Caicó

Caicó-RN
banner

Bem-vindo a Caicó!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Caicó e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Caicó.

A cidade de Caicó, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1788. A localidade está em uma altitude de 151m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 53.505 habitantes. A área total de Caicó é de 1.220,4km², e sua densidade demográfica é de 43,84hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Caicó-RN é 59300-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Caicó é uma cidade localizada no interior do Rio Grande do Norte, e se destaca como uma das mais importantes do interior do estado.

Com uma população que ultrapassa um pouco a faixa dos 60 mil, o município é um dos grandes responsáveis para a movimentação econômica do estado, por meio da cultura do algodão e também por conta da criação de animais.

A cidade surgiu após a expulsão da tribo de índios Caicós que habitavam a região no começo do século XVIII. Por conta disso, a cidade ganhou o nome desse grupo como uma homenagem. O clima semiárido faz com que o município seja uma ótima opção para os turistas durante todas as épocas do ano, concentrando altas temperaturas durante todo o ano.

O turismo na região se torna uma ótima opção principalmente pelos amantes de ecoturismo, por conta da variedade de práticas de aventura nesse sentido.

Sendo assim, os visitantes encontram atividades como Rally, rapel, acampamentos, trilhas, mountain bike, trekking, escalada e muitas outras em meio às grutas, serras e demais rios que circundam a cidade.

A serra de São Bernardo, Gruta da Caridade, Serra da Formiga e a Pedra da Baleia são os principais locais que permitem a realização dessas práticas, e é por conta disso que os aventureiros prometem encontrar a sua praia na região de Caicó.

Na Serra da Formiga, por exemplo, os visitantes podem encontrar uma série de gravuras rupestres, enquanto os montes da Serra de São Bernardo já podem ser vistos a quilômetros e quilômetros de distância.

Outro ponto turístico que ganha destaque na cidade, principalmente para os amantes de cultura, certamente é a Catedral de Santana, que por sua vez, está localizada na famosa pracinha de Monsenhor Walfredo Gurgel.

Por fim, os turistas amantes de culinária também se surpreenderão em Caicó, que conta com muitas atrações típicas: são queijos de manteiga, carne de sol, manteiga de garrafa e muitos doces típicos como é o caso de biscoitos, chouriço e filhós.

Além disso, a região também é reconhecida como uma ótima produtora de cachaças. Por isso, ganha também o paladar dos que adoram bebidas alcoólicas.

Informações de Caicó

Roteiros do Brasil

Região Pólo Seridó

 Cidade de Fé e Alegria

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Várias lendas tentam explicar a história da origem da cidade de Caicó. Assim sendo, não é fácil conhecer a verdadeira história. Porém, todas envolvem um vaqueiro, uma promessa e o que é de mais importante: a construção da capela que marcou a fundação da cidade, em 1725. Também é interessante atentar para dois detalhes fundamentais.
Primeiro que na época já existia a fazenda pertencente a Manoel de Souza Fortes, o fundador da cidade, através da construção da capela. Além da casa da fazenda, existia também a casa dos escravos. Em segundo lugar, a Matriz de Santana de hoje não é a primeira capela, pois a matriz atual foi iniciada em 1748 pelo vigário Francisco Alves Maia. Há quem diga, e com certa lógica, que a primeira capela foi construída onde atualmente se encontra a Igreja do Rosário, iniciada em 1725 e reformada em 1864 por Luiz Chermont. Essa tese é bastante defendida pelo monsenhor Eymard Monteiro, autor do livro Caicó, editado em 1945. Neste livro, cita a tradição da época de que, sempre que uma igreja era construída, a capela anterior passava para a proteção de Nossa Senhora do Rosário. Aqui no sertão temos outro exemplo; a antiga igreja de Nossa Senhora da Guia de Acari, substituída pela atual matriz, em 1863. Depoimentos de pessoas antigas afirmam que Manoel de Souza Fortes, anos mais tarde, voltara para Goiana, Pernambuco, deixando várias léguas de terras para Nossa Senhora Santana e sua fazenda sobre a responsabilidade do seu primo, um português solteirão que tinha o sobrenome de Gama. Este deu início ao povoamento e ao falecer, deixou seus bens como herança para Santana.
O povoado crescia gradativamente, razão pela qual não tinha sentido continuar sendo chamado Sítio Caicó ou Ribeira do Seridó, conforme o antigo documento com data de 7 de setembro de 1736, em que fala de uma sesmaria de três léguas dadas ao capitão Inácio Gomes da Câmara. O nome Caicó foi devido aos primeiros habitantes, os índios Cariris do grupo Caiacós. Então, no dia 31 de julho de 1788, foi instalado o município com o nome de Vila Nova do Príncipe, pelo ouvidor da Paraíba Antônio Felipe Soares de Andrade Bredorodes, numa homenagem ao príncipe, futuro Dom João VI. No dia 15 de dezembro de 1868, pela Lei nº 12 de 1º de fevereiro de 1870, mudaria o nome da cidade para Seridó. Recebeu o nome atual definitivamente no dia 7 de julho de 1890, pelo decreto nº 33. Assim mesmo, em 1931 surgiu no Rio de Janeiro um movimento em defesa da mudança do nome de Caicó para Amaro Cavalcante, por parte de alguns norte-rio-grandenses que lá residiam. E só não se concretizou o intento graças a um movimento de protesto do povo de Caicó, encabeçado pelo tabelião Esperidião Eloy de Medeiros, tio do senador Dinarte Mariz, que enviou no dia 7 de janeiro de 1932 ao Centro de Notícias Norte-rio-grandense, no Rio, um abaixo-assinado com 70 assinaturas de pessoas idôneas da cidade.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A mais importante atividade econômica foi o beneficiamento do algodão. Atualmente, o meio rural sobrevive da agricultura familiar e da produção de leite, carne-de-sol e do queijo. A cidade destaca-se por ser um dos maiores pólos de produção de bonés e bordados do Brasil.
O município vem sofrendo, nas últimas duas décadas, um processo de atrofiamento econômico.

