Baraúna

Baraúna-RN
banner

Bem-vindo a Baraúna!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Baraúna e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Baraúna.

A cidade de Baraúna, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1981. A localidade está em uma altitude de 94m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 19.197 habitantes. A área total de Baraúna é de 893,0km², e sua densidade demográfica é de 21,50hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Baraúna-RN é 59410-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Baraúna

Roteiros do Brasil

Região  

 Subtítulo

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os primeiros moradores dessa localidade foram os senhores João Batista Dantas e Guilherme Freire, estes construíram as primeiras casas e desenvolveram as primeiras atividades agropecuárias e outras.
Com algumas famílias residindo no local, destacou-se particularmente uma, devido suas condições financeiras, que aos poucos foram se apropriando de grandes quantidades de terra. Esta família era conhecida como os Pachêcos e eram do Ceará o que veio gerar entre os Pachêcos e os demais moradores conflitos, pois entendiam os demais, que os Pachêcos estavam entrando em terras baraunenses para registrá-las no Ceará.
No ano de 1935, o interventor do Estado Rafael Fernandes, atendendo a um pedido do Sr. João Batista Dantas que viajou de Baraúna a Natal a pé, determinou a inspetoria de Fomento de Combate as Secas, e esta através do Pe. Mota, então Prefeito de Mossoró, perfurou o primeiro poço de Baraúna e este fez com que maior número de pessoas construísse casas em volta do mesmo construindo-se assim um povoado, e o Sr. José Raimundo de Abreu, foi um dos maiores incentivadores para o desenvolvimento dessa localidade.
Já em 1940 intensificou-se a exploração da madeira, e da região, saiu milhares de dormentes e outras espécies, embora trabalhadas manualmente.
Através da Lei Municipal nº. 889 de 17 de Novembro de 1953 foi criado o Distrito de Baraúna e foi escolhido para o Primeiro subprefeito o Sr. Francisco Leandro de Medeiros. Já na condição de Distrito de Mossoró, Baraúna toma impulso na Agricultura e seus principais produtos são: Algodão, Milho e Feijão, os quais permanecem até hoje acrescido do Melão, Melancia, Acerola, Caju e outros.
Por meio de um plebiscito decidiu-se elevar o Distrito de Baraúna à categoria de Município, e pela Lei de nº. 5.107 em 15 de Dezembro de 1981, finalmente desmembrou-se do município de Mossoró. E, em 15 de Novembro de 1982 Baraúna elege o Sr. José Holanda Montenegro para ser o seu primeiro Prefeito.
A segunda administração, foi chefiada por José Bezerra (PMDB) 1988 - 1992. Em seguida veio José Araújo Dias (PFL) 1993 - 1996, 2004-2007 com uma administração pouco relevante; posteriormente foi eleito o professor Franscisco Gilson de Oliveira (PFL)1996 - 2004 (neto de Franscico Leandro de Medeiros): neste período Baraúna experimentou a melhor fase de sua história alcançando a posição de um dos maiores municípios em produção e exportação de frutas da região Nordeste.
Atualmente após uma série de problemas de ordem eleitoral a gestão do município é de Aldivon Nascimento
.

Gentílico

Baraunense

Significado do Nome 

Segundo moradores mais antigos existem três versões sobre a origem do nome Baraúna. Uma delas, é que, Mossoró (cidade vizinha), teve na época um herói por nome de Alexandre Baraúna, batizou-se o então vilarejo por Baraúna em sua homenagem.

Uma Segunda versão, é defendida pelo historiador Luiz da Câmara Cascudo de que este nome veio devido a uma planta por nome de Ibiraúna, cujo moradores dizem que aqui não existe e nunca existiu nos limites do município.

Já os moradores, defendem que, Baraúna nasceu numa localidade que chamava-se Rancho do Sabiá e, que o mesmo servia de abrigo para os tropeiros que faziam o percurso Ceará para Mossoró, e estes repousavam sobre o frondoso pé de Sabiá.

A mudança do nome para Baraúna deu-se devido a um Preto Velho conhecido pelo alcunha de Baraúna que residindo em Mossoró, passava a maior parte do seu tempo nesta região dedicando-se a caça, uma vez que a mesma era farta, pois segundo os mesmos, existia em quantidade onças, porco-do-mato, tamanduás e outros. Em virtude do exposto, o Rancho do Sabiá aos poucos passou a ser chamado de As terras de Baraúna.

