Rio Bonito

Rio Bonito-RJ
banner

Bem-vindo a Rio Bonito!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Rio Bonito e muitas outras opções de hospedagem na cidade Rio Bonito. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Rio Bonito.

A cidade de Rio Bonito, localizada no estado de Rio de Janeiro (RJ), foi fundada no ano de 1846. A localidade está em uma altitude de 40m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 47.389 habitantes. A área total de Rio Bonito é de 463,3km², e sua densidade demográfica é de 102,29hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Rio Bonito-RJ é 28800-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Com quase 56 mil habitantes, Rio Bonito, localizada no estado do Rio de Janeiro e distante aproximadamente 85 quilômetros da capital do estado, poderia ser triste e sem graça pelo fato de não possuir praias, principalmente por estar localizada num estado em que as principais cidades são litorâneas.

No entanto, não é exatamente isso que acontece, já que, mesmo não tendo praias, Rio Bonito conta com belezas inigualáveis em seu território. Por estar muito próxima a Serra do Mar, a cidade vive e oferece aos seus visitantes as mais belas paisagens naturais que só esta região do País pode oferecer. São rios, lagos, trilhas, cachoeiras e morros com vista panorâmica da cidade e de toda a região. Para quem gosta de fazer turismo em meio à natureza, Rio Bonito é o destino ideal.

A cultura e as construções antigas

Para quem visita a cidade, além das belezas da Serra do Mar e da Serra do Sambê (conjunto de montanhas próximas a Serra do Mar na região), é possível conhecer um pouco mais da história do local por meio das construções do século XVIII. São igrejas, casas e outros tipos de propriedades que fazem o visitante voltar no tempo e pensar como era a vida das pessoas da cidade no início da sua colonização.

Após conhecer a cidade “por dentro”, visite o Parque da Caixa D’água, um local público com várias trilhas, espaços abertos, fontes e, por fim, o principal cartão postal de Rio Bonito: a Pedra do Índio Chorão, que nada mais é do que uma formação rochosa com formato único: o de um rosto com algumas infiltrações de água, que mais parecem lágrimas.

Há várias opções para a prática de esportes radicais, como as corredeiras dos Bagres e de Braçanã. Além disso, o contato com a natureza acontece praticamente o tempo todo e é exatamente isso que Rio Bonito mais explora para oferecer aos visitantes: tranquilidade e relaxamento em meio a Serra do Mar.

Como chegar?

A cidade fica há 85 quilômetros do Rio de Janeiro e o acesso é feito pela BR-101. Não há aeroporto na cidade, por isso, para quem vem de outros estados, deve-se chegar pela capital e ir de carro até Rio Bonito. Ao chegar à cidade, você certamente entenderá o significado da palavra tranquilidade.

