Apodi

Apodi-RN
banner

Bem-vindo a Apodi!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Apodi, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Apodi. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Apodi para programar a sua viagem.

A cidade de Apodi, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1883. A localidade está em uma altitude de 67m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 29.390 habitantes. A área total de Apodi é de 1.556,1km², e sua densidade demográfica é de 18,89hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Apodi-RN é 59700-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Apodi

Roteiros do Brasil

Roteiro: Descoberta do Rio Grande

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 19 de Abril de 1680, o Capitão-Mor Geraldo de Suny concedeu aos irmãos Manoel Nogueira Ferreira e João Nogueira a sesmaria, por eles requerida, para colonizar a ribeira do Apodi. A disputa pelas terras era uma evidência. Colonizadores e índios Paiacus reivindicavam o domínio das terras. Em 1685, os Nogueiras retornaram à Paraíba, de onde eram naturais, voltando pouco tempo depois à região, dando prosseguimento aos trabalhos de colonização. Com a sublevação geral dos índios ocorrida entre os anos de 1687 e 1696, morre Baltazar Nogueira em luta travada com os índios. Não suportando mais os ataques dos silvícolas, os colonizadores tiveram que se retirar da região, onde já haviam feito plantações e instalado a criação de gado. Alguns anos depois os Nogueiras retornaram às terras da ribeira do Apodi com Manoel Nogueira no comando, na condição de Sargento-Mor da Ribeira. A partir daí, o território experimentou uma época de progresso e desenvolvimento, sendo bem explorado e conquistado em virtude da presença dos padres jesuítas que instalaram em janeiro de 1700 na Aldeia do Apodi, a Missão, com o objetivo de catequizar os índios. Em 1761, a Missão foi extinta e os índios transferidos para outra área. Segundo a tradição, o rio e a região eram conhecidos pelo nome de Podi, em referência ao índio Potiguassu e, na decisão jurídica a respeito da posse das referidas terras, a palavra Podi passou a ser Apodi, por questão de pronúncia. No ano de 1766 foi criado o distrito de Apodi. Sua freguesia foi instalada por Dom Francisco Xavier Aranha, do bispado de Olinda e Recife, em 3 de Fevereiro do mesmo ano.

Significado do Nome 

Apodi é palavra de origem indígena. Segundo os historiadores do assunto significa coisa firme. Altura unida, um planalto, uma chapada. Seria a Chapada do Apodi à qual os índios davam esta denominação?  É provável que sim. A versão acima é do grande historiador Câmara Cascudo, a maior autoridade nos nossos assuntos históricos.

Aniversário da Cidade

23 de Março

Gentílico

apodiense

População

34.852 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Apodi, um lugar hospitaleiro. Ótimo para passar férias, bom para morar. Para quem busca tranquilidade, este é o lugar certo. Confira!

Clima 

Muito quente e semi-árido

Temperatura Média

Média: 28,1° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Chapada do Apodi.

Limites

Norte – Governador Dix-Sept Rosado, Estado do Ceará e Felipe Guerra
Sul –    Umarizal, Itaú e Severiano Melo
Leste – Caraúbas e Felipe Guerra
Oeste – Estado do Ceará, Severiano Melo e Itaú

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

328 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Represa

Lagoa do Apodi

Calçadão da lagoa do Apodi

Lajedo de Soledade

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE APODI

E-mail:

Telefones: (84) 3333-2123 

Sites: http://apodiforte.blogspot.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.rn.gov.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Apodi

moro em sao paulo a vinte anos mais apodi sempre mo meu coracao em 2009 eu estou ai no carnaval valeu apodi
Por: cesar paulino

apodi cidade maravilhosa terra onde eu ns moro em manaus mais amo apodi
Por: vanubiamorais

já conhecí. e posso garantir,tem muitas riquesas,e um potencial turístico enorme.
Por: joalbe de freitas

SOU FILHO DE APODI MORO EM RONDONIA HA 30 ANOS MAS SEMPRE VISITO ESTA TERRA QUE E MUITO ACOLHEDORA E TEM MUITA COISA BOAS PARA SE CONHECER.
Por: JULIMAR LOPES DE OLIVEIRA

Apodi é uma cidade bem variada, pois existe lugares como posadas belas, clubes e sitios para que procura uma diverção pasifica, mas também umas noites bastantes agitadas para que procura a curtição.
Por: zelenilson

sou de apodi,mais moro em guarulhos.. minha cidade é rica em humildade e simpliscidade,,fora as farras que saõ sempre mt boas,passei minhas férias ai,fiquei 28 dias farriando,coisa que ñ posso fazer aqui,por falta de segurança.. eu particulamente,Amo Apodi.
Por: antonia geilmada costa

AMEI O POR DO SOL NA LAGOA E UM CONVITE PARA IR AO PARAISO.
Por: katia do valle

amo apodi passei minha infancia toda ai minha familia mora ai , a cidade e linda limpa e maravilhoso, nao tenha palavras para definir , quando for em junho eu to chegando ,,,,,,,, alagoa e linda vcs presiçao ver, vão em apodi para ver ta e boas ferias ,,,
Por: ubatan torres

nasci nesta maravilhosa cidade , adoro o carnaval e toda cidade um pretendo voltar. apodi te amo.
Por: valdira leite de freitas

apodi e muito lindo e melho cidade do mundo a minha familia mora la e muito bom obg
Por: jose lucas do rego

sou filha do apodi, me criei ai,moro em são paulo a 15 anos.mas adoro minha cidade.espero q em breve vplte a minha terra natal.
Por: lucinha freitas

sou fllho natural de apodi venho da familia moura sou filho de raimunda carlos de oliveira ja falecida. conhecida como ( telvina ) sou sou irmão antonia zilnar e docinha. e neto de bento moura . morei no maranhão por mais de 30 anos . agora moro em são paulo capital
Por: NELTON MOURA DE OLIVEIRA

eu to loge e nesse momento mostro minha quirida terra apode pra meu amigos a melhor terrinha que já conhece eu amor apode............02/07/2011
Por: cleano

linda cidade estou com saldades,beijos á todos vou fazer um passeio ai.
Por: expedito

oi! meu nome é expedito filho nascie em apodi estou no rio de janeiro á mais de 30 anos deixei muitos amigos ai estou com muitas saldade. á´ cidade é linda um forte abraço.
Por: expedito

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Apodi
Fundação:
1883
Altitude:
67m
População:
29.390 habitantes
Área:
1.556,1km²
Densidade Demográfica:
18,89hab/km²
CEP:
59700-000

Envie seu comentário sobre Apodi