Alexandria

Alexandria-RN
banner

Bem-vindo a Alexandria!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Alexandria e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Alexandria.

A cidade de Alexandria, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1930. A localidade está em uma altitude de 319m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.127 habitantes. A área total de Alexandria é de 420,4km², e sua densidade demográfica é de 31,23hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Alexandria-RN é 59965-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Alexandria

Roteiros do Brasil

Região Pólo Serrano

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O documento Tombo de Demarcação, datado de 1759, arrola como testemunha o preto alforriado de nome José da Costa, que, com as mãos em cima da Bíblia, jurou dizer somente a verdade. E disse, entre outras coisas, que era morador da fazenda Barriguda, localizada numa serra da região, cuja forma se assemelhava com uma barriga. Assim começou a povoação da região.
O povoado foi crescendo e alcançando repercussão no Estado.
A Lei nº 572, de 03 de Dezembro de 1923, elevou o povoado de Alexandria, pertencente ao município de Martins, à categoria de vila, Sete anos depois, pelo Decreto nº 10, de 07 de Novembro de 1930, foi criado o município com a denominação de João Pessoa. Em 1936, para evitar confusão com a capital da Paraíba, e, ao mesmo tempo, confirmar a merecida homenagem a sua filha ilustre, o município voltou a seu nome, Alexandria, através da Lei nº 09, de 24 de Outubro.

Significado do Nome

Em homenagem a Alexandrina Barreto Ferreira Chaves, filha da terra e esposa de Ferreira Chaves, que chegou a ser Senador e Governador do Estado, o povoado passou a ser chamado, pela primeira vez, de Alexandria.

Aniversário da Cidade

07 de Novembro

Gentílico

alexandrinense

População

13.467 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Alexandira uma cidade cercada de montanhas, tranquilidade. Que tal passar férias em um lugar que oferece muita hospitalidade? Venha conhecer Alexandria, serão dias inesquecíveis!

Clima 

Muito quente e semi-árido, com estação chuvosa atrasando-se para o Outono.

Temperatura Média

28° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Pau dos Ferros.

Limites

Norte  –  Pilões e Antônio Martins
Sul     –  Estado da Paraíba
Leste  –  Estado da Paraíba
Oeste –  Tenente Ananias e Marcelino Vieira

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

369 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Estação Ferroviária

Rede Ferroviária do Nordeste (1951-1975)
RFFSA (1975-1997)
ALEXANDRIA
Município de Alexandria, RN
E. F. Mossoró-Souza - km 224 (1960) - RN-3550
Altitude: - Inauguração: 29.12.1951
Uso atual: em pé; uso desconhecido - sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTÓRICO DA LINHA: A E. F. Mossoró-Souza foi inaugurada em 1915 entre Porto Franco e a cidade de Mossoró, com o objetivo de se alcançar a cidade de Alexandria, na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba. Após muitos adiamentos, o prolongamento da linha foi saindo aos poucos, em 1926 a São Sebastião e somente em 1951 a Alexandria. Por volta de 1958 chegou a Souza, encontrando-se com a linha Recife-Fortaleza nessa cidade. Nos anos 1980, a ferrovia foi desativada e seus trilhos arrancados em praticamente todo o percurso.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Alexandria foi inaugurada em 1951. Era ela o objetivo da linha inaugurada em 1915 até Mossoró, mas
ACIMA: Mapa do município de Alexandria nos anos 1950. Quase na divisa norte, onde está "Baixa", suponho que seja a estação de Baixa Verde, ou Ulrich Graff (IBGE: Enciclopedia dos Municípios Brasileiros, vol. V, 1960).

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALEXANDRIA

E-mail:

Telefones:

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Natal-RN

Endereço: Avenida Cap-mor. Gouveia, 1237 - Cidade da Esperança
Telefone: (84) 3205-2931