Informações de Rio Bonito

Roteiros do Brasil

Região Caminhos da Mata - Baixada Litorânea

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A região onde se localiza Rio Bonito no dias de hoje, de acordo com alguns historiadores, teria sido visitada por homens de Américo Vespúcio quando estes aportaram na região de Cabo Frio por volta de 1504.
Numa outra versão, Rio Bonito teria sido desbravado pelos Sete Capitães no início do século XVIII.
Quando da segunda invasão dos franceses ao Brasil, muitos portugueses e índios tomaram parte nas batalhas e contribuíram para sua conseqüente expulsão do Brasil.
O Governador Geral Martim Corrêa de Sá, doou gleba da capitania a sete capitães que teriam lutado contra os franceses no Rio de Janeiro.
Um deles, Manuel Riscado, se estabeleceu efetivamente na região onde é hoje Campos dos Goytacazes, os outros alugaram terras a colonos ou as doaram aos padres e jesuítas. O desbravamento de Rio Bonito pode ter ocorrido nesse período.
As terras dessa região tinham sido ocupadas anteriormente pelos índios Tamoios que acabaram sendo afastados desse local pelas freqüentes chegadas de colonos ao Brasil.
Porém é em 1755 que Gregório Pinto da Fonseca, proprietário da fazenda denominada Madre de Deus, que construiu a capela em sua fazenda de onde se originou o núcleo da cidade. A capela passou a curada (povoação pastoreada por cura ou vigário) em 18 de Abril de 1760. Possivelmente a capela começou a agregar, através de seus serviços religiosos, todo o pessoal da pequena região - o que provocou sua expansão. Outra capela foi construída no mesmo local para substituí-la, mas teve pouca duração.
No início do século XIX fez-se construir a Igreja Matriz da N.S. do Rio Bonito, que é até os dias de hoje, o ponto central do município de Rio Bonito.
Na divisão e distribuição de sesmarias relata-se pelo governador da época a construção de 5 engenhos de açúcar.
Nessa época começaram a ser implantadas e desenvolvidas muitas fazendas de café. A região foi tomada pela produção cafeeira e sofreu um surto de progresso considerável.
Em 1847 D. Pedro II, em sua viagem de retorno de uma excursão que fizera a Macaé e Campos, passou por Rio Bonito. A cidade já contava com um prédio da Câmara de boa qualidade - a Câmara tinha as funções que a Prefeitura tem hoje - e foi nesse local que se hospedou o Imperador. Esse edifício já não existe mais.
A programação da visita do Imperador foi intensa e variada e incluía entre outros eventos, o desfile da Guarda Nacional, audiências concedidas pelo Soberano e solenidade na Igreja Matriz.
Nessa ocasião, ao ser servido de água tirada de um poço próximo o Imperador prometeu construir um chafariz para a principal praça da pequena vila. Promessa cumprida com a inauguração do Chafariz em 1857, o mesmo Chafariz que pode ser visto hoje na Praça da Matriz.
Um ramal férreo foi inaugurado em 1880 para dar escoamento à produção de café e fez de Rio Bonito um centro não só de produção como de comércio dessa região.

Significado do Nome

 

O nome Rio Bonito foi creditado também aos Sete Capitães quando estes se dirigiam a Macaé. Consta que ficaram impressionados com o belo riacho que atravessava a região.
Em outra versão foi a Princesa Isabel, quando de sua passagem por Rio Bonito, que se impressionou com a beleza do rio.

Aniversário da Cidade

07 de Maio 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

Clima 

Tropical Úmido

Temperatura Média

20º C 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Baixada Litorânea

Limites

 

Acesso Rodoviário

Saindo do Rio de Janeiro 
Saindo da Ponte Rio-Niterói, pegar a Rod. Niterói-Manilha (BR-101), passando por Itaboraí e Tanguá até Rio Bonito. 

Distâncias

74 km da Capital 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Artesanato

É fato marcante as características do artesanato de Rio Bonito, onde nossos artesãos buscam preservar a cultura local agregando maior valor aos seus diversos trabalhos, tais como: cestarias e objetos decorativos em cipó, bambu, móveis em ferro bambu e madeira, entalhos, utensílios decorativos e utilitários em madeira, vestuário, bordados, crochês, tricôs, patchwork, bijouterias, tecelagem em fios, fibras, jutas, sisal, ráfia e outras.

Biquinha da Bela Vista  
 
Situada na Praça Pietro Violante no bairro Bela Vista é de há muito tempo conhecida, havendo quem dela se recorde desde 1917.
O nascedouro d´água, o qual mais tarde receberia o nome de biquinha é anterior a criação do bairro e a água brotava do chão como se fosse uma mina formando uma bacia de areia muito fina.

Cachoeira de Braçanã

Localiza-se na Estrada Municipal do Basílio, possuindo aproximadamente 03 m de queda e 10 m de comprimento, 01 salto com um bom volume (em torno de 800 litros por segundo) de água transparente, com a temperatura em média de 10 graus, com possibilidade de banho em piscinas naturais e trilhas

Cachoeira de Tomascar

A cachoeira possui 04 m de queda e 06 m de largura, possui 03 saltos, a água é transparente, clara, com temperatura média de 15 graus. Há a possibilidade de banho, pois apresenta piscinas, duchas naturais, local para caminhada e trilha de interesse para a visitação.

