Caiçara do Norte

Caiçara do Norte-RN
banner

Bem-vindo a Caiçara do Norte!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Caiçara do Norte, informações e fotos da maravilhosa Caiçara do Norte. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Caiçara do Norte, recomendadas por internautas.

Informações de Caiçara do Norte

Roteiros do Brasil

Região Pólo Costa Branca

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O primeiro proprietário da região salineira chamada Caiçara foi o Sargento-Mor Bento Gomes da Rocha. Em março de 1734, seu filho, o Capitão Inácio Gomes da Câmara tomou posse de três léguas de terras, que começavam no setor chamado Três Irmãos, estendendo-se até Água Maré e alastrando-se pelo sertão. A palavra Caiçara significa, na língua indígena, o semelhante a curral de gado.
O povoamento de Caiçara foi crescendo e já na metade do século XVIII começou a dar sinais de desenvolvimento a partir do trabalho nas salinas e na pesca, da criação de gado e de várias plantações espalhadas pelas redondezas.
No ano de 1844, o missionário frei João da Purificação, comandou a construção da Capela de Santo Antão Abade. As pedras usadas na construção da capela vieram
da Ponta da Santa Cruz e a imagem, de acordo com os moradores mais antigos, pode ter vindo da Itália ou ter sido encontrada numa embarcação naufragada.
Em 1847, Caiçara foi elevada à condição de distrito de Touros, ganhando sua primeira escola no ano seguinte. O distrito tinha uma extensa rua, construída em sentido paralelo à chamada pancada do mar, ladeada de estaleiros improvisados, que serviam para salgar e secar o pescado.
Caiçara teve sua vida normal e em desenvolvimento até o ano de 1912, quando sofreu a invasão das areias das dunas, ficando praticamente soterrada. Com a Capela de Santo Antônio Abade sendo atingida pelas areias, a imagem do santo foi transferida, sob a coordenação do Padre João Clemente, para um prédio na localidade de São Bento.
Mas, apesar de todas as dificuldades promovidas pelo avanço das dunas, Caiçara manteve-se viva e logo voltou a crescer, ganhando uma nova escola em Maio de 1925. Posteriormente tornou-se distrito de São Bento do Norte e continuou sua prosperidade econômica, tendo como principal base a atividade desenvolvida pela famosa pesca do peixe voador.
No dia 16 de Julho de 1993, pela Lei nº 6.451, Caiçara desmembrou-se de São Bento do Norte, tornando-se município do Rio Grande do Norte, com a denominação de Caiçara do Norte.

Significado do Nome

Parece que a origem de tudo isso está no seu nome kai´sara, que na língua tupi significa estaca de proteção em volta das tabas das aldeias indígenas ou palhoça que abriga as embarcações.

 

Gentílico

Norte-caiçarense

Aniversário da Cidade

16 de Julho

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

Clima  

Muito quente e semi-árido, com estação chuvosa atrasando-se para o outono. 

Temperatura Média

26,5 °C

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Macau

Limites

Norte –  Oceano Atlântico
Sul    –  Jandaíra e Parazinho
Leste –  São Bento do Norte
Oeste-   Galinhos

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

149 km da Capital.

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos 

 

Morro Roncador

Separa a cidade do Farol de Caiçara, e nesse espaço está o melhor banho de mar, com águas tranqüilas e sem ondas fortes. É lá onde a população prefere o lazer nos finais de semana. Também nesse espaço estão localizadas as duas mais importantes pousadas da cidade e únicas com estrutura para receber um turista não muito exigente, a do Farol, com 12 apartamentos e a Paraíso das Flores.com seis.

Farol da Ponta do Golfo

Sinaliza para os perigos da ponta do Golfo. Ele tem 32 metros de altura, pintado nas cores preto e branco e é um dos mais altos do litoral potiguar. Hoje é acionado automaticamente. Às praias do farol convergem as populações de São Bento do Norte e Caiçara do Norte. Ele é o ponto de referência de onde um acaba e o outro começa. O farol é dos dois e quando você sobe os degraus circulares hora fica num município e logo após no outro.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Caiçara do Norte.

 

hspace=0 

hspace=0 (84) 3696-0125

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.rn.gov.br

          www.municipionline.com.br

          www.flickr.com.br

          http://www.panoramio.com/

Fotos colaboração: Bruno Barbato, Ivanildo.

