Campos dos Goytacazes

Campos dos Goytacazes-RJ
banner

Bem-vindo a Campos dos Goytacazes!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Campos dos Goytacazes, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Campos dos Goytacazes.

Informações de Campos dos Goytacazes

Roteiros do Brasil

Região Costa Doce

"Capital do Petróleo e do Açucar"


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A região de Campos era, originalmente, habitada pelos índios Goitaca , que significa, em tupi-guarani, para alguns, corredores da mata, para outros, índios nadadores, definição que bem se enquadra a essa nação, habitante das lagoas.
Campos dos Goytacazes começou a ser desbravada pelo homem branco com a doação da Capitania de São Tomé a Pero de Góis da Silveira, que havia chegado ao Brasil com a expedição colonizadora de Martim Afonso de Souza, em 1530, e posteriormente a seu filho Gil de Góis.
No entanto, devido aos constantes ataques dos Goitacás, que haviam destruído a população da Vila da Rainha, fundada em 1538, e depois Vila de Santa Catarina das Mós, próxima ao Rio Itabapoana, Pero Góis da Silveira acabou abandonaram a povoação e retornando a Portugal, em 1570.
A efetiva colonização da região somente iria começar em 1627, quando o Governador-Geral, Martim Corrêa de Sá, doou algumas glebas da capitania a sete capitães: Miguel Maldonado, Miguel da Silva Riscado, Antônio Pinto Pereira, João de Castilhos, Gonçalo Corrêa da Sá, Manuel Corrêa e Duarte Corrêa, que construíram, em 1633, currais para gado, próximos à Lagoa Feia e à Ponta de São Tomé em reconhecimento pelo seu heroísmo nas lutas contra os índios e piratas na colonização das terras.
Dos sete capitães, apenas Miguel Riscado se estabeleceu nas terras recebidas. Os demais alugaram as áreas que lhes cabiam a colonos ou as doaram aos padres jesuítas e beneditinos.
O Governador do Rio de Janeiro, Salvador Corrêa de Sá e Benevides, em 1648, conseguiu a doação das terras da Capitania de São Tomé, que, desde 1615, passara a chamar-se Capitania da Paraíba do Sul, para seus filhos Martim Corrêa de Sá e Benevides, Primeiro Visconde de Asseca, e João Corrêa de Sá. Em poucos anos, a povoação prosperou, sendo elevada à categoria de vila em 1677.
Os limites originais da capitania não foram respeitados e os impostos e taxas criados fizeram com que muitos colonos fossem expulsos.
Iniciou-se, assim, um longo período de violentos conflitos de terras que envolviam, de um lado, os Asseca e, de outro, os descendentes dos sete capitães e criadores de gado. Foram cem anos de domínio dos Asseca, até que, em 1748, explodiu um levante chefiado pela fazendeira Benta Pereira que, aos 72 anos, a cavalo e armada de pistolas, chefiou o combate, que acabou por derrotar os Asseca.
Não tardou, porém, a repressão ao levante, ordenada pelo Governador do Rio de Janeiro, que devolveu o poder aos derrotados.
Finalmente, em 1752, apesar dos protestos dos Asseca, a Capitania do Paraíba do Sul foi incorporada à Coroa Portuguesa.
Um ano depois, foi anexada à Capitania do Espírito Santo, somente voltando a pertencer à Província do Rio de Janeiro em 1832.
No ano seguinte, foi criada a Comarca de Campos e, em 28 de março de 1835, a Vila de São Salvador foi elevada à categoria de cidade com o nome de Campos dos Goitacases, e agora os canaviais se estendiam pela planície, entre o Rio Paraíba do Sul e a Lagoa Feia.
Em 1875, já havia 245 engenhos de açúcar, com 3.610 fazendeiros estabelecidos na região. A primeira usina, construída em 1879, chamou-se Usina Central do Limão e pertencia ao Dr. João José Nunes de Carvalho.
Com a riqueza trazida pela cana-de-açúcar, a cidade cresceu e se desenvolveu; as construções de sobrados e solares confortáveis se espalharam por todas as áreas próximas ao Rio Paraíba do Sul.
Uma poderosa aristocracia agrária surgiu da atividade açucareira e passou a influir na política e no poder do Império.
Por sua importância, Campos recebeu quatro vezes a visita de D. Pedro II: a primeira em 1883, quando o imperador inaugurou a luz elétrica da cidade, que passou a ser, assim, a primeira cidade da América do Sul a contar com este avanço tecnológico.
Os campistas participaram das campanhas abolicionistas, com José do Patrocínio e Luiz Carlos de Lacerda, e republicana, na qual se destacou Nilo Peçanha, que foi Presidente do Estado do Rio de Janeiro, Vice-Presidente e Presidente da República.
A importância de Campos se verifica por sua contribuição à história, e sobretudo por sua grande importância econômica na produção de açúcar e, mais recentemente, de álcool combustível, e na extração de petróleo e gás natural em sua bacia litorânea. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

