Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Caiçara do Norte?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Caiçara do Norte

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Pólo Costa Branca

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O primeiro proprietário da região salineira chamada Caiçara foi o Sargento-Mor Bento Gomes da Rocha. Em março de 1734, seu filho, o Capitão Inácio Gomes da Câmara tomou posse de três léguas de terras, que começavam no setor chamado Três Irmãos, estendendo-se até Água Maré e alastrando-se pelo sertão. A palavra Caiçara significa, na língua indígena, o semelhante a curral de gado.
O povoamento de Caiçara foi crescendo e já na metade do século XVIII começou a dar sinais de desenvolvimento a partir do trabalho nas salinas e na pesca, da criação de gado e de várias plantações espalhadas pelas redondezas.
No ano de 1844, o missionário frei João da Purificação, comandou a construção da Capela de Santo Antão Abade. As pedras usadas na construção da capela vieram
da Ponta da Santa Cruz e a imagem, de acordo com os moradores mais antigos, pode ter vindo da Itália ou ter sido encontrada numa embarcação naufragada.
Em 1847, Caiçara foi elevada à condição de distrito de Touros, ganhando sua primeira escola no ano seguinte. O distrito tinha uma extensa rua, construída em sentido paralelo à chamada pancada do mar, ladeada de estaleiros improvisados, que serviam para salgar e secar o pescado.
Caiçara teve sua vida normal e em desenvolvimento até o ano de 1912, quando sofreu a invasão das areias das dunas, ficando praticamente soterrada. Com a Capela de Santo Antônio Abade sendo atingida pelas areias, a imagem do santo foi transferida, sob a coordenação do Padre João Clemente, para um prédio na localidade de São Bento.
Mas, apesar de todas as dificuldades promovidas pelo avanço das dunas, Caiçara manteve-se viva e logo voltou a crescer, ganhando uma nova escola em Maio de 1925. Posteriormente tornou-se distrito de São Bento do Norte e continuou sua prosperidade econômica, tendo como principal base a atividade desenvolvida pela famosa pesca do peixe voador.
No dia 16 de Julho de 1993, pela Lei nº 6.451, Caiçara desmembrou-se de São Bento do Norte, tornando-se município do Rio Grande do Norte, com a denominação de Caiçara do Norte.

Significado do Nome

Parece que a origem de tudo isso está no seu nome kai´sara, que na língua tupi significa estaca de proteção em volta das tabas das aldeias indígenas ou palhoça que abriga as embarcações.

 

Gentílico

Norte-caiçarense

Aniversário da Cidade

16 de Julho

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

Clima  

Muito quente e semi-árido, com estação chuvosa atrasando-se para o outono. 

Temperatura Média

26,5 °C

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Macau

Limites

Norte –  Oceano Atlântico
Sul    –  Jandaíra e Parazinho
Leste –  São Bento do Norte
Oeste-   Galinhos

Acesso Rodoviário

 

Distâncias

149 km da Capital.

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos 

 

Morro Roncador

Separa a cidade do Farol de Caiçara, e nesse espaço está o melhor banho de mar, com águas tranqüilas e sem ondas fortes. É lá onde a população prefere o lazer nos finais de semana. Também nesse espaço estão localizadas as duas mais importantes pousadas da cidade e únicas com estrutura para receber um turista não muito exigente, a do Farol, com 12 apartamentos e a Paraíso das Flores.com seis.

Farol da Ponta do Golfo

Sinaliza para os perigos da ponta do Golfo. Ele tem 32 metros de altura, pintado nas cores preto e branco e é um dos mais altos do litoral potiguar. Hoje é acionado automaticamente. Às praias do farol convergem as populações de São Bento do Norte e Caiçara do Norte. Ele é o ponto de referência de onde um acaba e o outro começa. O farol é dos dois e quando você sobe os degraus circulares hora fica num município e logo após no outro.

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Caiçara do Norte.

 

hspace=0 

hspace=0 (84) 3696-0125

hspace=0

hspace=0 

hspace=0

hspace=0 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.rn.gov.br

          www.municipionline.com.br

          www.flickr.com.br

          http://www.panoramio.com/

Fotos colaboração: Bruno Barbato, Ivanildo.

Fotos colaboração:Hugo Willian Cacho


Conheça nossas opções de hotéis em Caiçara do Norte e pousadas em Caiçara do Norte para visitar Caiçara do Norte.

Promova a cidade de Caiçara do Norte no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!