Tanguá

Tanguá-RJ
banner

Bem-vindo a Tanguá!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Tanguá e muitas outras opções de hospedagem na cidade Tanguá. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Tanguá.

A cidade de Tanguá, localizada no estado de Rio de Janeiro (RJ), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 20m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 25.201 habitantes. A área total de Tanguá é de 143,7km², e sua densidade demográfica é de 175,37hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tanguá-RJ é 24890-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tanguá

Roteiros do Brasil

Região Caminhos da Mata- Baixada Litorânea

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Inicialmente habitada pelos índios Tamoios, a região de Itaboraí (Tanguá), passou a pertencer a Capitania de São Vicente, que desmembrada constitui a Capitania do Rio de Janeiro. Na metade do século XVI estas terras foram divididas em Sesmarias e doadas a Miguel de Moura, que posteriormente as cedeu aos Jesuítas que visavam catequisar os índios.
As Sesmarias permaneceram alienadas por 3 anos, quando em 1612 parte dessas terras foram vendidas pelos Jesuítas à Manoel Fernandes Osório, que fundaria a Vila de Santo Antônio do Caceribú, mais tarde Santo Antônio de Sá. O nosso município seria então formadoa partir do desmambramentodessas terras.
Uma Sesmaria de 9.000 léguas (39.204 hectares), foi doada ao Alferes Henrique Duque Estrada, por este ter participado na ocupação portuguesa na costa africana. Por isso veio ao Brasil como grande herói.
Nesta região por volta de 1670, foi erigido pelo dito Alferes, na margem direita da estrada que ligava Itaboraí à Rio Bonito um casarão, intitulado Solar dos Duques, com a casa grande, uma capela ao lado, um engenho e dependências características aos demais
Solares Fluminenses.
O Solar dos Duques, segundo consta, hospedou Dom Pedro II e sua comitiva Imperial, quando estavam de passagem por Itaboraí, provavelmente em 1847.Eram seus donos na época o Deputado Dr. Joaquim Francisco Alves Branco Munis Barreto e sua esposa Dona Maria José Magalhães Duque Estrada.
Do antogo casarão, infelezmente hoje nada mais existe senão os escombros e a saudade de algumas pessoas que tiveram o privilégio de conhece-lo. Hoje neste local se localiza a bairro de Duques, onde em 1969 é instalada a Estação Terrena de Comunicações Internacionais Via Satélite, a EMBRATE.
Posteriormente estas grandes possessões foram sendo divididas e vendidas e já por volta de 1880 haviam grandes fazendas em Tanguá, na qual três se destacavam, a do Coronel Luiz Pereira dos Santos, a dos Dr. Pereira e a dos Bandeirantes.
No ano de 1920, o coronel Luiz Pereira dos Santos vendeu a sua fazenda por 90 contos de réis à Brandão Franco, que construiu, entre 1920 e 1923, a Usina Tanguá (Empresa Agrícola e Industrial Fluminense).
Após a instalação da Usina, segui-se nesta região o loteamento, constituindo assim Tanguá, o 5º Distrito de Itaboraí, criando por força da Lei Estadual nº 1807 de 15 de janeiro de 1924.
Passados alguns anos a recém instalada Usina Tanguá, se encontrava em sérias dificuldades financeiras, sendo assim entregue ao Banco do Brasil, que a revendeu mais tarde(1930) ao Grupo Grilo Paz, constituído pelos senhores Manoel João Gonçalves, Altônio Augusto da Paz e José Antônio Alves. A Usina trabalhava em sistema de moagens por ano, onde a maioria da população trabalhava no plantio e no corte da cana.
A familia Gonçalves foi a grande benfeitora de nossa cidade, tendo doado entre outras coisas, o terreno onde está instalado o C.E. Antônio Francisco Leal, o C.C. Manoel João Gonçalves, sendo que a Senhora tereza Campins Gonçalves, matriarca da família e católica das mais fervorosas construiu a Igreja de Nossa senhora do Amparo, um dos nossos mais importantes patrimônios arquitetônicos. N aépoca de sua inauguração em 1969, diversos jornais estivem em nossa cidade fazendo cobertura deste acontecimento, devido ser esta uma das mais importantes obras de arquitetura do estado do Rio de Janeiro, dado o grande espaço livre de colunas, o que não era comum nas obras daquele porte.
No final da década de 60 a Usina Tanguá atravessava uma fase difícil, o que comprometeu o seu funcionamento, devido a essa situação em 1970 é feita a última moagem de cana-de-açucar na Usina.
No início da década de 70 instalou-se no prédio onde funcionava a Usina Tanguá a INCOMATOL, algum tempo depois neste mesmo prédio instalou-se a CIBRAN (Companhia Brasileira de Antibióticos), considerada a maior indústria farmacêutica da América do Sul na produção de antobióticos.
Nesta mesma década também é descoberta em Tanguá uma das maiores reservas de fluorita do Brasil. Este mineral como o calcário, representa atualmente, as maiores requesas minerais do Estado do Rio de Janeiro.

