Mendes

Mendes-RJ
banner

Bem-vindo a Mendes!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Mendes, informações atualizadas sobre a cidade Mendes, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Mendes.

A cidade de Mendes, localizada no estado de Rio de Janeiro (RJ), foi fundada no ano de 1952. A localidade está em uma altitude de 410m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 17.613 habitantes. A área total de Mendes é de 77,5km², e sua densidade demográfica é de 227,26hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Mendes-RJ é 26700-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Mendes

Roteiros do Brasil

Região Vale do Café

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A cidade de Mendes originu-se de um simples rancho para pouso de tropas, erguido às margens do atalho que ligava a Aldeia de Valença com a cidade do Rio de Janeiro. Suas primeiras e rústicas construções foram levantadas por volta de 1820, ainda na fase inicial do Ciclo do Café.
O pequeno aglomerado, de temperatura agradável e solo fértil, começou lentamente a se desenvolver graçasà constante circulação de tropeiros.
O grande crescimento da lavoura cafeeira acelerou esse processo, tendo inclusive provocado a vinda da ferrovia para a região. Às margens dessa ferrovia foram sendo construídas, ao longo dos anos, cinco estações: Mendes, Humberto Antunes, Martins Costa, Nery Ferreira e Morsing. Essas antigas construções são símbolos ainda preservados de um passado de grande desenvolvimento econômico, primeiro pelo café e, a seguir, pelas várias indústrias que vieram a se instalar na região: a Fábrica de Papel, a Cervejaria Teutônia, a Fábrica de Fósforo Serra do Mar, o Frigorífico Anglo e outras.
Mendes já foi parte de Piraí, Vassouras e Barra do Piraí, mas, graças ao seu grande crescimento econômico, tornou-se Município a partir de 11 de julho de 1952.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

11 de Julho

Genílico

mendense

População

17.891 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade pequena, no entanto, acolhedora e bastante aconchegante. Para quem deseja passar as férias com tranquilidade, sem dúvida é uma excelente opção. Conheça Mendes!

Clima 

Tropical de Altitude

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Metropolitana do Rio de Janeiro

Limites

Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi, Piraí, e Vassouras  

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

92 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Sede da Câmara dos Vereadores

Capela São José do Colégio dos Irmãos Maristas                             

Cachoeira do Amaral 

End: Estrada Prefeito José Rubens de Macedo, s/n 
Apesar de sua beleza, não pode ser utilizada para banho ( porque suas águas estão poluidas).

Mata Atlântica

A exuberância da Mata Atlântica oferece inúmeras opções de lazer rural, com seus passeios ecológicos. Trilhas levam aos mirantes Boa Esperança, do Cruzeiro, do Sítio Rancho Fundo; ao gigantesco jequitibá com 23 metros de altura e 5,95 metros de circunferência, localizado numa área particularmente agradável com açudes e belo visual. Os rios oferecem as cachoeiras do Amaral, do Hotel Cascatinha e do Sanatório. De se ressaltar ainda que a Mata Atlântica, presente em boa parte do município, favorece a exploração de muitas trilhas de turismo ecológico. As excelentes condições climáticas e paisagísticas provenientes do relevo da Serra do Mar, favorecem cada vez mais o desenvolvimento das atividades turísticas do município. Na região de Mendes, a Serra se identifica pelos vales estreitos entre elevações colinas, que se estendem com seus morros recobertos com densa vegetação.

Matriz de Santa Cruz

Localizada no centro da cidade, a Igreja Matriz de Santa Cruz está situada em um terreno arborizado e sua fundação data de 1857, ou seja final do século XIX. A igreja é de arquitetura simples, em seu interior encontram-se quadros em gesso, retratando a via sacra, e duas imagens em suas laterais. Ao fundo, encontra-se uma cruz de um metro de comprimento, em bronze. A Igreja possui ainda, vitrais em forma de círculo e um coro de 10 metros de largura. 

Prédio do SENAI

Um dos prédios de maior valor histórico para o município, abrigou a Cervejaria Teutônia, no final do século XIX, e o Frigorífico Anglo, de 1915 aos anos setenta.

Casa do Barão de Santa Cruz

A Casa do Barão de Santa Cruz é uma construção do século XIX, e sediava uma das fazendas cafeeiras da região, pertencendo até então ao referido Barão. Trata-se de uma construção de pavimento único coberta por telhas coloniais feitas por escravos, uma residência típica do ciclo do café.

Ruínas do Hotel Santa Rita

Foi, primeiramente, uma grande fazenda de café do Barão de Benevente, quando transformado em hotel tornou-se famoso. Contava com luz elétrica e uma linha de bondes puxados a burro. Recebia um grande número de veranistas em busca de repouso e diversão, além de pessoas convalescentes, atraídas pela qualidade do clima. Um grande incêndio destruiu quase tudo que havia, restando apenas suas majestosas colunas, o paredão de pedras e algumas palmeiras imperiais.

