Currais Novos

Currais Novos-RN
banner

Bem-vindo a Currais Novos!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Currais Novos, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Currais Novos.

A cidade de Currais Novos, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1890. A localidade está em uma altitude de 341m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 40.775 habitantes. A área total de Currais Novos é de 887,1km², e sua densidade demográfica é de 45,96hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Currais Novos-RN é 59380-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Localizado à 172 Km de Natal, capital do Rio Grande do Norte, está o município de Currais Novos, também conhecido como “Capital da Scheelita” por abrigar a maior mina deste mineral da América do Sul. Currais Novos também se destaca por possuir o único cânion de rocha granítica existente no mundo, o Canyon dos Apertados.

Distante 5 km do centro de Currais Novos, está o Açude Totoró, conhecido por ser um local perfeito para pesca e banho. Também no Açude Totoró, se localiza a Pedra do Sino, uma formação geológica que recebeu esse nome devido ao som que emite quando é tocada. Ainda no Açude Totoró, o turista encontrará a Pedra do Caju, que em seu formato lembra o nome da fruta que lhe dá nome, e a Pedra do Navio, de onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade.

A cidade de Currais Novos é mundialmente conhecida pela estátua do Cristo Rei, uma réplica fiel da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, mas em proporção menor. Toda talhada em granito, a estátua foi doada pelo Coronel Manoel Salustino na década de 30. E, hoje, o monumento é considerado patrimônio cultural, religioso e principal ponto turístico de Currais Novos. O Cristo Rei de Currais Novos é tão fiel a seu irmão mais velho e maior do Rio de Janeiro, que também foi construído pelo mesmo escultor, o francês Paul Landowski.

Outros pontos turísticos notáveis da cidade são a Matriz de Sant’Anna, muito visitada por viajantes e fiéis; o Povoado do Totoró, onde se localiza o Museu Arqueológico de Currais Novos, e o Hotel Tungstênio. Há também o complexo urbano da cidade, onde se localizam as Praças Cristo Rei e Desembargador Tomaz Salustino.

Além disso, Currais Novos conta com várias festividades ao longo do ano, como o carnaval fora de época “Carnaxelita”, a festa de Sant’Anna, padroeira da cidade, e diversas vaquejadas.

Dica de Turismo:

A Mina de Brejuí, localizada a poucos quilômetros do centro da cidade, possui visitação aberta ao público, que pode andar pelos túneis inativos de mineração. Também é possível percorrer os caminhos de scheelita e conhecer a história da tradição mineradora da cidade de Currais Novos.

Informações de Currais Novos

ROTEIROS DO BRASIL

Região Pólo Seridó

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Inicialmente habitada por índios Cariris, o município de Currais Novos tem sua origem ligada ao período conhecido como Ciclo do Gado, no século XVIII.
No ano de 1755, o Coronel Cipriano Lopes Galvão, vindo de Igarassu, PE, onde casara com dona Adriana de Holanda e Vasconcelos, fixou residência na “data do Totoró”, estendendo pela região do “São Bento” uma fazenda de gado. Na bifurcação dos rios Totoró e Maxinaré, confluência de vaqueiros, construiu, em 1760, uma casa e três “novos currais”, de pau-a-pique com troncos de aroeira, usados para o gerenciamento da criação, compra e venda do gado.
 Os currais que deram nome ao município funcionaram até 1790, também com feiras de gado e vaquejadas – disputas de corridas entre vaqueiros, o divertimento rural dos finais de semana. Após a morte do Capitão-Mór Galvão, as disputas passaram a ocorrer no Sítio São Bento, onde se construiu, em 1830, um pátio de vaquejada. Com o passar do tempo, a vaquejada torna-se uma tradição para o município, atraindo sempre, até a atualidade, inúmeros participantes e visitantes.

Significado do Nome:

Quanto a sua denominação, deu-se que os famosos “currais novos”, construídos pelo Capitão-Mór Galvão, tornaram-se símbolos do desenvolvimento pastoril da região, passando a designar, com o tempo, a fazenda, a capela, o povoado, a vila, e, conseqüentemente, o próprio município.

Aniversário da Cidade:

15 de Outubro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Clima:

Árido na parte central-sul e semi árido na parte centro  -oeste.

Temperatura Média:

27,5º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pela Rodovia: BR 101

Localização:

Município situado no Seridó Oriental, na divisa com o Estado da Paraíba.

Limites:

Norte - Lagoa Nova e Cerro Corá
Sul - Acari, Estado da Paraíba e Acari
Leste - Campo Redondo e São Tomé
Oeste - São Vicente e Acari

Distâncias:

-Brasília/DF - 2.114 km

-Natal/RN - 187 km

-Rio de Janeiro/RJ - 2.420 km

-São Paulo/SP - 2.755 km

hspace=0 TURISMO:

Principais Pontos Turísticos:

-Lagoa dos Santos - Povoado Totoró

  -Sítio Arqueológico, Cacimba, consequência de escavações, onde foram encontrados mamíferos pré-históricos, inscrições rupestres, e tambm a imagem de um santo, o que deu origem ao nome da Lagoa.

