Casimiro de Abreu

Casimiro de Abreu-RJ
banner

Bem-vindo a Casimiro de Abreu!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Casimiro de Abreu e muitas outras opções de hospedagem na cidade Casimiro de Abreu. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Casimiro de Abreu.


Que o Brasil é cheio de destinos para quem gosta de turismo ecológico, todo mundo já sabe! Uma das cidades perfeitas para esse estilo de passeio é Casimiro de Abreu, localizada na região litorânea do Rio de Janeiro. Além de praia e cachoeira, quem visita esse município também tem várias opções culturais de turismo, saiba mais sobre a cidade.

A cidade tem três praias: Praia da Igrejinha, Praião e Prainha, as três são muito tranquilas e, portanto, convidativas para quem deseja tirar uns dias para descansar e se desligar. As cachoeiras e rios também são constantes na cidade, além de uma reserva ecológica. Tudo isso faz de Casimiro de Abreu um ótimo local para quem quer dividir seus dias de folga com a natureza.

Que tal ficar em uma pousada maravilhosa, em um ambiente bucólico, tranquilo e ainda poder organizar uma confraternização, se desejar? Tudo isso é possível na Fazenda São João. Além do espaço com uma vegetação incrível, cachoeiras e riachos, a infraestrutura também é completa, com sauna, piscina, hidromassagem e chalés acolhedores.

Não retorne para casa sem tirar uma fotografia da Estátua de Casimiro de Abreu, que naturalmente é um cartão-postal do município. Retratando o grande homem que dá nome à cidade, o monumento fica na praça central, bem em frente à igreja matriz. Aliás, a própria praça e igreja são bons locais para passear.

Onde antes viveu o poeta Casimiro de Abreu, hoje funciona um museu, que usa a riqueza da simplicidade para contar a história do artista. É um ponto turístico ideal tanto para quem conhece e admira a obra de Casimiro, quanto para quem quer saber mais sobre ele. Lá, você vai respirar história e cultura de uma forma incrível!

Casimiro de Abreu tem traços típicos de cidades de interior, um deles é a Praça Bosque das Carrapateiras, um local muito agradável onde as pessoas se reúnem para jogar conversa fora no fim da tarde. Você pode aproveitar o ambiente para fazer uma caminhada e conhecer um pouco mais sobre esse município tão receptivo.

No litoral carioca, Casimiro de Abreu é um dos destinos mais hospitaleiros que você pode encontrar!

Informações de Casimiro de Abreu

Roteiros do Brasil

Região dos Lagos à Costa do Sol

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O Município de Casimiro de Abreu está situado na Zona da Baixada de Araruama, datando do início do século XVIII o desbravamento de seu território. O município atual originou-se da antiga aldeia dos índios Guarulho, fundada pelo capuchinho italiano Francisco Maria Táli, no lugar hoje conhecido como Aldeia Velha. Em 1748 foi erguida a primeira capela dedicada à Sacra Família, tendo a povoação nascente recebido, em 1761, foros de freguesia, sob a denominação de Sacra Família de Ipuca, declarada perpétua em 1800. Arruinada a capela, e devido à ocorrência freqüente de surtos de epidemias na localidade, foi a sede da freguesia transferida para junto da foz do rio São João, onde depois se edificou uma igreja consagrada a São João Batista. Em 1843, o Governo Provincial aprovou a demarcação dos limites da povoação de Barra de São João. Três anos mais tarde, o progresso verificado na florescente localidade era tal, que o governo elevou-a à categoria de vila, com a denominação de Barra de São João, conservando os limites da freguesia em que ela estava colocada. Logo de início, esse município teve regular desenvolvimento no que concerne à agricultura e, até os fins do século XIX, conseguiu manter essa situação. O Porto de Barra de São João florescia, com a função de coletar e exportar para o Rio de Janeiro a produção cafeeira de Cantagalo. À exportação da produção, se somava a importação clandestina de escravos, que deveriam fortalecer o núcleo portuário. Com a Lei Áurea, a exemplo do que sucedeu com os demais municípios fluminenses, Barra de São João também sofreu um declínio notável na sua produção agrícola. Por volta de 1880, foi construída a linha férrea, com vistas a levar a Macaé os trilhos da futura Leopoldina Railway. Junto às estações, nasceram os povoados de Indaiaçú, Professor Souza, Rio Dourado e Rocha Leão. Mais tarde, com a decadência da atividade portuária, a sede da comuna foi deslocada ora para Indaiaçú, ora para Barra de São João, até que em 1925 foi fixada em Indaiaçú, que passou a denominar-se Casimiro de Abreu.

