Abunã

Abunã-RO
banner

Bem-vindo a Abunã!

banner

Comece planejando a sua viagem para Abunã utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Abunã e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Abunã.

Informações de Abunã

                            Roteiros do Brasil

 Região Pólo Porto Velho

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 

Quente

Temperatura Média

28° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Madeira-Guaporé

Limites

Ao Norte, Estado do Amazonas; ao Sul, Nova Mamoré e Buritis; a Leste, Candeias do Jamari e Alto Paraíso; a Oeste, Nova Mamoré, República da Bolívia e Estado do Acre.

Acesso Rodoviário

BR-070, BR-174, BR-364, BR-319

Hidrovias

Partindo de Manaus - Hidrovia do Rio Madeira  

Distâncias

2.589 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

- Abunã - distrito do município de Porto Velho.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (69) 3216-4614

hspace=0 220 Volts

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

1º OFÍCIO DE TAB. DE NOTAS E ANEXOS
RUA JOSÉ DE ALENCAR, 3064
PORTO VELHO-RO
TELEFONE: (69) 3224-4365

 

Créditos

Informações e fotos:

Sites:   www.portovelho.ro.gov.br

           http://flckr.com/

Foto colaboração: Tarcísio

Comentários de Abunã

abunã fica localizado após o destrito de mutun-paraná cerca de 80km nas margem do rio madeira. é uma cidade com prédio historicos de apocimadamente 100 anos que foram construidos juntamente á estrada de ferro madeira mamoré. ao andar nas ruas da cidade você emcontrara nossas origem ao ver como era as nececidade da epoca no centro da cidade a varia parte de trem e asessorios que eram de vital inportancia.
Por: Fabio Queiroz

Amada Vila de Abunã, berço explêndido do meu nascimento e dos meus sonhos. Onde adormece no seu repouso eterno a minha querida mãe "LENA". Viverá eternamente nos meus pensamentos com as lembranças de um passado tão saudoso, que não volta mais... que ficou marcado no coração desse Abunãense.
Por: aldenir courinos lima

Gostaria muito de conhercer esta cidade, pois ja morei em RO, e pretendo voltar
Por: José Sales

ja morei em abonã a alguns anos atras e sinto saudades
Por: vaz sitneivski

ABUNà TERRA NATAL” Aldenir Courinos Lima Vila de Abunã, localizada ao longo da extinta Estada de Ferro Madeira-Mamoré, precisamente no Km˚ 220, sobre pântanos, gigantescos fibras de seus construtores onde integrava nosso saudoso ave grego João Courinos. Nasceu a Vila de Presidente Marques, e depois denominada “ABUNÔ, de um lado Brasil, do outra Bolívia, comovente pela expressão de cidadezinha, onde as convivências de seus habitantes faziam o fortalecimento apegar-se a ela, vivendo para o seu futuro. Os trilhos da velha estrada faziam percorrerem as locomotivas á vapor soltando suas fagulhas, com seus apitos estridentes, trazendo alegrias e deixando saudades aos habitantes da vila. Recordo a principal Avenida Rio Branco, transeuntes descontraídos, vivendo o dia a dia, de forma pacata e aconchegante. ABUNÃ, terra natal, que abraçamos, convivendo por muitos anos, um dos maiores fluxos de exportação de produtos regionais como a borracha e a castanha, dos tradicionais seringais dos saudosos seringalistas Octávio Reis, Jayme Peixoto de Alencar, Geraldo Peres e tantos outros. Recordo também a velha GARE, em estruturas de ferro, para abrigar as composições dos trens; o Hotel Abunã, construído pelos ingleses em madeira de lei, com seus dois pavimentos, que tantas pessoas hospedaram. Lembramos sua velha arrendatária Dona Neném (minha avó), pessoa muito conhecida e amiga de todos, onde conviveram tantos anos em companhia de minha saudosa e querida mãe “LENA”. De um tudo lembramos para que fique registrado em uma pequena história de nossa terra tão esquecida. Tudo recorda com saudades, principalmente quando dela se vive o presente representado na lembrança do passado. Foi difícil agregar um pouco dos sentimentos, onde neste mesmo Abunã, perdemos o convívio de nosso ente mais querido: Minha Mãe, numa madrugada de 30 de abril de 1.963, falecia a bordo da Automotriz “AMÉRICA”, em viagem em busca de recursos, na esperança de voltar ao seu querido Abunã. Hoje vejo tão distante da realidade, que bem merecia um progresso, pelos poderes públicos. O próprio tempo dissolveu com a extinção da Estrada de Ferro, silenciando os apitos das locomotivas. Mas o coração bate mais forte, Abunã você jamais deixará de viver bem perto de mim, palpitando a tua existência em uma ficção esmaecida na lembrança do teu passado... Será sempre o meu ABUNÃ.
Por: aldenir courinos lima

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Abunã

Envie seu comentário sobre Abunã