-Pico do Totoró

  -Com altura de 275 metros, está próximo à um enorme lajedo e belas paisagens naturais chama atenção pela beleza.

-Pedra do Cajú

  -Com o formato da referida fruta, de onde se pode ter uma visão panorâmica da cidade. Localizada dentro do Açude em uma pequena Ilhota com cerca de 5 mts de altura e 4 de diâmetro. Segundo geólogos, a referida pedra está em posição quase impossível de manter-se em equilíbrio.

-Pedra do Sino

  -Recebeu este nome por emitir o som de um sino ao ser tocada, está localizada em um Sítio Arqueológico da Lagoa dos Santos.

-Açude Público do Totoró

  -Fica à 5 km da cidade, é o local perfeito para o banho e a pesca.

-Pedra do Dolmem

  -Que quer dizer "mesa de pedra" ou Pedra do Navio.

Dourado - Açude Público Dourado

Povoado da Cruz - Cruz Portuguesa – Açude público Úrsula Medeiros

hspace=0 EVENTOS:

-Janeiro

- Pé na Trilha - É um evento ecoturístico, objetivando promover a divulgação do Ecoturismo na Região do Seridó. É organizado e promovido pela Associação Amigos do Seridó. A Programação do evento conta com trilhas, rapel, montanhismo, dentre outros esportes radicais e culturas. Além de um maravilhoso lual.

-Fevereiro

- Carnaval - Caracteriza-se pelo resgate de atividades culturais diversas. O Carnaval acontece entre as praças Cristo Rei e Des. Tomaz Salustino (centro) e em várias ruas da cidade. A participação de blocos e grupos diversos, do Rei Momo e da Rainha do Carnaval; Orquestra de Frevo, Arrastão Zé Pereira e o tradicional bloco dos índios, que existe a mais de 70 anos. 

-Março

- Cactus Moto Fest - É um evento turístico desportivo e cultural, com a intenção de proporcionar o fortalecimento do motociclismo. É organizado pelo Cactus Moto Clube. O evento compreende: shows e estande de vendas de produtos motociclísticos; exposição de motoso; desfiles pelas ruas da cidade; feiras de artesanatos e da gastronomia local; Projeto Arte Itinerante; churrasco de confraternização dos motociclistas e convidados e entrega de premiação.

-Maio

- Exponovo - A programação engloba os seguintes eventos: Torneio Leiteiro de Bovinos e Caprinos; Leilão Agropecuário; Palestras Técnicas; Julgamento de Raças de Bonvinos; Rodeio - Circuito Nacional / Etapa Nordeste e Festa do Leite (Forró).
Oportunidades oferecidas pelo evento: exposição e comercialização dos produtos, bem como divulgação e expansão do seu mercado, através da ampliação e intercâmbio comercial e tecnológico.

-Junho

- Forronovos 

-Julho

- Vaquejada de Currais Novos

- Festa de Santana

-Setembro

Carnaxelita

-Dezembro

Festa da Imaculada Conceição

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:


PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS

Endereço: R. Albani Salustino, 90 - Centro

E-mail: www.pmdecurraisnovos.com

Telefone: (84) 3405-2714

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Telefone: (84)3405-2755

TERMINAL RODODVIÁRIO:

Endereço:

Av. Teotônio Freire, 346

Telefone: (84) 3431-15756

E-mail:

Telefone:

 

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:


E-mail:


Telefones:


Sites:

 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

 

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:


Sites de Fotos e Informações:

 

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.cnm.org.br

-http://distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

-http://ronaldoejoana.blogspot.com.br

-www.prefeituradecurraisnovos.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:         

Comentários de Currais Novos

sou filha desta cidade amo de paixao ela elindagosto de todos os pontos desta cidade
Por: angela

esta e minha limda cidade vou volta logo mas pra natal estou em campinas s.p. beijos a toudos .
Por: dalia

currais novos e uma cidade maravilhosa eu amor essa cidade sandro sg. Rio Dejaneiro Brasil.
Por: SANDRO

nasci nesta cidade mararavilhoza estou imdo qual k.. dia pasar us dias ai sei quanto ela e gostoza .moro em campinas mas nao esqueco teamo currais novos quero fazer muitos amigos ai beijossss dalia.
Por: dalia

eu nâo tenho palavras para falar dessa cidade ela e maravilhosa eu amo currais novos.
Por: sandro

