Pedro Velho

Pedro Velho-RN
banner

Bem-vindo a Pedro Velho!

banner

As melhores pousadas em Pedro Velho podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Pedro Velho

Roteiros do Brasil

Região  

 Subtítulo

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A povoação do local foi iniciada no Sítio Cuitezeiras, terra de muitas árvores Cuités, adquirido no início do século XIX por Cláudio José Piedade. Os viajantes que passavam pelas redondezas eram atraídos para um agradável descanso debaixo das frondosas Cuités. Em torno do sítio e às margens do Rio Curimataú, com o transcorrer dos anos, foi aparecendo um arruamento. Dessa forma, tinha origem a Vila de Cuitezeiras pertencente ao município de Canguaretama. Em 10 de maio de 1890, por força da Lei nº 24, sancionada pelo então Governador Provisório, O Dr. Joaquim Xavier Silveira Júnior, a Vila de Cuitezeiras foi desmembrada de Canguaretama e tornou-se município. No ano de 1901 o município sofreu os violentos efeitos da enchente do Rio Curimataú, sendo inteiramente arrasado pela fúria das águas. Destruído pelas enchentes, teve sua sede transferida para uma área de terra situada numa chapada das redondezas, onde se instalou, e passou a ser identificada com o novo nome de Vila Nova. Os moradores responderam aos reveses da natureza com muito trabalho e capacidade de resistência. Nesse período, ao mesmo tempo em que moradias eram erguidas, tinha início a construção de um cruzeiro, e a comunidade voltava a ter as suas feiras livres. O município desenvolveu-se no setor agrícola, com plantações de cana-de-açúcar, mandioca e algodão. A chegada da estrada de ferro e a ligação do território com a capital do Estado, facilitando o comércio e o transporte da produção agrícola, trouxe tempos de verdadeiro progresso. No mês de fevereiro de 1908 a cidade passou a se chamar Pedro Velho, numa homenagem ao ilustre republicano, filho do Rio Grande do Norte e primeiro Governador do Estado, falecido um ano antes, em dezembro de 1907.

Gentílico

Pedrovelhense  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Baseada na agricultura (grande produtor de cana-de-açúcar), na pecuária e na extração de calcário.

Clima 

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Leste Potiguar

Limites

 

Acesso Rodoviário

RN 269 

Distâncias

71 km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Artesanato

seu artesanato apresenta trabalho de fibra de carnaúba e do sisal, com destaque para bolsas e sandálias.

Atrativos

Conta com o Rio Piquiri e vários monumentos históricos, com destaque o Cristo de Pedra situado na comunidade de Carnaúba e para as ruínas da Capela Santa Rita de Cássia.

hspace=0 EVENTOS

- O folclore de Pedro Velho tem notoriedade por suas apresentações do pastoril e do Boi Calembra de Cuité e pela força histórica da embolada de coco, impulsionado pelo talento do famoso Chico Antônio.

- A principal festa da cidade é a do padroeiro local São Francisco de Assis, que ocorre dia 4 de outubro, sendo comemorada com intensa participação popular.

 Outubro

04 - Festa de São Francisco de Assis 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Pedro Velho.

hspace=0 

hspace=0 (84) 3247-2264

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      http://www.panoramio.com/

              http://br.geocities.com/pedrovelhorn/

Comentários de Pedro Velho

é muito ter um site sobre esta ciade. mas seria muito bom que fosse falado sobre familias ou grandes fazenderiosa até a metade do século passado e fotos antigas da cidade para pesquisas.
Por: aguinaldo maranhao

conheço sim esta pequenina mas linda cidade. Nasci e vivi aí até minha adolescência, atualmente mora no Rio de Janeiro, meus queridos pais moram no sítio Mucuri neste município e toda minha família. Uma das belezas que já foi exuberante aí foi o quase falecido rio pequeri, cerio que ainda sobrevive. outro ponto é a tradicional àrvore grande ou cuitazeiras e claro, a melhor e maior beleza que existe em Pedro Velho é a belíssima Igreja Matriz de São Francisco de Assis, vitem e vejam que espetáculo!!!
Por: Gilvan André