28 de Março

Gentílico

campista

População

463.731 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A cidade é um importante polo comercial e financeiro que abrange o nordeste fluminense e o sul capixaba. No centro da cidade, há um forte e diversificado comércio popular.

Clima 

Tropical 

Temperatura Média

22,7º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Saindo do Rio de Janeiro 
Saindo da ponte Rio-Niterói, seguir a Rod. Niterói-Manilha (BR-101). Essa estrada cruza a cidade de Campos dos Goytacazes.

Localização

Norte Fluminense  

Limites

São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Quissamã, Conceição de Macabu, Santa Maria Madalena, São Fidélis, Cardoso Moreira, Italva, Bom Jesus do Itabapoana e Mimoso do Sul (ES). 

Acesso Rodoviário

BR-101

Distâncias:

Da Capital:

231 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira do Imbé no Parque Estadual do Desengano 

End: BR 101 - Entrar no km 0

Cachoeira do Rio Mocotó 

End: Área de Proteção Ambiental (APA)/ Fazenda Mocotó - Morangaba 
As águas comprimidas entre duas formações rochosas por um espaço de 1m, jorram brancas de espumas na estreita fenda e se precipitam de uma altura de mais de 40m na piscina natural que se forma logo abaixo, bem profunda. Suas águas claras, transparentes, de temperatura amena no verão e fria no inverno são propícias para banhos. A paisagem circundante é formada pela vegetação do local, onde se destacam bromélias, samambaias, cedros, ipês e canelas.
 
Tombo Dágua 

End: Área de Proteção Ambiental (APA)/ Fazenda Mocotó - Morangaba 
Atrativo se caracteriza pelas imensas formações rochosas, por onde jorram as águas de uma altura de 80m, formando 3 saltos. O volume altera-se de acordo com a incidência das chuvas. Águas claras, transparentes, de temperatura amena no verão e fria no inverno. No local há uma piscina natural com aproximadamente 50m de comprimento com fundo arenoso. Ducha natural onde as rochas formam degraus que facilitam seu aproveitamento. .Ao redor mata preservada, com toda sua vegetação intocada, onde se destacam bromélias, samambaias, orquídeas de diversas espécies e árvores de grande porte, como: cedro, ipê, jequitibá, jatobá, pau pereira, canela e além do Coqueiro Indaiá.
 
Barra do Açu 

End: Barra do Açu - 70 km da Sede - Mussurepe 
Vegetação local é típica de restinga, com águas de tonalidade cor de areia, porém propícias para banhos com areias grossas e amareladas.
 
Horto Municipal 

End: Av. Alberto Lamego, s/nº - Horto 
Horário: Diariamente das 8h às 17:30h
Área de Lazer arborizada, espaços para piqueniques e playground.
 
Lagoa de Cima
 

End: Distrito de Ibitioca - 28Km da Sede - Morangaba 
A Lagoa visitada pelo Imperador D. Pedro II, foi por ele chamado Lagos dos Sonhos, nome pelo qual é por muitos conhecida. Na sua vegetação em torno destacam-se os jenipapeiros, ingás e sapucaias. As águas da lagoa tem boas condições para banhos, pesca de vara e navegação de pequenos barcos.
 
Morro do Itaóca 

End: Maciço de Itaóca - Distrito de Ibitioca 
O atrativo é uma das 7 elevações que fazem parte do Maciço de Itaóca, sendo o Morro do Itaóca o ponto culminante, com 414m de altitude. Sua vegetação densa, típica da Mata Atlântica de encosta, constitui-se de árvores de pequeno e médio porte. Do seu pico avista-se o Lagoa de Cima e parte da cidade de Campos. Os atletas utilizam a estrada de acesso até ao pico como local para preparação física.
 
