Florânia

Florânia-RN
banner

Bem-vindo a Florânia!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Florânia, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Florânia.

A cidade de Florânia, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1890. A localidade está em uma altitude de 315m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.835 habitantes. A área total de Florânia é de 509,5km², e sua densidade demográfica é de 17,34hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Florânia-RN é 59335-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Florânia

                      Roteiros do Brasil

Região Polo Seridó

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O surgimento do município de Florânia está diretamente relacionado à expansão do ciclo do gado vivenciado por imigrantes portugueses a partir do século XVII. Os  imigrantes procuravam instalar suas fazendas em locais propícios para cultiva e criar gado. O mais antigo morador da região foi o Sr. Cosme de Abreu Maciel que se estabeleceu nas proximidades do riacho Rossaurubu e aí constituiu família. Obteve sesmaria e terras de várias fazendas e do sítio Riacho da Luíza que dava início ao nascimento de Florânia.
Apesar da presença de Cosme de Abreu na área, entre 1754 e 1756, foi seu primogênito Athanásio Fernandes de Morais e seus descendentes que fundaram a povoação. No ano de 1856, uma epidemia do cólera-morbus atacou a região e, receoso com o avanço da epidemia o velho Athanásio fez um voto de fé e prometeu a São Sebastião construir uma capela um sua homenagem se os moradores da localidade escapassem da terrível doença. Atanásio morreu em 1860, não conseguindo cumprir o prometido, mas sua viúva e seus filhos levaram a promessa adiante e em 1865, com a presença do padre José Antônio de Maria Ibiapina, foi iniciada a construção da capela e inaugurada com a celebração da primeira missa pelo padre Idalino Fernandes de Souza, no dia 25 de Dezembro do mesmo ano. O município de Flores foi criado pelo Decreto nº 62, no dia 20 de Outubro de 1890, desmembrado de Acari. No dia 30 de Dezembro de 1943, através da Lei nº 268, o município de Flores passou a denominação de Florânia.

Gentílico

Floraniense

Significado do Nome 

Em 1865, a localidade que se chamava inicialmente Roça do Urubu, mudou o nome para Flores de Vossurubu e, em 1873 passou a se chamar Povoado de Flores devido a paisagem de várzeas cobertas de mofumbais e suas flores perfumadas que, juntamente com outras plantas, formavam um lindo conjunto de cores. 

Aniversário da Cidade

20 de Outubro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 

Muito quente e semi-árido.

Temperatura Média

26,6 °C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Serra de Santana.

Limites

Norte –  Santana do Matos e Jucurutu
Sul    –  Cruzeta e São Vicente
Leste –  Tenente Laurentino Cruz e São Vicente
Oeste – Jucurutu e Caicó

Acesso Rodoviário

BR 226 

Distâncias

216 km da Capital

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS

 Janeiro

19 - Festa de São Sebastião 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Florânia.

hspace=0 

hspace=0 (84) 3435-2552

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Crédito

Mapa

Site:    www.municipionline.com.br

          www.rn.gov.br

            http://www.panoramio.com/

Fotos colaboração: Sergio Dantas, Luís Américo Bonfim.

Comentários de Florânia

Uma cidade pequena e bonita. Viajei para lá dia 22 de Novembro de 2008 e retornei hoje pela manhã (24/11). Povo acolhedor, festa da Padroeira muito boa, lugares muito bonitos, a cidade fica numa serra do seridó, há umas 2 horas de Natal (capital). Vale a pena ir conhecê-la. Voltarei em breve, se Deus quiser.
Por: Lauro Duarte

Apesar de não ter nascido em Florânia, esta cidade é para mim lembrança de tudo de bom que um rapaz teve mocidade, muito me orgulho conhecer uma cidade de pessoas maravilhosas e simples é para mim a cidade mais bonita de todo o Nordeste. Parabens à todos que fazem parte de paraiso .
Por: Arnaldo P M F

sou natural deste paraiso, e queria ver mais informações da balissima serra do Cajueiro com seus maravilhosos encantos. vamos lá mostrem mais coisas da serrinha!!!!!!!!
Por: Rondnny

para mim é a cidade mais linda do mundo, tem uma importância fundamental em minha vida e de meus antecedentes, amo esta cidade e seu povo. Feliz de quem mora em Florania
Por: Arn p m filho

oiee gente!! não só conheço como tbm sou de lá. atualmente moro em minas mais amo minha cidade natal ela e linda.. sou suspeita pra falar porque sou apaixonada por Florânia.. a arquitetura dos casaro~es são lindisimos e apraça da matris tbm....... amooooo essa cidade!!
Por: Marcia (Leninha)

Conheci Florânia quando era criança, isso foi em 76 e já era uma cidade muito aconchegante. Sinto saudade do tempo que passei lá, na minha infância. Um grande abraço à todos vocês de Florânia. Obs. tenho 2 irmãos que moram ai, mas não tenho contato com eles. Hoje eu moro no Rio de Janeiro.
Por: Fatima