Clima 

Semi-árido 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Saindo de Natal pela BR-304 até Macaíba, pegando o trevo pela BR-226 até Currais Novos, de lá pegando a BR-427 que vai a Acari. Finalmente, de Acari, pega-se a RN-288 até Caicó.

Localização

Central Potiguar

Limites

Jucurutu (norte); Florânia, Cruzeta, São José do Seridó, Jardim do Seridó e Ouro Branco (leste); São João do Sabugi (sul) e Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas e São Fernando (leste) e Jardim de Piranhas ao sul.

Acesso Rodoviário

BR-304, BR-226, BR-427 e RN-288

Distâncias

269 Km da Capital

hspace=0 TURISMO

Tem importantes riquezas naturais espalhadas por todo o seu território. A Serra da Formiga, rica em minério de ferro, é um significativo atrativo turístico. Na culinária, a cidade se distingue pela extraordinária carne de sol e os queijos de manteiga e coalho, além dos deliciosos doces e biscoitos caseiros. Também no artesanato, Caicó se destaca nacionalmente pelos bordados feitos a mão e as rendas de bilros.

Principais Pontos Turísticos

Centro Cultural

Uma obra recente que deveria possuir, segundo o projeto, sistema de som e projetor cinematográfico. Atualmente funciona como teatro e local para seminários.

Arco do Triunfo

Construído para comemorar a passagem da imagem de Nossa Senhora de Fátima pelo município.

Castelo de Engady

Foi construído por um antigo pároco da catedral que costumava fazer turismo pelos castelos europeus. Recentemente o Engady foi comprado pelo governo do estado e encontra-se fechado e abandonado.
 
Açude Itans

Um dos maiores açudes do Rio Grande do Norte, com capacidade de 81 milhôes de metros cúbicos de água; em sua margens existem vários clubes.

Praça dos Trailers

Local de encontro da comunidade local durante a noite.

Estádio de Futebol Dr. Rui Mariz (Marizão)

Nesse estádio situa-se a casa do Atlético Clube Corinthians de Caicó. Já sediou partidas entre o clube e Vasco da Gama-RJ e Cruzeiro-MG.

hspace=0 EVENTOS

Caicó no mês de julho se concentra nas comemorações da festa da padroeira, Nossa Senhora de Santana. A festa de Santana, como é conhecida, mistura o profano com o sagrado, atraindo pessoas de todos os lugares da região e do Estado, além de trazer conterrâneos de todas as partes do país, reunindo-os numa grande confraternização. Outro evento que vem projetando a cidade é o carnaval, que com seus blocos de rua anima os foliões, atraídos pelo clima de alegria contagiante. 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Caicó.