Pantanal da Costa Doce (Lagoa Feia) 

End: Localidade de Ponta Grossa dos Fidalgos - Tocos 
A Lagoa Feia encontra-se na divisa com Quissamã e tem área total em torno de 138 Km² - a maior do Estado do Rio de Janeiro, resultante de um antigo golfo e se comunica com o Oceano Atlântico pelo Canal das Flechas. Em toda a orla, junto as suas margens, vegetação aquática formada por iguapés, tábuas, paperis, oraltas de burro, etc.., não podendo deixar de citar a dama-do-lago, fixadas no fundo de águas rasas, com bela flor de cor lilás azulado.

Pedra do Baú e Pedra Lisa 

End: Estrada da Pedra Lisa - Santa Maria. - Morro do Coco 
Com altura aproximada de 726m, a Pedra Lisa é um dos cumes mais peculiares do Estado do Rio de Janeiro. A Pedra do Baú localizada ao lado, possui menor altitude, porém com maior dimensão. Com vegetação densa, árvores de pequeno e médio porte, onde se destacam o cedro, a imbaúba, o ipê amarelo e a peroba. Do acesso tem-se ampla vista de toda a planície e de alguns distritos e localidades do município entre os quais, Santa Maria, Santo Eduardo, Santa Bárbara, Vila Nova e Campos. A Pedra Lisa é procurada para a prática de escaladas em seu lado esquerdo e para caminhadas pesadas, em seu lado direito.
 
Pico São Mateus 

End: Área de Proteção Ambiental (APA)/ Fazenda Mocotó - Morangaba 
Formação rochosa arredondada com 1.576m de altitude, o ponto mais elevado do município, constituído por uma gigantesca massa granítica. A vegetação densa, mais concentrada em sua base, é composta por árvores de grande porte (cedro, jequitibá ,canela) apresentando ainda variadas espécies onde se destacam as orquídea e as samambaias. Do pico tem-se ampla vista de todo município de Campos e a paisagem natural da Mata Atlântica. A caminhada da base ao pico do atrativo, é considerada pesada, onde registra-se a presença de filetes dágua.
 
Região da Bela Joana (Rio Preto) 

End: Sudoeste do município - Morangaba 
Horário: Permanente. Recomenda-se a presença de um guia
A região fica a 300 metros do nível do mar, e apresenta características rurais devido à predominância da agricultura e pecuária. Além das paisagens e costumes rurais, a região abriga trechos remanescentes da mata Atlântica com belas cachoeiras, montanhas, riachos e um verde exuberante. O Rio Bela Joana, o Pico Peito de Moça e a cachoeira Pedra Rasa são alguns dos principais atrativos da região. O Rio Bela Joana, de aproximadamente 18 km de extensão. Nasce na Serra dos Macacos, com quase 1400m de altitude, desaguando no Rio Preto. Atravessando a área da fazenda Pedra Lisa, o Rio Bela Joana possui águas cristalinas e puras, próprias para o consumo; além disso, o trecho é encaixado, permitindo o máximo de aproveitamento para o lazer. O Pico Peito de Moça com 700 metros de altitude, tem semelhança com o Pão de Açúcar. Na época da ocupação desta região, este grande maciço de pedra era utilizado como referencial geográfico, quando os primeiros exploradores da região começaram a ocupá-la. A Cachoeira Pedra Rasa é uma das mais belas cachoeiras da região, além de ser uma das maiores, com uma queda de aproximadamente 80m de altura. Ë ideal para os praticantes do rappel e alpinismo; com suas quedas formam um rio repleto de grandes blocos rochosos, formando diversas piscinas naturais perfeitas para o banho.
 
Praia do Farol de São Tomé 

End: Farol de São Tomé - 48 km da Sede - Sto. Amaro - Mussurepe 
Extensão de 40Km com casuarinas plantadas em sua orla que mudam de coloração conforme os ventos, sendo sua tonalidade cor de areia na maior parte do ano. São propícias para banhos e para prática de surfe. Durante o verão há vasta programação de eventos cultuais, esportivos e de lazer promovidos pela prefeitura da cidade. A nova sensação da Praia é a área de preservação Ambiental do Lagomar, protegida por lei municipal desde 1993. Pedaço privilegiado do litoral servindo como contraponto dos agitos da praia. Trata-se de um local tranqüilo, propício para banho, pedalinho, caiaque, windsurf e barco à vela. Possui estacionamento para 80 carros e 12 quiosques.

