Ji-Paraná

Ji-Paraná-RO
banner

Bem-vindo a Ji-Paraná!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Ji-Paraná, informações e fotos da maravilhosa Ji-Paraná. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Ji-Paraná, recomendadas por internautas.

Informações de Ji-Paraná

Roteiros do Brasil

Região Pólo Agronegócios/Caminho das Águas 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em torno da casa de Rondon o povoado evoluiu. A partir de 1968, milhares de imigrantes vindos principalmente do Sul, liberados pelo uso da crescente mecanização na lavoura, chegaram á região. A terra farta os atraiu. O IBRA, atual INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, disciplinou a posse. Distribuiu lotes que não ultrapassam cem hectares cada um, medida considerada ideal pelos técnicos para a formação de pequenas propriedades. E a colonizadora responsável pela ocupação do solo ordenou o assentamento. Ji-Paraná conta com aproximadamente 130 mil habitantes vindos de todos os estados descendentes de antigos seringueiros, garimpeiros e índios.
A qualquer hora do dia pode-se encontrar pequenos grupos de silvícolas andando pela ruas. Porque as aldeias ficam bastante próximo da cidade. Aqui, vale apontar uma curiosidade: o município abrange uma área de quase 8 mil quilômetros quadrados. Desse total, mais de 30 por cento destinam –se à Reserva Biológica de Jaru. E um pouco menos que esse índice pertence á reserva indígena. Isso significa que mais da metade do município deve ser preservado. Em benefício da Natureza. Para a manutenção da família indígena. Além disso o Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis vigia para não se realizem desmatamento. O agricultor recebe orientação para plantar apenas em áreas desmatadas.

Apesar das dificuldades, a cidade cresce. Ela busca sua riqueza na exploração de madeiras nativas, como cerejeira, o mogno, o angelim, o ipê. Também na coleta de borracha e da castanha do pará.. A madeira farta facilita o surgimento da indústria moveleira para atender o mercado brasileiro. Na agricultura, predomina o plantio de arroz, feijão e milho. Em menor escala, café e cacau. Quando a produtividade do solo diminui, transformam-no em pastagens. Grandes fazendas criam de preferência o gado de corte. Aliás , o clima tropical, quente e úmido, com uma temperatura média anual em torno de 28 graus centígrados, favorece essa prática econômica. A riqueza manifesta-se ainda em um comércio bem desenvolvido. Em torno de 1.8 mil estabelecimento comerciais e industriais atendem praticamente a todas as necessidades dos habitantes da região. É comum encontrar pequenas empresas cujas placas a origem dos proprietários “Serralheria Paraná”, Elétrica Goiás”, Na área educacional os jovens encontram ensino para todos os níveis. Do primeiro ao terceiro graus. Merecem destaque as escolas rurais, de primeiro grau, por sinal , muito bem conservadas.

 

 

Significado do Nome

 

Ji-Paraná quer dizer “rio-machado”.

Aniversário da Cidade

11 de Outubro.

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima

Tropical, quente e úmido

Temperatura Média

24ºC

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Leste do Estado de Rondônia

Limites

Ao Norte: Vale do Anari, ao Sul: Presidente Médici e Ministro Andreazza, a  Leste: Estado do Mato Grosso, a Oeste: Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso, Theobroma, Urupá e Teixeirópolis.

Acesso Rodoviário

Partindo de Porto Velho: BR- 364 ( Rodovia Juscelino Kubitschek de Oliveira )

Distâncias

373 km da Capital.

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Prédio do Museu das Comunicações

Construção de 1912, deita pelo Marechal Rondon, serviu de base para a primeira estação teleférica. Posteriormente sediu os Correios e Telégrafos e, em 1985, foi restaurado para abrigar o Museu das Comunicaçoes.
Localização: Av. Marechal Rondon

Igreja de São Sebastião

Localização: Rua das Pedras, 299, Jardim

Igreja de São José

Localização: Rua Maringá, 749, Nova Brasília

Catedral Diocesana São João Bosco

Localização: Av. Marechal Rondon, 400, s. 01, Centro

Museu das Comunicações

Abriga a Galeria com a História do Município de Ji- Paraná.
Acervo: Instrumentos, Telégrafos utilizados por Ronron, correspondências expedidas e recebidas durante sua passagem pela região.
Localização: Av. Marechal Rondon c/ Travessa da Discórdia, Centro
Funcionamento: 2ª a 6ª feira das 9:00h às 17:00h.

Casa do Artesão

Espaço cultural que promove exposições, cursos, oficinas em todos os gêneros de artes.

Teatro Municipal Dominguinhos

Teatro com capacidade para 280 espectadores.
Localização: Avenida Marechal Rondon, 295, Centro.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

Prefeitura Municipal de Ji-Paraná.

 

 

 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (69) 3416-4000  

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 Rua Capitão Silvio, 600- Fone :  (69) 3422-2233

 


CARTÓRIO DO REG. CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS
AV. MARECHAL RONDON, 537 - CENTRO
JI-PARANÁ-RO
TELEFONE: (69) 3421-1765

 

Créditos

Informações e fotos

Sites: www.ji-paraná.ro.gov.br

         www.rondonia.ro.gov.br

         www.bpw-brasil.org.br

         www.iba.iag.usp.br

         www.macamp.com.br

         www.skyscrapercity.com

Foto colaboração: Marcos e Larissa. [email protected]