Significado do Nome

Homenagem ao ilustre filho Casimiro de Abreu, grande poeta brasileiro.

Aniversário da Cidade

15 de Setembro

Gentílico

casimirense

População

35.753 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Município Litorâneo, Casimiro de Abreu tem nos rios, cachoeiras e mar suas grandes atrações, principalmente do Distrito de Barra de São João. Abriga uma reserva biológica que conta com o mico leão dourado, além de vários locais para mergulhos e hospedagem. Sua Padroeira é Nossa Senhora da Saúde.

Clima

Tropical quente e úmido

Temperatura Média

22ºC

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo do Rio de Janeiro: Ponte Rio- Niterói, BR- 101 e Via- Lagos.   

Localização

Município da Região das Baixadas do Estado do Rio de Janeiro.

Limites

Macaé (ao norte), Cabo Frio (ao sul), Nova Friburgo e Silva Jardim (à oeste), e Rio das Ostras (à noroeste)

Acesso Rodoviário

Casimiro de Abreu- Terminal Rodoviário de Casimiro de Abreu- BR- 101, Km 144- Tel: 2778- 1291
Barra de São João- Parada Barra de São João, Centro.

Distâncias:

Da Capital:

128 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A Região de Casimiro de Abreu é valorizada pela presença da Mata Atlântica, que oferece grande variedade de passeios até suas cachoeiras, como a cascata da Fumaça, e trilhas que levam o visitante a Barra do Sana, bucólica localidade turística, que junto com Quilombo e Tenar atrai o visitante amante da natureza e do frescor das montanhas.
Uma atração à parte é o mico leão dourado da Reserva Biológica, cuja mata abriga variada fauna e flora. O Poço de São João é uma outra opção interessante para mergulhos, cuja trilha de acesso é um maravilhoso passeio pela serra. As trilhas ecológicas de Casimiro de Abreu para a prática de turismo de aventura são espalhadas por belas montanhas onde uma parte da atração é a hospedagem simples e acolhedora do campo.

Principais Pontos Turísticos

Poço do Pai João

Com duas principais quedas de 3 e 5m. Suas águas são frias, límpidas e transparentes, com várias piscinas naturais. Presença de vegetação densa. Oferece também diversas trilhas ecológicas, passando por cachoeiras pouco explorada.

Praião

Com extensão em torno de 4 km, faz parte da longa faixa de praias (9 km). Possui águas verdes, com maior índice de transparência nos meses de verão, e areias com granulação média e tonalidade amarelada, coloração típica das areias monazíticas das praias da região.

Rio Macaé

Localização a 4 Km de Casimiro de Abreu. Possui águas claras, transparentes, com temperatura amena e grande número de quedas d‘água e corredeiras, formadas em conseqüência do desnivelamento de seu perfil. A vegetação densa e abundante predomina junto as suas margens.

Capela de São João

Capela de linhas simples, sua construção data da primeira metade do século XVII (1619). Externamente, a construção é típica do período colonial, com cunhais, pilastras e frontão. Suas imagens foram transferidas para a Igreja Matriz da Sagrada Família. Atrás da capela encontra-se uma singela sepultura, ornada por quatro pombas brancas de porcelana, jaz o filho maior da cidade: Casimiro de Abreu. A visitação pode ser feita fora do horário de funcionamento, solicitando permissão a seu administrador.