Amei as fotos, sou de Currais e fiquei super emocionada em ver as fotos da minha terrinha. Moro em à 9 anos em Fortaleza e todos os anos vou vizitar minha família... Que rezide na mesma, próximo mês estou indo para minha cidade que amo tanto. Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!
Por: Maria das Vitórias da Silva

nasci ai mas ja estou em s.p. a muito tempo gostaria de fazer comtados com pessoa ai e poder matar as saudades ki sao muitasssss dalia
Por: dalia

Sou filho desta cidade que amo demais, hoje moro em angra dos Reis RJ mas não dá para esquecer essa cidade espetacular.
Por: Assis

amo de paixao nassi ai morro de audades vou a a natal compra uma cas prapoder ficar ai .nao quero mas ficar aki e muito violencia minha casa tem grade ate no banheiro estou farta de prizao quero voltar praa minha terra beijossssssssssss ............gostaria muito de fazer comtato com alguem dai asssim saberia muito melhor o ki estou fazendo . sera k.. alguem pode mi ajudar beijijosssssss dalia
Por: laylla

Não só conheço Currais Novos, como morei quase toda a minha vida nessa cidade maravilhosa e acolhedora. Estudei no Capitão Mór Galvão e no Instituto Vivaldo Pereira. Voltei depois de um período estudando fora e fui professor além desses dois colégios que eu estudei, do Educandário Jesus Menino e do Colégiuo Comercial. Hoje moro no Acre, e morro de saudades dessa linda cidade, que apesar de não ter nascido nela me orgulho de ser Cidadão Curraisnovense, título concedido pela Câmara Municipal. É a mais linda cidade do interior do Rio Grande do Norte, as outras que morram de inveja, e agora para completar, com o Potyguar campeão do segundo turno e representando o RN na copa Brasil, é demais....
Por: João Evangelista Caldas

morei na cidade e linda e maravilhosa e tambem muito acomchegante,tem muitos parentes meus ai eu adoraria obter email ou orkut dos mesmos.
Por: mario dantas aprigio

nascí nessa bela cidade. mas a muito tempo moro em Natal. mas sempre vou à C.Novos,de gente hospitaleira com seus pontos turísticos bem convidativo,as fazendas aos redores da cidade me deixa feliz em ver os rebanhos de gado nos campos verdejantes,em fim;amo essa cidade.
Por: Dapaz

adoro esta cidade pois la mim criei e nunca esqueço na epoca que meu pai manoel rodrigues tinha uma orquestra no aeroclube c os irmaos paizinho firmino do correio emanoe ferreira filho ao lado tomaz salutino um abraço
Por: aldo ferreira dantas

eu moro em palmas to mais sou de currais novos eu adoro currais novos a beleza que se encomtra nesta sidade
Por: joão batista da silva

minha terra amada onde eu naici e me criei saudades da minha familia do meu filho esta cidade e abençoada por deus e por nossa senhors santana sinto-me honrada de ser potiguar currais novos eu ti amo
Por: sebasiana de olliveira silva

é uma cidade linda ,com pessoas simpaticas ebem educadas
Por: gilson jose da silva

SOU CURRAISNOVENCE DE CORACAO, HOJE MORO NO ESTADO DE GOIAS, MAIS JAMAIS ESQUECEREI DESSA CIDADE MARAVILHOSA DA QUAL EU TENHO TANTA SAUDADE E MORRO DE AMOR POR ELA, ESTOU AUXENTE HA 17 ANOS.
Por: PEDRO LUIZ BEZERRA DE LUCENA

Eu sou de currais novos e moro em são paulo sempre vejo as fotos de currais novos e acho muito bonito e fico muito feliz por ver currais novos se desenvolvendo a cada ano q passa
Por: Dantas

eu já visitei currais novos no passeio do colegio é muito bonito a historia nós passamos a metade do dia em sertao bonito que é lugar muito legal foi uns do melhor passeio da minha vida.
Por: joao evangelista

Essa Cidade é maravilhosa, Linda e aconchegante. Eu amo Currais Novos!
Por: wilma iris

nasci em currais novos moro em goiania-go. mais gosto muito de currais novos sempre que posso vou pssar feiras ai.
Por: jose aleixo da silva

Está muita bonita a cidade, gostei das fotos, cestive em Currais Novos a 15 anos atras, hoje moro na América, mas pretendo voltar ao Brasil. com certeza vou rever esta cidade maravilhosa
Por: Francisco Silva do Nascimento

nao sou filha natural da ir ,mas por precisoes tivemos que ir embora em busca de emprego,mas graças a deus aos poucos fumos nos acustumando com as saudades e que bom que temos lugar pra ver fotos da cidade .
Por: vitoria

PENSE NUMA CIDADE BOA DE SE VIVER... PRETENDO COM CERTEZA MORAR AI...
Por: RINALDO RIBEIRO

adoro currais mais estou em recife milhõis de beijos pra currais
Por: sérgio victor