Parabéns pelo site. Abraços. Edgley. Telefone p/ contato: (019)7801-4959.
Por: Edgley Paulo de Souza

pedro velho é uma otima cidade bem divertida quem vem a pedro velho sempre quer voltar. parabéns pedro velho
Por: miguel

esta cidade e linda onde eu nasci e onde mora meus pais . lá tem tudo de bom
Por: luceneide

pedro velho e sim uma otima cidade de se viver. venha conhecer o paraiso.
Por: renato

Pedro Velho cidade aconchegante de um povo hospitaleiro, festeiro, muita gente bonita e feliz. Eu amo Pedro Velho. Venha você também conhecer!
Por: Flávia

OLÁ PESSOAL MEU NOME E RONALDO COSTA JUNIOR MAIS CONHECIDO COMO JUNIOR. SOU DE PEDRO VELHO, MAIS VIVO EM SÃO PAULO Á DEZ ANOS. EU CREIO QUE ALGUEM DE PV QUE LÊ ESTE COMENTARIO VAI SABER QUEM SOU, POR QUE COMO TODA CIDAD PEQUENA TODOS SABEM QUEM E QUEM. E POR FINAL RECOMENDO QUE VISITEM ESTA CIDDE MARAVILHOSA E APROVEITE O QUE EALA TEM DE MELHOR, QUE SÃO AS PESSOAS ACOLHEDORAS QUE ABITAM ESTA MARAVILHA DO RN. BEIJOS E ATE LOGO.
Por: RONALDO JUNIOR

Nasci em Pedro velho e acho essa cidade muito boa,divertida e animada. Tem muitos lugares bonitos onde gostaria de passar as ferias!!
Por: Jose Ronaldo dos santos

minha terrinha maravilhosa to com saudades nas minhas ferias estarei ai pra matar as saudades..
Por: janaina

ola sou de pedro velho moro en brasilia a 30 anos mas aminha paixao por pedro velho e grande amo esta cidade maravilhosa beijo pedro velho/
Por: jose ronaldo dos santos

oi sou do recife mais ja passei ferias ai e adorei assim que puder irei navamente matar as saudades da minha tia e da cidade.
Por: jenifer

não moro em pedro velho mais a conheço. o pouco tempo que ai passei me fez ficar apaixonado por esta bela cidade, e o seu povo é de uma grande hospitalidade. meu desejo é de viver nesta terra maravilhosa e abencoada por DEUS.
Por: CLAUDIO - RIO DE JANEIRO

Filhos, netos, bisnetos, afilhados de Pedro Velho, lembrem da nossa terrinha com carinho. Venham visitar, morar, ficar. Tragam os amigos!
Por: isabel cristina fonseca

poedro velho adoro esse lugar............ muito bonita essa cidade lugar maravilhoso, e que admiro muito...................
Por: juliana

Estava matando saudades de Pedro Velho. Estive aí em 1996 no Projeto Universidade Solidária e sonho em regressar um dia para dar um "cheiro". Bjs....
Por: Marcia Rodrigues

Resido em Pedro velho a quase 10 anos, é onde encontrei minha felicidade, minha esposa e que tenho hoje dois filhos maravilhosos, e onde pretendo ficar por toda a minha vida, e trabalho como policial, a amo principalmente a minha casa, onde é o meu paraiso.
Por: Francisco Anselmo Lopes ribeiro

ola : sou natural de pedro velho , moro em brasilia a 24 anos , adoro a minha terra natal , em breve farei uma visita , abraços .
Por: hermane candido

Boa tarde,sou de Pedro Velho e adoro este lugar,infelismente tive que vim para são Paulo mas sempre que posso vou passear ai,este ano já fui duas vezes,tenho muitas saudades dos amigos e queria deixar um abarço atodos. Edgley.
Por: Edgley Paulo de Souza

ESTA CIDADE E MARAVILHOSA NÃO SO PQ? NASCI NELE... MAS PQ? ELA E TUDO!!! TEM VARIOS LUGARES PARA VCS TODOS CONHECER... "SER VC FOR FAZER UMA VISITA NÃO VAI SE ARREPENDE" UM ENORME _s BEIJO E BOAS FERIAS.....´´´´´´´´
Por: RAFAELA CAVALCANTE

bom tenho um amgo k konheci ak em sao paulo e ele dz k e bom vver ai kria pasar minhas ferias ai
Por: rosangela santos

sou filho de pedro velho amo essa cidade, minha mae mora nesta maravilhosa e linda cidade eu estou no rio de janeiro
Por: reginaldo

