Conservatória

Conservatória-RJ
banner

Bem-vindo a Conservatória!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Conservatória e muitas outras opções de hospedagem na cidade Conservatória. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Conservatória.

Informações de Conservatória

Roteiros do Brasil

Região Vale do Café

 

"CIDADA DAS SERESTAS"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Seu nome primitivo era Santo Antônio do Rio Bonito. No século XIX, o desenvolvimento das terras na interlândia do Estado do Rio, teve a sua principal base no crescimento da agricultura, começando pela cultura da cana-de-açúcar e, principalmente, o plantio do café. Na aldeia de Santo Antônio do Rio Bonito, em conseqüência desse desenvolvimento agrícola, foi criado em 1824 o curato, que era chefiado por um vigário (cura).
Segundo os historiadores, a aldeia dos índios Ararís teve a sua organização oficializada em 1789, no vice-reinado de D. Luiz de Vasconcellos, no entanto, só em 1824, uma sesmaria de terra, que compreendia uma légua quadrada, foi doada aos índios e assim foi criada Conservatória, que significa o Registro dos Índios, tal qual um cartório, termo esse que até hoje é usado em Portugal, como sendo o registro de pessoas e fatos. Depois do declínio do café, Conservatória passou a ser procurada para tratamento de saúde, por possuir um bom clima. Hoje sua economia baseia-se na agropecuária e no turismo.

Significado do Nome:

A história diz que o lugar era conhecido como "Conservatório dos índios", um lugar de excelente clima e protegido por montanhas, onde os Araris se recolhiam para se recuperar de doenças que dizimavam as tribos e local no qual resolveram se instalar definitivamente.

Aniversário da Cidade:

13 de Janeiro

Gentílico:

População:

4.182 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Conhecida como a "Cidade das Serestas", famosa por suas serenatas, tradição conservada pelos moradores locais e turistas, e pela observação de OVNIs na Serra da Beleza, foi identificado como primeiro Arranjo Produtivo Local (APL) de entretenimento do Brasil pela superintendência de economia da cultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro (SEDEIS). Um lugar paradisíaco, vale a pena conhecer e passar momentos agradáveis no Distrito de Conservatória. Um distrito acolhedor e hospitaleiro.

Clima:

Tropical de Altitude

Temperatura Média:

Máxima de 29ºC e Mínima de 13ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Saindo do Rio de Janeiro 
A partir da Linha Vermelha, seguir pela Rod. Presidente Dutra (BR-116) até Piraí, entrar à direita e seguir na RJ-145; após o entroncamento com a BR-393, em Barra do Piraí, entrar à esquerda na RJ-137 e seguir até Conservatória.

Localização:

Sul Fluminense

Limites:

Barra do Piraí, Barra Mansa

Acesso Rodoviário:

BR-116, RJ-145, BR-393 e RJ-137

Distâncias:

Da Capital:

148 km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Resumo:

-Cachoeira Bicame 

  -End: Localidade Bicame - RJ 143 - Rio Bonito 
Identifica-se como uma corredeira, ocupando área em torno de 4m, seguida de um poço com aproximadamente 40m2. O poço e as duchas da corredeira são utilizadas para banho. Na parte central deste, há uma grande laje horizontal que serve de trampolim para os banhistas. A área é cercada de vegetação de alto porte que praticamente encobre o atrativo. O local é muito procurado nos fins de semana para piqueniques e pesca de linha.
 
-Cachoeira da Índia-Balneário Municipal João Raposo de Melo 

  -End: Rua José Justino de Azevedo 
Horário: Diariamente, das 7h às 18h
Possui dois pequenos saltos, somando uma altura total de 3 m, possuindo um poço de área com cerca de 70 m2 e de pouca profundidade. Suas águas são transparentes e frias. Uma parte do rio, abaixo da queda e na margem direita do poço contem uma praia estreita com areia de tonalidade escura. A cachoeira está localizada no Rio dos Índios, em área ampla e urbanizada pela implantação do balneário, composto de restaurante, bar, sanitários, campo de futebol society e quadra de vôlei. Mais acima do rio, existem morros de cumes arredondados - áreas de pastagem. No centro da queda existe uma pedra que apresenta uma escultura de uma índia.
 