Aniversário da Cidade

15 de Novembro 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS  

Clima 

 

Temperatura Média

 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Oeste Potiguar

Limites

Mossoró, Governador Dix-sept Rosado

Acesso Rodoviário

RN 015 

Distâncias

277 km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

 

 

hspace=0 EVENTOS

 Novembro

23 - Festa de Nossa Senhora das Graças .

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura municipal de Baraúna.

 

hspace=0 

hspace=0 (84) 3320-2473

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      http://www.barauna.rn.gov.br/

              www.wikipedia.org

              www.panoramio.com/

Fotos colaboração: THE LENS CAPTURING II, Eliú Estevam, Jerfferson Ferrugem.

Comentários de Baraúna

É um paraiso natural fiquei sem comentario quando a vir e um sonho parabens baraunense
Por: Emerson

a melhor cidade do mundo falem o que fararem mesmo assim eu acho a melhor cidade do mundo
Por: Edjackson Santiago

pouco conheco essa localidade,mas fico muito próxima a mossoró e por isso tem uma ligação tão grande com o povo de mossoró.fala-se das grandes vaquejadas ,das festas tradicionais,e das frutas tropicais na qual são consumidas nas cidade curcuvizinhas.
Por: augusta

Barauna éminha cidade Natal adoro barauna sempre merecebeu de braços aberto.moro em brasilia mais breve estarei ai, para rever o meu povo um grande abraço para todos
Por: José Raimundo

Estive nesta maravilhosa cidade, este ano (2010), a trabalho, conheci pé de pitomba, carnaúbae acheia cidade fantástica. Parabéns Baraúna!!!
Por: Professor Jean Carlos

gostaria de conhecer a cidade que leva meu sobrenome; meus avós paternos eram daí ok!
Por: tercio macedo barauna

ola sabi porque eu adoró essa cidade de barauna si não fosi essis emnorme plantis frutas eu não teria meu adorado egostoso trabalho de caminhoneiro eu transporto frutas para o ceasa de fotaleza todus dia eu sou um previlegiado de poder estar todus dia ai um abraço pra todus
Por: francisco juvenal filho

Adoro esta cidade, sempre que posso vou lar, para matar a saudade dessa cidade maravilhosa,que tem uma vaquejada considerada entre as melhores do nordeste e varias opção de lazer,tais como praias e rios nas suas proximidades,tambem tem os sítios para quem gosta do sossego conhecer as cavernas "TOCAS" que fica no sítipo joão ouro a 12km da cidade em fim não vai faltar opção de lazer, na cidade de BARAÚNA RN, está de braços abertos para todos. um grande abraço para todos moradores dessa cidade. 24-de junho de 2010. BRASÍLIA DF.
Por: José Raimundo Pereira

eu a droru barauna esa sidade maravilosa ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Por: maria eliene da silva souza

nascí aqui vivi muitos nos fora mais estou de volta pr nunca mais deixar minha cidade queridaamo barauna
Por: valter batista

moro em jardim no mato grosso do sul mais minha mae mora ai em barauna estou morendo de saudade dai em breve estou ai um abraço a todos os meus parentes ai
Por: gildo

parabens pessoal de barauna vossa cidade é linda!!!!!!!!
Por: jose silva

sou de mossoro me criei na barrinha e no riachinho mas nao conheço barauna pois moro em recife desde os 10 hj com 39 um dia irei conhecer esta cedade q faz parte da minha vida bjs e abraços a todos desta cidade.
Por: alcimar

ola residio na cidade de Mossoro, ha muitos anos, meus avoos moravam na cidade de Barauna tempos atras; com tambem meus pais! mim sito muito feliz por ter nascido em Barauna! sou natural dessa cidade maravilhosa um abraco ha todos baraunese: valeuuu Eliezio santos 2012.... um jovem
Por: Eliezio Santos

ola residio na cidade de Mossoro, ha muitos anos, meus avoos moravam na cidade de Barauna tempos atras; com tambem meus pais! mim sito muito feliz por ter nascido em Barauna! sou natural dessa cidade maravilhosa um abraco ha todos baraunese: valeuuu Eliezio santos 2012.... um jovem
Por: Eliezio Santos

ja morei nesta cidade na minha infancia, sinto saudades! principalmente do povo, bastante acolhedor. Hoje moro em sousa PB desde 1978.
Por: Helenita

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Baraúna
Fundação:
1981
Altitude:
94m
População:
19.197 habitantes
Área:
893,0km²
Densidade Demográfica:
21,50hab/km²
CEP:
59410-000

Envie seu comentário sobre Baraúna