Paraíba do Sul

Paraíba do Sul-RJ
banner

Bem-vindo a Paraíba do Sul!

banner

Comece planejando a sua viagem para Paraíba do Sul utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Paraíba do Sul e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Paraíba do Sul.

A cidade de Paraíba do Sul, localizada no estado de Rio de Janeiro (RJ), foi fundada no ano de 1833. A localidade está em uma altitude de 275m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 33.416 habitantes. A área total de Paraíba do Sul é de 582,2km², e sua densidade demográfica é de 57,4hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Paraíba do Sul-RJ é 25850-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Paraíba do Sul

Roteiros do Brasil

Região Serra Tropical 

"A RAINHA DAS ÁGUAS MINERAIS"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1681 Garcia Rodrigues Paes, filho do Bandeirante Fernão Dias, descobriu um remanso no no rio Paraíba do Sul. Sabendo que o local era próximo ao Rio de Janeiro, viu a possibilidade de abrir um novo caminho que aproximasse o Tráfego entre as minas de pedras preciosas (descobertas pelo seu pai), ao porto do Rio de Janeiro Segundo documentação, em 1682 firma um contrato prometendo abrir “ o mais direito Caminho que pode haver “ entre as minas e o mar, recebendo em troca, pelos serviços, terras e privilegio, desde que descobertas ouro e pedras preciosas. No ano de 1683, surge a ocupação inicial com a Fazenda de Garcia que deu origem a Cidade. Quinze anos depois, com a descoberta e exploração do ouro em Minas Gerais, iniciou-se a abertura do Caminho Novo. A Fazenda da Parahyba tornando-se local de abastecimento com milho, peixe e caça para a frente de trabalho de índios purís escravizados pelos agregados de Garcia- os curibocas guaianás do Planalto de São Paulo. sendo concluido em 1700, o trecho do caminho entre Paraíba ao Rio de Janeiro, e em 1704 atingiu a Mantiqueira, onde o Caminho Novo uniu-se ao já existente que vinha de São Paulo. O guarda mor das Minas - Garcia Rodrigues Paes recebe sesmarias de quase 40 Km x 13Km ao longo do caminho. vindo a falecer em Paraíba do Sul no ano de 1738, Garcia deixa uma das maiores fortunas do Brasil Colonial a seus descendentes - os Paes Lemes, que mantiveram as terras da Fazenda da Parahyba vivendo de arrendamento e recebendo foros até 1833 - quando então é elavada a villa da Parahyba do Sul. Paraiba do Sul, está intimamente ligada a história da Inconfidência. possui na Vila de Sebolas - 3º Destrito os restos mortais de Tiradentes; que por determinação da sentença de morte, foram expostas em frente a Fazenda das Sebollas local onde o Inconfidente pregava a Independência do Brasil.

Significado do Nome

Seu nome homenageia o Rio que banha o Município. 

Aniversário da Cidade

15 de Janeiro

Gentílico

sul-paraibano

População

41.088 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município Estância Hidromineral, situado na divisa com o Estado de Minas Gerais, conhecido como a Rainha das Águas Minerais, Paraíba do Sul possui hotéis de boa qualidade e grande porte. Hoje o turismo é apontado como principal setor a ser desenvolvido com destaque para o ecoturismo, turismo religioso e histórico. Destaca-se na produção de leite e pelo comércio. 

Clima

Ameno 

Temperatura Média

20º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Saindo do Rio de Janeiro - BR-040 - sentido Petrópolis

Localização

Município da Região Centro do Estado do Rio de Janeiro. 

Limites

Três Rios, Areal, Comendador Levy Gasparian, Rio das Flores, Paty do Alferes, Petrópolis, Vassouras e Belmiro Braga (MG). 

Acesso Rodoviário

BR-393  /  RJ-131 

Distâncias:

Da Capital:

135 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Estação Ferroviária

E. F. Central do Brasil (1912-1975)
RFFSA (1975-1996) 
BARÃO DE ANGRA
Município de de Paraíba do Sul, RJ
Linha do Centro - km 192,506 (1928)   RJ-1374
Inauguração: 01.10.1912
Uso atual: em ruínas    com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico da Linha: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra Mansa havia o Barrinha, até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A Estação: A estação de Barão de Angra foi inaugurada em 1912, homenageando o barão, Elisário Antonio dos Santos, diretor da ferrovia nos anos 1870. A estação está hoje em ruínas.