-Cachoeira da Viúva 

  -End: Fazenda Paraíso - afluente do Rio Rochedo 
É formada por dois pequenos saltos, somando os dois aproximadamente 5 m de extensão. Assemelha-se, principalmente a primeira queda, a uma corredeira. Forma a seguir uma piscina com aproximadamente 100 m2, a qual foi represada por uma pequena barragem de pedras superpostas. Possui pouco volume de água sendo transparentes e frias, e propícias a banhos. A cachoeira de Pedro Carlos / Werneck é um dos locais de interesse de visitação, está situada a 500 m à direita do atrativo, bem como a Sede da Fazenda da Viúva, a mesma distancia à esquerda.
 
-Cachoeira do Miguel Leite 

  -End: Fazenda Cachoeira 
A cachoeira tem altura aproximada de 30 m, possuindo apenas um salto. Suas águas são transparentes e de temperatura fria. O atrativo possui uma piscina de 130 m2 cercada de pedras e ducha natural. Está localizada entre dois morros. Junto às margens encontra-se vegetação densa de médio e alto porte, em toda a extensão de sua queda. Do lado direito de sua margem, avista-se morro de cume arredondado - área de pastagem - e do lado esquerdo planície.
 
-Cachoeira São Fernando 

  -End: Fazenda São Fernando - localidade de Coronel Cardoso - Rio São Fernand 
Localizada dentro da propriedade da empresa Fazendas Reunidas Magmam, com altura aproximada de 18 m , está próxima à represa que abastece a Usina São Fernando. Compõe-se de dois pequenos saltos, seguidos de um bem mais alto com imenso volume dágua. Os banhos são mais indicados na ampla piscina natural, localizada logo após o terceiro salto. Margeando a piscina natural registra-se duas praias. O atrativo está entre morros de cumes arredondados, recobertos com vegetação rasteira, observando-se nas encostas alguns trechos de mata fechada e de capoeiras. Completando a ambiência local, avista-se o prédio e os equipamentos da usina que gera energia às fazendas.

-Pico do Cavalo Ruço 

  -End: Serra do Cavalo Ruço - RJ 137 
Localizado na divisa dos distritos de Conservatória e Santa Isabel do Rio Preto, o Pico do Cavalo Ruço possui uma altura aproximada de 1.296 m. Possui vegetação densa, em suas encostas trechos de matas virgens de médio e alto porte. Do local avista-se além do relevo característico da região, os cumes arredondados, todo o Vale do Rio Preto, avistando-se também a torre da Matriz de Santa Rita de Jacutinga já em Minas Gerais. Existe no local uma rampa de 360 graus de vôo livre - asa delta, que no momento está desativada.
 
-Serra da Beleza 

  -End: Limite dos distritos de Conservatória e Santa Isabel do Rio Preto - RJ 
Serra com relevo de aspecto típico, onde os cumes apresentam-se de forma arredondada e em diversos níveis. A vegetação nas encostas apresenta trechos em mata virgem, de médio e alto porte, capoeirões e principalmente rasteira. O trecho mais elevado da RJ 137 chama-se Mirante da Serra, sendo o melhor local para se apreciar a belíssima paisagem que circunda a região, avistando-se desde o Pico do Cavalo Ruço até a Torre da Igreja de Santa Rita de Jacutinga (MG). De onde se tem uma visão total do imenso Vale do Rio Preto. Durante o mês de Julho a temperatura chega a 1º C. Local visitado pelos aficionados em fenômenos extraterrestres.
 