Rafting

O Rio Macaé pelo seu grande volume de água e suas enormes corredeiras é um excelente lugar para prática de rafting.

Prainha

É propícia a banhos tanto no lado fluvial como no marítimo, onde o mar é mais encrespado. Suas águas são mornas e transparentes. Destaca-se o belo encontro do Rio São João com o oceano.

Fundação Municipal Casimiro de Abreu - Sítio Agrícola

Há no local: quatro tanques de criação de peixes (tilápia, cárpia, tambacú), estufa com técnica rudimentar de produção de muda, hortão com técnicas modernas de irrigação, fábrica de detergente, de desinfetante e vassouras, piscina, pomar (goiabeiras e figueiras). Toda produção é distribuída gratuitamente nas escolas e comunidades carentes, as mudas são vendidas à preço de custo para pequenos, médios e grandes produtores.
Estrada Eduardo Zaczuc Tahan, km 21 - s/n - Vargem Grande
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta das 8h às17h (com solicitação prévia)

Ponte de Arame

Pequena trilha em torno de 300 metros, cercada por vegetação típica da Mata Atlântica, que segue até o Rio Macaé, quando o visitante encontra uma ponte turística, com meio metro de largura, em aço e madeira, que atravessa o rio de uma margem a outra. Não há no local qualquer tipo de serviços (bares, restaurantes, etc.) Estrada Serramar

Santuário de Vida Silvestre da Fazenda Bom Retiro

A Fazenda Bom Retiro, localizada em Aldeia Velha, I distrito de Casimiro de Abreu, a 138 km do centro do Rio de Janeiro, possui uma área de 556,5 há, sendo registrados 472 há como RPPN. Este solo é coberto por mais de 80% com Floresta Atlântica, onde são desenvolvidas pesquisas pela UERJ, Fundação Oswaldo Cruz, Associação Mico Leão Dourado e convênios com os Zoológicos do Rio e de Niterói para a reintrodução de animais silvestres. Pela FUNATURA e reconhecida como Santuário de Vida Silvestre. No trabalho de campo dos pesquisadores da UERJ, foi identificada uma variedade nova de bromélia, chamada Achmea weilbachii, var. Albipetala Leme & Costa, e também descoberta do caramujo Megaspyra sp, considerado extinto pela literatura. Com a Associação Mico Leão Dourado por reintrodução no final do ano de 1994, um casal de micos (Leontophitecus rosália) nas matas acima de 200 metros de altitude para observar a adaptação desta espécie em áreas de encosta. Em dezembro de 1995 comemorou-se o nascimento dos primeiros filhotes e, agora para o próximo mês a família irá aumentar novamente, ou seja, sucesso absoluto neste projeto. A FIOCRUZ tem duas pesquisas em andamento, que são: os aspectos eco-epidemiológicos da Leishmaniose Tegumentar Americana e estudos comparativos sobre a ecologia e o comportamento de pequenos mamíferos que possam interferir na circulação do T. Cruzi, Leishmania brasiliensis e L. Chagasi no ecotopo silvestre e, desenvolver programas de educação ambiental, sanitarismo básico e prevenção de doenças nas comunidades vizinhas. Está sendo mobilizada a comunidade de Aldeia Velha para a preservação dos recursos naturais e a sua importância no desenvolvimento da atividade turística local. Quanto ao município de Casimiro de Abreu, a ACEMA (Associação Cultural e Ecológica do Município de Casimiro de Abreu), com ela incentivando o governo municipal a implantar uma Unidade de Seleção de Lixo, que já se encontra em operação. Outro projeto a ser implantado é o de tratamento de esgoto em lagoas de estabilização. Em todos estes projetos a RPPN Fazenda Bom Retiro está participando. A meta é fazer de Casimiro de Abreu o I Município Ecologicamente Correto do Estado do Rio de Janeiro. A RPPN Fazenda Bom Retiro dispõe de quatro cabanas com três camas cada, e a casa possui doze acomodações, totalizando vinte e quatro lugares. Muitas nascentes, duchas, rio cristalino, cachoeira, lagoa para pescaria, salão para educação ambiental, templo para meditação, campo de futebol e toda uma vida de fazenda com farta e deliciosa alimentação. Desde 1993 a RPPN Fazenda Bom Retiro vem a visita de escolas, núcleos esotéricos, observadores de pássaros e grupos de terceira idade, além de turistas estrangeiros que vem atraídos pelo mico leão dourado. Mais de 5000 pessoas já conheceram o Bom Retiro. Pelo empenho em prol da natureza, é que talvez o Santuário tenha merecido ser citado no folder que a Embaixada Britânica, o IBAMA e a Associação Mico Leão Dourado elaboraram para incentivar a criação de novas RPPNs.
Visitação: Marcar com Luiz Nelson e Sonali pelo telefone (21) 2568-0454
BR-101, km 215 - Aldeia Velha
Fone : 921) 2568-0454

