Mangaratiba

Mangaratiba-RJ
banner

Bem-vindo a Mangaratiba!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Mangaratiba, informações e fotos da maravilhosa Mangaratiba. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Mangaratiba, recomendadas por internautas.

A cidade de Mangaratiba, localizada no estado de Rio de Janeiro (RJ), foi fundada no ano de 1831. A localidade está em uma altitude de 18m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 22.077 habitantes. A área total de Mangaratiba é de 360,7km², e sua densidade demográfica é de 61,21hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Mangaratiba-RJ é 23860-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Mangaratiba é um destino especial no Rio de Janeiro. Apesar de não ser muito conhecida pelo público em geral, a cidade tem muitas riquezas e opções interessantes de turismo ecológico, histórico e de aventura.

Mangaratiba pode ser o local ideal para o seu passeio. Se você quer um lugar para fazer passeios de solteiro, de casal ou para toda a família, a cidade está preparada para te receber com toda a atenção dos trabalhadores do setor de turismo, toda a infraestrutura necessária e também com uma grande variedade de passeios que podem agradar de muitas maneiras. Invista em um passeio diferente, escolha Mangaratiba para sua viagem e bom passeio.

O que fazer em Mangaratiba

Mangaratiba é um centro de natureza formado num dos lugares mais bonitos do nosso Brasil, cercado pelo verde da Serra e também pelas lindas praias e águas do Oceano Atlântico. Mangaratiba se destaca pela variedade de praias e natureza, contando com pelo menos 30 ilhas acessíveis aos turistas e mais de 100 praias de todos os tipos, desde aquelas consideradas perfeitas para passeios com crianças e outras com ondas mais fortes, utilizadas principalmente para esportes como Surf e outras atividades na água.

Mangaratiba também possui várias agências que fazem passeios para pesca em alto mar, uma atividade muito apreciada por grupos de pessoas. Quem não tiver varas especiais, podem encontrá-las nas agências, que estão preparadas para atender e ensinar como se pesca.

Há também agências de passeios na natureza. Entre elas podemos citar centros turísticos especializados em atividades de mergulho, para aqueles que querem conhecer um pouco da vida do fundo do mar. Quem prefere ficar na superfície e envolvido com as magias da Serra, pode escolher um passeio acompanhado por um guia em trilhas maravilhosas e especiais, que levam para cachoeiras belíssimas.

A gastronomia local é preparada com variedade de frutos do mar e peixes bem saborosos. Com certeza você comerá algo bem delicioso em Mangaratiba.

E para aqueles que querem ainda mais aventura, basta escolher atividades como Rapel, Jeep Tour, Tirolesa, Motocross e até mesmo voo livre. Em Mangaratiba o passeio é completo!

Informações de Mangaratiba

 

ROTEIROS DO BRASIL

Região Costa Verde

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Mangaratiba tem mais de 400 anos de história. Mas seu aniversário é comemorado em 11 de novembro, quando em 1831 ela foi elevada à categoria de vila.
O Padre Antônio Correia de Carvalho, pároco da Igreja de Nossa Senhora da Guia(1821) foi eleito em 1832, com 120 votos, o primeiro Presidente da Câmara do Município de Mangaratiba, ou seja, o 1º Governante do Município e cujas atribuições são hoje a do Prefeito. Na mesma eleição, o Padre José Manoel Afonso Nogueira foi eleito vereador com 89 votos.
Seu antigo nome era Vila de Nossa Senhora da Guia de Mangaratiba, que já foi muito rica na época do ciclo do café, quando este produto era exportado pelo seu porto.
Aqui foi construída, em 1850, a primeira estrada de rodagem do país: a Estrada Imperial, que existe até hoje como relíquia de uma época de opulência. Depois, veio a estagnação e a região caiu no esquecimento. Só voltou a conhecer o progresso em 1914 com a Estrada de Ferro Central do Brasil, que passou a escoar as bananas produzidas aqui, e com a construção de várias casas de veraneio.
A construção da Rodovia Rio-Santos ajudou a divulgar e aumentar o número de turistas na região, tanto que grandes empreendimentos como o Hotel Portobello e o Club Mediteraneê se instalaram em nosso município. Até hoje, o turismo é a principal fonte de renda do Município.  