Rio Muriaé 
 
O rio Muriaé afluente da margem esquerda do Rio Paraíba do Sul, nasce na serra das Perobas em Minas Gerais, próximo a fronteira com o Estado do Rio de Janeiro. Suas águas são barrentas com temperatura fria, mas os recursos hídricos do atrativo, contudo, são da maior importância para o abastecimento dágua à cidade de Campos e para o desenvolvimento das plantações as suas margens. São 110m de diferença de nível, correndo através de sinuosas corredeiras embasadas por um leito rochoso, de formações graníticas e gnássicas.
 
Rio Paraíba do Sul 
 
O Rio Paraíba do Sul se abastece das precipitações elevadas de sua alta bacia. Seus afluentes é que comandam toda a drenagem da área dessa região. Os principais afluentes da margem esquerda são o Muriaé e o Pomba. Os principais afluentes da margem direita são os Dois Rios, o Rio do Colégio e o Rio Preto. Espreguiçando-se por curvas largas, o trecho do município de Campos, cria uma belíssima paisagem com suas 48 pequenas ilhas arborizadas com espécies de médio e pequeno porte como a figueira, mais conhecida como lombrigueira e o ingá, além da vegetação rasteira. Não há existência de praias ou cachoeiras e devido a sua poluição não é propício a banhos. Antigamente era possível a navegação por barcos à vapor, mas nos últimos tempos o rio sofreu um rebaixamento de seu nível, tornando-o assim, navegável somente para barcos de pequeno calado.

Igreja de Santo Amaro 

End: Praça de Santo Amaro (RJ-216) - Estrada do Açúcar 
Horário: Diariamente das 12h às 16h
Praça de Santo Amaro, Centro - Santo Amaro de Campos - 36,7 Km da sede. Sua construção teve início em 1735 e concluída em 1790, tendo sofrido sucessivas reformas, responsáveis por sua descaracterização. Suas torres datam de 1945. Em 1648, o mosteiro de São Bento recebeu do donatário da capitania, 40 braças de terra, onde se encontra hoje a sede do distrito de Santo Amaro. Segundo a lenda, a capela foi construída por desejo de Santo Amaro, uma vez que a imagem do santo, que estava no mosteiro, desaparecia com freqüência, sendo encontrada sempre num monte onde foi erguida a igreja. Hoje é o centro da festa em louvor a Santo Amaro, realizada no mês de janeiro, quando acontecem casamentos, batizados, procissão, pagamento de promessas e a famosa Cavalhada encenação as batalhas medievais entre mouros e cristãos.
 
Igreja Matriz de Nª Sª do Terço 

End: Rua Carlos de Lacerda, 92 - Centro 
Horário: externa
Construída entre os anos de 1813 e 1850, foi ocupada em 1847, ainda com obra a ser concluída, pelo Liceu Provincial, posteriormente transferido para o Seminário da Lapa. É uma das mais antigas igrejas da cidade, e foi construída por Dom Henrique Mourão, 1º Bispo de Campos. Sofrendo várias interferências através dos anos, e, a últimas delas, transformou umas de suas laterais em um corredor de lojas e escritórios. Atualmente passa por novos reparos no telhado.

Igreja Matriz de São Salvador 

End: Praça do Santíssimo Salvador, s/nº - Centro 
Tel: (22) 2722-3864 
Horário: De 3ª a 6ª das 7h às 19h e Sábados das 7h às 12h
Foi a primeira igreja de Campos, mandada construir pelo donatário Salvador Corrêa de Sá e Benevides, em 1652, no local onde hoje esta localizada a Igreja de São Francisco. Foi transferida para o local onde hoje se encontra em 1678. Em 1722 foi substituída por outra mais ampla, mais de acordo com o desenvolvimento da Vila. Em 1929, foi elevada à categoria de Catedral, quando então foi demolido o templo para dar lugar à atual matriz, em estilo neoclássico, obra de Dom Henrique Fernandes Morão, 1º Bispo de Campos e do Monsenhor de Barros Uchôa. Foi inaugurada em 1935, por ocasião do centenário do cidade. Foi elevada a Basílica Menor em 1965 pelo Papa Paulo VI.
 