Fotos colaboração:Hugo Willian Cacho

Comentários de Caiçara do Norte

NOSSA EU AMO ESSA CIDADE! MAR LINDO DE PESCA, SO FALTA O TURISMO MAS ISSO SO DEPENDE DO PREFEITO.è ISSO AI VAMOS ORGANISAR MAS ESSA LINDA PRAIA QUE è UM VERDADEIRO PARAISO DESCONHECIDO.
Por: ciça

É simplesmente lindo eu amo caiçara do norte gostaria de ver mais fotos da cidade e do farol...
Por: ildetepinheiro

O POR DO SOL NA PRAIADECAIÇARA DO NORTE É LINDO! ESSA PRAIA É MARAVILHOSA AS PESSOAS SÃO ATENCIOSAS E LEGAIS.EU AMO CAIÇARA...
Por: BARBARA VIRGINIA

Sou Policial Militar do RN, conheci Caiçara do Norte no carnaval de 2004, e depois retornei algumas vezes, adorei a cidade, a praia, as dunas, e principalmente o povo que são muito hospitaleiro, quem não visitou deve conhecer essa cidade litorânea, não só a cidade mais também outras cidades da Região do Mato Grande.
Por: Reinaldo Alves de Lima

vcs precisam conhecer essa cidade é muito linda as praias, o povo é hospitaleiro. e é a maior praia de pesca artesanal do rio grande do norte.. partabem caiçara do norte
Por: Djavan

eu amo esta terra,pois a minha familia e de lá .Sou da paraiba mais meu coração e rio grandense.
Por: elielba santos

Adoro minha cidade todos que venhe nos visita gosta e vouta varias vezes temos uma belissima praia realmente é um paraiso só conhecendo pra confirmar venha desfrutar desse maravilhoso lugar.
Por: Amanda Morais da Silva

nao existe lugar melhor nu mundo do que caiçara do norte.
Por: weslley tenorio

Já morei e conheço que caiçara do norte, é uma otima Cidade para se morar.
Por: Raylison

eu amo caiçara do norte melhor carnaval da região.. sem falar das belas paisagens,,sem comparação,,
Por: hewerton bruno paulino

amo minha cidade moro em camaçari Ba mais sou apaoxonada poe caiçara do norte eta Cidade Porreta.
Por: MARIA GORETTE

caiçara do norte e a melhor opçao para voçe passar as sua ferias alem de ter prais maravilhosas temos tambem jente acolhedoras e tranquilidade para todos com a paz que esse lugar oferece
Por: marilene

Eu amo tudo isso mais hoje estou no rio de janeiro mais não tem lugar melhor doque caiçara
Por: jéssica

Aconcelho a todos que não conhecem Caiçara a conhecer. É um lugar de gente acolhedora, humilde e gentil. Caiçara é a maior praia de pesca artesanal do estado! Venha conhecer, será um prezer, termos otimas pessoas em nossa humilde cidade.
Por: tamara gomes de morais

NASCI EM CAIÇARA E UMA PRAIA MARAVILHOSA TEM UM MAR ENCANTADOR UM BEIJO PARA MINHA SOBRINHA E MEUS IRMÃOES QUE MORAM EM CAIÇARA DO NORTE E A TODA A POPULAÇAÕ VISITEM E VERAÕ QUE MARAVILHA QUE E
Por: jJACI APELIDO TIA

caiçara do norte é maravilhosa essa paz, ocalor,a solidariedade, esse mar que não tem iguau.
Por: mª josé

caiçara la vc encontra tudo para um lazer .......... principalmente o passeio de barco vale apena ir e conhece
Por: ana claudia

cittadina molto allegra, abitanti simpatici, pesce fresco e aragoste. Merita passarci qualche giorno
Por: mario massimo

CAIÇARA É UMA CIDADE TRANQUILA, A PRAIA E MARAVILHOSA AS PESSOAS DA CIDADE SÃO MUITO A COLHEDORAS, VC COMO PEIXE FRESQUINHO, A LAGOSTA, A ORLA E MARAVILHOSA, O FAROL SANTO ALBERTO ALI PERTO TEM UNS BARES QUE FAZEM UNS TIRAGOSTO MUITO GOSTOSO, VISITE CAIÇARA QUE VCS NÃO VÃO SE AREPENDER NUNCA ALCONTRARIO TODO ANO VCS VÃO QUERER VIAJAR PRA ESSA CIDADE.
Por: joão maria gualberto dos santos

eu nasci e me criei em caiçara do norte e para mim e o melhor refugio para quem gosta de tranquilidade.e ainda e uns dos poucos lugares que encontramos sossego,com um mar maravilhoso e um por do sol extraordinario de lindo.quando criança gostava de acorda cedinho so pra ver o sol nascer,olhando da beira do mar e correr descalça nas areias molhadas do mar ha que saudades tenho eu deste lugar q. o destino me levou para longe.na minha velhice quero morar ai neste lugar.amo caiçara do norte.
Por: iris carlla belo de oliveira