SIGNIFICADO DO NOME:

"Mangaratiba" é um termo originário da língua tupi antiga: significa "ajuntamento de mangarás", através da junção de mangará (mangará, termo de origem tupi que designa as plantas da família das aráceas) e tyba (ajuntamento)

ANIVERSÁRIO DA CIDADE:

11 de Novembro 

GENTÍLICO:

mangaratibense

POPULAÇÃO:

39.210 habitantes  - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Praias paradisíacas, águas cristalinas, muito lazer e diversão. É o que você vai encontrar em Mangaratiba. Passe suas férias de maneira diferente!

CLIMA:

Quente e úmido 

TEMPERATURA MÉDIA:

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Rodovia BR-101

LOCALIZAÇÃO:

Município da Região Metropolitana da Capital do Estado do Rio de Janeiro 

LIMITES:

Itaguaí, Rio Claro e Angra dos Reis 

DISTÂNCIAS:

-Águas de Lindóia/SP - 470 km

-Aracaju/SE - 1.894 km

-Belo Horizonte/MG - 510 km

-Brasília/DF - 1.234 km

-Campinas/SP - 439 km

-Cotia/SP - 418 km

-Cuiabá/MT - 1.874 km

-Curitiba/PR - 790 km

-Fortaleza/CE - 2.672 km

-Foz do Iguaçu/PR - 1.416 km

-Guarujá/SP - 447 km

-Guarulhos/SP - 365 km

-Itu/SP - 474 km

-Maceió/AL - 2.152 km

-Manaus/AM - 4.178 km

-Mata de São João/BA - 1.691 km

-Mogi das Cruzes/SP - 358 km

-Natal/RN - 2.661 km

-Porto Alegre/RS - 1.517 km

-Porto Feliz/SP - 491 km

-Porto Seguro/BA - 1.195 km

-Praia do Forte/BA - 1.734 km

-Recife/PE - 2.378 km

-Ribeirão Preto/SP - 661 km

-Rio de Janeiro/RJ - 104 km

-Salvador/BA - 1.701 km

-Santa Cruz Cabrália/BA - 1.218 km

-Santos/SP - 452 km

-São Paulo/SP - 380 km

-Sete Lagoas/MG - 576 km

-Sorocaba/SP - 472 km

-Teresópolis/RJ - 166 km

-Vespasiano/MG - 543 km

-Viamão/RS - 1.507 km

-Vitória/ES - 615 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Mangaratiba, no seu passado, abrigava grandes fazendas, imponentes solares, palacetes, teatros e hotel com todo o conforto esperado na época. Havia muitas casas comerciais e armazéns que abasteciam a aristocracia rural. O Barão de Sahy, Luiz Fernandes Monteiro era o proprietário das fazendas Batatal e Praia Grande, onde hoje se localiza o Club Mediterraneé . Possuía um rico solar que ocupava um quarteirão, hoje restaurado e aberto à visitação pública, suas cocheiras ficavam do outro lado da rua, o antigo Hotel Rio Branco, hoje abrigando a sede da Prefeitura. O declínio econômico ocorreu com a abolição dos escravos que provocou a ruína da maior parte das fazendas. No começo do século a estrada de Ferro Central do Brasil provocou um surto de desenvolvimento estabelecendo uma ligação com o Rio de Janeiro, já que não havia estrada de rodagem para Mangaratiba e a cidade havia dependido de transporte marítimo até então. Com a abertura da Rio-Santos, Mangaratiba foi descoberta como centro de lazer e a estrada acionou muitas atividades ligadas ao turismo. Este recanto emoldurado pela mata atlântica, com seu mar azul, convida a passeios por suas ilhas, para descobrir praias isoladas com areias brancas, convidativas e acolhedoras, como pequenas jóias no meio do mar. Os resorts ali instalados, aproveitando nas suas construções o melhor ângulo das curvas graciosas de sua costa, oferecem ao visitante estadas e passeios inesquecíveis nessa terra e mar de tanta história e beleza.

Principais Pontos Turísticos:

-Baía de Mangaratiba

  -Acesso marítimo . É a maior concavidade do continente na região . Pouco profunda , navegação em sua parte norte de embarcações de pequeno calado . Propícia a esportes náuticos e à pesca .
Endereço: Parte leste da Baía de Ilha Grand
e - Bairro: Mangaratiba

-Baía de Sepetiba

  -Acesso marítimo. Parte oeste semeada de ilhas e faixa litorânea composta de praias , baixadas e terras pantanosas . Grande extensão navegável , mais profunda próximo às Ilhas de Itacuruçá e Jaguanum . Melhor para se pescar nas imediações da Ilha de Itacuruçá , Jaguanum , Bandolim e na Restinga de Marambaia . Presença de golfinhos.
Endereço: Ao norte da Restinga de Marambai
a - Bairro: Mangaratiba

-Poção - Piscina Natural 

  -Aberto ao público . Piscina natural formada por três cachoeiras com alguns bares e residências em torno.

