Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Arroio do Meio?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Arroio do Meio

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Vales

Microrregião Vale do Taquari

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A primeira exploração do território ocorreu no ano de 1653 por Padres Jesuítas. Em 1853, o capitão Francisco Silvestre Ribeiro, descendentes de portugueses, inicia a colonização da margem direita do Rio Taquari, a qual foi conhecida como Fazenda São Caetano. Estas terras pertenciam ao município de Taquari.

Em 1860, João Gerhardt e seus filhos, imigrantes germânicos compraram a fazenda São Caetano e aqui se estabeleceram. Logo após chegaram as famílias Brentano e Korb. No entanto, somente no ano de 1870 iniciou o povoamento do que é hoje o centro da nossa cidade.

Em 1872 chegam mais colonos no município, a sua maioria  de origem alemã, mas também de outras etnias, como italianos, portugueses e remanescentes de africanos, desencadeando assim o processo de colonização. Os italianos estabeleceram-se nas partes mais altas, que correspondem aos atuais municípios de Pouso Novo, Travesseiro, Capitão e Nova Bréscia.

Com a chegada dos imigrantes, o povoado de Nossa Senhora do Auxílio de Arroio do Meio começa a crescer.

Pelo decreto 5.759 de 28 de novembro de 1934, Arroio do Meio se torna município autônomo, desmembrando-se do município de Lajeado e tendo a sua instalação em 02 de janeiro de 1935.

Significado do Nome

A cidade recebeu este nome pois está situada junto ao Arroio com este nome, cuja denominação é devido a seu posicionamento entre o arroio Forqueta e o arroio Grande. 

Aniversário da Cidade

28 de novembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Distritos: Sede, Forqueta, Palmas e Arroio Grande

Clima

Sub-tropical úmido

Temperatura Média

18,5 ºC 

hspace=0 COMO CHEGAR

Pelas cidades de Guaporé e Encantado - RS 130. Pelas cidadedes de Porto Alegre, Soledade, Lajeado - BR 386 e depois RS-130.

Localização

Entre os municípios de Lajeado e Encantado 

Limites

Norte - Município de Capitão e Travesseiro
Sul - Municípios de Estrela e Colinas
Leste - Município de Encantado e Roca Sales
Oeste - Município de Lajeado

Acesso Rodoviário

BR 386, RS 130

Distâncias

Porto Alegre -  126 Km

Lajeado: - 6 Km

Encantado – 21 Km

Capitão – 21 Km

Travesseiro – 22 Km
 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Morro Gaúcho

Destaca-se pelos seus 559 metros acima do nível do mar. Do topo vistam-se a cidade de Arroio do Meio bem como    cidade vizinhas como Lajeado, Roca Sales e Colinas. Mesmo que ainda não seja explorado turisticamente. O Morro recebe inúmeros visitantes. O local era um dos pontos de referência dos tropeiros, que descansavam ao pé do morro, e todos diziam o “Morro dos Gaúcho”, ficando então o nome Morro Gaúcho.

Pesque e Pague

Localizado junto ao Arroio Grande , o local possui uma natureza privilegiada. Recebe inúmeros visitantes devido a seu amplo espaço para descanso, locais para banho e açudes para a pesca. O Pesque e Pague possui bar, restaurante, banheiros, churrasqueiras cobertas e a céu aberto, campo de futebol, 4 açudes entre outras infra-estruturas que os visitantes podem usufruir.

Ponte de Ferro

Construída no ano de 1939, a ponte de Ferro liga os municípios de Arroio do Meio e Lajeado. Por muitos anos foi o único meio utilizado para se chegar ao município vizinho. Toda a estrutura da ponte foi trazida da Alemanha. Foi encaminhado um projeto ao Ministério do Turismo para a revitalização da ponte e vias de acesso.

Igreja de Pedra

Sua construção iniciou no ano de 1900 e foi terminada apenas no ano de 1951. A Igreja foi toda construída com Pedras de Areia. A comunidade, de forma voluntária, dedicou-se na extração, transporte e edificação de sua construção. As pedras para a construção foram retiradas de uma pedreira, que fica a alguns metros do local onde se localiza a Igreja, no distrito de Forqueta.

Área de Lazer

A Área de Lazer Pérola do Vale está situada no centro do Município. Possui um local para caminhadas, um pequeno parque, com brinquedos em madeira, quadras para a prática de esportes e bancos para descanso. Um ótimo local para o lazer da comunidade, onde são realizados inúmeros eventos municipais.