essa cidade e muito linda msm e cada vez mais linda tenho sorte de conhece essa cidade ...
Por: aline

essa cidade super maravilhosa e acolhedora ja foi meu lugar de morada hoje vivo no rio de janeiro mas jamais esquecerei as amizades que tenho la um dia vou voltar dessa vez pra sempre qem a conhece jamais esquece thal.
Por: paulo

moro em joao pessoa,mas tenho muitos familiares em pedro velho.adoro essa cidade,um dia vou morar de vez ai.saudades pedro velho.
Por: leonardo silva

cidade bella, nasci e me criei em pedro velho rica em aguas e pontos turisticos tdos precisam visita esta maravilhosa cidade ...
Por: KEILA FERNANDES FREIRE

EU ACHEI IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS MUITO BONITA SOU DE DARIO MEIRA BAHIA
Por: ALESSANDRA SANTOS

Conheço e amo estacidade. Tenho minhas raízes por essas terras, no vellho sítio Alecrim. Visitei, há quatro anos, a grande árvore- a Samaumeira . de volta a Natal, escrevi e publiquei na Tribuna do Norte, a crônica sobre a velha árvore... Agora, desejo publicá-la neste portal. Como devo fazer? Lécia .
Por: Lécia Cavalcante

Eu,morei aí em pedro velho alguns anos já na minha adolescente,hoje estou morando em campinas-sp.eu estou morrendo de saudades desta cidade maravilhosa,quantas noites estive na pracinha,quantas vezes eu tomei banho na piscina,na feira aos sábados.há e para completar já trabalhei no mercado do joel.eu amo esta cidade
Por: gilliard raimundo dos santos

Olá pessoal!eu sou GILLIARD,morei aí em pedro velho um bom tempo,estou ágora em campinas-sp,não sei alguém se lembra de mim,joguei no time do são francisco,trabalhei no joel, carreguei banca de feira nas costa por um tempo. Um abraço a todas as pessoas desta cidade.
Por: gilliard raimundo dos santos

olá pessoal de pedro velho eu estou voltando para passear depois de muito tempo fora desta cidade maravilhosa,não vejo a hora!não sei se alguem que deixou seu comentario me conhece,meu nome é GILLIARD,trabalhei no mercado do JOEL,joguei bola no time são francisco e tambem andei por muito tempo com o grupo de forró grupo tres da cidade,hoje atualmente moro em campinas-sp,desde ja quero mandar um forte abraço para todos moradores da cidade de pedro velho
Por: GILLIARD

meus coterraneos, morei em pedro velho até meus quinze anos. hoje moro no rio de janeiro, e tenho muitas saldades de minha cidade, um forte abraço a todos.
Por: wanderlei de lima bezerril

Eu sou filho de Pedro Velho, mas presisamente de Cuite dos Crentes, sou da familia de Cicera Calista ja falecida estou muito feliz de vê minha cidade atraves da internete, estou aqui no RJ ha 20 anos mas tenho fe em Deus que um dia vou morar nesta cidade que tanto amo um abraço a todo pedrovelhence.
Por: Francisco de Assis

sou natural de pedro velho! nao e puxando o saco mais nao tem cidade melhor para passa um bom final de semana.seja no balneário curtindo um bom forro ou no clube.esso laser
Por: Alexandro pontes

ola gente eu nasci nesta cidade mas estou morando em sao paulo ha 9 anos sinto muitas saudades dela e e assim q eu mato um pouco da minha saudades vendo fotos de la . entao visite esta cidade pq vale apena conhecer lugares tao lido como pedro velho fico por aki morrendo de saudades ate la grande beijoo.
Por: andrecia

ola gente eu nasci nesta cidade mas estou morando em sao paulo ha 9 anos sinto muitas saudades dela e e assim q eu mato um pouco da minha saudades vendo fotos de la . entao visite esta cidade pq vale apena conhecer lugares tao lido como pedro velho fico por aki morrendo de saudades ate la grande beijoo.
Por: andrecia

lindo, estive um dia em pedro velho pois tenho parente aí, amei, pretendo voltar
Por: Enita da Costa Neves

oi galera de pv eu ja estive ai e gostei muito estarei de volta em dezenbro nas minhas ferias do trabalho ok? fuiiii um abraço pra geral.
Por: reginaldo matias de lima

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pedro Velho

Envie seu comentário sobre Pedro Velho