Rio Seco 

Horário: Permanente
Rio encachoeirado. Vegetação de médio porte no em torno. Rio cuja quantidade de água já foi em maior volume. Em alguns trechos é apenas riacho ou córrego. Onde já houve cachoeiras encontram-se locais com pequenas piscinas formadas por rochas no seu curso.

Cachoeira dos Bagres

Localiza-se na Estrada dos Bagres, distante 20 km do centro do município de Rio Bonito. Possui 20 m de queda e 12 m de largura, apresentando 05 saltos e grande volume de água cristalina com temperatura média de 10 graus. A paisagem ao redor é composta por árvores naturais e com uma grande variedade de fauna e flora.

Casa de Cultura Hélio Nogueira

Criada pela Lei Nº 421 de 1º de dezembro de 1992. Dispõe de acervo documental, artístico e cultural. Criada para constituir um ponto de encontro onde historiadores, intelectuais, professores, alunos, artistas e gente do povo possam se reunir para debater, apreciar e participar de encontros ligados às formas de expressão. É, também, um local onde nossos artistas expõem seus trabalhos (esculturas, pinturas, trabalhos manuais, artesanatos, etc...). Localizada na Praça Fonseca Portela, possui seu acervo documental, artístico e cultural considerado parte integrante do Patrimônio Municipal.

Casa Princesa Isabel 

Você sabia que a casa em estilo colonial existente às margens da rodovia RJ-124 a caminho da Região dos Lagos(cuja foto com o título Princesa Isabel encontra-se acima), em frente à Igreja de Nossa Senhora de Boa Esperança, na localidade de mesmo nome, abrigou a Princesa Isabel e o seu marido, o Conde D´Eu, quando eles estiveram em Rio Bonito, em 12 de julho de 1868.

Chafariz

Localizado na Praça Fonseca Portela, no centro de Rio Bonito. Doação do então Imperador D. Pedro II, inaugurado em 1857.

Engenho da Farinha 
 
Situado em Tomascar, tendo como referência a Escola Municipal José Claudionor Rosa cuja localização é bem próxima, o engenho é constituído de um casarão grande, antigo, coberto de telha canal, possuindo paredes largas que por si só denunciam a passagem do tempo.

Parque da Caixa D´Água  
 
Lugar de clima fresco, ambiente calmo e bucólico, de aspectos rústico e natural. A temperatura bem mais fresca lembra as serras fluminenses. Possui vegetação fechada e variada em espécies e indivíduos. O Parque da Caixa D’Água está contido na Serra do Sambê, e dela origina a abundância e riqueza hídrica, que fez do local sede de distribuição de água no município na década de 30. Exatamente no ano de 1937, o prefeito Inácio de Moraes construiu um reservatório de água que passou a abastecer a cidade nas décadas de 30, 40 e 50.
Já no ano de 1941, no governo do prefeito Ataliba Saragoça Santos, foi ampliado o lago para os visitantes beberem água fresca, pois não havia geladeira caseira. Em 1950, no governo do prefeito Celso Peçanha, foram construído os acesso de pedra, escadas, bem como um lago na parte mais baixa do local. Esse lago foi construído com o aproveitamento das águas abundantes no local e era muito usado, como até hoje pelos visitantes.
Na década de 50 foi desativado o abastecimento de água no local, transferido para a Serra do Sambê, a oeste do Parque, que também se localiza na Serra, já que o prefeito Francisco Alves de Mendonça, firmou contrato com a Cedae, a qual passou a abastecer a cidade deste então.