Significado do Nome

Inicialmente, devemos informar o significado da palavra TANGUÀ. Segundo Teodoro
Sampaio, estudioso de línguas indígenas, o topônimo que batiza o nosso município, é
originado da língua TUPI, onde TAN que dizer FORMIGA e GUÁ significa o verbo comer.
Portanto, ao pé da letra, significa COMER FORMIGA ou PAPA-FORMIGA.
Ocorre porém, que em nosso território existiam incontáveis formigueiros, dada a fertilidade de nooas terras, daí ser melhor aceitar a possibilidade de TANGUÁ significar BAIXA DAS FORMIGAS.

Aniversário da Cidade

28 de Dezembro

Gentílico

tanguaense

População

30.371 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Tanguá, uma cidade linda, tranquila, com belos locais para passear. Venha e divirta-se.

Clima


Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Saindo do Rio de Janeiro 
Saindo da Ponte Rio-Niterói, seguir pela Rod. Niterói-Manilha (BR-101) em direção à Rio Bonito até o centro do município de Tanguá.

Localização

Metropolitana do Rio de Janeiro

Limites

Itaboraí, Maricá, Rio Bonito e Saquarema

Acesso Rodoviário

BR-101

Distâncias:

Da Capital:

65 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira de Tomascar 

End: Estrada da Posse - Rio Tomascar  
É formada pelas águas do rio Tomascar, e possui um salto de aproximadamente 5 metros de altura formando logo após uma pequena piscina natural com 2 por 3 metros aproximados de dimensão. São águas claras, transparentes, de temperatura fria, com condições propícias para banhos. A paisagem circundante é caracterizada por áreas de pastagens e capoeiras, além de laranjais e bananais.

Serra do Barbosão 

End: Situada entre Tanguá e Sambaetiba. 
A Serra do Barbosão faz divisa entre os municípios de Itaboraí e cachoeiras de Macacu. Possui baixas altitudes e uma vegetação composta de pastagens, capoeiras, matas e plantações de bananas. Na paisagem circundante destaca-se antigas fazendas, implantadas ao longo do curso do Rio Macacu. A região é muito procurada para caminhadas, através de suas trilhas, e para a prática de campismo.
 