Museu Barbosa Guerra 

End: Rua Dr. Lacerda Sobrinho, 39 - Centro 
Tel: (22)2722-0118/ 9215-2400 
Horário: Marcar com antecedência
O Museu Dr. Barbosa Guerra foi fundado com o nome de Museu de Imprensa Silva Arcos em 1º de janeiro de 1931, pelo Dr. Manuel Alberto Barbosa Guerra, que organizou um acervo de jornais e revistas editadas em Campos e municípios vizinhos desde 1830, bem como reuniu objetos pertencentes aos índios goytacazes, e aos escravos africanos, que eram trazidos para trabalhar na produção açucareira. Hoje, além de possuir os exemplares de revistas e jornais, objetos e mobiliários a antigos, conta com uma videoteca de 500 títulos, uma biblioteca com mais de seis mil livros, e um laboratório de fotografia.
 
Museu Espaço da Ciência 

End: Av. Alberto Lamega, 85 - Horto 
Tel: (22) 2726-3852;0800 252004 
Horário: Terça a Domingo das 8: 00 h às 22:00h

Chafariz da Praça das Quatro Jornadas 

End: Praça das Quatro Jornadas - Centro 
Horário: permanente
Em 1902, a Companhia Campos Sindicate, empresa brasileira de abastecimento de água e tratamento de esgoto doou ao 1º prefeito da cidade - Manoel Rodrigues Peixoto - o Chafariz de louça belga e estilo Bolo de noiva, para que o mesmo viesse a ornar o jardim de sua residência, mas o Prefeito resolveu doá-lo a cidade instalando-o fronteiriço à Igreja Mãe dos Homens (demolida na década de 60). Obs.: A praça detém o nome de Quatro Jornadas, por nela ter sido desenrolado as quatro investidas à Câmara Municipal, aí localizada no século XVIII, pelos cidadãos campistas, liderados pela fazendeira Benta Pereira, contra os camaristas, dominados pelos déspotas donatários, os Viscondes de Assecas.

Mosteiro de São Bento 

End: Praça de São Bento, s/nº - S. Bento - Mussurepe 
Tel: (22) 9984-3680 
Horário: Diariamente das 8h às 12h e das 13h às 15h.
Sua construção teve início na metade do século XVII, por volta de 1636, sendo concluída somente em fins do século XVIII. Em 1965 um incêndio destruiu parte da igreja, junto com seu mobiliário. O conjunto é formado pelo convento, capela e cemitério. Hoje o Mosteiro, sede da paróquia de Nossa Senhora do Rosário, administra 35 capelas.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

E-mail:

Telefones: (22) 2728-0214 / 0298 / 0167

Sites: http://www.campos.rj.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Roberto Silveira - Campos dos Goytacazes-RJ

Avenida Nilo Pessanha, as margens da BR-101
Telefone: (22) 2733-3898

Terminal Rodoviário Novo Rio

Telefone: (21) 3213-1800

 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

 

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTO E ANEXOS:

 

E-mail: [email protected]

Telefones: (22) 2724-1116 / 2722-2179

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Campos dos Goytacazes

adoro acidade de campos, pois foiai que conheci minha eposa, é uma cidade que amo de coração e ela continua linda um abraço a todo campista
Por: ivan

eu gostaria de conhecer essa cidade, mas ainda não tive a oportunidade. Grande abraço
Por: alexaxandre ferreira Passaperto

É UMA CIDADE LINDA MESMO.SUAS PRAIAS, LAGOAS , O ESTILO METROPOLE..ADOREI
Por: MARCELO

campos eh uma cidade maravilhosa...com gente de bem....sempre com um sorriso no rosto....com varias atraçoes turisticas...e por fim uma cidade muito amada
Por: louise

sou natural de campos moro em são paulo mas não esquço minha terra natal amo essa cidade.
Por: isaias coutinho soares

muito bonita 100% linda !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: alexandre alves ribeiro

morei a muitos anos atras em campos, aonde conheci minha atual mulher, que é campista sempre que posso leio a folha da manhã online, quero ver se este ano eu eminha familia vamos até campos, um abraço ao povo campista, e que esta cidade continue cada ves mais linda
Por: ivan fagundes