Praça Flores da Cunha e seu Entorno

A Praça Flores da Cunha leva este nome em homenagem a José Antônio Flores da Cunha que foi quem decretou a criação do Município. A Praça possui quadra para a prática de esporte, banheiros, banco para descaso, muita sombra,  iluminação, além de um calçadão que é usado pelos cidadãos como área de lazer.

Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Está localizada em frente a Praça Flores. Construída em estilo gótico, no ano de 1940, a Igreja ainda conserva sua arquitetura original. Os vitrais que relatam cenas bíblicas e e as pinturas no interior da igreja são renascentistas.

Casa de Cultura

Ainda no entorno da Praça encontramos a Casa de Cultura.  Construído no ano de 1928, o local sediou o governo municipal de 1951 até o ano de 1974. Em 1984 foi declarado de utilidade pública e atualmente abriga a Secretaria de Educação e Cultura do Município.

Igreja São Vendelino

Localizada no Distrito de Forqueta, a Igreja foi construída no ano de 1906.Possui no seu interior belas obras pintadas a óleo, bem como um ostentório. Além disto, a igreja possui uma pequena imagem de São Vendelino, padroeiro do Distrito, que foi trazida da Alemanha.
 
Palacete Zimmermann

Construído no ano de 1921 em estilo eclético, o prédio foi usado na realização dos primeiros comícios do município. Atualmente existem salas comerciais no local. O prédio também atende pelo nome de Vila Emilia.

 

hspace=0 EVENTOS

Gincana The Horse: Ocorre anualmente no mês de maio, é um dos maiores eventos do nosso município, reunindo vários participantes, além da população local e de várias cidades da região que apenas prestigiam o evento. São formadas várias equipes que realizam tarefas elaboradas por uma comissão de tarefas. Cada uma destas tarefas possui uma pontuação específica, ou seja, no final, a equipe que realizar mais tarefas corretamente e por assim obtiver o maior número de pontos consagra-se campeã da Gincana. O evento leva este nome pois é Organizado pela Entidade Cultural e Beneficiente The Horse.

CulturArte: consiste em uma semana de acontecimentos culturais, com mostra de Enquete Teatral, Feira do Livro, palestra com escritores de renome nacional entre outros atrativos. O evento geralmente ocorre no mês de setembro.

Festicam: Festival da Canção Arroiomeense, evento que valoriza os novos talentos do meio artísticos, como bandas e cantores, promovendo uma competição entre os mesmos.

Festa da Criança: Evento dedicado as crianças, realizado anualmente no mês de outubro na Praça Flores da Cunha. São disponibilizados brinquedos e realizadas brincadeiras com intuito de promover um dia de diversão para as crianças.

Semana do Município: Ocorre no final do mês de novembro, visto que a emancipação do município é datada em 28 de novembro. Consiste em uma série de eventos que ocorrem durante a semana, alguns promovidos pela Prefeitura Municipal e outros por outras entidades.

Frangofest: A Festa Estadual do Frango é um evento voltado para a apresentação das potencialidades do nosso Município, tanto industriais quanto comerciais, além de divulgar e promover a cidade. A festa conta com diversos atrativos como exposição comercial e industrial, praça de alimentação, apresentações artísticas e culturais e também com um salão gastronômico, onde o prato principal é o frango.

Vários outros eventos enriquecem a cultura do município como:

         - Semana Farroupilha
         - Festival de Corais
         - Mezzo Chopp Fest
         - Deutscher Abend  (Noite Alemã)
         - Via-Sacra de Forqueta
         - Filó Italiano
         - entre outros

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Arroio do Meio

hspace=0 turismo@arroiodomeiors.com.br

hspace=0 fone: (51) 3716.1166 - fax (51) 3716.1114

Serviço de Informação ao Turista: Fone/Fax: (51)3716-1166
E-mail: industria@arroiodomeiors.com.br

hspace=0

hspace=0 Correiros: (51) 3716 1063

hspace=0 Hospital São José - (51) 3716 1219

hspace=0 Banrisul - (51) 3716 1086
Banco do Brasil - (51) 3716 1202
Sicredi - (51) 3716 1483
Caixa - (51) 3716 1708

hspace=0 Rodoviária - Fone: (51) 3716-1334

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:    www.arroiodomeiors.com.br

            Sra. Jaqueline Kuhn - Responsável pelo Setor de Turismo


Conheça nossas opções de hotéis em Arroio do Meio e pousadas em Arroio do Meio para visitar Arroio do Meio.

Promova a cidade de Arroio do Meio no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!