Comentários de Ji-Paraná

Moro em Ji-Paraná a 29 anos e a cidade que escolhi para viver e constitui minha familia , uma cidade bela temos uma paisagem do Rio Machado na cidade
Por: Julio Neto de Sousa

muito bonito esta e aminha cidade do corasion
Por: ivonete

Sou um eterno apaixonado por Ji-Parana vi boa parte desta cidade crescer morei ai no inicio de 1978 as margens da Br 364 Km 7 sinto muita ssaudades e espero que seja uma cidade prospera e acolhedoura procuro sempre fotos para relembrar e cada vez ela esta mais bonita!!!!
Por: joão batista da silva

eta lasquera saudades da minha terra queridaaaaaaaaa bjussssssssss
Por: luana

EU amo ji_parana eu morei 17anos no barrio 2de abril e mas dois no barrio bnh
Por: zirlei

moro em jipa desde de 1982 tenho uma verdadeira paixão por essa cidade não me imagino morando em outra cidade amo esse lugar
Por: edma barbosa

Ji-Paraná é uma cidade maravilhosa, e amo esse lugar, morro de saudades..
Por: Syl

Não há nada mais lindo que o pôr do sol visto às margens do Rio Machado. Amei conhecer Ji-Paraná. Foi o fim de tarde mais emocionante da minha vida.
Por: Erika

Passei toda minha infância e adolescencia nesta maravilhosa cidade que amo de paixão. E com certeza ainda será minha futura cidade. Agora moro na fgrande Florianopolis -SC., mas parentes e amigos ainda residem ai. muitas saudades de Ji-Paraná(linda cidade)
Por: Naly

e uma das cidades mais lindas do mundo todo ,e você pode comentar dela só quando você vê-la de perto,vem conhecer você também...
Por: rayssa

muita linda , adoro ji-paraná . muita saldades . tudo de bom sou paranaense mais adoro RO.muita saldades.
Por: Aparecida Barros Borges

Sou natural de Ji-Paraná morei 18 anos nessa cidade linda, quero um dia voltar pelo menos para visitar
Por: Lucas Salvador

nasci em ji-parana,e morei ai por 10 anos,maorava na linha 206, amo essa cidade de coração penso muito em visita-la um dia por ser uma cidade muito bonita e com paisagems e lugares exoticos,penso ate em voltar a morar um dia em ji-parana ainda pois amo muito essa cidade.
Por: joao paulo

JI-PARANÁ TEM UM POVO DIVERSIFICADO E ACOLHEDOR. POSSUI, TAMBÉM LOCAIS PRÓXIMOS À CIDADE, ONDE SE PESCA, OU APENAS PARA FICAR SEM FAZER NADA COMO: BALNEÁRIOS, ETC. EM JULHO, AS FÉRIAS SÃO AGITADAS POR AQUI, POR CAUSA DA FESTA DO AGRONEGÓCIO - A EXPOJIPA - COM 9 DIAS DE MUITAS ATIVIDADES PARA TODOS OS GOSTOS DE LAZER.
Por: EUNICE

Sou Portuguesa e connheci ji-parana em 2009 cidade bonde vive minha familia jamais esquecerei esse lugar, o seu povo maravilhoso a cultura tem uma magia mto especial, passei os melhores dias da minha ida por lá, nao quero morrer sem voltar um dia... beijo para todos os k tem a sorte de viver nesse lugar maravilhoso
Por: TERESA

Morei em varias cidade de Rondonia por motivos profissionais, desde Vilhena, Pimenta Bueno Porto Velho e Ji-Parana, e e foi Jipa que me cativou, foram 2 anos bem vividos, guardo otimas recordacoes dessa cidade maravilhosa. Sei q. nao voltarei, e por isso parabenizo quem fez a escolha de morar la.
Por: ines

jáfaz 08 anos que não moro em ji-paraná,porém morei nesta cidade linda e maravilhosa,vivi muitos anos nela,meu pai e meus irmãos moram nesta cidade.Se eu pudesse nunca teria me mudado,porque tenho esta cidade no meu coração.
Por: nilva ponce de lemos silva

Entw...sou suspeita em dizer algo, pois já morei ai 10 anos, hoje estou no rio de janeiro, apesar das dificuldades em todos os sentido, por ter pouca oportunidades, é boa cidades pessoas mais humanas,,,bjOOOs
Por: elenice

Conheci esta cidade em 1973 a amo mais do minha cidade natal, hoje moro em Cuiabá-MT, mas agredeço a deus por este previlegio; Obrigado Orlando
Por: Orlando Pereira Santana

essa e minha cidade natal nunca muda saudades beijosssssss
Por: deuzeli dayane gonçalves

Minha terrinha amada estou voltando..... Com muita saudades e vontade de não sair dai nunca mais....
Por: Silvana Teixeira Santana

Uma cidade onde eu fui criada ate os meus 15 anos,eu so completamente apaixonada por ela,uma cidade linda,que me envolve totalmente. Pessoas maravilhosas. Se alguem quer uma opiniao venha visitar ji-parana pois voces irao adorar,tem varias festa como arraial cavalgada expojipa e outras so falei das que mais curti festa de rodeio
Por: Adriana

Sou ji-paranaense de nascimento e moro em Cuiabá hà mais de 8 anos e ainda me surpriendo quando vou a Ji-Paraná.
Por: Valdiney B Souza

Não existe outra cidade no mundo. Só existe Ji-Paraná. O resto é resto memo. Alô Ji-Paraná, te amo....
Por: João Alves de Melo Filho

tenho 14 primos em Ji parana e daqui a dois anos se Deus quizer estarei indo morar ai.
Por: Eliane

eu conheço muito bem esta cidade eu amo a eu nasci ai
Por: juliana santos silva

essa cidade é linda eu amo ela d+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Por: lindy

amo esta cidade morei 8 anos e tenho boas lembraças da cidade de ji-parana o meu sonho e poder voltar pra visita-la hoge moro em curitiba. amooooooooooo ji-parana
Por: senhorina vaz nakagawa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ji-Paraná

Envie seu comentário sobre Ji-Paraná

banner