Trem da Estrada Real 

O Trem da Estrada Real faz um percurso turístico-cultural de 14 km. Partindo da Estação Ferroviária no Centro Cultural, com parada na Estação de Werneck e Cavaru. 
 
Passeios Turísticos 

Carruagens do Caminho Novo e Trenzinho Motorizado Maria Fumaça que fazem o percurso no centro histórico da cidade.
 
Cinema Popular Nívea Stelmann 

Cinema Popular, projeto pioneiro no Brasil, com capacidade para 70 pessoas, ingressos totalmente gratuitos, projetado para oferecer conforto e qualidade para a população. Funcionamento Diário.
 
Museu Histórico Iconográfico - Museu Nicolino Visconti 

Exposição permanente de fotografias que retratam o desenvolvimento histórico da cidade e um terminal digital com acesso livre de consulta para a população.
 
Museu Ferroviário José Pereira Palhares 

Com acervo tridimensional, peças representativas da história ferroviária, maquete, fotos e documentos.
 
Galeria Cultural Luís Carlos Tavares Coelho 

Instalada na passagem subterrânea da estação ferroviária com painéis fotográficos descritivos sobre a história da cidade, pontos turísticos, religiosos, ecológicos e rurais.
 
Praça do Exército 

Com peças representativas da artilharia do Exército Brasileiro, playground, quiosque/pizzaria, ponto de partida dos passeios turísticos.
 
Botequim da Corte 

Antigo vagão ferroviário com serviços de bar, comidas típicas e música ao vivo.
 
Praça Marquês de São João Marcos 

Praça Marquês de São João Marcos, conhecida popularmente como o Jardim Velho é o local de encontro dos Jovens e das Famílias. Possui palmeiras centenárias, além de lindos jardins e quiosques que compõem sua arquitetura. 
 
Museu Sacro-Histórico de Tiradentes
 

O Museu de Tiradentes foi inaugurado a 01 de abril de 1972 e encontra-se instalado numa pequena casa, em Inconfidência, apresentando cinco salas com acervo diversificado. 
 
Fábrica de Rendas
 

Com mais de 45 anos no mercado, a Fabrica de Rendas Finas Paraíba, tem participação ativa em vários segmentos da sociedade tais como: artesanato, festas junina, afro brasileira e carnaval.
 
Pedra da Tocaia 

Localizada no 2º Distrito, a pedra com altura de 800 metros, está circundada por densa floresta, apresentando variadas espécies vegetais, onde o acesso só é possível através de caminhada ou a cavalo. Ideal para quem gosta de aventura.
 
Doces Veranistas
  

Ganhadora do III Prêmio Internacional de Qualidade em Doces. Está localizada em Werneck, 4º Distrito, com uma produção de diversos doces caseiros (leite, abóbora, mamão, goiaba, banana, figo) oferecidos em tabletes, compotas, barras, latas e pacotes.
 
Ponte Leopoldo Teixeira Leite 

Ponte Férrea, popularmente conhecida como Ponte Preta, sobre o Rio Paraíba do Sul. Foi construída por Paulo de Frontin. Hoje reativada faz parte do trajeto do Trem da Estrada Real. 
 
Ponte da Paraíba
 

Possui quatro pilares maciços contruídos em cantaria lavrada para sua sustentação. Foi inaugurada em 1857, favoreçendo a travessia do rio, onde era cobrado um pedágio no período entre 1857 a 1889.   

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

15 - Festa de Aniversário da Cidade

 Fevereiro

- Batalha do Graúdo - Baile Pré - Carnavalesco

- Batalha da Rua Alexandre Abrahão - Baile Pré-Carnavalesco

- Batalha Matinê - Rua Alexandre Abrahão - Baile Pré-Carnavalesco

-  Desfile do Bloco do Terror

- Baile Popular e Bloco das Piranhas

 Março

08 - Dia Internacional da Mulher

 Abril

- Festa Popular de Aleluia e Páscoa

- Café, Cachaça e Chorinho.

