Alvorada

Alvorada-RS
banner

Bem-vindo a Alvorada!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Alvorada e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Alvorada.

A cidade de Alvorada, localizada no estado de Rio Grande do Sul (RS), foi fundada no ano de 1965. A localidade está em uma altitude de 17m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 175.574 habitantes. A área total de Alvorada é de 72,9km², e sua densidade demográfica é de 2.408,42hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Alvorada-RS é 94800-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Alvorada

ROTEIROS DO BRASIL

Região Grande Porto Alegre

Microrregião Porto Alegre e Delta do Jacuí

"Capital da Solidariedade"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O território do município de Alvorada, emancipado pela Lei n. 5026, de 17 de setembro de 1965, pertencia ao município de Viamão. Era o Distrito de Passo do Feijó, que foi criado em 22 de setembro de 1952. Entre as primeiras sesmarias concedidas do Sul, estão as de Cristóvão Pereira de Abreu, concedida em 23 de junho de 1775. Mais tarde esta mesma sesmaria foi entregue a João Batista Feijó, em 5 de maio de 1776, conforme dados do IBGE. Seria este o marco inicial da origem do povoamento da cidade de Alvorada. O povoamento se dá pelas famílias vindas de Laguna, que se estabeleceram em Viamão. Com o passar do tempo, após o conhecimento da região, começaram também a ocupar áreas vizinhas. A grande maioria eram dedicadas a produção de leite e hortifrutigranjeiros, que não eram muito variados. Serviam ao comércio, a economia de subsistência e alimentação dos animais. 

SIGNIFICADO DO NOME:

Uma das versões para o nome da cidade está relacionada ao grande número de pessoas daquele distrito que acordavam nas primeiras horas da manhã, e se deslocavam (e se deslocam até hoje) para trabalhar em Porto Alegre.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE:

17 de Setembro

GENTÍLICO:

alvoradense

POPULAÇÃO:

195.718 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade limpa, acolhedora, educação e cultura exelentes. Além dos eventos e turismo muito bons, e aos visitantes que queiram visitar o nosso município venham pois vocês não vão se arrepender de conhecer a nossa cidade de Alvorada. Venham nos prestigiar, e desfrutar do nosso bom churrasco e do bom chimarrão.

CLIMA:

Subtropical

TEMPERATURA:

20ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de Porto Alegre: RS-118

LOCALIZAÇÃO:

Município da Região Metropolitana de Porto Alegre

LIMITES:

Cachoeirinha, Gravataí, Porto Alegre e Viamão

Distâncias:

Da Capital:

27 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Setembro

Da 22 - Festa de anversáro da cdade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALVORADA

E-mail: [email protected]

Telefones: (51) 3483.1128 - Fax (51) 3411-2341

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Telefone: (51) 3483-1128 - Fax: (51) 3483-1128

E-mail: [email protected]

TERMINAL RODODVIÁRIO:

Telefone:(51) 3221-2793

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail: 

Telefones:

Sites:

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

Telefone: (51) 3483-7566

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e nformações:

-www.alvorada.rs.gov.br

-www.alvorada.famurs.com.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.panoramio.com

 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

Jairo Matos - ator e diretor de teatro e televisão

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Alvorada

Eu moro em alvorada, o que tem de melhor pela cidade é mesmo a praça central a frente da prefeitura da parada 48 onde tem bastantes shows e tambem eventos como feira do livro em que a radio Poprock esta sempre presente com o Cafezinho um programa da radio, parque de diverções que todo ano estão por la. e é isso, passem por la !!
Por: Leonardo

Nasci em Alvorada, quando se chamava Passo do Feijó.Lecionei na escolaFrederico Dhil. Estudei: Salgado Filho, André Poente.Morro em São Paulo fazem 28 anos e quando vou a PA uma vez ao ano sempre visito ALVORADA, vila: Americana, Tiburcio de Azevedo. Amo ALVORADA, nasci(parteira Dona Emi), estudei, conheci meu marido. Precisa mais.Todo ano visito A TERRA MÃE.
Por: Fernada Veiga Ulguim de Oliveira

VIVO EM ALVORADA, CONHEÇO ALVORADA EO QUE MAIS ME ENCANTA NESSA CIDADE É A GARRA DESSA GENTE TRABALHADORA... POR ISSO FOI BATIZADA DE ALVORADA ..
Por: isabel cristina lima fagundes

é uma cidade maravilhosa tem até um rio chamado gravatai limpinho feito as praias de santa catarina-rs . Adoreii a cidade
Por: Jéssica

Bem, aqui vai o meu Cometário Sobre o minicipio de Alvorada Ela é uma cidade Que me acolheu na infancia gosto muito dela da lagoa do (cocão). e de tudo o que á de bom em Alvorada e principalmente da Escola Muninicipal de Ensino Fundamental, Dom Pedro II na Rua Fernando Ferrary uma escola de boa qualidade de ensino ao seus alunos que estudam nesta escola de que hoje eu sou formado atavés do bom ensino que eu tive lá, e aos visitantes que queiram visitar o nosso municipio venham pois vocês não vão se arrepender de visitar a nossa cidade de Alvorada venha nos prestigiar com a nossa cidade e desfrutar do nosso bom churrasco e do bom chimarrão pois eu moro em Alvorada e como bom morador CONVIDO á todos á desfrutar do que á de melhor em nossa cidade de Alvorada RS.
Por: EDUARDO P. RODRIGUES

EU NASCI EM ALVORADA TENHO 30 ANOS E NÃO TROCO ALVORADA PÓR QUALQUER OUTRO LUGAR ADORO ALVORADA MINHA FILHA TAMBEM É ALVORADENCE NASCIDA AQUI ALVORADA TE AMAMOS TEMOS ORGULHO DE SER ALVORADENCE!!!!!!!
Por: tatiane lima cavaleiro

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Alvorada
Fundação:
1965
Altitude:
17m
População:
175.574 habitantes
Área:
72,9km²
Densidade Demográfica:
2.408,42hab/km²
CEP:
94800-000

Envie seu comentário sobre Alvorada