Viveiro Granja Estrela

Horto florestal com conservação e produção de Palmeiras imperial e real, coqueiro anão, pinheiros, acácias, palmeirinha, bougainville, etc.; maior produtor, atualmente, de arica bambu do Estado, produzindo cerca de 60.000 toqueiras. São realizadas no local, aulas de plantio e tratamento das espécies e de todo o tipo de solo e suas necessidades com relação ao plantio e paisagismo.
Estrada Mataruna, km 04, 465 - Mataruninha
Horário de Funcionamento: Quarta à Segunda das 8h às 17h

Barra de São João ( Distrito )

Os versos do poeta Casimiro de Abreu fazem justiça a este belo recanto, distrito do Município de Casimiro de Abreu.
Barra de São João, onde nasceu o poeta, faz parte da Região dos Lagos, local no Estado do Rio de Janeiro de variadas e belas opções turísticas.
O casario do século XVII no centro de Barra, proporciona uma viagem ao passado colonial brasileiro. No centro , além da adorável arquitetura, encontra-se a casa do Poeta Casimiro de Abreu - a Casa de Cultura, que nos conta um pouco da vida do poeta.
A beleza natural é bem representada por suas atraentes praias, pelo Rio São João desaguando no mar, nos manguesais que circundam essa área, e pela riqueza vegetal da Mata Atlântica.
O acolhimento caloroso e simpático aos visitantes é marca deste delicioso local, cuja harmonia e tranqüilidade, típicos de cidade de interior, valorizam ainda mais este pequeno distrito.
Há hotéis variados e de boa qualidade e uma oferta de saborosa riqueza culinária em Barra de São João. Na Canção do Exílio do poeta, de 1857 os versos do início e do fim do poema nos dão o tom exato do que é Barra de São João.

Casa de Casimiro de Abreu ( Barra S. João )

Situada na Praça Primavera, à margem do Rio São João, como num quadro de pintura, enfeitada por flores de flamboyants, a casa onde nasceu o poeta. Do período colonial, construção atípica de um só pavimento, de linhas simples, com um salão e quatro salas laterais, servia de residência e de local de trabalho de seu pai, comerciante de madeiras. Nesta casa, em 04 de janeiro de 1839, nasceu o poeta, ali residir até os 10 anos, retornando anos mais tarde, tuberculoso, falecendo em 18 de outubro de 1860. Em 1957, foi doada pelo proprietário da época ao Estado, para ser instalada a Casa de Casimiro de Abreu. Em 1974 foi restaurada para abrigar um Centro Cultural, com auditório, biblioteca, sala de artes e uma pequena exposição homenageando o poeta. O acervo da exposição é pequeno porque, tendo Casimiro de Abreu morrido de tuberculose, seus pertences foram queimados. No salão central estão três antigas viaturas doadas pela FUNTERJ e painéis fotográficos de Barra de São João. Na primeira sala da ala esquerda ficam os livros e objetos referentes ao poeta, objetos retirados do seu túmulo, fotos, reproduções fotográficas, sua correspondência e edições raras da obra de Casimiro de Abreu. Na segunda sala localiza-se a biblioteca contendo 6000 obras didáticas. Na ala direita, as duas salas se destinam à leitura, palestras, etc., e a administração do museu.
Rua Bernardo Gomes, s/n - Praça As Primaveras
Horário de Funcionamento: Ter à Sex das 9h às 17h, Sáb das 13h às 17h, Dom e feriados das 9h às 13h

