Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Santana do Matos?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Santana do Matos

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




                            Roteiros do Brasil

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Com o desenvolvimento do povoado criou-se o distrito por alvará em 13 de agosto de 1831. Em virtude da resolução Provincial no 09 de 13 de outubro de 1836, foi criado o Município com a denominação de Santana do Matos, em território desmembrado do município de Açu. Mas, outra lei de 07 de março de 1853, extinguiu o município de Santana do Matos e tudo voltou na estaca zero, passando a ser dependente de Açu novamente.
Somente em 06 de agosto de 1855, depois de muitas lutas políticas aconteceu a Emancipação Política do nosso município através da lei no 314, oriunda do deputado Manoel de Melo Montenegro Pessoa, e sancionada pelo presidente da província Antônio Bernardo de Passos. A referida lei restaura definitivamente o município de Santana do Matos. E a partir de 05 de setembro de 1855 começa a funcionar a Câmara de vereadores de Santana do Matos, prova do governo próprio sem depender de qualquer outro município.

Significado do Nome

O Município de Santana do Matos,  foi fundado a partir de uma fazenda de nome Bom Bocadinho, de propriedade do português Manoel José de Matos, onde teve início um povoado com o nome de Santana do Pé da Serra e por ter sido iniciada nas proximidades de uma capela construída em homenagem a Nossa Senhora de Santana , o povoado passou posteriormente a ser chamado de Santana do Matos, num vínculo direto com a capela que lhe deu origem.

Aniversário da Cidade

13 de Outubro 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

No Município de Santana se encontram dois sítios arqueológicos registrados pelo IPHAN nos quais se preservam pinturas rupestres deixadas pelos habitantes da região (paleoameríndios) no período pré-colonial. Localizam-se a sudeste do Serrote dos Cablocos.

Clima 

Semi árido 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Central Potiguar

Limites

Angicos, Itajá, Fernando Pedrosa; ao Sul com: São Vicente, Florânia, Tenente Laurentino Cruz, Lagoa Nova; ao Leste com: Bodó, Cerro-Corá; ao Oeste com: São Rafael e Jucurutu.

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

160 km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Sítio Arqueológico
 
o município de Santana do Matos conta com dezenas de Sítios Arqueológicos catalogados, sendo principais: Sitio São Vicente, Serra do Tapuia, Sítio Curralim.

hspace=0 EVENTOS

 Fevereiro

- Carnaval de Rua 

 Julho
  
16 à 26 - Festa de Santana - Tradicional vaquejada de Santana do Matos, um evento que reune pessoas de todas as regiões do país no Parque Manoel de França Assunção.
O evento conta com muito forró e a presença das principais bandas do Norte - Nordeste do Brasil.  

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Santana do Matos.

hspace=0 educacao@santanadomatos.rn.gov.br

hspace=0 (84) 3434-2255/27

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos:

Sites:         www.santanadomatos.rn.gov.br

                 www.guianet.com.br

                 www.wikipedia.com.br


Conheça nossas opções de hotéis em Santana do Matos e pousadas em Santana do Matos para visitar Santana do Matos.

Promova a cidade de Santana do Matos no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!