-Praia Brava

  -Limitada entre o mar e a linha férrea , tem extensão de 500m . Ocupada totalmente por casas de veraneio , distribuídas em lotes arborizados.

-Praia Cabeça de Boi 

  -Acesso marítimo. Extensão de 200m . Possui modestas construções situadas entre coqueiros e amendoeiras.

-Praia da Junqueira / Ribeira

  -Possui uma pequena praça.
   Endereço: Baía de Sepetiba / Vila Balneárea Junqueira - Bairro Mangaratiba

-Praia da Viola 

  -Acesso marítimo. Extensão de 100m. Localiza-se em uma pequena enseada . Propícia à pesca e à prática de esportes náuticos.

-Praia das Flexeiras 

  -Acesso marítimo. Extensão de 600m. Possui grande quantidade de embarcações , com rampas de acesso e abrigo para elas.

-Praia das Pitangueiras 

 - Acesso marítimo. Praia de enseada, com extensão aproximada de 600m . Há uma ligação terrestre feita por um caminho de terra.

-Praia de Araçá 

  -Acesso marítimo. Extensão de 200m . Possui ancoradouro para atracação dos saveiros de "tours" . Propícia a banhos , à pesca e à prática de esportes náuticos.

-Praia de Estopa 

  -Acesso marítimo. Extensão de 250m. Muito visitada por turistas , propícia à pesca e à prática de esportes náuticos. 

-Praia de Mangaratiba

  -Extensão de 420m . Situa-se em pequena enseada . Propícia a banhos e esportes náuticos . Linha férrea próxima , dividindo a cidade e a praia.
Endereço: Baía de Mangaratiba / Av. Mangaratiba - Bairro: Centro

-Praia de Santo Antonio

  -Pequena praia de águas mansas e claras, própria para banho. Localizada junto a área da empresa MBR. Propícia a esportes náuticos.

-Praia do Catita / Canto

  -Acesso marítimo. Extensão de 200m . No local , Igreja de São Pedro , abrigos de barcos e moradias de pescadores . Propícia à pesca e à prática de esportes náuticos.

-Praia do Saco 

  -Extensão de 1.600m . Situa-se junto à área urbanizada . O Rio do Saco deságua na praia e tem sua foz constantemente assoreada pelo movimento da maré . Um dique de areia foi construído para sanar o problema de inundações nos períodos de maré alta . Propícia a banhos e esportes náuticos.

-Cachoeira da Bengala

  -Entrada à esquerda da estrada de rodagem, através de trilha rústica, por cerca de 200 metros para se chegar à queda d'água formando piscina natural cercada de vegetação da Mata Atlântica.

-Cachoeira do Rubião

  -Percurso através de trilha em condições rústicas, localizada à direita da estrada de rodagem, por cerca de 1 km de extensão através da mata, encontrando-se uma piscina natural, formada pela queda d' água da cachoeira denominada "Véu da Noiva". 

-Estrada Imperial

  -Estrada histórica que liga Mangaratiba a Rio Claro, através da Serra do Piloto, com cerca de 40 km. de extensão. É considerada a primeira estrada de rodagem do Brasil, construída por D. Pedro II em 1856, para atender ao escoamento da produção de café do Vale do Paraíba para o Porto de Mangaratiba. Em seu percurso encontram-se marcos de engenharia de época, como o Bebedouro da Barreira, pedras de milha, sistema de escoamento de águas pluviais e a Cachoeira dos Escravos. Belíssimas vistas da Baía de Mangaratiba podem ser apreciadas de pontos de observação ao longo da estrada. Cortando a Mata Atlântica, com seu aclive suave e clima de montanha torna-se ideal para a prática de caminhadas e bicicross.
RJ-149(Mangaratiba-Rio Claro),iniciando-se logo após o trevo com a BR-101(Rodovia Rio-Santos)
Serra do Piloto.

