Santo Antônio de Pádua

Santo Antônio de Pádua-RJ
banner

Bem-vindo a Santo Antônio de Pádua!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Santo Antônio de Pádua, informações atualizadas sobre a cidade Santo Antônio de Pádua, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Santo Antônio de Pádua.

Informações de Santo Antônio de Pádua

Roteiros do Brasil

Região Noroeste das Águas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Primitivamente, o território do atual município pertenceu aos índios das tribos dos Puris e Coroados. No séc. XVIII, o frade Fernando de Santo Antônio, começou as suas andanças pelo Rio Paraíba do Sul e conseguiu que lhe fossem doadas algumas sesmarias nas margens do Rio Pomba. Tendo como objetivo pacificar as tribos, não teve sucesso, devido as constantes lutas. Mas o Frei encontrou alguém que pudesse realizar a sua obra. O frade Antônio Martins Vieira, erigindo, inicialmente (séc. XIX) uma capela sob a inovação de Santo Antônio de Pádua, nas proximidades do Rio Pomba, em torno da qual foi reunindo famílias indígenas já pacificadas por seu antecessor. Alguns anos depois com o progresso da povoação, sua capela, em 24 de Novembro de 1824, foi elevada a categoria de curato, pelo Bispo Dom Joaquim da Silva Coutinho.
Continuando o desenvolvimento do curato, situado nos sertões dos Puris ou do Pomba, recebeu o predicamento de freguesia pela lei nº 296, de 1º de Junho de 1843. Em 19 de Abril de 1850, São Fidélis é elevado à vila, ficando sob jurisdição a Freguesia de Santo Antônio de Pádua. Esta continua em franco progresso devido às suas atividades agrícolas. Devido a esse progresso, em 02 de Janeiro de 1882, o governo da Província, sancionando os desejos de seus habitantes, emancipou-se de São Fidélis, elevando-a à categoria de Vila. Instala-se a Vila, em 26 de Fevereiro de 1883. A situação econômica municipal continua crescendo, mas sofre abalos durante a Lei Áurea e a imprevidência dos senhores de terras e engenhos. Pelo decreto nº 17 de 27 de Novembro de 1889, a sede é elevada à categoria de cidade. As grandes lavouras vão desaparecendo, dando lugares pequenas culturas por falta de braços. Mas com o tempo o município vai se recuperando e atualmente possui um comércio florescente, principalmente nos setores da agricultura e pecuária.     

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

26 de Julho

Gentílico

paduano

População

40.589 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Santo Antônio de Pádua, localidade tranquila rodeada de montanhas, um lugar aconchegante. Suas férias serão inesquecíveis. Vale a pena conhecer!

Clima 

Tropical

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Noroeste fluminense

Limites

Miracema, São José de Ubá, Cambuci, Aperibé, Itaocara, Cantagalo, Pirapetinga (MG), Recreio (MG) e Palma (MG)

Acesso Rodoviário

Seguir pela Linha Vermelha até a saída para a Rod. Washington Luís (ou Rio - Juiz de Fora), BR-040. Entrar à direita na Rod. Rio-Teresópolis (BR-116) até o município de Além Paraíba (já no estado de MG). Pegar a Rod. Lúcio Meira (BR-393) e continuar pela RJ-186 (Pirapetinga - Bom Jesus) até o centro do município de Santo Antônio de Pádua.

Distâncias:

Da Capital:

265 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira dos Macacos

São pequenas quedas, apresentando águas de cor escura, barrentas, com temperatura amena. São usadas para banho e em alguns trechos possui formação de escorregas. A vegetação é densa apresentando bananeiras e outras árvores frutíferas.

Fonte Hidromineral e/ou Termal

A fonte de água iodetada é classificada como água alcalina - bicarbonada - sódica e não é termal, sendo complemento importante no tratamento do aparelho cardiovascular. Os paduanos dizem ser a única fonte com esta característica na América do Sul. A fonte tem água que promana da zona falhada paralela no Rio pomba com vazão média 11.000 litros diários. A fonte se encontra no pátio do Hotel da Águas, estando protegida por uma construção pequena e limpa, canalizada para maior facilidade dos usuários. É a única industrializada e comercializada na cidade.

Pico das Freicheiras

Com altura aproximada de 1.100 m, pode ser visto do centro de Santo Antônio de Pádua. Apresenta em torno do atrativo uma vegetação diversificada, predominando as bananeiras, bambuzais e eucaliptos.

Quedas Dágua do Rio Pomba

Localizadas no Rio Pomba, as quedas são pequenas, formadas por lajes de pedras de tamanhos variados formando em época de vazante escorregas, e na época de cheia transformam-se em corredeiras próprias para prática de canoagem. Suas águas são escuras e barrentas principalmente em época de cheia. A vegetação em torno ao atrativo é diversificada, formando uma paisagem muito apreciada para os amantes da natureza.
 
Rio Bonito / Ourives

Possui um curso de 290 km, deságua no Paraíba do Sul, na Fazenda dos Macacos, onde está a cachoeira dos Macacos. A água é escura, barrenta, com temperatura fria. Vegetação em torno é densa e variada.
 