Estação Ferroviária

O prédio da Estação Ferroviária, inaugurado em 1911, é apontado como a imagem mais significativa de Mendes, pois foi construído para atender à grande demanda das indústrias locais que estavam em intensa atividade. Todo construído em pinho de riga, sua edificação representa o que houve de mais belo e bom gosto outrora e, por conseguinte, representa um período extremamente próspero do município.

Frigorífico Anglo

O surgimento do Frigorífico Anglo está interligado ao ciclo do gado, de um lado, e aos trilhos da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, do outro, ligando Barretos, o maior entreposto de bovinos do frigorífico de São Paulo. Em 1909 teve início a sua construção, sendo inaugurado em 1913, com a denominação de Cia. Frigorífica e Pastoril, abatendo no início 28.251 bovinos e 1334 suínos.

Nessa época em Londres, no tradicional mercado mundial de carnes da West Smithfeld, empresa de sucesso no ramo de carnes procurava expandir seus negócios, tendo em vista o início da guerra que eclodiu em 1914. Este grupo inglês comprou uma antiga cervejaria situada na cidade, transformando-se em Matadouro Frigorífico, constituindo-se a Brazilian Meat Company.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro: 

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MENDES

E-mail:

Telefones: (24) 2465-0661

Sites: www.mendes.rj.gov.com.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (24) 2465-0068

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Mendes

EU AMO A CIDADE DE E-MENDES , NÃO VEJO A HORA DE RETORNAR A MINHA CIDADE QUERIDA . É MUITO BOM FAZER PARTE DESSA GENTE ACOLHEDORA .
Por: RENATA LOPES DE ABREU .

Simpatia do povo e a educação, a tranquilidade, faz de Mendes um Paraiso.
Por: PAULO CESAR

O POUCO QUE EU CONHECI EM MENDES JA DEU PRA PERCEBER A QUALIDADEW DE VIDA QUE VCS TEM. A PAZ QUE VCS VIVEM ME CONTAGIOU
Por: sidonio antunes

Mendes é um verdadeiro paraíso. Uma cidade que acolhe a todos com simpatia e simplicidade. Em Mendes, vive-se tranquilamente; o tempo passa "dando tempo" para se realizar as tarefas do dia a dia. TE AMO MENDES!
Por: CARLOS ALBERTO SILVA

Quem sabe um dia poderei morar em Mendes? Já estou me preparando para isso... porque eu mereço!
Por: Marcia

CONHEÇO ESTA BELA CIDADE A MUITOS ANOS. TENHO MUITOS PARENTES AÍ.SOU DA FAMÍLIA CALEGARI.ADORAVA OS TEMPOS EM QUE IA AÍ PASSAR FÉRIAS.PARABÉNS PELO BELO SITE!
Por: Angelita Maria Lagrotta

Bem sou suspeita em falar de Mendes pq além de ser uma cidade linda, tranquila e um clima super agradável, tenho um amor ai e isso faz com q tudo ai fique perfeito. Parabéns cidade de Mendes vc é linda
Por: LUANA RAMOS DA C.R GONÇALVES

Nossa bela cidade nos contagia cada dia mais.Nos contagia por andarmos a qualquel hora e qualquer dia sem se preoucuparmos ...... Mendes querida no´s te amamos. Marina
Por: Marina cristina

eu morei en mendes e gostaria de falar con alguen dali, agora desde o ano 1993 mora na argentina mas o meu pai mora en mendes
Por: paul gabriel barneau (bungalo)

Mendes é o melhor lugar do mundo. Minha cidade natal. Eu amo este lugar. Tudo de bom se encontra em Mendes.
Por: Ana Carolina De Souza

Cidade hospitaleira e aconchegante. Clima delicioso e o melhor carnaval de rua que conheci.
Por: Jorge Luiz

Nasci e morei em Mendes, atualmente moro em Cuiabá MT (questões de trabalho), mas sinto muitas saudades principamente do clima, tranquilidade e dos mendenses pela forma cordial e educada de tratar as pessoas. Mendes eu te amo!
Por: Valter Barros F Filho

em julho de 2010 visitei Mendes e amei o clima em 27-12-10 estarei morando lá.
Por: cileia

SOU NATURAL DE MENDES , HOJE MORO EM CACHOEIRA PAULISTA-SP , AINDA TENHO MEUS IRMÃOS QUE AINDA MORA AÍ , TENHO MUITAS SAUDADES SEMPRE QUE POSSO , VOU VISITA-LOS , ADORO ESTA CIDADE.
Por: PAULO ANDRE DE SOUZA

ola eu sou eduarda amo a cidade de mendes não só por ser uma cidade historica mais pela tranquilidade que ela é bom eu ja estou indo beijos thau ass:dudinha
Por: eduarda linda

Tenho muito orgulho de ser Mendense!! Eu não vejo a hora de voltar de vez pra lá. Gostaria de fazer contatos com amigos de infância.
Por: Wagner Correa da Costa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Mendes
Fundação:
1952
Altitude:
410m
População:
17.613 habitantes
Área:
77,5km²
Densidade Demográfica:
227,26hab/km²
CEP:
26700-000

Envie seu comentário sobre Mendes