-Bebedouro da Barreira

  -Localizado na Serra, construído para dar água aos animais. Segundo dizem, D. Pedro II se deteve no local para dar de beber ao seu cavalo, quando por aqui passou para inauguração da Estrada Imperial de São João Marcos (Patrimônio Histórico Estadual - Tombamento: 26/01/83 - INEPAC).
Estrada de São João Marcos, s/nº

-Cruzeiro de Pedra

  -Marco de formação da cidade de Mangaratiba, trazido de Portugal em 1700 e inaugurado em 1885. Localizado em frente à Igreja de N.S. da Guia, trata-se do Cruzeiro do antigo cemitério do Município de Mangaratiba.
Praça Robert Simões, s/nº

-Igreja de Nossa Senhora das Dores

  -Fundada por Francisco José dos Santos pela provisão de 29 de março de 1760 sob o título de Nossa Senhora da Conceição, mas que foi alterada por outra provisão de agosto de 1776.

-Igreja Matriz de Nª Sª da Guia

  -Revestida de azulejos portugueses em sua fachada frontal e torre sineira. Capela mor com forro de madeira, em abóboda de berço. Lustre de prata em baixo relevo e imagem de Nossa Senhora da Guia em madeira em estilo do final do barroco e início do rococó.
Praça Robert Simões , s/ n.

-Obelisco comemorativo

  -O Obelisco foi construído em 11 de novembro de 1931 para a comemoração do 1º Centenário de Emancipação do Município de Mangaratiba.

-Ruínas da antiga Estrada Imperial

  -Acesso pela BR-101 até km 43 e dobrar na RJ-149. A 4 km de Mangaratiba. Esta estrada evoluiu economicamente devido às exportações de café do Vale do Paraíba, pelo Porto de Mangaratiba. Os fazendeiros criaram ali um entreposto comercial e sempre que vinham ao porto ficavam hospedados no local. Os prédios assobradados são mistos de residências/armazéns e trapiches, todos do século XIX, com linhas arquitetônicas simples, típicas do período colonial .
Rodovia RJ-149 / Antiga Estrada Imperial

-Ruínas do Antigo Teatro

  -E a ruína mais importante do Sítio Histórico da Estrada Imperial. Construção assobradada, de linhas simples, do período colonial da primeira metade do século XIX. Suas estruturas foram abaladas por árvores de alto porte, de grandes raízes, que cresceram junto a suas paredes. Segundo a tradição, ali foi edificado um teatro pelos Barões do Café, para seu entretenimento. Contam que o ator João Caetano lá teria encenado algumas peças, entre 1833 e 1834.
Rodovia RJ-149 / Antiga Estrada Imperial

-Ruínas do Povoado do Saco

  -As primeiras construções do povoado do Saco de Mangaratiba devem datar de 1830. Esta conclusão baseia-se num ofício de nº 6 da Câmara Municipal de Mangaratiba dirigido ao Presidente da Província, Paulino José Soares de Souza, denunciando o Comendador Joaquim de Souza Breves, cognominado O Rei do Café, no Brasil, denuncia no sentido de que ele iria atentar contra a Fortaleza de N. S. da Guia, ou seja, o Forte da Guia, onde o juiz de paz havia recolhido presa uma embarcação chamada União Feliz,por ter-se empregado desde 1835, no ilícito, imoral e desumano tráfico de Escravatura como consta no ofício. Neste momento já se falava da utilização de dezenas de homens no conserto e calçamento da Estrada da Serra que se dirigia justamente até o povoado do Saco, onde os Breves tinham seus armazéns de café. A assinatura do contrato com Bernadino José de Almeida, para a conclusão de parte da estrada da Serra, se deu em 15 de setembro de 1850, e em 26 de fevereiro de 1855, foi assinado novo contrato com o Desembargador Joaquim José Pacheco, criando para tal uma companhia de sociedade anônima, para construir uma estrada de Mangaratiba a Barra Mansa, no trajeto de São João do Príncipe e Rio Claro. Pelo relatório do engenheiro E. B. Webb, engenheiro chefe, da estrada, já em 02 de maio de 1857, circulavam carroças sem obstáculos e em 5 ou 6 idas estaria pronta a Ponte Bela permitindo o trânsito aos carros carregados de café de São João do Príncipe (São João Marcos) até o povoado do Saco de Mangaratiba. Verifica-se ainda através do ofício de 21 de fevereiro de 1834, que a Câmara propôs em 24 de setembro de 1833, que o Comendador Joaquim de Souza Breves desse continuação à estrada que estava fazendo, até a estrada da Vila Mangaratiba. Nos anais da Câmara, existe um documento que denuncia um dos vereadores, o Vereador Passos, José Eloy da Silva Passos, por ter faltado a uma sessão, pois estava convalescendo de um tumor nas nádegas, e no entanto foi visto a cavalo indo ao Povoado do Saco. Algumas das Ruínas do Povoado do Saco, são de armazéns de café, como as do armazém de café que pertencia à Antunes e Cia. e que encerrou suas atividades em 18 de janeiro de 1865. Havia no Povoado uma Agência de Correios que foi criada para atender as importância comercial e comodidade de seus habitantes. A reivindicação foi foi encaminhada ao Ministro e Secretário de Estado dos negócios do Império, Antônio Carlos Ribeiro de Andrade Machado. A Agência foi criada em 12 de outubro de 1840 e ocupou o cargo de Agente Antônio Coelho Neto. Encontra-se no local as Ruínas de um teatro que, como se constatou, nele representou João Caetano, por volta de 1839. Era o povoamento do Saco onde ficavam os escravos que o Comendador Breves levava através de um caminho chamado Conguinho que a Câmara mandou inutilizar. Dizia a Câmara, uma de suas atas, que o Saco era um grande empório do comércio da carne humana e lugar de agitações contra as autoridades legais da Vila. Vila essa, de Mangaratiba, onde vinte pessoas reclamavam contra a destruição do caminho.
Est. São João Marcos - Estrada Imperial