Igreja Matriz da Sagrada Família ( Barra de S. João )

Sua construção data do final do século XIX. Possui linhas arquitetônicas simples, em estilo neoclássico, com seu interior bastante alterado. Além do altar-mor, há dois altares laterais. Possui três sinos de bronze, vindos de Paris, em 1881.
Rod. Amaral Peixoto, km 138 - Praça As Primaveras
Horário de Visitação: Nos horários de missa, aos domingos às 8h e às 19h

Núcleo Histórico de Barra de São João

Núcleo protegido pelo INEPAC por Lei Municipal, com área aproximada de 3 km2, compreende quase todo o centro urbano de Barra de São João, a Praia Grande - Praião e a Prainha. Em 1630 foi levantada a primeira edificação no local, a Capela de São João Batista, dando origem ao povoado de Barra de São João, que já foi sede do município. Formada por ruas estreitas cercadas por antigos casarões com portais de pedra. O conjunto de casario remanescente é todo do início do século XIX e pode ser visto, principalmente, nas ruas Andrada e Silva, Bernardo Gomes e Santo Antônio. Apresentam características bem semelhantes, formando um conjunto harmonioso de notável valor ambiental. Merecem destaque: a Capela de São João Batista, a Igreja da Sagrada Família, a Casa da Câmara e a Casa de Casimiro de Abreu. O núcleo foi contado nos versos de Casimiro de Abreu, nas telas Marinasdo pintor José Pancetti ( 1902-1958 ) e como cenário para alguns cineastas que aqui vieram encontrar inspiração na bela paisagem do lugar.
Arredores da Rod. Amaral Peixoto, km 138 - Centro

Cachoeira de Santa Helena - Véu de Noiva ( Barra de S. João )

A 19 km de Casimiro de Abreu. Com altura aproximada de 25m, possui apenas um grande salto. As águas límpidas, transparentes e com temperatura amena são propícias a banhos. A cachoeira acha-se entre densa vegetação de alto porte. Apesar de estar localizada em área particular, o acesso é permitido.
Fazenda Santa Helena - Rio Dourado

Ilha Trinta Réis

Pequena ilha situada a 1500 metros do Praião, local muito propício para a pesca de mergulho. A Ilha de Trinta Réis é habitada por espécies como liquens e musgos, servindo também de pouso e desova de aves marinhas.
Praia Grande - Bairro: Praião

Mangues do Rio São João

Os manguesais cobrem quase toda a extensão do Rio São João. O ecossistema de mangue é formado por três espécies vegetais (Lagunculária, Risophora, Avicenia) com substrato lodoso e apresenta grande diversidade animal. Há um trabalho de conscientização para a preservação desta área, devido à sua grande importância para os outros ecossistemas da região e na produção pesqueira.
Endereço: as margens do Rio São João

Morro de São João

O imponente Morro São João, antigo vulcão extinto, cuja beleza é apreciada em qualquer ponto da Região dos Lagos, está a poucos quilômetros de Barra de São João. Com matas, grutas e cachoeiras, seus 800m de altitude abrigam diversas espécies da fauna e da flora, típicas da Mata Atlântica. No pé do morro, em grande parte de sua extensão, passa o Rio São João, onde encontram-se pequenas e belas praias e abundantes manguesais, com pequenas trilhas, feitas por antigos caçadores e aventureiros que gostavam de explorar o local. A Cachoeira Grande, riacho cuja água é captada para abastecer Barra de São João e Rio das Ostras, apresenta vários desníveis, provocando pequenas quedas, a maior delas com cerca de 2 metros de extensão.