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (84) 3421-2286 - Fax: (84) 3417-2954

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

TERCEIRO OFÍCIO DE NOTAS
AVENIDA CORONEL MARTINIANO, 838 - CENTRO
CAICO - RIO GRANDE DO NORTE
Telefone: (84) 3417-2226

 

Créditos

Informações e fotos:  Sra. Yanni Danniely [email protected]

Sites:   www.flickr.com.br

           www.wikipedia.org

           www.prefeituradecaico.com.br

Comentários de Caicó

Ainda ñ conheço Caíco, mas procuro uma pessoa de Caicó. Sou assistente social no RJ e atendo uma família q procura um familiar q ñ veêm há cerca de 18 anos. O nome da pessoa q procuro é Djalma Manoel dos Santos, filho de Manoel Luis dos Santos e Generina Abdon dos Santos. A época casou-se c/Margarida tendo os filhos Dione e Diogenio q hoje moram no RJ. Os referidos filhos são quem desejam encontrá-lo principalmente o rapaz que em outubro completará 24 anos e tem como seu maior sonho reencontrar o pai. Solicito ajuda, qualquer informação ligar p/meu tel. 21- 93982446 pode ser á cobrar. Grato
Por: Sidnea Belo

em primeiro luga queria dize que amo essa cidade, min orgulho de ter nacido nela hoje eu moro em sampa mais caicó mora no meu coração e naõ paga aluguel,sinto falta dessa terra que e ah colhedora caicó eu amo vc....................
Por: ednaldo lucena

Conheço muito bem essa linda cidade maravilhosa, com muitos pontos turisticos e um povo totalmente receptivo. Caicó e região encantará o mundo se nos visitar. terra santa e abençoada por San"tana e que a melhor carne de sol e queijo do mundo.
Por: Jocitanio do Nascimento

morei mais de 2 anos na cidade de caicó,e foi maravilhoso conhecer o rn.só fiquei triste por um motivo que perdi o contato com umas grandes amigas,p ois o telefone mundou se caso vcs porem mim ajudar a achar o novo numero. eu agradeço.....o antigo numero e 4172523 e 4173319.eu pesso com muito carinho que vcs mim ajudem..gostariam de recontra essas amigas.....grata cliene!que Deus a bençõe todos vcsssss......
Por: cliene almeida

FILHO DA TERRA A MAIS DE 10 ANOS QUE NAO VOLTEI AI, CINTO BASTANTE SAUDADES TEM HORA QUE SE EU PODESSE VOAVA ATE CHEGAR AI, MORO EM SP, MAIS AINDA UM DIA VOLTO DEFINITIVAMENTE PARA ESSA TERRA QUERIDA CAICÓ
Por: GENIVAL RODRIGUES

sou recifense , mais amo este lugar tenhoparente ai e pertendo morar em caíco por ser uma cidade bonita tranquila,maravilhosa
Por: Janser Lopes De Oliveira

Caicó é uma cidade de povo hospitaleiro onde existe a melhor carne de sol e os melhores resturante. Onde é servida a melhor comida do RN. Abraços e venha conhecer Caicó.
Por: cleide de fatima macedo e brito

Esta é a cidade mais gostosa do rio grande do norte, pelas suas comidas típicas e sua beleza natural.
Por: antonio jesus de oliveira

caico cidade maravilhosa, morei 9 anos nesda cidade, foi a melhor parte da minha vida, e com muito orgulho fui militar do 1º BEC
Por: silvano capitulino os santos

É uma cidade ótima pois eu resido lá,.......................,,,,,,,,,,,,
Por: Manuela

Aiii to muito anciosa, ano que vem vo marar em Caicó ,espero gostar muito da cidade . pelas foto é um lugar muito lindo. tchau ,beijos
Por: Iasmin

Ainda não tive o prazer de conheçer,mais com certeza um dia eu ha conheçerei. Carlos antonio-Brasília-DF.
Por: Carlos antonio da s. moreira

Passei o carnaval nesta cidade e foi maravilhoooooooso Vou voltar mais vezes ai.
Por: elizete

ja morei nesta maravilhosa, cidade muito boa de se morar, mas o que eu mais gostei foi das atrações da festa desta de santana, gostei muito, penso em voltar ai pra rever meu parentes que moram ai
Por: LUIZ BENTO DE ABREU FILHO

eo amo caico de coraçao moro em sp ha 15 anos mais nao esqueso minhas raizis breve irei visitala novamente um abraço a todos beijo no coraçao de todos
Por: neto

