Acari

Acari-RN
banner

Bem-vindo a Acari!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Acari, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Acari, localizada no estado de Rio Grande do Norte (RN), foi fundada no ano de 1833. A localidade está em uma altitude de 270m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.875 habitantes. A área total de Acari é de 612,9km², e sua densidade demográfica é de 17,74hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Acari-RN é 59370-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Acari

Roteiros do Brasil

Região Polo Seridó

Cidade Mais Limpa do Brasil 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

Habitado primitivamente pelos índios Cariris, o município de Acari foi fundado, na condição de povoado, pelo sargento-mor Manuel Esteves de Andrade, vindo da Serra do Saco. Manuel Esteves ergueu em 1737 a capela no novo povoado, consagrada à Nossa Senhora da Guia. Em 11 de abril de 1835, foi criado o município de Acari, por resolução do conselho de Governo. Neste mesmo ano, ou seja, na época do império, já dizia o “Código de Postura da Intendência Municipal da cidade de Acary” cujo autor é desconhecido, “Em toda a cabeça de casal será obrigado a ter limpado as frentes de suas casas nas povoações, nas quatro festas, principalmente de cada um ano, sob pena de pagar por cada vez que faltar a limpeza, duzentos réis para as despesas da Câmara”. As pessoas eram obrigadas a manter a limpeza na cidade. Assim a legislação no Império e na Velha República previa que todos os habitantes mantivessem suas casas e ruas bem conservadas.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

11 de Abril 

Gentílico

acariense

População

11.012 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Considerada a cidade mais limpa do Brasil e a musa do Seridó, Acari é uma das cidades mais antigas do interior do Rio Grande do Norte. Sua beleza natural reúne imensas serras e grandes reservatórios de água, atraindo vários turistas e “filhos” distantes que procuram mesclar diversão, fé e devoção.

Clima 

Tropical semi-árido

Temperatura Média

hspace=0 COMO CHEGAR

Saindo de Natal em direção a Macaíba pela RN-226 até Currais Novos, de lá tomando a BR-427.

Localização

Central Potiguar

Limites 

Currais Novos, São Vicente, Cruzeta, São José do Seridó,Frei Martinho-Paraíba, Jardim do Seridó e Carnaúba dos Dantas.

Acesso Rodoviário

RN-226 e BR-427

Distâncias:

Da Capital:

201 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A principal atração turística é o Açude Gargalheiras, situado na bacia do Rio Acauã, a 04 quilômetros da sede do município, que chama atenção pelo belo cenário que apresenta, principalmente no inverno, quando forma uma enorme cachoeira. Para quem gosta de aventura, nada melhor do que escalar a Serra do Bico da Arara, que em determinadas épocas do ano (abril a outubro) abriga em suas grutas sete milhões de andorinhões vindos da África. Tem ainda inúmeras surpresas de um artesanato rico e uma culinária típica, que tornam a viagem inesquecível.

Principais Pontos Turísticos

Capela Nossa Senhora de Lourdes

Sobrados – Casario Urbano

Casas de Fazenda (Pinturas, Talhado, Pendanga, Imburana, Ingá, Caiçarinha, Trincheiras).
 
Sítios Arqueológicos e Treks Ecológicos

O Museu Histórico de Acari

Também conhecido por Museu do Sertanejo, localizado no antigo prédio da cadeia e intendência (Casa de Câmara e Cadeia), conta um pouco da sua colonização. Com 11 mil habitantes, o primeiro povoado de Acari surgiu em 1735, junto ao poço do Felipe, onde tropeiros paravam para dar água para o gado. A emancipação para município só aconteceu em 11 de abril de 1833, quando deixou de pertencer a Caicó.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