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.rn.gov.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.estacoesferroviarias.com.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Alexandria

a serra da barriguda carnaval clima gente boa pousada comida boa sao joao danças tipicas
Por: sueli batista de sousa

oi caros visitantes,eu me chamo Alberes,nasci nessa maravilhosa cidade,apesar de hoje residir em praia grande/sp. Foi aqui q passei os melhores momentos da minha vida. E se quiserem viver belos momentos aqui, conheçam nosso carnaval,é tudo de bom.muita emoção,gente bonita e alegre.Sem falar nos blocos carnavalescos,com destaque para o irreverente Ktaputas q esta em seu ano 9 com 100% energia!!!
Por: alberes pontes

cidade do melhor carnaval do interior do RN, cidade massa de um belo banho de açude .Venha conhecer a nossa primeira maravilha do rn a serra da barriguda. Eu amo o Rn josimar de Ireçe Ba
Por: josimar rodrigues

SAI DESSA CIDADE COM OITO ANOS, MEU PAI. MINHA MÃE, E CINCO IRMÃOS. A TRINTA ANOS, MEU PAI E MÃE SE FORAM COM DEUS,MAIS O SANGUE PEDE PRA VOLTAR A TERRA NATAL E QUALQUER DIA EU VOU VISITAR ESSE PARAISO.
Por: MARGARIDA VITO DE BRITO

Me criei em Alexandria sai de lá com 21 anos de idade, sou filho de Maria tia de Washington de Silvio ambos moram no bairro cascalho. Insentivo qualquer pessoa a conhecer esta cidade hoje, com certesa está muito diferente de antigamente. Vi algumas fotos e gostei por isso aconselho a visitação. Um abraço a todos.
Por: Edvan Severiano Reis de Lima

nascie e morei até os 17 anos amo essa cidade, muita coisa mudou achei tudo diferente ,brinquei esse ano o carnaval de 2010 foi maravilhosoooo.beijossssssssss
Por: lena

sou de Alexandria mas moro em são Paulo . UM dia vou mora na minha terra que tanto amo ,um abraço em todos Alexandriênce .
Por: Margarida Arruda

amo alexandria, e om que tem de melhor lá. a semana universitária e a serra barriguda. beijo minha cidade querida.
Por: rutilenefernandes

nasci em alexandria,sai de la aos 5 anos de idade,meu sonho e ir la um dia e estou planejando ir agora se deus quizer.beijos alexandria tera querida.
Por: vanusa pereira de andrade

minha terra querida um dia irei ai se deus quizer ,nasci em alexandria e sai aos5 anos,meus sonho e ir la.beijos alexandria
Por: vanusa pereira de andrade

morei em alexandria varios anos, hoje moro em sp mas adoro minha alexandria é uma cidade fantastica, maravilhosa muito aconchegante. sinto muita saudades de alexandria. Um bj
Por: adria cristina

MOREI 10 ANOS NO BAIRRO DA CASCALHO PRA MIM A CIDADE DOS MEUS SONHOS UM ABRAÇO, SAUDADES E MANDE NOTICIAS.
Por: PASTOR ALDEMIR MARTINS

Alexandra, terra querida onde nascí, motivo pelo qual sinto muito orgulho, moro em Cajazeiras estado da paraiba, mais nunca esquecí alexandria, quando sai dai ainda estavam vivos Dr. Mouzinho, Valfredo Roca, Zé Rocha, Cinete minha querida irmã, Cecilio alfaiate, e tantos outros. Breve estarei aí para matar a saudade.
Por: Silvaneres Rocha Formiga

Essa cidade eu não conheso mais um dia eu vou ai se deus queser e ele quer; apessar de ter muitos parentes ai por exemplo tia luzia.
Por: adailton

GOSTARIA DE VER MAS FOTOS DA BAIRRO DO ALTO DA BOA VISTA NO SAT TENHO UM AMIGO DESTE BAIRRO DE ALTO DA BOA VISTA ESTA AQUI EM FORTALEZA, ELE GOSTARIA DE VER MAS FOTOS ELE TEM 53 QUER MORA AQUI
Por: FRANCISCO RENATO

Alexandria,simplesmente te amo,te devo os melhores momentos da minha adolescência, tenho ótimas lembranças
Por: teresa cristina

Terrinha querida. Passei 6 anos maravilhosos da minha vida nessa cidade. Hije morro de saudades dela. Em breve estarei ai para visita-la. um grande abraço a todos.
Por: Claudia Maria

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Alexandria
Fundação:
1930
Altitude:
319m
População:
13.127 habitantes
Área:
420,4km²
Densidade Demográfica:
31,23hab/km²
CEP:
59965-000

Envie seu comentário sobre Alexandria