nasci e vivi em caiçara ate os 18anos, tenho otimas lembranças dessa cidade e gente maravilhosa,morro de saudades e sonho voltar la com minha familia.
Por: jucilene

conheço esse paraiso de pessoas aconlhedoras,muito peixe e o melhor por do sol e a mais bonita lua cheia um lindo visual
Por: orlando coelho junior

conheço bem caiçara do norte, tenho parentes e amigos nesta cidade. antes de vin morar em manaus ia sempre a praia, e principalmente na festa de são pedro e no carnaval. a festa do arcenal tamben é uma boa opção de divertimento. sinto saudades de caiçara mas assim que puder volto lar.
Por: jorge eduardo pessoa dos santos

não moro lá mais vou muito nas minhas ferias é um lugar tranquilo e sem violencia se não tem lugar para passar as ferias va para caiçara melhor lugar não há....
Por: kelly cristina

ESSA É MINHA BELA CIDADE. NUNCA VIE LUGAR MAIS LINDO!
Por: jefferson

sou de caiçara eu gostaria que voce tambem fosse conhecer a praia e maravilhosa linda o pessoal são muito festeiros avoce que gosta de pescar faça uma vizita acaiçara do norte bjs para linda salete cacau iago caio riba
Por: jacil nunes da silva

ola colega eu nasci em caiçaoa,hoje moro em sergipe,ja faz aproximadamente 06 ano que nao vou em caiçara,os meus pais ja morreram,mais tenho uma irmã que mora em caiçara;;;;;;;;;;;;;;;;;
Por: josue moraes de souza

Caiçara é na minha opinião a mais linda praia do nosso litoral, pena que ainda não explorada por turistas, mas tem um povo ospedeiro, gent amiga de verdade, tenho Fé em Deus que Caiçara será ainda muito valorizada, um abraço aos meus conterranios.
Por: Fábio Medeiros

Pra quem gosta de fazer LUAL, DE COMER PEIXE E DE MULHER BONITA, precisar urgentimente conhecer a mais linda praia do litoral, CAIÇARA DO NORTE..
Por: Fábio Medeiros

eu ja morei em caiçara do norte e adorei e eu pretentendo i visita la
Por: micheli coelho

olá,já estive duas vezes na cidade é amei,tive em caiçara no ano de 97 e98 ,estou com saudades desta cidade, q já acho q fasso parte dela a muito tempo ,linnnnda cidade.
Por: jose roberto da s reis

CAIÇARA VE A PRAIA MAIS LINDA DO LITORAL NORTE E UMA DAS MAIS BELAS DE TODAE . O PRAIA REIRA SO ESSA MINHA PRAIA DE CAIÇARA ...♥♥♥
Por: GILVANILSON

EU SOU DE CAIÇARA DO NORTE NASCI E CRECI LA COMENDO PEIXE NA BEIRA TRABALHANDO NA PRAIA E NUNCA DEIXEI DE AMA AMINHA TERRA PQ SOU CAIÇARENSE COM ORGULHO E AMA AS PESSOAS QUE LA VIVE OBG . MÃE= DUCARMO E OBG PAI= LUIZ FRANCISCO DE MORAIS CONHECIDO COMO LUIZ CAVACHÃO . UM DOIS MAIORES PESCADOR DE CAIÇARA DO NORTE QUE DEUS O TENHA AMO TODOS VCS .. OBG ♥♥
Por: FIA DE CAIÇARA .

Eu AMO Caiçara Sou filha do Finado Zé Nunes moro na BAHIA mais amo caiçara de paixão Um beijão
Por: MARIA GORETTE DE OLIVEIRA NUNES

Amo Caiçara sou de lá e nunca vou esquecer atualmente moro em Camaçari mais sempre vou matar a saudade êta cidade boa,sou inteada de Maria de Zé Nunes (falecido) Amo de paixão Caiçara do Norte Vá lá conheça aquelas lindas praias.
Por: Maria Gorette de Oliveira Nunes

eu adorro essa praia linda que e aminha praia caiçara do norte ..
Por: fia belchior de morais

tem uma linda praia esse minha terrinha caiçara.. dunas maravilhosas e a praia e muito linpa e bela que bom que eu moro aqquii.
Por: bel

EU AMO CAIÇARA!! TEM UM MAR MARAVILHOSO... EU AMO AFAMÍLIA PINHEIRO BEIJOS PARA IDENIZE PINHEIRO TE AMO. MEU FILHO ADORA CAIÇARA TODO FINAL DE AONO ELE ME PEDE PARA PASSAR AS FÉRIAS EM CAIÇARA TENHO ORGULHO DE FALAR, CAIÇARA. ILDETE PINHEIRO
Por: Ildete Pinheiro

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Caiçara do Norte

Envie seu comentário sobre Caiçara do Norte