Rio São João

Principal rio de Casimiro de Abreu, nasce em Cachoeiras de Macacu e atravessa o município de Silva Jardim e o distrito-sede de Casimiro de Abreu, indo desaguar em Barra de São João. Rio caudaloso, possui águas mornas, de tonalidade parda, característica que se modifica junto a sua foz por efeito das marés e dos ventos. O trecho de maior interesse turístico, onde a largura fica em torno de 100m, está junto a sua margem esquerda. É o Núcleo Histórico de Barra de São João, com seu antigo casario circundado de frondosas árvores. Destacam-se ainda, junto à foz do rio, a bela ponte em ruínas, construção da primeira metade deste século, o promontório com a Capela São João Batista e o pequeno cemitério com o túmulo do poeta Casimiro de Abreu. Neste trecho, o Rio São João é navegável para embarcações de pequeno calado.
Trecho junto ao Núcleo Histórico de Barra de São João - Beira Rio

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Abertura do Verão

Data: Janeiro

Projeto Esportivo de Verão

Data: Janeiro

Garota Verão

Data: Fevereiro

Carnaval

Data: Fevereiro

Festa de Integração

Data: Fevereiro

Festa de São João Batista

Padroeiro de Barra de São João
Data: Junho

Festa de São Pedro

Data: Junho

Festival de Crustáceos

Data: Julho

Festa de São Cristóvão

Data: Julho

Jornada de Cultura de Casimiro de Abreu

Data: Agosto

Festa de Nossa Senhora da Saúde

Padroeira de Casimiro de Abreu
Data: 15 de Agosto

Festa de Emancipação Político- Administrativa do Município de Casimiro de Abreu

Data: 15 de Setembro

Feira Multi Setorial

Feira de máquinas e equipamentos para os setores agropecário, industrial e comercial.
Localização: Parque de Exposições, BR- 101, Km 206
Data: Setembro

Feira Agropecuária

Localização: Parque de Exposições, BR- 101, Km 206
Data: Setembro

Etapa Nacional da Gincana de Pesca

Data: Novembro

Festa de Nossa Senhora da Conceição

Data: 8 de Dezembro

Reveillon

Data: 31 de Dezembro

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CASIMIRO DE ABREU

E-mail:

Telefones: (22) 2778-9800

Sites: http://www.casimirodeabreu.rj.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Casimiro de Abreu-RJ

End.: BR-101, Km 207 - Centro
Telefone: (22) 2778-1543

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones: (22) 2778-1507

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.citybrazil.com.br

www.pjotacenter.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- Casimiro José Marques de Abreu nasceu na Freguesia da Sacra Família da Vila de Barra de São João, na então província do Rio de Janeiro, no dia 4 de janeiro de 1839, filho de José Joaquim Marques de Abreu e de D. Luiza Joaquina das Neves.

Os primeiros tempos de sua vida, a sua “infância querida”, passou-os no torrão natal. Partiu em seguida para Nova Friburgo, onde cursou durante alguns anos o Instituto Freese. Foi aí que, uma tarde, à hora em que na sua casa paterna deviam estar merendando, lembrou-se de seu lar, viu nele a mãe querida, e então, assaltado pela saudade, chorou e compôs sua primeira poesia. Infelizmente, em momento de desânimo e desgosto rasgou-a, embora mais tarde viesse arrepender-se do que fizera, e sentisse tanto haver destruído aquela produção que, para recuperá-la, daria todo o volume de “As Primaveras”, o livro que o tornaria imortal em nossa literatura.

Não terminados completamente seus estudos de humanidades, foi para o Rio de Janeiro trabalhar no escritório do pai, que à fina força, queria encaminhá-lo na carreira comercial. Casimiro submeteu-se, mas não se resignou, e essa contrariedade foi grande amargura na vida do poeta.

