São Gonçalo do Amarante

São Gonçalo do Amarante-RN
banner

Bem-vindo a São Gonçalo do Amarante!

banner

Inúmeras opções de hotéis em São Gonçalo do Amarante e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de São Gonçalo do Amarante.

Informações de São Gonçalo do Amarante

Roteiros do Brasil

Região Pólo Costa das Dunas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No início do século XVII, tinha início a história de um povoado situado nas proximidades do rio Potengi. Segundo registros da história, o Engenho Potengi pertencia a Estevão Machado de Miranda, cuja família, bem como os habitantes dos arredores por manterem uma postura firme aos ataques dos holandeses, foram vítimas de um massacre imposto pelos holandeses, que ao chegarem a localidade quiseram impor o domínio militar, cultural e religioso. Os habitantes não aceitaram as imposições dos invasores e a tragédia que vitimou toda uma comunidade indefesa entrou para a história como o Massacre de Uruaçu. Entrou também como momento ímpar de resistência, de fé e de defesa dos princípios de liberdade.
No ano de 1698, os holandeses afastaram-se do povoado e começaram a chegar os primeiros grupos de pioneiros exploradores, vindos de Pernambuco. Entre eles, os portugueses Ambrósio Miguel de Sirinhaém e Pascoal Gomes de Lima, que chegaram ao povoado no ano de 1710, instalaram suas famílias nas proximidades do rio Potengi, na vizinhança do antigo e histórico Engenho Potengi que deu início a organização do novo povoamento. Foram esses portugueses que construíram dois sobrados e uma capela em homenagem a São Gonçalo do Amarante, com a imagem do santo padroeiro esculpida em pedra e colocada imponentemente no altar. Estava consolidado o povoado de São Gonçalo do Amarante, que em 1833 dava início a uma luta pela sua autonomia política. Nessa época, por deliberação do Conselho da Província, São Gonçalo do Amarante foi denominada vila e desmembrada de Natal, tornando-se município, que não resistiu a uma epidemia de cólera que dizimou quase toda a população, fazendo retornar à condição de povoado natalense através da Lei  n° 604.
Continuou a luta pela autonomia política e em 03 de Agosto de 1874, pela Lei n° 689 o povoado voltou a ser o município de São Gonçalo do Amarante. Após cinco anos perdeu novamente sua autonomia e voltou a ser povoado, pertencendo dessa vez a Macaíba. Outra vez retorna à condição de município  através do Decreto 57. Mais uma vez por causa das idas e vindas da política perde sua autonomia pela força do Decreto n° 268, de 30 de dezembro de 1943, e  volta a pertencer ao município de Macaíba com o nome de Felipe Camarão. Quinze anos depois, em 11 de Dezembro de 1958, através da Lei n° 2.323, desmembrou-se de Macaíba e se tornou definitivamente o município de São Gonçalo do Amarante. 

Significado do Nome

Homenagem ao Santo Padroeiro 

Aniversário da Cidade:

11 de Dezembro 

Gentílico:

São-gonçalense

População:

87.700 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Atrações irresistíveis. Venha deslumbrar com a opulência da natureza. Opções não faltam. As belezas naturais da cidade atraem turistas de todos os lugares.

Clima:

Tropical chuvoso com verão seco 

Temperatura Média:

27,0° C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Litoral Oriental

Limites:

Norte  –   Extremoz e Ceará-Mirim
Sul     –      Macaíba
Leste  –   Natal
Oeste –  Ielmo Marinho 

Acesso Rodoviário:

BR-116 (Rodovia Presidente Dutra) / BR-381 (Rodovia Fernão Dias) / Anel Rodoviário de Belo Horizonte / BR-381 / BR-116 / BR-324 / BR-101 

Distâncias:

Da Capital:

11 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação: 

Situada no centro de São Gonçalo do Amarante encontra-se a Igreja que foi tombada pelo IPHAN em 1963. Erguida em 1719, ampliada em 1835 e concluída em 1882, pode-se perceber em seu interior o estilo predominante de cada etapa. Os seus altares foram construídos no estilo Barroco, comuns nos séculos XVII e XVIII, bem como algumas de suas imagens esculpidas em madeira, das quais três também são tombadas em nível nacional: Nossa Senhora da Piedade, São Benedito e o Senhor Morto.

Igreja Nova: 

Erguida em 1867 pelo Sr. Joaquim Félix de Lima, fundador da localidade, que a dedicou a Nossa Senhora da Conceição. Possui estilo Barroco, e na praça existente, em frente à Igreja, realiza-se a famosa Corrida de Jegues.

Capela de Utinga: 

Documentos colhidos dão conta de que, em 1730, teria sido erguida uma capela em estilo Barroco, durante o período de ocupação holandesa, para homenagear Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Utinga. A palavra utinga, na língua indígena, significa “água branca”. Na época de sua construção, serviu como pequeno forte contra o ataque dos índios. É tombada a nível estadual desde 24 de agosto de 1989, pela Fundação José Augusto. 

Capela e Cruzeiro dos Mártires: 

Situada no povoado de Uruaçu, a 5km de São Gonçalo do Amarante, a capela é dedicada a São João Batista, tendo sido derrubada e erguida diversas vezes, a última em 1921. Nessa comunidade, houve o massacre conhecido com o Morticínio de Uruaçu, mas não no exato local onde está construída a Capela, e sim a 3km de distância dali.

