Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Rio do Fogo?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Rio do Fogo

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Pólo Costa das Dunas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Nos idos de 1877, quatro famílias fugindo de uma avassaladora seca deixaram o sertão potiguar e seguiram pelos caminhos do litoral. Ao alcançarem a região banhada pelo rio Roxo, fixaram moradia à esquerda de um pequeno rio de águas escuras.
As famílias sertanejas mantinham seu sustento através de pescaria numa grande lagoa existente nas proximidades.
Na trajetória de sua consolidação, Rio do Fogo contou nos primeiros anos com a participação incentivadora de Francisco Apolinário Gaspar, Miguel Elias, José Monteiro, Zeferino de Oliveira, José Teixeira de Andrade, Miguel Arcanjo de Castro, Jerônimo de Castro (primeiro professor do povoado)  Maria Nazaré Furtado (primeira professora) e José Porto Filho  (poeta).
Com o passar dos anos a comunidade de Rio do Fogo foi crescendo e a localidade se desenvolvendo, tendo sempre a pesca local como principal fonte econômica.
Depois de pertencer a jurisdição de Touros e posteriormente a de Maxaranguape, Rio do Fogo alcançou sua emancipação política, tendo como ponto de partida o plebiscito realizado no dia 17 de Setembro de 1995. Através da Lei nº 6.842, de 21 de Dezembro de 1995, Rio do Fogo foi desmembrado de Maxaranguape e elevado à condição de município do Rio Grande do Norte.

Gentílico

 

Significado do Nome

 

No caminho para as pescarias noturnas, avistavam com freqüência  aparições de um grande círculo de fogo em torno da lagoa com conotação de um autêntico fenômeno sobrenatural. A partir disso, os habitantes pioneiros passaram a chamar a lagoa de lagoa do Rio do Fogo e conseqüentemente o pequeno rio recebeu o nome oriundo do fenômeno e passou a se chamar Rio do Fogo, originando o nome da localidade.

Aniversário da Cidade

21 de Dezembro.

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

Clima 

Tropical chuvoso com verão seco e estação chuvosa adiantando-se para o Outono.

Temperatura Média

25,8 °C

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Saindo de Natal pela BR-101, no sentido do litoral norte.

Localização

Litoral Oriental

Limites

Norte   –  Oceano Atlântico e Touros
Sul      –  Maxaranguape
Leste   –  Oceano Atlântico e Maxaranguape
Oeste   – Touros e Pureza

Acesso Rodoviário

BR 101 

Distâncias

81 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

O naufrágio do navio Comandante Pessoa

Está a cerca de 13 milhas da praia de Rio do Fogo, Rio Grande do Norte. O navio vai desde sua parte mais alta (a proa) a 12m de profundidade, até o fundo de areia branca, a 24m. Parte do navio está semi inteira, com um grande porão de único vão onde podem entrar mergulhadores. O grande costado serve de substrato para inúmeros organismos vivos crescerem, dos quais se destacam grandes esponjas amarelas. A visibilidade é muito boa (cerca de 30m no verão) e a temperatura da água gira em torno dos 28ºC. Os mergulhadores podem visitar o naufrágio a partir de excursões de mergulho que a Mar Aberto promove anualmente, a mesma que leva para o São Luis e Cabeço Amarelo.

Cabeço Amarelo - Rio do Fogo

O Cabeço Amarelo é um recife situado na Risca do Zumbi, uma grande formação recifal que percorre quilômetros do litoral submerso. Em alguns pontos os recifes são mais evidentes, formando grandes bancos de baixa profundidade ideais para a prática do mergulho autônomo. A grande atração do Cabeço Amarelo são suas cavernas. Inúmeras esponjas de várias espécies encobrem os recifes, produzindo um colorido de grande beleza. A profundidade varia de 10 a 14m, e a visibilidade da água é normalmente de 15 a 30m no verão. Uma grande bóia comporta um pequeno farol que sinaliza o local e protege os navegadores. Os mergulhos são feitos através da mesma excursão para o São Luis e Cmt. Pessoa. 

Parque Eólico de Rio do Fogo

A maior usina eólica da América Latina, no município de Rio do Fogo (81 Km de Natal). A energia elétrica produzida a partir dos 62 aerogeradores instalados à margem da BR 101 Norte será conduzida à subestação de Extremoz e inserida no sistema elétrico brasileiro.
O Parque Eólico Rio do Fogo tem capacidade instalada para produzir 49,3 Mega Watts (MW), ou 800 kW para cada um dos 62 aerogeradores distribuídos em uma enorme área de dunas, relativamente próximo à praia. O potencial da usina eqüivale a aproximadamente a demanda do município de Jardim de Angicos (45,6 MW), segundo o monitoramento do mês e maio feito pela Cosern.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Rio do Fogo.

 

hspace=0 embratur@rn.gov.br

hspace=0 (84) 3232-2496

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.rn.gov.br

          www.maraberto.jpa.com.br

          www.setur.rn.gov.br

          www.searh.rn.gov.br

          www.picasaweb.google.com

          http://www.panoramio.com/

          http://www.flickr.com/

Fotos colaboração: Arthur Pipolo.


Conheça nossas opções de hotéis em Rio do Fogo e pousadas em Rio do Fogo para visitar Rio do Fogo.

Promova a cidade de Rio do Fogo no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!