-Rio Bonito 

  -End: Distritos de Pentagna (4º) e Conservatória (6º) 
Nasce na Serra das Neves nas proximidades da divisa do distrito de Conservatória com o município de Barra do Piraí. Direção sul-leste, percorre as terras de Conservatória numa extensão superior a 20 km. Banha as regiões de antigas fazendas, penetrando em Pentagna para desembocar adiante no Rio das Flores. Rio caudaloso, apresenta-se com largura e profundidade variável, águas claras, transparentes e frias, tornando-se barrentas em épocas de chuvas. Ao longo de seu percurso há muitos locais propícios a banhos. São quedas dágua, corredeiras, praias e piscinas naturais. Presença de ilhotas, bancos de areia e rochas em seu leito. Nas suas encostas avista-se antigos casarões de fazendas, além de áreas de plantio e do rebanho leiteiro. Pesca abundante no atrativo, principalmente no período de setembro a março.
 
-Rio Preto 

  -End: Sta.Isabel do Rio Preto(3º), Pentagna (4º), Parapeúna(5º) e Conservató 
Com extensão total em torno de 200 km, em Valença percorre os distritos de Pentagna, Parapeúna, Conservatória e Santa Rita do Rio Preto, localizados à margem direita do rio e os municípios mineiros de Rio Preto e Santa Isabel de Jacutinga, à margem direita. Junto às suas margens encontra-se as áreas de pastagem, as plantações de café e de milho e trechos com mata fechada e capoeiras. À medida que ribeirões, riachos e córregos deságuam no Rio Preto ele se torna mais caudaloso. Apresenta-se com largura e profundidade variável e águas frias. O nome do Rio Preto representa bem a tonalidade escura das águas e das rochas, negras, de aspectos diversos que afloram na superfície do atrativo. Ao longo de seu percurso encontram-se praias, corredeiras, piscinas naturais e quedas dágua, propícias para banhos, mas localizadas geralmente no interior de propriedades particulares. O Rio Preto atravessa, tranqüilo, os distritos de Pentagna e principalmente Parapeúna, sendo navegável em alguns trechos por pequenas embarcações. Quando atravessa os distritos de Conservatória e Santa Isabel do Rio Preto, apresenta-se mais acidentado com corredeiras e quedas dágua.
 
-Igreja Matriz de Santo Antônio  

  -End: Praça Getúlio Vargas, s/nº - Centro 
Tel: (24) 2438-1316 
Horário: Dias de missa ou a Combinar
O atrativo situa-se na Praça Getúlio Vargas, local arborizado, tendo como entorno casas residenciais e comerciais. A capela foi fundada em 1850 e foi inaugurada em 1868. Em 1874 sofre pequenos reparos. Em 1882 foi realizada a ampliação do coro. No ano de 1888, contração do púlpito e ornamentação dos altares. O adro foi iniciado em 1875. A Igreja Matriz foi construída próxima ao local da velha capela do curato e da paróquia que se incendiou em 1839. No ano de 1850, os moradores erguem um templo paroquial em substituição à velha capela. À 22 de abril do mesmo ano era disso cientificado a Câmara de Valença. De 1850 a 1852, ascendeu para aquele fim, uma soma de dinheiro. Em 1888 o governo provincial concedeu à freguesia um auxílio para os consertos da matriz. A pedido do então Vigário Padre João Batista da Cunha, consignou a Câmara Municipal de Valença, em sessão de 16 de outubro de 1893, a verba para o termino das obras. A Igreja tem 23 m de frente e 37,6 m de fundos. Construída com grande solidez, toda em cantaria, com largas paredes de 1,6m de espessura. A Igreja possui as seguintes imagens: Santo Antônio, Nossa Senhora do Rosário, São João Batista, São Sebastião, Nossa Senhora das Dores, São Luiz, Nossa Senhora das Neves, São Bento, São José, São Manuel, São Pedro, São Roque, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora de SantAna. Enquanto manifestações artísticas de maior interesse destaca-se adornos em forma de abacaxi que servem de suporte aos lustres no corpo dos fiéis na nave. A igreja é utilizada para celebração de cultos católicos. Observação: Ocorrência de Realizações Artísticas/Culturais e eventuais: Festa de Santo Antônio em julho.
 