- Festa de Tiradentes

- Encontro Nacional de Motociclistas

 Maio

01 - Dia do Trabalho

-  Campeonato de Downhill e Cross Country

- Festa Popular Do Dia Das Mães

 Junho

- Exposição Agropecuária e Industrial e Concurso Leiteiro e Feira de Gado Nelore Ranqueada de Paraíba do Sul 

10 a 13 - Santo Antônio

-  Festa Do Dia Dos Namorados 

- Passagem da Fogueira no Inema - São João

- Procissão Náutica De São Pedro

 Julho

-  Festa Junina Com Festival De Quadrilhas

 Agosto

- Passeio Ciclístico dos Comerciários

- Festa Popular do Dia dos Pais

- Gincana Mitsubishi

- Caminhada Da Fé

- Festa De Matozinhos (Último Domingo De Agosto)

 Setembro

07 – Desfile Cívico

 Outubro

12  - Festa do Dia das Crianças

 Novembro

- Cavalgada pela Paz (Homenagem a S. Francisco de Assis)

 Dezembro

- Natal da Solidariedade

31 -  Reveillon Popular

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAÍBA DO SUL

E-mail:

Telefones: (24) 2263-1052

Sites: http://www.paraibanet.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Paraíba do Sul-RJ

Telefone: (24) 2263-1600

Viação Paraíba Ltda.: (24) 2263-3337     
Viação Werneck Ltda.: (24) 2266-1047     
Viação Progresso: (24) 2255-4210 / 2252-1344 / 2255-5050
Viação Salutaris: (24) 2255-5112 / 2255-5117

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://cartoriosbr.com.br/5571/cartorio-e-registro-civil-de-paraiba-do-sul/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (24) 2263-1161  

FORUM: (24) 2263-1501

CORREIOS: (24) 2263-1065

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Paraíba do Sul

Tive a oportunidade de ir a paraiba do sul e levar meus filhos para o passeio de trem.Achei maravilhoso a vista ,os rios e as pessoas no sdando adeus ao passarmos pelos bairros.Pretendo retornar e fazer novamente este passeio.Amei a cidade calma e tranquila.voces sao privilegiados.Parabens.
Por: Rosana de f.m. medeiros

nasci no rio mas fui criado em paraiba do sul.estudei no parque moroni,e.e irmão montedonio.tenho muita saldade .trab na viação paraiba e wernek.sem esquecer do atacadista paraibano.meu primo wilham toca teclado em uma banda de lá .assim q/ puder vou lá relembrar da melhor epoca da minha vida.
Por: denilson

nao existe lugar melhor para se viver a nao ser em Paraiba do Sul, amo essa cidade, quem busca tranquilidade esse é o lugar perfeito.
Por: Fernanda Santana

essa cidade tem tudo de bom minha familia mora todas ai
Por: DORALICE FURTADO BARBOZA

eu morei nesta cidade no ano de 1961 ate 1965 que lugar lindo, eu tenho muitas lembranças lindas desse lugar.Eu amo esta cidade
Por: claudinea veiga

Adorei as fotos que vi desta localidade, estou planejando um final de semana para conhece-la, meus avós paternos eram desta cidade da família Xalier Nunes inclusive temos algumas heranças no local, vocês conhecem alguém da família?
Por: Tânia Maria Rocha

Maravilhosa! Nunca pensei que no Estado do Rio de Janeiro houvesse uma cebração de Fé tão intensa como a da Semana Santa em Paraíba do Sul. Dramatizações,procissões caracterizadas,via Sacras pelas ruas, como apenas vi nas cidades históricas de M.G. Estaremos juntos todos os anos com a benção de Deus. Parabéns!
Por: Neuza Maria Gama

paraiba do sul é muito lindo gostaria de mora la denovo
Por: marcello yuri rodrigues sant`anna

pra min e um dos melhores lugares q eu ja morei em toda a vida,clima bom tranquilo e calmo com varias paisagems;e sem falar do povo totalmente carismatico ereceptivo
Por: william ribeiro da silva

A primeira vez que fui a cidade foi a trabalho. Não deu pra conhecedr muitos lugares,mas fiquei numa pousadinha em werneck maravilhosa. Lá me serviram no almoço um filé de tilápia pescada na hora. Hummm,que delícia. Fui num barzinho no centro que o nome do garçon era "jacaré",simpatissíssimo. Bom, enfim,gostei tanto que em breve vou virar morador,não mais turista.
Por: marcelo ricardo m. de oliveira

nasci em Paraiba do Sul e sai de la ainda criança,mas um dia pretendo voltar a morar nesse lugar maravilhoso,estou contando os dias p me aposentar.Linda Paraiba do Sul! um dia eu volto,me aguarde.
Por: maria rosimere rodrigues

cidade com varias cachoeiras e hoteis fazenda e aconchegante vizite e você vai amar conheça o parque das aguas eo jadin velho Paraiba do Sul 14/11/09
Por: José Adolfo Malheiros