A capela, em homenagem a Nossa Senhora da Guia, ficou pronta em 1738, permanecendo matriz da cidade até 1867, segundo Oswaldo de Souza Câmara. Deixando de ser sede paroquial, devido à construção de uma nova igreja, sendo dedicada a Nossa Senhora do Rosário. Entre 1836 a 1840, ocorreram reformas por iniciativa do capitão Tomás de Araújo Pereira, ganhando patamar e os corredores laterais. Parte das imagens que possui: Santo Ambrósio, São bento, São Gonçalo, São Miguel, São José, N. S. da Conceição e N. S. do Rosário, datam do século XVIII; sendo consideradas a obra de arquitetura religiosa mais bem proporcionada do estado. Construída em tijolo cozido e liga resistente de argamassa de areia doce e barro vermelho. A fachada principal simples, com portada de verga curva encimada por cimalha e porta de folhas almofadadas. As partes laterais são fechadas por pequenos muros com portões de ferro de uma só face. Frontão em volutas, com ornatos conchóides, coroado por cruz. Pináculo sobre os cunhais. Retábulo do altar-mor em madeira. Sobre o sacrário existe um oratório de frisos e lambrequins dourados, onde se encontra a imagem de madeira da Madona do Rosário.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ACARI

E-mail: [email protected]

Telefones:

Sites: www.acari.rn.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Natal-RN

Endereço: Avenida Cap-mor. Gouveia, 1237 - Cidade da Esperança
Telefone: (84) 3205-2931 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Acari

conheço minha cidade por meio da internet desejo conhece-la pessoalmente
Por: Valdomiro Rocha de Lima

Acari,falar de Acari é facil demais,eu amo,sou de lá mais moro em Mossoró,sempre que posso estou lá,cidade linda,limpa e amiga,bjsss
Por: da Guia

Acari é uma linda cidade, muito limpa, e calma. Precisamos que Acarí não cresça, não apareça, e que tenha muito cuidado com atividade turistica, pois somente assim ela será sempre bela, tranquila e acolhedora. Sem dúvida a paz e o sossego vivem por lá. Parabens Acari ! que seja sempre assim e que Nossa Senhora da Guia a proteja.
Por: Ivson Medeiros Cavalcanti

sou da cidade de tucurui a capital da energia no estado pará.estou conhecendo através de foto,ja ouvi falar que é a cidade mais limpa do brasil. vcs estão de parabéns. boa sorte para todos os acariense e que seja sempre assim de pessoas educada e limpas. abraços para todos e fiquem com deus são os sinceros votos de italo e familia. tucurui 28/03/2010 pará estado de muita madeira açai pumpunha bacaba tucupi castanha do pará cupú e etc. vcs precisão conhecer.
Por: italo dantas

minha cidade maravilhosa super limpa linda um dia eu vou poder passear ai novamente umas fotos maravilhosa gostei...
Por: damiao

conheco muito bem acari e adoro viajar pra ai acho a populaca muito carismatica bjs acariences/,
Por: eva

eu ja vevi ai e amei essa cidade maravilhosa parabens por ser muito linda..
Por: luan

acari e um encanto de cidade a barragem nem si fala eu amo essa cidade.
Por: gonçalo matias da silva

Vizite a nossa querida cidade,a sua belezas como o çude de Gargalheiras,uma maravilha de barragem.quem conhece Acari volta sempre.sou filho dessa terra amada.Aprigio da Cosern.
Por: Aprigio Francico da Silva

nossa adoro essa cidade maravilhosa,passei a maior parte da minha vida morando nela.Adoro gargaheiras,passei muitos finais de semana me banhando nas aguas do açude junto com minhas filhas,amo acari lugar bonito por natureza.
Por: mauricia

Adorei,pessoas acolhedouras,comida maravilhosa,o lugar é muito bonito.A festa da Padroeira é linda ,mas o que me atrai é o sino com a alvorada.Nunca deixem esta tradição acabar.
Por: Marta Elena de Oliveira

muito bom quem mora comhece so e lazer ñ tenho nada pra fal acari e so paz quem ñ comhecer vemnha cohece ñ vai si arebende ñ
Por: puma

As belezas da barragem do gargalheiras são um atrativo e tanto, para quem gosta de curtir o melhor da natureza e relaxar com uma paisagem exuberante.
Por: felipe machado

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Acari
Fundação:
1833
Altitude:
270m
População:
10.875 habitantes
Área:
612,9km²
Densidade Demográfica:
17,74hab/km²
CEP:
59370-000

Envie seu comentário sobre Acari