Monumento dos Mártires: 

Inaugurado em 5 de dezembro de 2000, esse altar todo em concreto foi construído para a celebração de missas. Tem a capacidade para 30 mil pessoas e possui uma casa de peregrinos, banheiros, duas copas, cozinha, duas salas de recepção e estacionamento.

Casarão de Olho dÁgua do Lucas: 

Construído em 1853 pelos escravos de D. Marta Cavalcanti e o Sr. João Neto. Seu nome vem de uma nascente na propriedade da família Lucas, primeira proprietária do casarão. Foi construído para ser residência. No local, encontram-se escombros de engenhos e desenhos que os escravos faziam. O casarão encontra-se em processo de tombamento em nível estadual. 

Gastronomia: 

Destaca-se o camarão e outros crustáceos, como ostra e siri. Em Pajussara, o visitante pode experimentar o camarão preparado à moda dos pescadores. O turista também pode apreciar um prato, que combina tapioca fresquinha com uma boa porção de camarão, nos quiosques de Santo Antônio do Potengi, às margens da RN-160. 

As Frutas Tropicais da Época fazem a delícia de São Gonçalo do Amarante, sendo também utilizadas na fabricação de doces caseiros e licores, na comunidade de Rio da Prata.

Artesanato: 

São Gonçalo do Amarante é um dos poucos municípios do RN onde o artesanato tem sua importância reconhecida, numa ação de preservação e estímulo. Os produtos, feitos com argila, palha, sisal e pedra, são múltiplos, mas é possível ver um pouco de cada coisa em um só lugar, como na Cooperativa de Produção e Artesanato do Potengi – COPAP, no distrito de Santo Antônio do Potengi.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

• 19/Jan – Festa de São Sebastião (Pirituba, Barreiros, Califórnia e Pajuçara)
• 28/Jan – Festa de São Gonçalo do Amarante
• 30/Mai – Festa dos Motoristas
• 12/Jun – Festa de Santo Antônio (Santo Antônio do Potengi)
• Set – Festa de Santa Teresinha (Guanduba)
• Set – Corrida de Jegues
• 04/Out – Festa de São Francisco (Alagadiço Grande e Rio da Prata)
• 29/Out – Festa de São Benedito
• Out – Festa de Nossa Senhora do Ó (Rego Moleiro)
• Out – Comemoração aos Mártires de Uruaçu
• Nov - Festa de São Judas (Jacaré-Mirim e Uruaçu)
• 13/Dez – Festa de Santa Luzia (Igreja Nova e Serrinha)
• Dez – Festa de Emancipação Política

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE

E-mail: [email protected]

Telefones: (84) 3278-2270

Sites: http://www.saogoncalo.rn.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

São Geraldo S/A.

Telefone: (84) 3205-4858

Site: http://www.saogeraldo.com.br/

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º CARTÓRIO DE NOTAS E OFÍCIOS
Telefone:
(84) 3278-2919

2º CARTÓRIO DE NOTAS E OFÍCIOS
Telefone:
(84) 3278-3345

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.setur.rn.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de São Gonçalo do Amarante

Terra de Importante Cultura popular. São Gonçalo do Amarante/RN
Por: Alexx Neguuba

Gosto deste municipio e recomendo a vc como opção para um momento de fé na igreja matriz e na nossa igreja evangelica e conhecer nosso povo nossa gente e contem comigo [email protected]
Por: Bispo Max Batista severiano

Adorei esta cidade e muito um restaurante de comida caseira excelente: o ticos restaurante. Vale a pena conferir.
Por: Rafaela Morais

Ótimo trabalho Decinho. Estou precisando de alguma fotografias de Esporte e A.Esporte para colocar nos livros Farofa de Tiçãoe terceira Face da €Moeda. Abraços, Pe. murilo
Por: Pe. Antônio Murilo de Paiva

moro em sao gonçalo do amarante e adorei saber mais da minha cidade.
Por: marcos oliveira

são gonçalo e terra de gente bonita que vem nos visitar não esquce jamis!!!
Por: ap

esté é a cidade + linda q existe do RN,moro e nascie aqui,moro nela e cenpre vou morar.
Por: natanael

Vale a Pena Visitar, após uma visita gostei tanto que estou orando aqui! :D
Por: Cácio

eu conheço sao gonçalo muito pouco gostaria de conhecer muito mais a cidade mais,
Por: francisco bezerra da silva

boa tarde todos os gonçalensses sou de santo antonio do potengi moro no rio de janeiro ha 30 anos passo todo ano ferias em santo antonio e são gonçalo adoro esta cidade maravilhosa que acolhe tão bem seus municipes e visitante que o visitam conheço toda sua hitoria que e maravilhosa quem conhesse essa cidade se apaixona na primeira vista
Por: luiz de souza

o pastorio estela do norte e muito bom eu ploresenplo sou uma das pastora sou do cordão azul ?
Por: safira laila dantas da cãmara

essa cidade e linda se deus quiser final do ano eu vou ai
Por: luana e bruno

desde os anos 80 que tenho o privilégio de morar em uma cidade pequena no tamanho mais grande na hospitalidade, o povo daqui é acima de tudo feliz, temos problema, mais também capacidade de sair fortalecidos dos mesmos. visitem esta cidade com certeza vai gostar.
Por: maria ilma bezerra barros

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Gonçalo do Amarante

Envie seu comentário sobre São Gonçalo do Amarante

banner