Depois de um ano de permanência no Rio, o pai manda-o para Portugal. No exílio, atormenta-o a nostalgia do torrão natal e da família, sobretudo da irmã e da mãe, a quem Casimiro amava extremosamente, de quem fala mais de uma vez nos seus escritos e para quem fez aquela poesia tão transbordante de saudade e ternura filial, de uma forma poética tão adequada, que dificilmente se encontrará outra que iguale na força do seu sentimento e na formosura da expressão.

Costuma-se dizer que no exílio lhe apareceram os primeiros sintomas da tísica pulmonar, que havia de matá-lo. Isto constitui, porém, um ponto por elucidar na biografia de Casimiro, pois em cartas autografadas do poeta, existentes no arquivo da Academia Brasileira de Letras, parecia que ele gozava de boa saúde. Ao amigo, destinatário da referida correspondência e para o qual abria sua alma de par em par, conta que voltou de Portugal, e nem então e nem depois alude a enfermidade alguma, a não ser a varíola de que ficara marcado, mas de que já se restabelecera; e pelo contrário, certa ocasião chega a lastimar-se da monotonia da boa saúde, em lugar do qual queria a tísica com todas as suas peripécias para ir definhando liricamente até acabar de morte romântica sob o céu azul da Itália (desejo muito do gosto da época, e que nosso poeta exprime, talvez, com algum humorismo). Ainda em carta de 11 de janeiro de 1860, isto é, nove meses antes de sua morte, escrevia: “eu continuo sempre bom do físico e sempre enfermo do moral”.

Há, contudo, uma carta de 17 de maio, sem indicação do lugar nem ano, mas que supõe-se ser de 1859, na qual se lêem as seguintes palavras:

“Vivo muito triste e padeço mesmo um pouco do físico; a minha saúde vai-se estragando e eu desconfio que o canastro não dura muito tempo. Adeus; estima-me sempre e lamenta.

o teu velho amigo. 

Casimiro”.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Hospital de Casimiro de Abreu
Telefone: (22) 2778-3890     
 
Hospital de Barra de São João
Telefone: (22) 2774-5313     

ECT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em Casimiro de Abreu
Endereço: Rua Barão de Mauá, 383 - Centro
Telefone: (22) 2778-1299     
Funcionamento: de 2ª a 6ª das 9às 17h.
 
ECT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em Barra de São João
Endereço: Rod. Amaral Peixoto (RJ-106), 532, loja 2 - Centro
Telefone: (22)2774-5135     
Funcionamento: de 2ª a 6ª das 9 às 17h, aos sábados das 8 às 12h.
 
CORREIOS - Casimiro de Abreu
Endereço: Rua Barão de Mauá, 383, Centro
Telefone: (22) 2778-1299     
Funcionamento: de 2ª a 6ª das 9 às 17h
 
CORREIOS - Barra de São João
Endereço: Rod. Amaral Peixoto (RJ-106), 532, loja 2, Centro
Telefone: (22) 2774-5135     
Funcionamento: de 2ª a 6ª das 9 às 17h, aos sábados das 8às 12h

Comentários de Casimiro de Abreu

as cachoeiras são maravilhosas...gosto muito da ponte de arame,ponte cimento e outor lugares maravilhosos...vale a pena conhecer
Por: eneida de brito teles

EU AMO CASIMIRO DE ABREU QUEM VISITA ESTA CIDADE SEMPRE VOLTA .QUER O MELHOR CARNAVAL DO ESTADO VEM PRA C.DE ABREU É SEGURO PRA VOCE E SUA FAMILIA EU MORO AQUI NO RIO DE JANEIRO MAIS C. ABREU É MEU LUGAR DE CORAÇÃO
Por: alanir meireles de barros

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Casimiro de Abreu

Envie seu comentário sobre Casimiro de Abreu

banner