Sou filho de Florânia, remanescente caboclo da serra do cajueiro, sitio dos aleijados, na primeira planície antes de chegar na chã. Orgulho de falar desta terrinha amada de bugis florais e relevo montanhoso; de ar puro e gente hospitaleira, alegre e festiva; pra uma reunião de amigos virar festa, basta passar por ali, Severino Rosendo, Chico de Fortuna, Maria josé, Miguel Calistone, Damião, João de Emídio, Antonio Dois Ouros, Segundo Sanfoneiro ou qualquer um destes cidadãos de garganta boa e dedo afiado; Figura comum no nosso município. Ohhh! Terrinha boa caba véi... De tudo se faz uma fuzaca!!! Até uma piada é motivo de euforia geral. É por isso que quem é de Florânia tem coração quente e, quem não é e visita, se esquenta também. Declaro aqui, meu eterno amor por Florânia e sufrágio de apoio as pessoas que a publicam, divulgam disseminam esse maravilhoso recanto de prados e sonhos mil, que encanta e fideliza os seus e os que o conhecem! "...Mais se Florânia terminar, juro por Deus que vou chorar! Choro de emoção, Florânia é terra do meu coração!!!"
Por: João Rosendo

um cidade maravinhosa pasei minha ifancia lar muito bonita amo todos q moram lar
Por: maria vitoria lopes barbosa

meus pais vivem em florania ;e conheço cada ponto turistico de la. sempre que posso visito minha cidade , pois á amo muito. como o monte das graças , igreja matris , a praça etc... bjs!!!
Por: valdeni

cidade linda, e a cidade das flores,(florânia). amo essa cidade.estou com saúdades.
Por: erika silva

Sou natural desde Paraiso, cidade das flores hoje "Florânia" me orgulho de ser desse lugar maravilhoso, não outra p se passar as sonhadas ferias.. muitos lugares lindo: santuario das graças, cruz de zé leão, tanques, cachoeiras da cruz do cabloco, mirante na serra do cajueiro, pau do oco...entre tantos. A matriz de nossa cidade é uma das mais belas do nosso estado, praças, até o predio da Prefeitura eé diferente de outros lugars.. Venha, visite e se apaixone..
Por: Elizeth Dantas

amo esta linda cidade!!!!!!!!um dia voltarei para visitar!!!!
Por: dalvany ferreira

oi boa tarde quero dizer que tenho orgulho de ser floraniense,hoje moro em sao paulo9 mas o meu coracao sempre vai ser dessa cidade maravilhosa cidade de flores deixo aqui o meu abraço!!
Por: simone marques

Toda minha familia e dai mas nao conheço ai moro em ituiutaba mg um abraços atodos dai
Por: carlos alberto de araujo

florania e uma cidade muito linda naSCI E ME CRIEI AI GOSTO MUITO DE IR AI SENPRE QUE POSSO HOJE MORO NO CEARA MAIS AMO MINHA TERRA ME DEICHEM ATUALIZADA
Por: fernandakelly

falar de Florânia é falar de tudo de bom que temos no interior do nosso estado, a vista que temos do mirante da D. Piquinita na Serra do cajueiro é espetacular, sem falar na magnitude do famoso pau-do-oco, e galinha cipira de D. Severina de Nequim Caetano... é por isso tudo e muito mais que eu sou LOUCO por minha FLORÂNIA.
Por: carlos rondnny

Nasci no Rio G. do Norte, vivo em Sao Paulo à 30 anos porém, nao esqueço desse lugar lindo maravilhoso, que é Florania Parabens pelos seus governantes!....Ammmmmmmoooooooooo vc
Por: Julia Gomes Pereira Barbuio

nasci em florania morro de saudade da ai faz vinte anos que vim embora mais um dia vou levar meus filho pra conhecer porquer tenho familia ai te amo minha terra adorada
Por: maria jose pereira de araujo

conheço florania e amo de paixao essa cidade .bjus para todos voces de flores.
Por: sheilla

Como amo essa Cidade! na minha infância estudei aí, parabens para o Prefeito e seus colaboradores; Florania está Linda!!!!!!!!!!!! Julia Barbuio Sao Paulo SP
Por: Julia Gomes Pereira Barbuio

Que cidade maravilhosa, minha cidade Natal, Florânia...amo de coração esta cidade de pessoas hu,ildes de bom coração.. Me orgulho de ser filha de Florânia, minha cidade das flores..moro em Catalão GO, e por coinsidencia todos chamam de cidade das flores, mas tenho certeza q a flor q falamos de Florânia tem o cheiro mais cheroso q todas as outras...kkkk Adoro minha terra,,, sinto muita saudade de lá.Bjos Fiquem com Deus!
Por: Marly Gomes

A cidade mais linda que co.nhecí, tem para mim um significado e importância fundamental na formação da minha educação. parabens à todos os Floranenses
Por: Arnaldo Medeiros

adoro florania fazem 31 anos que morro em saõpaulo mais adorominhaterra
Por: mariaseldemoura

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Florânia
Fundação:
1890
Altitude:
315m
População:
8.835 habitantes
Área:
509,5km²
Densidade Demográfica:
17,34hab/km²
CEP:
59335-000

Envie seu comentário sobre Florânia

banner