-Solar do Barão de Sahy

  -Construção de meados do século XIX, em estilo neo-clássico, pertenceu ao Barão de Saí. Restaurado e hoje totalmente recuperado, tornou-se um espaço cultural com sala de vídeo, sala para exposições e centro de artesanato.
Rua Coronel Moreira da Silva , 173

-Turismo Religioso 

  -A demanda por este novo nicho de mercado que vem crescendo e se consolidando, oferecendo novas oportunidades para Agências e Operadoras. O circuito conta com 09 Igrejas no continente e nas ilhas, todas construídas a partir do século XVI, e em ótimo estado de conservação. Cada uma com sua História e estilo.

-EcoTurismo

  -Mangaratiba vem se consolidando como pólo neste seguimento, com sua mata atlântica preservada em sua fauna e flora, dezenas de cachoeiras, lagos, trilhas, etc. Trekking / Rapel / Caminhadas Leves / Vôo Livre e Jeep Tour são algumas das opções preferidas pelos visitantes.

-Pescaria esportiva e profissional 

  -Mangaratiba é reconhecida por pescadores de lazer e profissionais possuir os melhores point’s para esta modalidade de lazer em toda a região Costa Verde. Pesquise e comprove.

-Terceira Idade

  -Mangaratiba por ser um Município onde a violência é ZERO e o sossego é 10, e uma população acolhedora, vem atraindo este seguimento na realização de tour full day.  Monte seu Roteiro.

-Turismo Histórico/Cultural 

  -A ocupação das terras hoje compreendida pelo Município de Mangaratiba teve origem ainda no século   XVI, resquícios desta época viraram atrações turísticas.    Monte seu Roteiro.

- Estrada Imperial construída por ordem de D. Pedro II  em 1856
- Estrada do Príncipe, calçamento original tipo “pé de moleque”
- Ruínas Imperiais do Antigo Teatro / Ruínas do Povoado do Saco / Ruínas do Porto do Sahy / Ruínas da Antiga Cidade de São João Marcos, hoje submersa nas águas da lagoa da Light.
- Bebedouro da Barreira (D. Pedro II parava pára dar água aos animais. (Tombado pelo Patrim. Hist. Est.)
- Cruzeiro de Pedra - ano de 1700 (Vindo de Portugal)
- Centro Cultural Cary Cavalcanti
- Centro Cultural Ferroviário
- Solar Barão do Sahy
- Templos Históricos
- Biblioteca Municipal
- Museu das Conchas (Milhares de Conchas únicas coletadas na região e no mundo todo)

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Junho

  -Dia 29 - Festa de São Pedro

-Julho

  -Dia 26 - Festa de Santana

-Setembro

Dia 08 - Festa da Padroeira Nossa Senhora da Guia

-Novembro

  -Dia 11 - Festa de aniversário da cidade

-Dezembro

  -Dia 08 - Festa de Nossa Senhora da Conceição

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MANGARATIBA

E-mail: [email protected]

Telefones:  (21) 2789- 2317/ 3789 / 3037

Sites: http://www.mangaratiba.rj.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:
 
Viação Costa Verde

telefone: (24) 3365-0644

Viação Cidade do Aço

SAC: 0800 888 0809

Para deficientes auditivos ou de fala
SAC: 0800 880 0144

Site: www.cidadedoaco.com.br

Email: [email protected]

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DE REGISTROS PÚBLICOS:
 
Rua Cel. Moreira da Silva, 155 - Bairro: Centro      

E-mail: [email protected]
 
Telefone: (21) 2789-1578 / 2789-2405 Fax: (21) 2789-1578
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 9h. às 17h.
 