Quando criança fui de trem a Paraiba do Sul.Meu pai funcionário da Central do Brasil (hoje Rede). e assim tive oportunidade de ir lá. Sei que que cresceu e ficou muito bonita; espero ainda voltar lá depois de muitos anos. Conheço um senhor que era nosso amigo, mas perdi contato. e nunca mais tive notícias.Paraiba do Sul, me aguarde!!.
Por: Glaucia Teixeira

é com muito prazer que digo amo paraiba do sul. rj
Por: marcelo calixto

hoje tenho um carinho muito grande por essa cidade,nela eu conheci uma pessoa a qual hoje faço parte da familia leal.moro em petropolis rj/ele hoje nao esta mais aqui entre nos,mais a primeira vez que fui nessa cidade adorei,a igreja de matosinho,ali eu consigo me encotrar.tudo que tenho,tudo que sou devo a ele.gostaria de saber mais sobre todos os eventos e festas da cidade pois sempre que posso vou visistar essa cidade que hoje faz parte da minha vida.
Por: claudia adriana s. l.

esta cidade serve de referencia a tantas outras parabens!
Por: rita decassia

sou filha da cidade mas nao vou em paraiba a treze anos sou neta da falicida mulatinha hoje moro no para mas um dia eu voltarei a cidade vale a pena ir na fonte de salutaris e lindo la sou sobrinha de nadir e totonho moram perto da esposicao meu nome e ana paula
Por: ana paula guimaraes

Paraiba do Sul sem dúvida é o local mais agradável e acolhedor para se passar férias, amei esta cidade e este povo hospitaleiro.
Por: Marcio Lucero

eu nasci em paraiba do sul,e sai de la com 15anos de idade,estou com 44 anos agora,desde então nunca mais voltei a minha terrinha querida,agora vendo as fotos pela internet,me da uma saudade danada.como esta linda a minha paraiba do sul!
Por: josé carlos ramos roberto

paraiba do sul tem tudo de bom.é uma exelente cidade turistica.quem desejar passar pelo menos um dia super agradavel,visite paraiba do sul.vc não irár se arrepender.Só vai correr o risco de gostar tanto de lá... que não vai querer ir embora.
Por: josé carlos ramos roberto

local para pesca em paraiba do sul. aonde encomtro um ponto bom para pesca.
Por: bruno

eu acho que a cidade de paraiba do sul lida demais.
Por: thayna

Hoje eu entendo porque tenho este carinho por Paraiba dosul,sou descendente dos Pereira Nunes . meus antepassados eram Victorio Pereira Nunes e Maria Victoria da Rocha.Adoraria conhecer parentes proximos.
Por: Rosana Medeiros

Conheço há alguns anos e entendo que é uma cidade aconchegante e q. vem desenvolvendo bastante , só lamento o término do Parque Salutaris .
Por: Ailema Paiva Ribeiro

Orgulho enorme de ter nascido em werneck.Amo esse lugar!!! tdb!!! Sou neta da D. Albertina(in memorian)e tenho familiares lá.Sempre q posso faço uma vizita.Hoje moro em Salvador BA.
Por: Mariete

PARAIBA, MINHA PAIXÃO , MINHA GRANDEZA. TUA BELEZA ME ENCANTA, RIO QUE CORTAM TEU CORAÇÃO A MINHA TAMBEM CORTAM. RIOS QUE SÓ ME DÃO SAUDADES . NO ANO QUE TE VISITEI , DEIXASTE TU,, RASTRO EM MINHA VIDA, RASTRO DE UMA EXPERIÊNCIA. TE AMO PARAIBA UM DIA DESEJO TE MATAR A SAUDADE. UM AMIGO
Por: djalma tavares

Eu foi ai e adoreiiii... beijpos pessoal em breve estarei ai de voltar.
Por: jheniffer

gosto muito da estaçao e muito bonita paraiba e uma cidade bela
Por: EDMA MACHADO DA SILVA

Um lugar, por onde passei, inesquecível!!!!!Dreams!!!
Por: sonia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Paraíba do Sul
Fundação:
1833
Altitude:
275m
População:
33.416 habitantes
Área:
582,2km²
Densidade Demográfica:
57,4hab/km²
CEP:
25850-000

Envie seu comentário sobre Paraíba do Sul

banner