Praça Dr.Elias Abrahão Hallack (Bosque Belo Vista)

Praça Dr. Elias Abrahão Hallack, popularmente conhecida como Bosque Belo Vista. Com 1.311,00 m² a praça possui 23 brinquedos de eucalipto autoclavado, resistentes ao apodrecimento, ao ataque de fungos e microorganismos. Desenhada pelo projetista Mauricio Lopes Bezerra as cerca de 50 seringueiras, plantadas há 16 anos pelo empresário Vicente Hyppólito receberam destaque, além de se transformarem em atração principal do Bosque.

Serra do Sambê

O ponto mais alto de Rio Bonito com 1.100 metros acima do nível do mar. Diversos mananciais formando as mais belas cachoeiras, como a Lavras, dos Bagres e Braçanã. O clima varia de acordo com a vegetação,  formada por árvores florestais, remanescentes da Mata Atlântica. A temperatura pode chegar a 4º no pico mais alto.

Rampa de Vôo Livre  
 
Com 700 metros de altitude a rampa Admário Ribeiro de Oliveira é a única do estado do Rio de Janeiro construída em forma de leque.
A rampa de asa delta localizada na Serra do Sambê tem o nome de Admário Ribeiro de Oliveira, em homenagem a este que tinha um grande amor pelo esporte.
Segundo os praticantes do Vôo Livre, a rampa de Rio Bonito é tão boa quanto a de Petrópolis, que é considerada uma das três melhores do Estado.
Além disso, a rampa de Rio Bonito oferece ótimas condições de decolagem, já que o município dispõe de várias cordilheiras que facilitam o vôo e permitem melhores condições de pouso.
A rampa foi inaugurada no dia 09 de maio de 1998, tem 610 M de altura, possui 8 M de largura, 10 M de comprimento e 700 M de altitude.
E de lá já saltaram o recordista sul americano de permanência no ar Rafael Watson, o norte americano Mitch Macaller, 8 vezes campeão mundial de acrobacia e outros pilotos de renome nacional.

hspace=0 EVENTOS

 

- Carnaval de rua com desfile de Blocos e Escola de Samba

 Maio

1º - Festa do Trabalhador

07 - Aniversário do Município

 Julho

- Festival de Inverno

 Agosto

- Encontro de Motos

 Setembro

- Exposição Agropecuária

 Outubro

12 - Festa da Criança

 Dezembro

08 - Dia da Padroeira

31 - Reveillon

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Rio Bonito.

 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (21) 2734/0276 - ramal 224 – Fax: (21) 2734-0335

Serviço de Informação ao Turista:  SEMAICT - Secretaria de Turismo - Rod. Lagos Km 9,5 – Prainha – Antiga-RJ - 124 - Fone:  (21) 2747-8184
E-mail:
[email protected]

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:  www.turisrio.rj.gov.br

          www.guiarb.com.br

          www.pedrasnegras.com.br

          www.wikipedia.com.br

          www.riobonito.rj.gov.br

Comentários de Rio Bonito

Nasci em Rio Bonito. Aliás, só nasci. Considero Itaboraí como minha terra natal. " Pedra Bonita escondida na água".Mas, de vez em quando, visito amigos que moram em Rio Bonito. A limpeza, a preservação das praças, e a conservação da cidade, como um todo, me encantam. Vejo ue acontece independete da administração. Isto é bárbaro!Mas o melhor mesmo da cidade, não existe mais. Rio Bonito deixou de ser vizinho de Itaboraí, após a emancipação de Tanguá. Brincadeirinha! Um abraço aos conterrâneos! Alê.
Por: alessandra

Visitei Rio Bonito e achei linda, as praças são maravilhosas, em especial a praça Bela Vista. Quero trazer este projeto p/ minha cidade em Itanhaém. Parabéns!!!!!
Por: Selma Regina