uma cidade que amo de paixão posso dizer que é um paraízo sei que precisa muito ainda de infra estrutura mais é umas das cidades do estado do rj que pode se viver ainda com um pouco de tranquilidade essa cidade é um frescor só rrrsss
Por: nilce alves

cidade maravilhosa já morei e pretendo voltar.o horto de campos é lindo! e adoro passear pelo calçadão do centro para ver as mais diversas lojas comerciais e o ventinho maravilhoso do Rio Paraíba. que fresquinha boa!
Por: nilce carmen

gostaria de receber um cartão postal de campos , pois é uma cidade muito bonita, e se deus quizer o mês que vem irei passear com minha familia ai em campos ,a minha esposa é campista da gema um abraço a esse povo maravilhoso de campos que eu amo de paixão e viva o americano time bom
Por: ivan fagundes

Nossa eu sou do Rio de Janeiro e adorei conhecer essa Cidade! Pretendo voltar mais vezes, e até levar meus pais para conhecer este lugar maravilhoso. Essa é uma cidade que tem cultura e muitos atrativos históricos. Amei o lugar!!!!!!!!!!
Por: Fernada Nunes Cabral

Nasci nesta maravilhosa cidade.Mas estou morando em São Paulo á 32 anos,sempre que posso mato a saudade olhando as fotos da cidade.O que eu mais aprecio são as praias.
Por: lurdes

nossa bem q minha prima diz q ai e lindo ela sai daq de juiz de fora para namorar ai e muito xiq
Por: monalisa de souza araujo

sou campista estou morando no rio a 9 anos mais sinto muita saudade de campos
Por: suellen silva nazario

cidade maravilhosa como esta tem mesmo é que acomodar bastante turista. tenho muito orgulho de conhecer esta cidade maravilhosa, sou de garanhuns-pe
Por: daniel borges de melo

Residí em Campos de 1949 a 1954. Era funcionário do antigo Bancomércio, no Boulevar Francisco de Paula Carneiro. Era também trompetista e participei de algumas orquestras, como Os ]Tangarás, Cícero Ferreira e sua Orqujestra, a Tabajaras, etc.Na época meu grande amigo era Etiene Samari, maestro da Banda Musical Lira de Apolo, se não me engano a segunda mais antiga do Brasil. Adoro Campos. onde fui muito feliz. Tenho muita saudade dessa linda Cidade. Paulo Augusto Soares. São Sebastião do Paraiso-MG.
Por: Paulo Augusto Soares

Morei por 1 ano.Adorei a cidade,os lugares,o povo,as diversões,a localização,as mulheres,o comércio,etc.saudações a este lugar que amo de verdade.até um dia.
Por: wolney

Conheço bem Campos dos Goitacazes. Residi alí por muitos anos.Alem de bancário , participei , tambem, de várias orq
Por: Paulo Augusto Soares

esta cidade é maravilhosa eu ja morei lá eu sou de lá hoje eu moro em vitória es mas minhas ferias sempre estou em campos dos goitacazes
Por: simone

poo gosto muito dessa cidade de campos morei um ano lá amei tudo de bom lugar tranquilo eu vou lá direto porq eu gosto muito de lá dos meus colegas . só nao volto morar lá de novo porq eu to acustumado com a cidade aonde eu moro mais depois da cidade aonde eu moro se alguem perguntase qual cidade eu moraria concerteza é em campos cidade maravilhosa mulheres bonitas pessoas simpaticas tudo de bom .
Por: andrews

essa cidade e maravilhosa nao tem o que comenta as fotos diz tudo eu amo viver aqui
Por: valeria

Achei muito linda e pretendo sim conhecer em breve!!!
Por: Silvinha

Morei em Campos dos Goytacazes dois anos em 1965/66. Naqueles anos a cidade era bem calma hoje esta totalmente diferente, cresceu muito e tornou-se mais encantadora. att. Raimundo Nonato B.Belfort. PT; RNBB
Por: Raimundo Nonato Baima Belfort

Sou nascida e criada em Campos dos Goytacazes, Não troco minha cidade por nehuma outra. Amo Campos dos Goytacazes...Minha cidade meu amor!!!
Por: sonia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Campos dos Goytacazes

Envie seu comentário sobre Campos dos Goytacazes