Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Ouro Preto do Oeste?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Ouro Preto do Oeste

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Pólo Agronegócio/Caminho das Águas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história do município de Ouro Preto do Oeste é, praticamente, a história da colonização de Rondônia. A Colonização oficial de Rondônia teve início em 1968, quando o Ministério de Agricultura se interessou pela colonização da Amazônia Legal. Naquele ano, chegaram ao então Território Federal de Rondônia, os técnicos do Instituto Brasileiro de Reforma Agrária (IBRA), com a atribuição de localizar na BR 364 uma implantação de novos projetos de colonização. Pelas suas terras de solo fértil, foi escolhido um local às margens do igarapé Ouro Preto, na BR 364, distante 40 km da atual cidade de Ji - Paraná. Nascia assim o Projeto Integrado de Colonização Outro Preto, ou simplesmente, PIC Ouro Preto. O local de instalação do projeto pertencia ao seringal Ouro Preto, de propriedade do seringalista Vicente Sabará Cavalcante, sendo que a abrangência do Projeto envolvia outros seringais como o Boa Vista, Santa Rosa, Aninga, Curralinho, Miolo, Santa Maria e o seringal Raimundo Pequenino. A ocupação demográfica, que antes da instalação do Projeto era mais moderada, a partir de sua implantação em 1970, com área aproximadamente de 450 mil hectares, começou a identificar-se, inicialmente, nas margens da estrada e depois ao longo das extensas vicinais abertas pelo INCRA, pelas secretarias de agricultura e de obras do então território, pela prefeitura de Porto Velho e pela ação desbravadora e participativa dos colonos. O plano inicial do INCRA previa capacidade de atendimento a duas mil famílias, mas já em 1973 contava com mais de três mil, cada uma delas assentadas em lotes de 100 hectares de terras. O total de migrantes que se dirigiram a Ouro Preto em mais de três anos, foi calculado em cerca de 25 mil pessoas. O núcleo urbano cresceu em ritmo acelerado, transformando-se em distrito do município de Ji - Paraná, em 30 de janeiro de 1978, através do Decreto nº 81.772, com o nome de Ouro Preto. O município foi criado pela lei nº 6.921, de 16 de junho de 1981, assinada pelo então Presidente da República João Batista Figueiredo, com área desmembrada do município de Ji - Paraná. O nome Ouro Preto, já adotado pela população, advém do fato de terem os técnicos do IBRA, no início da colonização oficial, identificado um tipo de solo roxo escuro, que eles denominaram ouro preto modal. O acréscimo de DOeste foi necessário para diferenciar do outro nome já existente no Estado de Minas Gerais. Em 13 de fevereiro de 1992, através das leis nºs 367, 368 e 369, o município cedeu área territorial e população para criação dos municípios de Vale do Paraíso, Urupá e Mirante da Serra. Em 22 de julho de 1994, através das leis nºs 566 e 571, o município voltou a ceder área para criação dos municípios de Nova União e Teixerópolis.  

Significado do Nome

 

O nome Ouro Preto, já adotado pela população, advém do fato de terem os técnicos do IBRA, no início da colonização oficial, identificado um tipo de solo roxo escuro, que eles denominaram ouro preto modal. O acréscimo de DOeste foi necessário para diferenciar do outro nome já existente no Estado de Minas Gerais.

Aniversário da Cidade

 

 

16 de Junho

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 

Temperado

Temperatura Média

21°C

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo da Capital: BR 364

Localização

Microrregião IV - Ji-Paraná: Ouro Preto do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Mirante da Serra, Nova União, Presidente Médici, Teixeiropólis, Theobroma, Urupá, Vale do Paraíso e Ji-Paraná.

Limites

Ao Norte, Jaru e Vale do Paraíso; ao Sul, Teixeirópolis e Nova União; a Leste, Ji-Paraná; a Oeste, Jaru.

Acesso Rodoviário

BR 364

Distâncias

333 km da Capital.

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

 

 

hspace=0 EVENTOS

Aniversário do Município

Data: 22 de Julho 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Ouro Preto do Oeste.

 

hspace=0 pm.ivatuba@teracom.com.br

hspace=0 (69) 3461-2291

hspace=0 110 Volts

hspace=0 AC Ouro Preto do Oeste 
End: Av. Dantos Dumont, s/n°
Fone: (69) 3461-3642 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

CARTÓRIO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS
AV. XV DE NOVEMBRO, 500 - CENTRO
OURO PRETO DO OESTE-RO
TELEFONE: (69) 3461-2213

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites: www.guiaderondonia.com.br


Conheça nossas opções de hotéis em Ouro Preto do Oeste e pousadas em Ouro Preto do Oeste para visitar Ouro Preto do Oeste.

Promova a cidade de Ouro Preto do Oeste no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!