Fazenda Pachecos / Capela Nossa Senhora do Desterro 

End: Estrada Municipal IB-19 (próximo ao núcleo urbano de Pachecos) 
A casa da Fazenda dos Pachecos situa-se numa das curvas de níveis de uma pequena colina, tendo a sua direita num ponto mais alto, a capela Nossa Senhora do Desterro. Junto à casa existe um pequeno curral, plantação de tangerinas, laranjas e uma horta. A edificação data do século XIX, não tendo registro do ano de construção. Não há referências históricas ou cronológicas de maior importância. A casa sofreu várias reformas, a última em 1933, conforme data inscrita em sua fachada. A edificação acompanha a declividade do terreno. A escada de acesso principal sobe perpendicularmente à fachada frontal, levando a uma varanda alpendrada que ocupa toda a sua extensão (2º piso). O terreno da capela foi desmembrado e atualmente esta pertence à igreja de São José de Itaboraí. A Capela de Nossa Senhora do Desterro, encontra-se no alto de uma colina, a 200m da sede da fazenda. Foi construída pelos donos da fazenda, na mesma época, século XIX, não tendo sido registro históricos, nem o ano da construção. Encontra-se bem conservada sendo nítidas as diversas reformas sofridas que a descaracterizaram. As missas são celebradas pelo padre da Matriz de São João de Itaboraí (sede) de 2 em 2 meses, geralmente aos domingos.
 
Igreja Nossa Senhora do Amparo 

End: Rua Tereza Campins Gonçalves, s/n° - Centro 
Tel: 21- 2747-1120 

Fazenda Heródia ou da Posse 

End: Estrada Municipal IB-7 
O conjunto arquitetônico da Fazenda Heródia é constituído pelo alambique, casa de farinha e sede. Situa-se em uma pequena elevação dentro das terras da propriedade, junto a estrada que a corta. O relevo desta região apresenta pequenas colinas desmatadas em grande parte, conseqüência das plantações de diversos períodos. Junto à porteira, que demarca a saída da fazenda em direção a Bulhões, existe uma construção mais recente onde funciona o armazenamento e engarrafamento da cachaça. Não se tem conhecimento do ano de construção, mas sabe-se que data do século XIX. A sede da fazenda sofreu grandes modificações e reformas, a última em 1950. A casa da farinha, que localiza-se nos fundos da sede, possui arquitetura rústica. Em seu interior existe ainda os utensílios de fabrico da farinha de mandioca. O alambique atualmente encontra-se em atividade. A fazenda foi cenário do filme (comédia) nacional. Atualmente vive da lavoura e é a residência de seu atual proprietário.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TANGUÁ

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.tangua.rj.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL, TAB. DE NOTAS E REGISTROS PÚBLICOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (21) 2747-1559

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Tanguá

eu acho que esta localidade muito legal
Por: marcely

moro em tangua desde que nasci amo esta cidade, para mim eo melhor lugar, para criar minha filha; pois e muito tranquila,tenho tudo o que presizo por perto, como escola, medico, lojas mercados,entre,outros,nao poderia deixar de falar da beleza,de suas cahoeiras,e paisagens maravilhosas,por tudo isso tangua pra mim e um otimo lugar pra se viver ,e se feliz.........
Por: ana paula marins

nascida criada eu amo essa cidade atual moro em itaperuna mais sonho em retornar pra tangua
Por: adriana santos

Tangua e como um conto fadas,tem magica. Aspessoas do lugar sao alegres. As serras sao maravilhozas,que posso falar faz 10 anos quemoro fora do Brasil,mais meumaior sonho evolta a meu Tangua(mundomagico)
Por: renata

cidade otima para passa as ferias meu carnaval foi otimo no centro de tangua
Por: carla maria da silva

cidade,en transfomaçao,mais com bela cachoeira restaurante,engenho d´gua cm 208anos bar com varios pestiscos sorveteria ,isso fica na rua da posse local: tomascar sitio engenho dgua
Por: rosiel

nasci e vivi em tanguá ate meus 14 anos, é uma cidade q eu amo de paixão. Hje moro em alvorada TO, mas numca me esqueço de tanguá pois minha familia é toda de lá. Uma cidade linda como essa ninguém pode deixar de conhecer.
Por: mayara m. da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tanguá
Fundação:
1997
Altitude:
20m
População:
25.201 habitantes
Área:
143,7km²
Densidade Demográfica:
175,37hab/km²
CEP:
24890-000

Envie seu comentário sobre Tanguá

banner