AMO DE MAS MINHA TERRA NATAL EU NACI EM BARRA DE SANTANA SAI DE LAR EM 71 APOS AMORTE DA MINHA Q MÂE HOJE MORO NO RECIFE MAS MEU CORAÇÂO MORA NA BARRA DE SANTANA NOSSA SENHORA NOS QUARDE NO CORAÇAO DE DEUS AMEM
Por: maria fernandes de moura valim

esta e minha cidade maravilhasa amor todos um grande abraço
Por: iran silva

Caicó em pleno século 21 é uma referencia de tranquilidade, segurança e qualidade de vida, extamento o que a população procura em nossos dias, que os governantes dessa cidade possa sim promover o progresso sem esgotar os recursos naturais que próprio de Caicó.
Por: Edvar - SP

Moro em Sãp Paulo, conheço Caicó apenas pelo site, mas gostaria muito de ter uma oportunidade de umas férias em Caicó Abraços Edvar - São Paulo/SP
Por: Edvar - SP

Na cidade grande tudo se multiplica, agitação;congestionamento generalizado, esgotamento etc. Caicó com mais de 60 mil abitantes é um lugar ideal para voce esquecer tudo isso. CAICÓ ONDE VOCE SE ENCONTRA.
Por: Edvar - SP

morei quinze anos nessa cidade maravilhosa,vim morar em brasília ja estou aqui a 16 anos mais sinto muita saudade daí
Por: tereza cristiny

Sou paraibano mas amo essa terra bela e hospitaleira, chamada Caicó. Todos os anos vou ao carnaval, que por sinal é o maior do Nordeste... Em breve estarei me mudando pra essa terra bela.
Por: Roberto

ESTIVE EM CAICO EM MAIO CIDADE BEM ACOLHEDORA E BONITA E AGORA EM AGOSTO ESTOU RETORNANDO .ABRAÇOS A TODOS
Por: RICARDO WARICK

Eu amo Caicó como se aí tivesse nascido porque vem de Caicó, meu sangue, minha herança genética. Como dizem os genealogistas, sou caicoense de quatro costados, embora tenha nascido em Natal.Também tenho familiares em S. João do Sabugi, Serra Negra,Acari, Timbaúba dos Batistas.
Por: maria nazare batista

Caicó. Unica cidade brasileira onde se encontra o Arco do Triunfo, as cercas de pedras nas estradas e o castelo de Egandi. Cidade rica em folclore e excelente gastronomia. Conhecido internacionalmente, os bordados e a c arfned e sol. CAICÓ. tudo de bom.
Por: Marília

nasci e passei os melhores dias da minha vida em caico estudei no colègio prevoca pelo que sei nâo exite mais mas tenho saudades dos meus colegas de colegio alguns encontrei pelo orkut outros nâo consegui so me resta sentir saudades da cidade e das pessoas um abraço
Por: elisangela linhares

Nasci nesta linda terra. Pena que moro tão longe, entretanto sempre que posso visito a familia, vou a Festa de Sant`ana. Que culinária !!! ADAMANTINA-SP
Por: JURANDIR D DANTAS

Já morei em Caicó ,amei esta cidade linda!fomos transferido para Campina Grande ,depois Petrolina!somos de Currais Novos!
Por: Marilene

mui bela caicó!tive o prazer de conhecer no mês passado! muita história.
Por: Iaclecia vasconcelos

Sou Caicoense, adoro Caicó, estarei na terrinha se Deus quiser em janeiro/11, visitando os parentes e matando a saudade de tomar caldo de cana com pastel no mercado municipal. Abração a todos.
Por: Eugênio Pacelli Tavares

nossa tenho vontade de ir so para conhecer melhor do q todas as cidades q e linda msm este caico eita caico bonito!
Por: stefany

esta e a minha cidade querida que estou destate desde 1991 la foi aonde nasci e la que eu morrer + em 2006 fomos la + agora se eu fo la eu nem conheço de tanto q esta bonito ! E caico lindo meu deus!
Por: dona lurdes

tive muitos anos nesta cidade acho muito legal tenho familia la se pudese eu morava air
Por: domingos ferreira dos santos