Adorei conhecer o bairo de tomascar em Rio Bonito e muito bom!!! merece ser visitado
Por: fernando martins

oi sou nascida em RIO BONITO prescisamente da caixa dagua velha proximo a pedra do indio chorão ai que clima maravilhoso tem a minha terra que saudade hoje moro em são paulo não vejo a hora de poder passar minhas férias lá visite rio bonito e não irá se arrepender
Por: ALESSANDRA GRUGEL

Cidadezinha Maravilhosa, povo hospitaleiro.Comida Maravilhosa la no Quilo Mania.Tranquilidade. É o que faz dessa cidade permanecer em minhas boas lembranças. Férias legais e perto de tudo. BOas Praias e clima agradável. Parabens.
Por: lauro kruger

a cidade de rio bonito e maravilhosa eu adoro sepre que posso passear em rio bonito
Por: marilane

eu moro em rio bonito :) é leal morar aqui :(
Por: Gabriela

Trabalho no Colégio Municipal de Rio Bonito. Amo a cidade e adoro poder trabalhar nela. Tenho vontade de um dia morar em Rio Bonito. Estou pesquiando sobre os limites naturais e artificiais da cidade, para poder dar uma boa aula de geografia para os meus alunos. Mas, não estou conseguindo as informações que estou buscando. O Guiarb é ótimo, mas a questão da geografia necessita ser melhor trabalhada. Sempre com o propósito de ajudar. E fazer um bom trabalho. Solicito que se possível enviem para o meu e-mail as informações que estou buscando. Obrigada pela atenção que me for dispensada.
Por: Maria das Graças Pereira Martins

moro em rio bonito e sou apaixonado por minha cidade
Por: alcino

nossa que lugar lindo quero cnhecer melhor esse lindo lugar e suas paisagens isso pode ser chamado de paraiso tropical!!!!
Por: maria eduarda machado braga

sim ! eu ia todas férias . mas já tem uns 7 anos que ñ tenho ido mas. mas tenho tanta saudades.eu ficava em boa esperança.por favoe mande fotos de lá!
Por: ana paula

яισ вσηιтσ !!! αмσ єѕѕα ¢ι∂α∂є ∂є ¢σяαçãσ,αмσ тυ∂σ кє тєм ℓá ρяιη¢ιραℓмєηтє мєυѕ αмιgσѕ...¢ι∂α∂є мαяανιℓнσѕα é яισ вσηιтσ υм ρє∂α¢ιηнσ ∂σ ¢єυ,gσѕтσ ∂є тσ∂σѕ σѕ вαιяяσѕ ∂є яισ вσηιтσ мαѕ gσѕтσ мυιтσ мαιѕ ∂σ вσqυєιяãσ ρσяqυє é ℓá кє єѕтα ѕιтυα∂α α ιgяєנα α qυαℓ єυ ƒαçσ ραятє,é ℓá qυє єѕтãσ α мαισяια ∂σѕ мєυѕ αмιgσѕ,αgяα∂є¢σ α ∂єυѕ тσ∂σѕ σѕ ∂ιαѕ ρσя тєя ƒєιтσ єѕѕє ℓυgαя мαяανιℓнσѕσ кє é яισ вσηιтσ.
Por: Dayara

EU NASCI EM RIO BONITO,AGORA MORO EM SAQUAREMA,MAS A MINHA FAMÍLIA MORA AI, NO INTERIOR, UM LUGAR CHAMADO MATA,PERTO DE RIO SECO. EM TOMASCAR TEM CACHOEIRAS LINDAS. ADOOOOOOOOOOOOORO!!!!!!!!!
Por: rosa maria dos santos cardoso ramos

Morro em Rio Bonito des que nasci e amo a minha cidade. E uma cidade cauma e não tem violencia. Cidade boa pra quem gosta de suceco. Ass: Jesuelen de Souza_
Por: Jesuelen de Souza silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Rio Bonito
Fundação:
1846
Altitude:
40m
População:
47.389 habitantes
Área:
463,3km²
Densidade Demográfica:
102,29hab/km²
CEP:
28800-000

Envie seu comentário sobre Rio Bonito