Sou sobrinha de Nabor Bezerra Filho"O Diabo Louro" e gostaria de agradecer todas as homenagens e divulgação sobre sua morte. Sinto uma saudade imensa dessa terra tão querida que faz lembrar minha infância.
Por: Christiany Bezerra Teixeira

São muitos a quem amo e que estão nesta cidade maravilhosa.Bjos... "CN, Jesus te ama, e eu também."
Por: vanderléia SP

Gostaria de ver fotos do bairro Paizinho Maria, foi alí onde passei parte da minha infância e tenho parentes e de pontos turísticos. Obrigada.
Por: maria de fátima venancio frança

A cidade alem de ser bastante hospitaleira, tambem tem o maior carnaval fora de época do interior do estado " O CARNAXELITA ", venha conhecer voce tambem...
Por: paulo Heroncio Dantas

já morei em currais novos cidade maravilhosa eu o amo muito apesar q ja faz uns 20 anos q nâo visito.pois moro muito longe;Boa Vista RR.
Por: edilamar cavalcante oliveira

eu morrei minha infrancia toda em currais novos gosto muito dai agora maro en sao paulo ainda tenho familia .tenho muita saudade desta cidade
Por: francuneide do nascimento siva

eu moro na meilhor cidade do mundo currais novos do caração
Por: sonia maria da silva

Moro em Salvador mas amo Currais Novos, minha familia mora lá. Visito nas férias e amo tudo que há nela, as paisagens, pessoas,diversão. Faço planos de um dia poder morar nesse paraíso. Beijos a todos os meus conterrâneos.
Por: Sayonara Batista Santos

so nao nasce em curras novos mais pasei toda minha infança uma parte de minha vida esta em currais novos meu coraçao bate mais forte vendo suas foto lindas meu deus q saudades
Por: marilene

conheço Currais Novos so de passagem! mais cnfesso que fkei apaixonado pela linda cidade!!!
Por: edmo caldas

passei minha infancia e parte de minha adolecencia nesta linda cidade, de lá guardo doce e singelas recordaçoes. pretendo um dia visitá-la com a alegria de quem reencontra um grande amor.
Por: maria jose

A minha tia mora neste paraiso na terra. se eu podesse moraria ai. tudo muito lindo.A vaquejada e espetacular,a festa e a comida maravilhosa e um manjar dos deuses.
Por: fernanda Kaynara

Eu sou filho natural dessa bela cidade hoje não moro mais ai mas tenho meus familires que permenecem morando mas hoje como estou aposentado já faço plano de retornar a minha cidade de origem rever meus velhos amigos e fixar residencia nessa que nunca esqueci.
Por: Paulo Eduardo de Lima

Olhando a igreja de Santana, sinto uma saudade grande, pois todas as festas da padroeira estava lá, amei minha infância e o tempo que ficava nessa cidade maravihlosa, ia na Rádio Brejuí, lembro daquela tragédia que matou muita gente atropelada na entrada, curti bastante cada momento, até hoje olho minha carteira profissional que tirei ai. Sinto muitas saudades, sempre tinha parentes que moravam ai. Estou no Rio de Janeiro desde 1977, mais todos os dias lembro de quanto foi boa a minha infância e cada lugar que passei. Nasci em Lagoa Nova bem próximo. Minha familia praticamente todas moram ai, ai que tempo maravilhoso!!!
Por: Carmelita Fernandes da Cruz

mando lebranças atodos da cidade . lenbro de mais da vaquejada e da festa de santana
Por: paulo jose da silva

não conheco apenas currais novos,nasci e vivi ai ate os 18 anos um dia volto
Por: jones araujo

oi esta e a minha cidade maravilhoza nao foi onde nasciem que eu naciem cerro cora mais eu tivi o meu premeiro filho foi ai em currais novos a familia do meu marido mora ai em currais novos fais 38 anos que eu moro a qui em sao paulo mais eu nunca esqueço da ir beijos para todos
Por: frcisca l de souza

e massa princesinha do serido, a cidade onde eu nasci e cresci e estou vivendo desde 1978 ate os dias de hoje,uma ciadade maravilhosa de se viver
Por: charlienio

amo essa cidade morei ai em 2003 pretento voltar ai e mostrar a cidade pro meus filhos
Por: elisangela

estou ausente de currais novos a 25 anos,sou filho de minerador mais nunca esqueci da bela cidade que é foi ai que me criei, um abraço a todos curraisnovense.
Por: Jose lucena filho

essa cidade e maravilhosa e uma honra mora nessa cidade chamada currais novos varias festas aconteci ...
Por: amanda mara

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Currais Novos
Fundação:
1890
Altitude:
341m
População:
40.775 habitantes
Área:
887,1km²
Densidade Demográfica:
45,96hab/km²
CEP:
59380-000

Envie seu comentário sobre Currais Novos

banner