Rio Pomba

O Rio Pomba nasce na Serra da Mantiqueira na localidade de Serra do Sapateiro, Estado de Minas Gerais, na estrada que segue para a cidade do Pomba. Apresenta água de cor escura, barrenta, com temperatura amena. A vegetação em torno é variada, com árvores de pequeno e médio porte, chegando até as suas margens.

Capelinha da São Sebastião

Esta capelinha está no alto do morro de onde pode ser vista da cidade. Da capelinha tem-se uma visão parcial da cidade. Só existe esta capela no morro, tendo a sua volta muita arborização. Ela foi construída em 1926 e ficou conhecida por algum tempo como igreja dos portugueses - porque a idéia de sua construção nasceu mesmo de um grupo de cidadãos luso residentes naquela rua.

Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua
  
A Igreja Matriz apresenta um magnífico templo que ergueram no mesmo local da antiga capela, cuja construção custou seiscentos contos de réis. A planta é do arquiteto José Benevente, executada pelo operário italiano Francisco Di Poli. A pedra fundamental foi lançada em 02 de abril de 1933. A colocação da cruz no alto da torre, revestiu-se de imponente festividade. Ela apresenta muitas peças e objetos religiosos, tendo figuras e painéis pintados nas paredes. No teto se encontra uma pintura que retrata a paisagem de Adão e Eva da Bíblia.

Museu Histórico 

O Museu está localizado no Colégio de Pádua e guarda todo o acervo de peças antigas de algum valor cultural, artístico ou histórico para a cidade. Algumas peças não estão no Museu, para maior conservação, se encontram na casa do Prefeito. As que se encontram no Museu estão dispostas para apreciação, como a 1ª impressora do Jornal de Pádua, livros, jornais de 1917 e outros objetos doados pelos cidadãos de Pádua.

Ponte Dr. Raul de Moraes Veiga 
 
Esta Ponte foi construída sobre o Rio Pomba, permitindo a ligação da cidade que é separada pelo Rio. De um lado temos como acesso a Rua Benjamim Constant, que possui bastante comércio e do outro lado a Rua Fernando Perlingeiro. Pode-se ter uma vista parcial da cidade e do Rio Pomba do meio da ponte. Ela foi construída em agosto de 1922, por um Projeto da Diretoria de obras Públicas. A sua arquitetura é bastante antiga, em forma de arco. Aproximadamente ela tem 200 m de comprimento e 100 m de altura.

Busto do Marechal Odílio Denys 
 
Este Busto está localizado na Praça Pereira Lima, onde tem grande extensão para área de lazer, bastante arborizada. Perto desta praça temos a Rua Benjamin Constant, onde podemos observar a ponte Dr. Raul Moraes Veiga. O Busto é do tipo Herma, sobre pedestal de mármore com três placas da Câmara dos Vereadores, da Comissão que idealizou o monumento e da Prefeitura. O ano de inauguração data de 1968, e teve por finalidade homenagear a vida fecunda e brilhante do militar.

Busto de Dr. Amilcar Rodrigues Perlingeiro 
 
Construído em 1966, pelo Prof. Abel Malafaia. Dr. Amilcar foi um brilhante advogado e ensaísta. O seu busto, em bronze, está sob um pedestal de granito. Onde está o busto, observa-se a Praça Leontina Malafaia, muito bem conservada, como área de lazer. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.santoantoniodepadua.aabb.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS DO 1º DISTRITO:

E-mail:

Telefones: (22) 3853-2050

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

 

Comentários de Santo Antônio de Pádua

Sou Paduano, e fico feliz em ver , que a cidade esta prosperando, e evoluindo.
Por: antonio celso magalhaes

moro na Bahia a 9 anos , e gostaria de parabenizar fabricio pelas fotos do site,pois atraves delas mato a saudade de minha cidade natal.
Por: Sergio Marcos V. de Souza

Morei em Pádua no início dos anos 80. Que cidade boa!!! Sou da família Padilha. Resido hoje no Estado de São Paulo, mas espero voltar um dia a passeio.
Por: MARIA MARTA CATTA PRETA PADILHA

Trabalhei e estudei em santo antônio,meus pais moram na divisa São pedro com Boa nova,eu moro em Xerém desde 1991. Eu tenho muitas saudades da praça pereira lima pois antes de entrar pra sala de aula ficar um pouquinho na pracinha com os amigos sempre foi muito legal.gostava também de ouvir a rádio feliz,o tito rodrigues leu muitos poemas que mandei pra rádio,é uma pena aqui não pegar a rádio de Pádua, ainda! Sem dúvidas Santo Antônio de Pádua é um lugar encantador.
Por: adriana ramos gabry

Minha cidade natal, Amo esta cidade, tao cheia de maravilhas naturais!!!!! Quanta saudades!!!!!!!!!!!!
Por: Ionice

Adorei passar por la, não conhecia, pois me parece um lugar muito tranquilo para se morar , cidade de aparencia limpa ,e de pessoas simples e acolhedoras. e o endardecer a margem do rio pomba que espetáculo da natureza parece que estamos em um filme de época . Valeu passar por lá,pois e cidade do interior que gostaria de morar.
Por: alcenir silvestre

Estou morrendo de saudades deste lugar maravilhoso.
Por: adriana ramos gabry

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santo Antônio de Pádua

Envie seu comentário sobre Santo Antônio de Pádua