estou há 32 anos sem ir a caicó, nasci e vivi aí até 16 anos, conheço bem o brasil, mas como caicó não tem. sabe aquela coisa de vc sair do lugar mas o lugar não sair de vc? pois é, caicó é minha infancia, o q de melhor carregamos de sonhos e fantasias.
Por: edjane maria de medeiros sousa

nasci na maternidade mãe Quininha, mas de lá meus pais me levaram para uma casa de taipa num bairro chamado acampamento,hj esta no centro de caicó, quando morei lá , tinha um açudezinho de "seu otacilio",final da decada de 60, o 1º BEC construiu uma vila, vila do IPASE, até aí os moradoresm já tinham construido casas de alvenaria, a minha era grudada na vila do IPASE, lembro do endereço: Rua presidente Kennedy nº 83, nem sei se existe esse endereço + lá.Isso é história.
Por: edjane maria de medeiros sousa

Não conheço ainda mas gostaria de conhecer! Tenho familiares que moram aí!!
Por: jacira

Nossa cidade maravilhosa, quente e gostosal A festa de Santana é inigualável. Terra querida e abençoada, pessoas de bom coração. Estudei 1 e 2 graus lá, professores de ótimo nível: D, Mirtila, padre Balbino, Padre Itan, e outros que esqueci. Nível de ensino de altíssima qualidade.
Por: erivanete

Essa é a melhor cidade para se morar sou de São Paulo já, fui viajar 3 vezes nesta cidade maravilhosa ,e meu sonho é morar aí quem sabe um dia se Deus abençoar. Um abraço para todos de caicó
Por: Solange de Brito Ferreira

eu nasci em caicó, mas moro em são paulo..... mas eu sempre tenho em memória a minha querida terra.. beijosssss
Por: cleide gomes e faria

Caicó cidade maravilhosa!!! que saudades das festas que estive ai..... Hoje passa um filme na minha cabeça. parabéns
Por: Carmelita Fernandes da Cruz

falar bem de caico é fasil quando eu morava em natal passei varias ferias em caico , senpre estava na festa de santana,parte da minha familia mora em caico sinto saudades de mais, moro em sao paulo ja a varios anos mas nunca esquesi caico amo caico, as igrejas de santana do rosario, o intans, lenbro da minha e infancia e as veses ate choro ( amo caico)
Por: gilvan domingos da silva

adoro caico moro em natal e conheço essa terra desde 2002 quando fui a 1 vez em caico ñ deixei de ir mas sempre vou na festa de santana muito boa a terra de caico pessoas bonitas e felizes parabéns
Por: EDUARDO ANTONIO

SOU NATURAL DE CAICÓ,NASCIDO EM 28-09-1966,AOS 40 ANOS DE IDADE MINHA FAMILIA FOI MORAR EM NATAL,AOS 18 ANOS VIM PARA O RIO DE JANEIRO,EM BREVE SE FOR DA VONTADE DE DEUS ESTAREI VOLTANDO PARA NATAL, ENTÃO IREI ESTAR PERTINHO DA MINHA CIDADE NATAL QUE É CAICÓ, AI ENTAO PODEREI CURTIR ESSA CIDADE MARAVILHOSA, ONDE AS PESSOAS QUE AI VIVEM SÃO TODAS ESPECIAIS. AQUI DEIXO A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO PARA TODA A POPULAÇÃO DE CAICÓ,CUIDEM DA CIDADE POIS ELA E DE TODOS,PARABENS CAICÓ.
Por: TASMAN

Nasci em Caicó, mas conheço muito pouco minha cidade natal. Sai de Caicó em 1958 e só voltei em 1989. Depois voltei mais duas vezes na Festa de Santana.
Por: Consuelo Bocchini

um dia conhecerei a terra natal do meu papai,tenho parentes em caico mas nao conheco.
Por: wander novaes costa

Não só conheço, como amo Caicó. Quando vou lá sinto como se estivesse voltando, apesar de ter nascido em Natal e só ter conhecido a cidade depois de adulta. Minha família dos dois lados (paterno e materno) é do Seridó, principalmente de Caicó, Serra Negra e Acari. Meu pai era das famílias Batista e Felix e minha mãe, Costa
Por: Maria Nazaré Batista

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Caicó
Fundação:
1788
Altitude:
151m
População:
53.505 habitantes
Área:
1.220,4km²
Densidade Demográfica:
43,84hab/km²
CEP:
59300-000

Envie seu comentário sobre Caicó