-Museu da Seresta 

  -End: Rua Oswaldo Fonseca, 99 - Centro 
Horário: De Sexta a Domingo das 9h às 21h
De 1960 a 1970 foi uma casa residencial onde moravam os irmão Joubert e José Borges. Tornou-se museu quando lembranças de serenatas do passado foram colocadas em suas paredes e o povo logo passou a chamá-la de Museu da Seresta. José Borges compôs a música Rua das Flores que se transformou no Hino dos Seresteiros de Conservatória. Nos seus versos a lembrança do velho trenzinho apitando, saudade do velho trem da Rede Mineira.
 
-Museu Vicente Celestino 

  -End: Rua Oswaldo Fonseca, 63 - Centro 
Tel: (24) 2438-1134 
Horário: De 2ª a 5ª das 9h às 19h, 6ª e sáb 9h às 23:30h e Dom. 9h às 16h
Vasto material pessoal de Vicente Celestino e Gilda de Abreu, sua esposa. Possui discografia do artista, roupas de filmes e do casamento; Galeria dos imortais, com acervo de outros artistas; Sala de pesquisa da MPB, com mais de 2000 (duas mil) fotos, títulos, recortes de jornais e revistas. Curador: Wolney Porto

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Setembro

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VALENÇA - DISTRITO DE CONSERVATÓRIA

E-mail: [email protected]

Telefones: (24) 2452-5075

Sites: http://valenca.rj.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone: (24) 2438-1188 / 1188

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Princesa da Serra:

Praça Paulo de Frontin, 137 - Centro - Valença/RJ

Viação Normandy:

Telefone: (24 )2453-4555
    
Viação Senhor dos Passos:

Telefone: (24) 2452-0081 / 2848

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS - 1º DISTRITO:

E-mail: [email protected]

Telefones: (24) 2453-2182

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Conservatória

esse lugar onde mora meu coraçaõ....que apesar de uma indentidade turistica, impar no mundo, com sua rotina seresteira, está ameaçada, pelo egocentrismo de alguns, que nigligenciam,aforça e o respeito que se deve ao movimento seresteiro.
Por: marcia barreto

Amei Conservatória. Agora quero retornar, pois tenho certeza que dessa vez aproveitarei bem mais. Estando ao lado de alguém que amo de verdade!! Vai ser tudo muito mais gostoso!!!
Por: Val Guimarães

Meu coração está palpitando pra estar com meu amor nesse lugar de sonhos. não tenho dúvidas de que terei dias muitos felizes.
Por: Ivan

Amo Consevarvatória,um lugar bonito e ótimo para passar fim de semana e também feriados prolongados.Vou sempre com minhas netas para a pousada S"erras verdes". O lazer ali é maravilhoso e não troco por nenhum lugar.
Por: marlene

Me apaixonei por esta cidade há 4 anos,hoje eu e meu marido moramos nela.Começamos a vir trabalhando,pois fazemos o translado RioxConservatória em uma van nos fins de semana. Aqui ,acordamos e respiramos ar musical, vivemos o imaginário,tudo nesta cidade é magia. E por isso tudo,iniciei uma comunidade chamada ¨Conservatória é o Paraíso¨. Participem dela . Abraços de Jô e Carlos da Van.
Por: Jossy pires

ja estive ai ha 30 anos atrais e nunca me esqueci amo essa cidade
Por: valnea da silva santos gastao

Um lugar magico,raro de ser encontrado. Poderia viver ali pelo resto de minha vida,e vou lutar por isso,com a graça de Deus.
Por: oscar luiz de souza brito

Cidadezinha super aconchegante! Ideal para ir de casal. Ótima para quem gosta de cachorros. Há hotéis que aceitam cachorros e há tb hotéis somente para os cães. Os passeios pelas fazendas, o orquidário e as serestas são passeios muito legais!
Por: Larissa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Conservatória

Envie seu comentário sobre Conservatória

banner