Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece São José de Mipibu?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

São José de Mipibu

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A Província do Rio Grande passou dois séculos consecutivos com a existência de uma única cidade, NATAL. Somente na primeira metade do século em pauta, graças o surto do progresso alcançado nos setores da industria açucareira, agricultura, pecuária e comercio, cujo padrão chegou a atingir, na expressão de um historiador, “notável grau de atividade”, tornando-a talvez a mais fluorescente da Província, foi a nossa Vila escolhida para, junto com a de nome Princesa, atual cidade de AÇU,  dividir as honras das primeiras cidades do Rio Grande, depois de Natal.A lei decretada pela Assembléia Legislativa Provincial e sancionada em 16 de Outubro de 1845, pelo presidente da Província do Rio Grande do Norte, continha um único artigo, fica elevada à categoria de cidade, a Vila de São José, com a denominação de São José de Mipibu. No dia 10 de Novembro do mesmo ano, um grande número de pessoas gradas, convidados ilustres e demais autoridades dirigiram-se ao Paço da Câmara Municipal, onde já se achavam reunidos os Vereadores, ocasião em que foram procedidas às solenidades de praxe e assinado o instrumento legal de reconhecimento. Em seguida realizou-se uma apoteótica festa popular.
A partir daí tudo começou a se modernizar no recém criado município, a começar pela substituição das moendas dos engenhos, antes movidas a tração animal, por modernos maquinários impulsionados a vapor de caldeiras.

Significado do Nome

Mipibu é uma palavra de origem Tupi que significa surgir subtamente.

Aniversário da Cidade

16 de outubro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS  

Clima 

Tropical chuvoso com verão seco e estação chuvosa adiantando-se para o Outono. 

Temperatura Média

27,1 °C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Litoral Oriental.

Limites

Norte  –   Parnamirim
Sul     –   Arez
Leste  –   Nísia Floresta
Oeste –   Monte Alegre e Vera Cruz

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

38 km de Natal

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

São José do Mipibu que outrora foi palco de grandes eventos e exibições dos folguedos populares em datas festivas, pertencentes ao rico folclore nordestino, hoje a população convive com modernas diversões a cargo da geração jovem, sempre com o uso da parafernália eletrônica. Ainda hoje nossa cidade se destaca das demais da região Agreste, pela imponência de sua Matriz, seus sobrados e casarões, todos centenários e em estilo Colonial e Barroco, bem como pela hospitalidade do seu povo com os visitantes que aqui comparecem quando da realização de festas e eventos previstos no Calendário Anual da Cidade.

hspace=0 EVENTOS

Fevereiro

- Carnaval – A Prefeitura Municipal vem através da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente resgatar a cultura do nosso município com apresentação da Rainha e do Rei Momo, de blocos carnavalescos, troças, orquestra de frevo, grupos musicais, escola de samba, charangas, agremiações, bonecos gigantes e a grande apresentação do bloco dos Índios (este com uma encenação teatral). Todo o corredor da folia tem sua decoração feita por artistas plásticos da cidade, com a participação da comunidade na confecção do material reciclável.

Março

- Semana Santa – Apresentação de grupo folclórico fazendo a encenação da Paixão de Cristo.

Junho

- São João em São José – É a maior atração da Grande Natal que há 18 anos faz da cidade um pólo turístico, tendo o patrocínio da Prefeitura Municipal, do Governo do Estado e  de várias empresas. O São João em São José é uma das três melhores festas juninas do Estado do RN. A festa possui barracas para venda de comidas típicas, bebidas e artesanato, apresentação de quadrilhas juninas, apresentações teatrais, shows locais e regionais e o mais tradicional forró pé-de-serra.
O evento é realizado no Largo da Matriz de Sant’Ana e São Joaquim, no centro da cidade, recebendo, em média, 15 mil pessoas por noite, sendo visitantes de procedência de outros estados, países, moradores locais e do estado.

Julho

- Festa de Sant’Ana e São Joaquim – Acontece todo ano no mês de julho durante os dias 16 e 26. Realizada durante dez dias de festa (missas, novenas, procissão), promovida pela Paróquia e pela Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, com feiras de artesanato, apresentação de grupos folclóricos, festival de música católica, quermesse, leilão e festa social.

- Exalta Cristo – Evento que tem o estilo de uma micareta religiosa. Com um percurso de 4 km com saída do município de Nísia Floresta a São José de Mipibu.

Outubro

- Emancipação Política – Comemorado no dia 16, este evento tem como objetivo a interação do mipibuense através de desfile cívico com a participação das escolas, jogos inter-colegiais, corrida rústica.

Dezembro

- Reveillon – Considerado um dos melhores reveillons dos municípios vizinhos, São José de Mipibu oferece um belíssimo show pirotécnico de fogos com duração aproximadamente de minutos, logo seguido de uma missa campal em frente à Igreja Matriz. Logo após a missa, a cidade recebe shows de bandas musicais.

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de São José do Mipibu. 

hspace=0 

hspace=0 (84) 3273-2514

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e Fotos:

         Sra. Magna de Melo Barreto - Sec. de Turismo e Meio Ambiente

         www.rn.gov.br

         www.saojosedemipibu.rn.gov.br


Conheça nossas opções de hotéis em São José de Mipibu e pousadas em São José de Mipibu para visitar São José de Mipibu.

Promova a cidade de São José de Mipibu no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!