Área Abrangência: Município de Mangaratiba.
 
Atribuições:
Notas, Protesto de Títulos, Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Registro Civil de Pessoas Jurídicas. 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:  (21) 2789-1860

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações: 

-http://portal.mj.gov.br

-www.mangaratiba.rj.probrasil.com.br

-www.citybrazil.com.br

-www.mangaratiba.rj.gov.b

-www.the-wallpper.net

-www.paginarural.com.br

-www.impa.br

-www.ilhagrande.og

-www.governo.rj.gov.br

-www.turisrio.rj.gov.br

-http://pt.wikipedia.org

-http://br.distanciacidades.com

-http://www.panoramio.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:


 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:



 

Comentários de Mangaratiba

eu moro nesse paraíso, adoro essa cidade só o que falta é emprego muito ruím de emprego.
Por: lindinalva rodrigues

Mangaratiba é tudo de bom.Quer paz? sossego? descansar sem ser incomodado?é isso aí. confira!
Por: natalia

Nossa que saudades de Mangaritiba, Sou Mineira Morei ai por 4 anos, me casei em Mangaritiba, com JUiz Sehnhor Jorge Salim, minha madrinha de casamento ELeane dono de um Hotel na Praça, sinto saudades dos amigo que ai deixei, não lembro do nome de tds, Meu marido na epoca trabalhava na BMR. Me lembro da Soray, Marilena Ana nome do meu amrido Wasihntgon , Mora perto do Casa do Senhor Jorge Salim. Nosa que saudades. Morei tb em uma casa pequenina da D. Ruti era só descer um pouquinho atravessar a linha do trem ja estava na Prai. Hoje Moro em Vila do Cabanos . Pará . um dia volto a Mangaritu=iba por favor se alguém ai se lembrar por favor me escreva. Agenilda Lara Nazareth
Por: Agenilda Lara Nazareth

Eu moro em Mangaratiba desde l996, e a cada ano que passa eu fico mais apaixonado por essa cidade maravilhosa. Um beijo,para o povo mangaratibense.
Por: jose emilio freitas dos reis

Morei muitos anos na Serra do Piloto, próximo à Mangaratiba. É uma cidade incrivelemente fantástica e até já faço planos de encerrar carreira e voltar à bela Mangaratiba, onde deixei muitos amigos. Rever as fotos dessa cidade me faz muito bem!!!!Um forte abraço e até breve!!! CRIS
Por: cristiane

gosto muito de mangaratiba, quando viajo para outro lugar, sinto muito a falta de voltar as serras e o mar , resumindo aqui e o paraiso,nao saio mais daqui e .
Por: renato

Claro mangaratiba e conceição uma beleza que Deus nos deu...
Por: Nathalia

. Uma dádiva de Deus.
Por: Tiago oliveira

Continuo morando em Mangaratiba e não me canso de falar. Sou apaixonado pelo povo que ali reside, e por essa terra encantadora. Beijos.
Por: jose emilio freitas dos reis

Sou privilegiado.Nasci em Passa Três e fui criado na Serra do Piloto.Mangaratiba além de ser um patrimônio histórico é sem dúvida um lugar abençoado por Deus,onde podemos ver em um só lugar o capricho da natureza.OBS:Sou neto da saudosa D.Liberta.
Por: PauloCésar Guedes da Silva

PERFEITA A CIDADE DE MANGARATIBA ADOREI EU FIZ UM TRABALHO SOBRE A CIDADE E A NOSSA TURMA GANHOU PORQUE A CIDADE É PERFEITA.
Por: HEMELYN

Sou morador de mangaratiba há 20 anos,tenho orgulho de viver numa cidade em que a Paz é verdadeira,com pessoas solidarias e prontas para servir e ajudar.
Por: Luiz Antonio da Silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Mangaratiba
Fundação:
1831
Altitude:
18m
População:
22.077 habitantes
Área:
360,7km²
Densidade Demográfica:
61,21hab/km²
CEP:
23860-000

Envie seu comentário sobre Mangaratiba

banner