 
 

LAGOA DO CAMBOIM

Distante 5 Km da sede.
 

LAGOA DA CAVALHADA

Distante da sede 4 Km. 

LAGOA ITAPEVA

Distante 4 Km da sede.
 

ARROIO

Atravessa a Praia de Arroio do Sal. 

FAROL DE ARROIO DO SAL

Inaugurado em 1993 junto à Praça do Farol este monumento tem suma importância para a navegação marítima.

ROTA CAMINHO DAS ÁGUAS

Lagoas rios dunas cascatas rochedos matas e mar ostentam toda a imponência desta terra maravilhosa situada no litoral do Rio Grande do Sul.

Municípios participantes: Arroio do Sal Balneário Pinhal Capão da Canoa Capivari do Sul Caraá Cidreira Dom Pedro de Alcântara Imbé Itati Mampituba Maquiné Morrinhos do Sul Mostardas Osório Palmares do Sul Rolante Santo Antônio da Patrulha Tavares Terra de Areia Torres Tramandaí Três Cachoeiras Três Forquilhas Xangri-lá.

Informações: Associação dos Municípios do Litoral Norte
Fone:(51) 3663-2300 (Fabiano)

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Prefeitura Municipal
Rua Alegrete, 30
Bairro Centro
Fone 687-1360 / 687-1366.
Email: pmas@pmas.com.br

Secretaria de Desporto e Turismo
Av. Arroio do Sal, 231
Fone 687-1360 / 687-1366 ramal 225 / 227
Email: turismo@pmas.com.br

Créditos

Informações e fotos

Site:

www.pmas.com.br

 

       www.geocities.yahoo.com.br

 

 

 


Conheça nossas opções de hotéis em Arroio do Sal e pousadas em Arroio do Sal para visitar Arroio do Sal.

Promova a cidade de Arroio do Sal no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!